Páginas

domingo, 7 de dezembro de 2014

Pedreiro faz casa 'ecologicamente correta' com garrafas pet em MG


Um pedreiro de Extrema (MG) resolveu unir criatividade, economia e preservação ambiental na construção da casa própria e usou mais de 10 mil garrafas pet na estrutura do imóvel. O resultado é uma casa arejada, resistente e ecologicamente correta. Usando materiais doados e reutilizando outros, o custo do imóvel ficou em menos de R$ 15 mil. Especialistas acreditam que o projeto, seguro e sustentável, é uma boa solução para a preservação do meio ambiente.
Ao olharmos o imóvel de longe, a estrutura aparenta ser uma casa convencional, mas ao nos aproximarmos, no lugar de tijolos o que se vê são círculos coloridos das garrafas que geralmente usamos para armazenar refrigerantes. O pedreiro Ed Mauro Aparecido Morbidelli conta que teve a ajuda do pai para investir no projeto. "Noventa por cento das garrafas foi meu pai que pegou nas coletas seletivas, passava antes do caminhão e pegava as garrafas, e amigos que iam guardando nas casas.”
O pedreiro garante que as paredes são tão firmes quanto as feitas com tijolos e que a casa resiste às ações do tempo. "Isso aqui é um tijolo, quase 8 kg cada garrafa cheia", explica.
Além das garrafas cheias de terra, ele usou cimento e areia. Com a ajuda de amigos, Morbidelli construiu a casa em um terreno na zona rural da cidade. Foram dois anos de obras e para completar ainda falta o acabamento, que ele vai executando aos poucos. O pedreiro nunca tinha feito nada assim e conseguiu aprender sobre a técnica na internet.
Dentro da casa a temperatura é agradável. Os cômodos recebem claridade pelas garrafas plásticas colocadas no telhado. A decoração revela outro talento do pedreiro, de reaproveitar peças que seriam descartadas. Com cacos de azulejo, ele montou mosaicos no banheiro, e com madeiras que iriam para o lixo, fez uma cadeira. A pia da cozinha tem adornos com fundos de garrafa de vidro e até batentes e janelas foram reformados, o que deixou a construção da casa ainda mais barata. "Ficou cerca de uns R$ 12 mil a casa, mas reaproveitando janela, porta, tudo de demolição que foi doado", calcula.

Quando Morbidelli começou a construir com garrafas pet, surgiram outras ideias para que a casa fosse ecologicamente correta. A caixa d'água, por exemplo, é toda abastecida com água de chuva e três caixas recebem água direto da calha. O portão da casa e o arrimo na base são feitos de pneus. Ele ainda plantou no terreno 72 mudas de árvores nativas e frutíferas.
Agora, Morbidelli espera que o projeto dele possa ajudar outras pessoas. "Tem tanta gente que às vezes tem um pedaço de terreno, mas não tem dinheiro pra construir e está pagando aluguel, então você pode fazer algo com baixo custo e que fica bom, que dá pra você morar e tem a preservação [do meio ambiente]. Então [é juntar] o útil ao agradável."
Viável e sustentável
Segundo a arquiteta Ângela Marques, especialista em utilização de materiais alternativos em construções, o uso de garrafas pet em construção se iniciou na Índia e na América Latina, em 2000, e em 2011 ela foi utilizada na Nigéria pra resolver duas questões: o déficit de moradias e o descarte de garrafas pet nas ruas sem um uso adequado.

"A resistência deste material é muito maior do que a do tijolo convencional, isso foi comprovado em pesquisas, e também um ponto importante é a característica termoacústica que a parede de garrafa-tijolo tem. A condutibilidade do calor é inferior ao do tijolo convencional, isso garante que dentro de uma casa de garrafa pet você tem uma temperatura que chega a 18º num país tropical. Isso é super confortável", afirma.

Assaltante que matou PM e morreu em confronto com policiais era um dos fugitivos da CCPJ


O assaltante que matou o aspirante Rocha era um dos fugitivos da Central de Custódia de Presos de Justiça-CCPJ, no Anil. Ele foi identificado como Maciel Ferreira da Silva, o ‘Bananal’. Ele conseguiu fugir da CCPJ,juntamente com mais sete detentos, na madrugada deste domingo(07) por um túnel.

O assalto ao PM foi na tarde deste domingo, nas proximidades do Mercado do Peixe, no Anel Viário. O aspirante estava em uma parada de ônibus quando foi abordado por dois assaltantes que estavam em uma moto. O PM reagiu e foi atingido no tórax. Foi socorrido, mas morreu ao dar entrada no Socorrão.

Mesmo baleado na barriga, o assaltante fugiu com a arma do policial. Ao se localizado por policiais, nas proximidades do Bradesco, na Magalhães de Almeida, trocou tiros e terminou morrendo nesse confronto.



A polícia não conseguiu capturar o comparsa de Maciel Ferreira.

Obesos perdem até 8 anos da expectativa de vida, diz estudo


A obesidade mórbida pode cortar em até oito anos a expectativa de vida de uma pessoa e causar décadas de problemas de saúde, diz um estudo canadense.
O mesmo relatório também observou que ser obeso na juventude pode ter consequências ainda mais graves sobre a saúde e a expectativa de vida.
Os cientistas da Universidade de Montreal, no Canadá, dizem que problemas cardíacos e diabetes tipo 2 eram as principais causas de complicações de saúde e morte nos casos analisados.
Segundo os especialistas, as pessoas são freqüentemente "ignorantes" sobre as consequências da obesidade.
Os problemas de saúde causados pela obesidade, porém, são bem conhecidos.
O relatório, publicado no Lancet Diabetes e Endocrinology, usou um modelo de computador para mapear riscos e calcular o impacto do peso sobre a expectativa de vida em diferentes idades.
Na comparação com pessoas entre 20 a 39 anos de idade com um peso saudável, obesos da mesma faixa etária perdem 8,4 anos de vida, se homens, e 6,1, quando mulheres.
No caso dos homens, eles ainda viveram pelo menos 18,8 anos com a saúde debilitada - no das mulheres, foram mais 19,1 nessa condição.
Considerando-se um grupo de idade dos 40 aos 50 anos, os homens obesos perderam 3,7 anos e as mulheres 5,3 anos de expectativa de vida.
Homens e mulheres que se tornam obesos em seus 60 e 70 anos de idade perdem um ano de vida - mas enfrentam pelo menos 7 de saúde precária.
'Padrão claro'
"Nosso estudo mostra que a obesidade está associada a um risco aumentado de desenvolver doenças cardiovasculares, incluindo doença cardíaca e acidente vascular cerebral, e diabetes, que, em média, reduzem drasticamente a expectativa de vida de um indivíduo", disse o professor Steven Grover, da Universidade de Montreal.
"O padrão é claro. Quanto mais um indivíduo pesa e quanto mais jovem é, maior o efeito sobre a sua saúde, pois eles têm muitos anos pela frente durante os quais o aumento dos riscos de saúde associados à obesidade podem impactar negativamente suas vidas", complementou.
Em resposta às conclusões, Barbara Dinsdale, da organização Heart Research UK, disse: "Quantos mais alertas como estes precisamos? Esta pesquisa mais uma vez afirma a mensagem clara de que, tornando-se obeso, você não só perderá anos de vida como tornará em 'anos perdidos' os que restam, já que sua saúde estará em más condições e não será possível levar uma vida feliz, ativa e produtiva".
Tam Fry, do Fórum Nacional de Obesidade do Reino Unido, disse: "As pessoas insistem em pensar que a gordura é apenas gordura e são ignorantes quanto às muitas doenças que um índice de massa corporal elevado dispara".
"Se eles soubessem que podem perder uma perna ou ficar cegas por conta da diabetes, ou ainda desenvolver complicações que ameaçam a vida, tenho certeza que eles iriam pensar duas vezes antes de acumularem quilos", completou.

Fonte: BBC Brasil

Policial Militar morre durante troca de tiros em São Luis


Durante uma troca de tiros na tarde deste domingo (07), um policial militar foi morto por um bandido próximo ao Mercado do Peixe em São Luis. Segundo as primeiras informações que chegam à produção de jornalismo da TV Difusora, o Cadete Rocha, lotado no Município de Zé Doca, estaria na Praia Grande e avistou o assalto. Mesmo não estando de folga o policial foi em busca do assaltante que também estava armado e atirou no cadete que morreu no local. O assaltante também foi atingido e encaminhado em estado grave para o Hospital Djalma Marques, Socorrão II mas não resistiu e morreu. Um outro suspeito conseguiu fugir. Uma moto que serviria para locomoção dos bandidos foi apreendida pela polícia.  A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que ainda vai emitir nota sobre a morte do Cadete.


Veja fotos dos oito que fugiram da CCPJ na madrugada deste domingo

Fontes do sistema penitenciário acabam de divulgar fotos dos oito detentos que conseguiram fugir da Central de Custódia de Presos de Justiça-CCPJ, no anil, por volta de 2h da madrugada deste domingo(07). Todos os fugitivos são assaltantes de bancos que vinham atuando no Maranhão. Eles são de outros Estados.

Os foragidos foram identificados como Adailton da Silva Alves, Francisco Linhares de Araújo, Maciel Ferreira da Silva, Marco Gomes de Moraes, Natanael Nogueira Pereira, Natanael Costa Carneiro, Varderluz Gomes da Silva e Kleiverson Gomes Ferreira.

Para fugir, eles utilizaram um túnel que vinha sendo escavado ao longo da semana, mas não foi detectado pela vigilância do presídio. Suspeita-se que possa ter havido negligência e conivência de responsáveis pela segurança, feita por empresa terceirizada.


Veja as fotos dos fugitivos.

Oito assaltantes de bancos fogem da CCPJ, no Anil, por tunel



Oito detentos conseguiram fugir da Central de Custódia de Presos de Justiça, a CCPJ, no Anil, na madrugada deste domingo (07). Eles utilizaram um túnel que vinha sendo escavado ao longo da semana, mas não foi detectado pela vigilância do presídio. Suspeita-se que possa ter havido negligência e conivência de responsáveis pela segurança, feita por empresa terceirizada.

Pelas informações, os foragidos são de outros estados e especialistas em assaltos a bancos. Eles foram identificados como Adailton da Silva Alves, Francisco Linhares de Araújo, Maciel Ferreira da Silva, Marco Gomes de Moraes, Natanael Nogueira Pereira, Natanael Costa Carneiro, Varderluz Gomes da Silva e Kleiverson Gomes Ferreira.


Além da segurança, a direção da CCPJ também é de uma empresa terceirizada. Pergunta-se: como a segurança não conseguiu detectar todo esse material acumulado dentro de uma cela? Comenta-se que alguns agentes penitenciários notaram uma movimentação estranha no presídio, ao longo da semana. 


"É bom investigar essa fuga. Há algumas semanas colegas me confidenciaram que algo de estranho estava acontecendo na CCPJ do Anil. Eles não souberam informar. Mas disseram que o diretor andava muito estranho", diz um agente penitenciário.