Páginas

terça-feira, 29 de julho de 2014

SUS vai vacinar crianças contra hepatite A

O Ministério da Saúde anunciou hoje (29) a inclusão da vacina contra o vírus da hepatite A no calendário nacional de vacinação do Sistema Único de Saúde, a partir deste mês.
O público-alvo, de acordo com o ministro Arthur Chioro, são crianças de 1 ano até 1 ano e 11 meses. A meta é imunizar 95% deste público em um ano, cerca de 3 milhões de crianças. Com a inclusão da vacina, o objetivo é prevenir e controlar a hepatite A gradativamente.
O ministério investiu R$ 111 milhões na compra de 5,6 milhões de doses neste ano. Para o início da vacinação, já foram distribuídas 1,2 milhão de doses para os estados e municípios. O restante será distribuído gradualmente entre os meses de agosto e setembro.
Este mês, a vacina contra a hepatite A já está disponível nas unidades de saúde de 11 estados – Acre, Rondônia, Alagoas, Ceará, Maranhão, Piauí, Pernambuco, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal, segundo o ministério.

O Ministério da Saúde anunciou a inclusão da vaicna contra a hepatite A no calendário de vacinação para crianças de 1 ano até 1 ano e 11 mesesValter Campanato/Arquivo/Agência Brasil 
No mês de agosto, a vacina chegará ao Amazonas, Amapá, Tocantins, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro, Pará, a Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Sergipe, Santa Catarina, à Bahia e Paraíba. Já nos estados de Roraima, São Paulo e do Paraná, a imunização ocorrerá no mês de setembro.
Chioro disse que crianças que estiverem fora do público-alvo não serão vacinadas.
"A escolha da faixa etária é feita em cima de estudos técnicos exatamente por conta do período em que a criança terá capacidade de resposta imunológica pra se proteger contra a vacina. A partir de uma certa idade já é muito provável que a criança tenha entrado em contato com o vírus, então a recomendação do comitê técnico da Organização Mundial da Saúde [OMS] foi a introdução da vacina exatamente nesta faixa etária", disse Chioro.
A hepatite A é uma doença que atinge o fígado. De acordo com a OMS, a cada ano, ocorrem cerca de 1,4 milhão de casos no mundo.

De acordo com o Ministério da Saúde, 151.436 casos da doença foram registrados no Brasil entre os anos de 1999 e 2013. No período entre 1999 e 2012, 761 pessoas morreram por causa da doença.

Bandidos assaltam agência dos Correios em Chapadinha


Foi assaltada na tarde desta terça-feira (29) a agência dos Correios no município de Chapadinha.
De acordo com informações do delegado regional de Chapadinha, Jairon Timbó Sales, pelo menos três homens armados participaram da ação, que durou de dez a quinze minutos.
Os bandidos fugiram em três motos, mas a Polícia Civil não descarta a possibilidade de mais acusados terem participado do assalto, já que um veículo pode ter auxiliado na fuga e transporte do dinheiro roubado. Não foi confirmada a quantia roubada e se foi levado somente a movimentação dos caixas e/ou dinheiro do cofre.
Segundo informações dos Correios, a agência conta com sistema de monitoramento de imagens, vigilância armada, cofre com retardo de abertura, alarme, botão de pânico com comunicação direta à Polícia Militar e, ainda, todos os empregados orientados a não reagir nestes casos.

Também nesta segunda-feira (29), uma agência dos Correios em Central do Maranhão foi assaltada. O vigilante e o gerente foram levados reféns e, durante perseguição, um dos acusados disparou contra o gerente a fim de despistar a polícia. Foto|divulgação: Blog do Foguinho

Aumenta em 7 milhões número de eleitores brasileiros


O eleitorado brasileiro cresceu 5,17% nos últimos quatro anos, saltando de 135.804.433 votantes, em 2010, para 142.822.046 eleitores, divulgou hoje (29) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Região Sudeste concentra o maior número de pessoas aptas a votar, 62.042.794 (43,44%), seguida do Nordeste, 38.269.533 (26,80%), Sul, 21.117.307 (14,79%), Norte, 10.801.178 (7,57) e Centro-Oeste, 10.238.058 (7,17).
Com 898 eleitores, a cidade de Araguainha (MT) é o menor colégio eleitoral do país, de acordo com TSE. Já São Paulo, com 8.782.406 eleitores, é o maior colégio eleitoral municipal. No pleito de 2014, os eleitores residentes no exterior somam 354.184, 0,25% do total do país. Em relação à disputa de 2010, houve um crescimento expressivo, de 76,75% do total de votantes fora do Brasil. Esses eleitores estão em 118 países – quase a metade, nos Estados Unidos.
Para o presidente do TSE, ministro Dias Toffoli, o crescimento de votantes fora do Brasil cresceu devido à maior divulgação e à abertura de consulados brasileiros. “Penso que houve maior divulgação dessa possiblidade de voto no exterior e um aprimoramento da relação com o Itamaraty, facilitando e ampliado o acesso de brasileiros no exterior aos nossos consulados. Também houve um incremento grande do número de consulados nos países com que o Brasil tem relações diplomáticas.”
Segundo o TSE, a maioria do eleitorado brasileiro é formada por mulheres, com 74.459,424 (52,13%), enquanto os homens somam 68.247,598 (47,79%). Em 2010, as mulheres eram 70.252.943 (51.82%) e os homens, 65.282,009 (48,07%).


Candidatos devem prestar contas ao TRE

Foi dado início no prazo de prestação de contas eleitorais de candidatos, partidos políticos e comitês financeiros à Justiça Eleitoral. O prazo que se iniciou ontem se encerra no próximo sábado (2). Este prazo corresponde à primeira parcial. A segunda parcial acontecerá entre os dias 28 e 2 de setembro.
As prestações devem conter, necessariamente, o detalhamento dos recursos de dinheiro, ou estimativas, para o financiamento da campanha eleitoral, além dos gastos realizados, discriminados os doadores e fornecedores. Logo após a prestação de contas, a Justiça Eleitoral divulgará a primeira parcial dos candidatos a partir de 6 agosto.

Caso o candidato não preste contas nos prazos estipulados, a Justiça Eleitoral notificará os candidatos, partidos políticos e comitês financeiros, no prazo de cinco dias, para prestá-las em até 72 horas, sob pena de tê-las julgadas como não prestadas. Situações de ausência de movimentação de recursos de campanha, financeiros ou estimáveis em dinheiro não isenta do dever de prestar contas.

O consultor eleitoral e contador Roberval Cordeiro classificou como “retrato da candidatura” a parcial da prestação de contas. “A prestação de contas é um retrato da candidatura. Se o candidato ainda não tiver colocado a campanha na rua, provavelmente a prestação constará somente receitas”, afirmou.

PROCEDIMENTO
As prestações de contas devem conter a assinatura de um profissional de contabilidade designado pelo candidato. Todas as informações são enviadas online à Justiça Eleitoral pelo Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE), que está disponível na página de internet do TSE.


No município de Lago Verde, homem é assassinado brutalmente


Um crime brutal foi registrado no interior do Maranhão, na cidade de Lago Verde. Timóteo da Conceição foi friamente assassinado a golpes de facão, num povoado chamado Companhia.
Os moradores da região ficaram assustado com a brutalidade do crime, pois o corpo do homem estava lacerado em várias partes.

Irineu da Conceição é, segundo informações policiais, o principal suspeito de cometer o crime. O motivo seria uma briga por terras. A polícia já iniciou as buscas, mas não conseguiu encontrar o suspeito.