Páginas

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

IBOPE ESQUENTA: DILMA, 37%; MARINA, 33%; AÉCIO, 15%

Pesquisa Ibope divulgada nesta quarta-feira 3 aponta crescimento de três pontos da presidente Dilma Rousseff, de 34% para 37%, e de quatro pontos de Marina Silva, que avançou de 29% para 33%. A comparação é feita com a última pesquisa Ibope, divulgada no dia 26.
O candidato do PSDB, Aécio Neves, registrou 15% das intenções de voto, uma queda de quatro pontos em comparação à mostra anterior. Com a pontuação, o tucano confirma isolamento na terceira posição.
Em uma simulação de segundo turno entre Marina e Dilma, a pessebista venceria a presidente com sete pontos de vantagem, por 46% a 39%. Entre Dilma e Aécio, a vitória seria da petista, por 47% a 34%. Na pesquisa anterior, Marina também seria eleita, mas com nove pontos de vantagem: 45% contra 36% de Dilma. 
O levantamento, encomendada pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela Rede Globo, foi feito entre domingo 31 e terça-feira 2.
Avaliação do governo sobe de 34% para 36%
O percentual de pessoas que consideram o governo Dilma ótimo ou bom passou de 34% para 36% em uma semana, apontou também a pesquisa Ibope. Houve queda de um ponto percentual, de 27% para 26%, em relação aos que consideram a gestão da petista ruim ou péssima. A avaliação regular subiu de 36% para 37%.

A rejeição à presidente caiu cinco pontos: de 36%, na semana passada, para 31%. Enquanto isso, o de Marina subiu dois pontos, de 10% para 12%. A rejeição ao candidato do PSDB, Aécio Neves, permaneceu em 18%.

Por 14 minutos, mundo fica sem Facebook

O Facebook apresentou instabilidades nesta quarta-feira, deixando usuários em todo o mundo sem acesso à rede social por 14 minutos. Muita gente recorreu ao concorrente Twitter para relatar dificuldades de acesso ao serviço a partir da web e aplicativos para smartphones e tablets.
Desde às 16h48 (de Brasília), parte dos 1,3 bilhão de pessoas cadastradas no serviço recebia a seguinte mensagem ao tentar visitar a rede social: “Desculpe, algo está errado”. A empresa informou ao site de VEJA que está investigando as causas da queda.
Em agosto, a rede social ficou inacessível por uma hora em função de um problema de atualização do serviço. "Estamos monitorando a situação e temos nossos melhores engenheiros determinando a causa deste problema. Pedimos desculpas por qualquer inconveniente e nosso objetivo é garantir que esta falha não se repita”, afirmou.

No filme A Rede Social, o criador e CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, diz que um dos maiores triunfos de um serviço popular na web é se manter estável o tempo todo para seus usuários. Em outras palavras: nunca sair do ar. Em dez anos de vida, foram poucas as oportunidades em que a rede não estivesse acessível a seus usuários.

Negros empreendedores tem dificuldade em ter crédito

Em seminário realizado nesta terça-feira (3), em Brasília, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir), apresentou um panorama da população negra empreendedora e as dificuldades enfrentadas pela falta de medidas que os apoiem como empresários.
Eles ainda enfrentam dificuldades em conseguir acesso a crédito bancário, mesmo sendo parcela mais presente nos micro e pequenos negócios. Essa situação acaba impondo alguns limites para o desenvolvimento e ampliação dos seus empreendimentos.
O professor Marcelo Paixão, do Laboratório de Análises Econômicas, Históricas, Sociais e Estatísticas das Relações Raciais da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ressalta que essa situação é consequência da posição histórica dos negros no Brasil.
"A dificuldade de se conseguir empréstimos bancários se dá à luz do grau de confiabilidade no agente que pede", afirma Paixão.

A ministra da Seppir, Luiza Bairros, considera importante a criação de medidas e de estratégia para a inclusão e participação desses pequenos empreendededores na economia. 

Comissão especial aprova aumento no repasse de tributos para municípios

A comissão especial que analisa propostas de aumento dos repasses ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) – Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 406/09 e apensadas – aprovou por unanimidade nesta terça-feira (2) substitutivo do deputado Danilo Forte (PMDB-CE) que aumenta o percentual da arrecadação do Imposto de Renda (IR) e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) destinado ao fundo de 23,5% para 24,5%.
O aumento de um ponto percentual será parcelado em duas vezes. A primeira parcela deverá ser repassada em julho de 2015, e a outra metade em julho de 2016.
Para o próximo ano, estão previstos R$ 72,8 bilhões de repasses ao FPM do IR e do IPI. O aumento total representa cerca de R$ 3 bilhões a mais, em relação à arrecadação prevista no projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2015.
Atualmente, a Constituição estabelece para os municípios o percentual de 22,5% do IR e do IPI, além de 1% entregue nos dez primeiros dias de dezembro, totalizando 23,5% de repasse ao FPM. Com a proposta, o primeiro percentual sobe para 23,5%.
O relatório de Forte inicialmente previa o aumento de dois pontos percentuais no repasse, mas, depois de acordo na comissão, o texto foi alterado.
Vitória pequena
Segundo o relator, o aumento do repasse pelo fundo interrompe um cenário de dificuldades para municípios localizados nas regiões mais pobres do Norte e do Nordeste, mas ainda é pouco.
"Neste momento, o que temos a comemorar é uma vitória pequena e irrisória do ponto de vista de toda a capacidade que os municípios devem exercer com relação às ações de cidadania. Essas ações se dão nos municípios. É neles que temos as demandas de segurança, pavimentação, saúde pública, educação, mobilidade. Em todos os segmentos da vida das pessoas, é nos municípios que se dá a cidadania", ressaltou.
Para o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Roberto Ziulkoski, a medida tem caráter de reforma estrutural e possibilita recompor as finanças municipais.
"Se esperarmos mais algum tempo, quem sabe o governo irá propor outra situação. Então os prefeitos, embora não satisfeitos, aceitaram o melhor que poderia ter sido feito. É importante avançar. A proposta é relativamente boa porque ela é estruturante, diferente das outras propostas que vieram como forma de auxílio. Agora o valor vai fazer parte da Constituição de forma permanente", disse Ziulkoski. A CNM defendia o aumento de dois pontos percentuais.
A PEC 406/09 ainda será discutida e votada no Plenário da Câmara dos Deputados. Se aprovada, irá para o Senado.


Policiais Civis paralisam atividades novamente em São Luís

Novamente os delegados de Polícia Civil do Maranhão suspenderam as atividades a partir desta quarta (3). A Associação de Delegados de Polícia Civil do Maranhão (Adepol) comunica que suspensão tem como objetivo chamar a atenção da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) para cumprir medidas tais como, convocação dos aprovados no último concurso e melhores condições trabalhistas.
O movimento deve persistir até a quinta-feira (4) e será acatado por 100% da categoria (388 delegados). Os grevista se concentraram hoje, às 08:30, na sede da Adepol, localizada na Rua da Palma, Centro de São Luís. De acordo com informações repassadas pela entidade, até o momento não houve nenhum tipo de negociação.

Somente os casos de flagrante delito serão lavrados nos distritos policiais e plantões durante o período de paralisação.

Taxista de Vitória do Mearim tem braço arrancado em acidente na BR 222

Um taxista de Vitória do Mearim, conhecido como goro teve o antebraço arrancado em um grave acidente na noite de terça feira (2) na BR222.
De acordo com informações o taxista que estaria embriagado, dirigia seu veículo um gol preto, pela BR quando colidiu de frente com um ônibus. Após a batida o carro capotou  e em seguida desceu da pista, com o impacto das capotadas, o taxista teve o antebraço esquerdo arrancado, tendo ainda a parte superior do braço totalmente esmagado.
Socorrido goro foi levado ao hospital da cidade, onde recebeu os primeiros procedimentos médicos, e em seguida foi encaminhado para o hospital de trauma de matões do norte.
De acordo com informações do hospital de matões, devido a gravidade do trauma, não houve a possibilidade de implante do braço, tendo que amputar a parte superior do braço.

Ainda de acordo com o hospital o paciente esta fora de perigo se recupera bem.