Páginas

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Filho é suspeito de matar a facadas Eduardo Coutinho


Autor do clássico do cinema social Cabra Marcado Para Morrer, o cineasta e documentarista Eduardo Coutinho foi encontrado morto, neste domingo 2, na residência dele, no Rio de Janeiro; vítima de golpes de faca, ele pode ter sido assassinado por seu próprio filho, Daniel, segundo a polícia; ele teria tentado esfaquear a mãe e, em seguida, procurado se mata



Um dos mais consagrados cineastas brasileiras, Eduardo Coutinho foi assassinado neste domingo 2, em sua casa, no Rio de Janeiro. Ele é autor do clássico Cabra Marcado Para Morrer. Cometido a golpes de faca, o crime tem como principal suspeito o filho de Coutinho, Daniel, que teria tentado esfaquear a mãe a si próprio, em tentativa de suicídio, após ter cometido o parricídio. A mulher do cineasta foi internada em estado gravíssimo no Hospital Municipal Miguel Couto. 
O corpo do cineasta foi levado para o Instituto Médico Legal.
Coutinho era considerado um dos maiores documentaristas do Brasil. Entre seus trabalhos de maior destaque estão Cabra Marcado para Morrer, Edifício Master, Jogo de Cena e Babilônia 2000. Em 2007, o cineasta ganhou um Kikito de Cristal, principal premiação do cinema brasileiro, pelo conjunto da obra. Ele dirigiu 12 filmes.
Abaixo, notícia da Agência Brasil:
Isabela Vieira - Repórter da Agência Brasil Edição: Fernando Fraga
O cineasta Eduardo Coutinho, de 81 anos, foi encontrado morto neste domingo (2), dentro de casa, no bairro da Lagoa, na zona sul da cidade do Rio de Janeiro.  A Divisão de Homicídios da Polícia Civil investiga o caso. Há suspeita de assassinato.
O filho do cineasta, Daniel Coutinho, de 41 anos, deu entrada no Hospital Municipal Miguel Couto, com duas facadas no abdômen e seu quadro é estável. A mãe dele e esposa de Eduardo Coutinho, Maria das Dores de Oliveira Coutinho, de 62 anos,  foi vítima de cinco facadas e uma lesão no fígado. Ela passou por cirurgia e está em estado grave, no mesmo hospital.
Coutinho era considerado um dos maiores documentaristas do país. É autor, entre outros filmes, de Cabra Marcado para Morrer e Edifício Master.




Sétimo homicídio de fevereiro ocorre na Ilhinha/São Francisco



Um homem foi executado a tiros dentro de sua residência, na Ilhinha/São Francisco, por volta de 16h15 deste domingo(2). No momento da execução, a vítima estava se despindo para tomar banho. Os executores estavam em dois carros e invadiram a residência, já de armas em punho. O crime tem características de acerto de contas. É grande o número de curiosos no local.

Nos dois primeiros dias de fevereiro, até o momento, já são sete homicídios na região metropolitana de São Luís.

Na manhã deste domingo, o corpo de um homem identificado como Cleiton foi encontrado esquartejado e decapitado no bairro Santa Clara.

No sábado(1º), foram mortos Antônio José Alberto Chagas, no Sá Viana; Jailson Pereira da Silva, no Alto do Farol; e Gerson Alves Santos, na Liberdade.

No madrugada deste domingo(2), foram assassinados Leônidas Pinheiro Mendes, no Anjo da Guarda; e Luís Paulo Sales Ribeiro, no Parque Jair.

O mês de janeiro fechou com 100 homicídios, com uma média de mais de três por dia. 


