Após três anos de tramitação, o
Plano Nacional de Educação (PNE) pode deixar o Congresso Nacional esta semana e
seguir para sanção da presidenta Dilma Rousseff. Em fase final do trâmite, o
PNE foi votado em comissão especial da Câmara dos
Deputados na semana passada e agora segue para o plenário da Casa. A discussão
e possível votação estão previstas para amanhã (14), em regime de prioridade.
A maior
parte dos pontos está acordada entre os deputados. O embate será sobre ofinanciamento da educação. Na forma que
chega ao plenário, o plano destina, em dez anos, 8% do Produto Interno Bruto
(PIB) à educação pública e não os 10% demandados por profissionais, estudantes
e entidades que atuam no setor. Atualmente são investidos 5,3% do PIB.
O PNE
estabelece metas para a educação, a serem cumpridas nos próximos dez anos. Além
do financiamento do setor, estão entre as diretrizes a erradicação do
analfabetismo e a universalização do atendimento escolar.
No
início da tramitação, o Ministério da Educação (MEC) propôs a destinação de 7% do PIB para o setor. A sociedade defendeu os
10% e conquistou a porcentagem. Ao longo da tramitação, a disputa foi para que
os 10% fossem destinados à educação pública.
O MEC e entidades ligadas ao
setor privado defendiam que os recursos fossem destinados também a programas
como o Universidade para Todos (ProUni) e o Ciência sem Fronteiras, o Fundo de
Financiamento Estudantil (Fies) e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino
Técnico e Emprego (Pronatec).
Pelos
cálculos apresentados pelo deputado Ivan Valente (PSOL-SP), os programas que
atualmente correspondem a 0,5% do PIB passarão a receber, mantido o crescimento
atual, 2% do PIB em dez anos.
Para o
assessor do Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular
Sólon Caldas, a inclusão das parcerias com as instituições privadas no PNE é
uma vitória. “No Brasil, existe uma inversão. Os alunos que não podem pagar
universidade pagam e os que têm condições melhores estudam de graça. Se
considerar apenas o investimento no setor público, essas pessoas serão
excluídas de novo”.
No
ensino superior privado, segundo o MEC, 35% das matrículas no setor dependem do
esforço estatal, ou seja, 2 milhões de estudantes recebem algum subsídio de
políticas governamentais.
Ao
longo da tramitação, movimentos sociais, professores, estudantes e entidades
ligadas a educação lotaram o plenário para pedir que os 10% do PIB sejam
investidos em educação pública. Do contrário, o setor não vai conseguir suprir
a demanda atual e vai continuar dependendo de políticas voltadas ao setor
privado.
“Caso
se mantenha o total de recurso que vai ser investido e aumente o número de
programas que utilizam esse recurso, obviamente vai-se reduzir o valor para a
educação pública. A meta dos 10% do PIB [também para bolsas e isenções fiscais]
vence [na comissão especial] contra a nossa vontade, mas é possível vencer em
plenário”, diz o coordenador da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Daniel
Cara.
Além de
votar a porcentagem, a preocupação é com a origem dos recursos. Parte do
necessário para complementar os 10% do PIB virá da Lei dos Royalties,
sancionada no ano passado. No entanto, apenas esses recursos não serão
suficientes para atingir a marca de investimento de 10% do PIB, que significam
R$ 240 bilhões a mais de prefeituras, estados e União. No final do ano passado,
o então ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse não ter fonte segura que garanta esse recurso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário