Páginas

domingo, 4 de maio de 2014

Número de transplantes de órgãos no país cresceu 18% nos últimos três anos



O número de transplantes de órgãos sólidos no Brasil aumentou 18% entre 2010 e 2013. Segundo o Ministério da Saúde, os procedimentos considerados de alta complexidade, como os transplantes de pulmão (100%) e coração (60%), tiveram as maiores elevações no período.
"O aumento do transplante mais complexo significa uma melhora no sistema de transplante, porque esses são os transplantes com maior carência, por exemplo transplante de pulmão, coração. As pessoas que não recebem [o órgão] morrem, não têm opção”, avaliou o coordenador do Sistema Nacional de Transplantes, Héder Murari Borba.
Embora os procedimentos considerados mais complexos não sejam os de maior número, eles exigem melhores serviços e equipes, desde a organização da captação de órgãos até a cirurgia e o acompanhamento da recuperação dos pacientes. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem a maior rede pública de transplantes do mundo. O rim é o órgão mais transplantado e mais aguardado na fila de pessoas que precisam de um transplante.
“Os Estados Unidos fazem mais transplantes que o Brasil, mas lá o transplante é privado. Uma parte é subvencionada pelo Estado, e os imunossupressores, medicamento que a pessoa recebe depois do transplante, têm que ser comprados”, contou Borba.
Entre 2010 e 2013, com o aumento do número de transplantes, a fila dos que aguardam um órgão diminuiu 56,8% nos últimos três anos. Santa Catarina e o Distrito Federal são os locais com maior relação de doadores por milhão de habitante, passando dos 30. Em 2010, 59.728 pessoas estavam na lista nacional de espera e, em 2013, o número passou para 38.074.
O transplante de córnea é o que mais apresenta redução na lista de espera. Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, o Paraná, o Rio Grande do Sul e São Paulo zeraram a fila por essa cirurgia em 2013. A lista de transplante é considerada zerada quando o número de pacientes que precisam do procedimento está dentro ou abaixo da capacidade média mensal de atendimento do estado.
O total de pessoas que doaram órgãos passou de 1.896, em 2010, para 2.562, em 2013, uma alta de 35,1%. Apesar do aumento, dados da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO) indicam que, no Brasil, 47% das famílias que podiam doar órgãos de um parente que teve morte cerebral se recusaram a autorizar o procedimento. A entidade ressalta que no país só quem pode tomar essa decisão é a família do doador, mesmo que a pessoa tenha manifestado o desejo por escrito.
Segundo Borba, a resistência à doação está ligada à falta de esclarecimento da população. “[Nas campanhas] queremos esclarecer que é um procedimento seguro, que a pessoa não vai ter sua morte acelerada. [São] coisas que ainda persistem na mentalidade da população, mas que vêm melhorando gradativamente e muito intensamente nestes últimos anos.”
O coordenador ressalta que muita gente não doa porque teve seu parente mal atendido no setor de urgência. “Se o atendimento for ruim na hora que o paciente precisa ser atendido, como a família vai ser abordada para que doe os órgãos do ente que faleceu?”



Abandone 10 hábitos que envelhecem a sua pele

Não tem mulher que não se preocupe com a aparência da pele. Com o passar do tempo, linhas de expressão, flacidez, rugas e falta de luminosidade passam a incomodar. Mas nem adianta gastar os tubos, literalmente, no mais revolucionário dos tratamentos estéticos ou no creme mais caro do mercado. Tudo isso perde força se você abre espaço para verdadeiros inimigos da saúde da sua pele. Cigarro, estresse e açúcar demais são alguns deles. A seguir, você confere quais são os outros maus hábitos que favorecem o envelhecimento precoce. Fique longe deles e rejuvenesça.  
O tabagismo é um desses males. Cada cigarro diminui a oxigenação da pele por 90 minutos! Imagine quem fuma mais do que um por dia. Resultado: a pele fica grossa e amarelada, por causa da nicotina, sem viço e opaca. O estresse emocional altera nossos hormônios, aumentando a liberação de corticoide endógeno e adrenalina, por exemplo. Isso pode deixar a pele mais oleosa e acneica. O estresse também diminui nossas defesas, e a pele fica mais predisposta à doenças e infecções.
A poluição também é preocupante. Os gases nocivos encontrados no ar poluído formam uma película de toxinas que acaba sendo absorvida pela pele, aumentando as reações de oxidação e formação de radicais livres que agridem a pele. Aumente também o consumo de água. Um dos primeiros sinais da falta de água (desidratação) se dá na pele e nas mucosas. A falta de ingestão de água deixa a pele flácida e sem viço. O recomendado é consumir pelo menos dois litros de água por dia.
Não usar protetor solar também acaba com a pele. O excesso de exposição solar, e principalmente a falta de proteção solar, é a principal causadora do envelhecimento da pele e de câncer de pele. Para se ter uma ideia, a radiação solar é responsável por 80% do envelhecimento da pele exposta, principalmente nas peles mais brancas, que sofrem este processo precocemente. O consumo de açúcar deve ser evitado. Em excesso, o açúcar é responsável por outro processo de envelhecimento celular chamado "glicação". O açúcar se liga às proteínas da pele, como o colágeno, provocando a rigidez destas proteínas. Assim ela perde a função de elasticidade, deixando a pele flácida e com rugas.
Uma dieta equilibrada, rica em vegetais, incluindo frutas diversas, leguminosas, cereais e hortaliças é a melhor proteção contra os radicais livres, inimigos da pele. Sem sono adequado não existe reparo. Durante o sono, produzimos hormônios "rejuvenescedores", como a melatonina e o hormônio do crescimento. Estes hormônios são "calmantes" e reparadores. A falta de sono provoca estresse e não dá tempo para o organismo descansar. A prática de atividades físicas traz muitos benefícios para o corpo e para a pele. Melhora a circulação sanguínea da pele, melhora o metabolismo do organismo (evitando o processo de glicação), combate o estresse e melhora a qualidade do sono.