Lei da Ficha Limpa eliminou 2.500 gestores e ex-gestores da disputa eleitoral no Maranhão


O Tribunal de Contas do Estado do Maranhão já finalizou seu levantamento dos gestores e ex-gestores que possuem condenação em suas contas e portanto, não poderão participar da eleição de outubro de acordo com o que determina a Lei Ficha. A listagem está neste momento com cerca de 2,5 mil nomes, mas ainda pode ser aumentada ou diminuída caso até o período de registro de candidaturas mais gestores tenham condenação ou algum consiga sanar as pendências de suas contas. Um calhamaço de 298 páginas traz a lista que nenhum político gostaria de compor. O Tribunal está se preparando para receber as prestações de conta dos gestores relativas ao exercício de 2013.

O presidente Edmar Cutrim afirmou que a informatização dos dados do TCE fez com que o levantamento pudesse ter sido feito antes do prazo que se previa. “O Tribunal está tão informatizado que hoje já temos a lista dos inadimplentes. Vamos encaminhar antes do prazo para a o TRE a nossa lista. Contudo, ela ainda pode aumentar ou diminuir caso algum gestor consiga sanar algum problema que gerou o problema na conta”, afirmou. Como a lista ainda não é definitiva, o TCE não quis divulgar nomes.

Ele disse que ainda não estipulou um prazo para o envio, mas o fará antes dos registros de candidaturas, que iniciam dia 5 de julho. “Nós podemos encaminhar até depois do registro de candidatura. Mas vamos encaminhar antes do registro”, pontuou.

O TCE já está recebendo as contas de 2013. Serão analisadas as contas de todas as prefeituras, presidências de Câmaras e secretarias estaduais para analisar como os gestores públicos utilizaram os recursos no ano passado. Desde 1º de janeiro o TCE está aberto para receber as contas relativas ao ano de 2013. Porém, a expectativa é que mais uma vez os gestores deixem todos para a última hora. O prazo encerra dia 2 de abril. “É bom que todos os gestores saibam que já estamos em plenas condições de receber as prestações de contas para não ter aquele acúmulo de prestações no último dia. O sistema está aberto e basta que o gestor encaminhe sua conta”, alertou o presidente do TCE, Edmar Cutrim.

As principais irregularidades encontradas por gestores do Maranhão dizem respeito às licitações. Embora, problemas com compras classificadas de maneira errada e problemas no repasse também sejam recorrentes. “As licitações são que comandam o sistema da gestão no tocante a obras, aquisição de materiais. Então, as irregularidades nas licitações são as mais encontradas. Mas também encontramos problema com repasse, custeio”.

O procurador do Ministério Público de Contas do Tribunal de Contas do Maranhão, Douglas Paulo da Silva, concorda que o problema com licitações seja o mais recorrentes. 

Homem é encontrado esquartejado e decapitado no bairro da Santa Clara



Um corpo de um homem foi encontrado esquartejado e decapitado, na manhã deste domingo, no bairro Santa Clara, em São Luís.

O corpo do homem identificado apenas como Cleidson, foi encontrado na Rua da Felicidade. A cabeça do homem estava jogada no chão dentro de uma sacola, e o corpo, esquartejado dentro de um saco de lixo há cerca de 20 metros da cabeça. A polícia ainda investiga as razões do crime bárbaro.

Os moradores do bairro informaram que a vítima seria usuário de drogas e estava em uma clínica de reabilitação. Ele saiu na semana passada para visitar parentes no bairro e foi encontrado na manhã de domingo neste estado. A suspeita é de que teria dívidas com traficantes da região.

Meu comentário:

A violência na região metropolitana de São Luís continua fora de controle. As operações realizadas pela PM não são suficientes para conter a onda de criminalidade. Até o momento, na de homens da Força Nacional tomando conta do policiamento nas ruas, como prometera o Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, quando vem tentar socorrer o governo de Roseana Sarney.

O primeiro mês do ano apresentou uma média de mais de 3 homicídios por dia, mantendo a média de 2013. As facções criminosas continuam implantando o terror na cidade, desafiando a segurança do governo do Estado. O governo tenta passar para a opinião pública que está tudo sob controle, que os presídios, sob rígido controle da PM, voltaram a viver dias de paz. 

E essa violência sem controle nas ruas? O governo acha isso normal?