É necessário ter cuidados para proteger a pele das agressões externas, como o vento, o frio, a poluição e os raios solares. Um rosto bem hidratado apresenta uma boa elasticidade, já uma pele desidratada costuma apresentar mais flacidez e rugas.

Fiscalização do IPVA 2014 começa 7 de maio


Começa no dia 7 de maio, a fiscalização do IPVA 2014. A fiscalização inicia neste dia para os veículos que possuem placas com final 1 e 2. No dia 11 de maio vai iniciar fiscalização para os veículos com placas de final 3 e 4. Veículos de placas com final 5 e 6 começam a ser fiscalizados no dia 14 de maio, e os que possuem placa com terminações 7 e 8 no dia 17 do mesmo mês. E por ultimo vai acontecer no dia 25 de maio, que será a fiscalização dos veículos que possuem placas com terminação 9 e 0.

O porte obrigatório do CRLV já é exigido pela fiscalização realizada pela Policia Militar do Maranhão, que possui parceria com o Detran-MA e Policia Rodoviária Federal. Essa regulamentação de veículos é feita para verificação das condições de segurança que são os pagamentos dos débitos pedidos. Segundo o Artigo 131, §2º, do Código de Trânsito Brasileiro, o veículo somente será considerado licenciado quando estiverem com os documentos todos em dia.

MADRUGADA DE DOMINGO COM DOIS MORTOS E TRÊS FERIDOS EM VITÓRIA DO MEARIM

Três acidentes na madrugada deste domingo (04) domingo deixou um saldo de dois mortos e três feridos em Vitória do Mearim.
Por volta de 1:30 da madrugada duas motos bateram de frente no retorno da praça da santa no cetro da cidade, os dois condutores das motos tiveram ferimentos leves, Emerson de 26, e Genivaldo de 28 anos, ambos moradores do bairro novo, foram levados ao hospital Kalil Moisés da Silva receberam atendimento e foram liberados, os dois apresentavam sinais de embriaguez.
As 2:00 horas deu entrada no hospital com ferimentos na região da cabeça, Jocebetty 39 anos vulgo negão, negão dirigia um veículos Chevrolet no sentido Vitória do mearim quando perdeu o controle do veicolo ao tentar desviar de um animal que atravessava a pista, negão ligou para uma amiga em Vitória do mearim, que o socorreu com a ajuda de um colega de trabalho. Negão que é funcionário da concessionária de energia CEMAR permanece em observação.
Meia hora mais tarde nos chegou a informação de um outro acidente na BR 222 próximo ao local aonde negão a meia hora atrás havia decido da pista, envolvendo um automóvel não identificado, e uma moto pop 100. O veículo colheu violentamente por traz por traz a moto em que estavam Francisco Fernandes, e Antonia Brito, marido e mulher que tiveram morte no local. Francisco era escrivão da delegacia polícia da cidade de Arari. Os dois moravam em Vitória do mearim, e retornavam de uma noite de trabalho, após venderem cachorro quente em um show na cidade de Arari uma atividade extra para complementar a renda da família.

Francisco esta sendo velado em Arari, e Antonia em Vitória do mearim no conjunto do Realdo pela família.