Páginas

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Mais de 500 podem ficar inelegíveis no MA por contas irregulares

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/Ma), conselheiro Edmar Cutrim, informou na sessão plenária desta quarta-feira (25) que a Corte de Contas entregará na próxima semana à Justiça Eleitoral lista contendo os nomes dos gestores públicos que tiveram as contas rejeitadas ou julgadas irregulares nos últimos oito anos.
O Distrito Federal é a unidade federativa com maior quantidade de nomes inseridos na lista de contas irregulares do TCU entre 2006 e 2014. Foram apontados 729 administradores públicos. Em segundo lugar vem o estado do Maranhão, com 513, e em terceiro São Paulo, com 485. Confira a lista completa aqui.
Edmar Cutrim disse que a lista está sendo elaborada pelas Unidades Técnicas do Tribunal de forma minuciosa, com muita atenção e zelo.

O presidente/conselheiro fez questão de esclarecer que caberá somente a Justiça Eleitoral decretar a inelegibilidade dos gestores incluídos na referida lista. “Neste processo, a atuação dos Tribunais de Contas é fundamental para o aperfeiçoamento da democracia e do sistema político brasileiro, contribuindo para o afastamento dos maus gestores da vida pública. No entanto, cabe somente a Justiça apreciar os processos e decidir, ou não, pela inelegibilidade do gestor”, finalizou Cutrim.

Flávio Dino lidera disputa com 58,2% das intenções de voto, diz pesquisa DataM




O Instituto DataM avaliou quadro da eleição estadual. O oposicionista Flávio Dino lidera a disputa, seguido de Edinho Lobão Filho com 20,7%.

Com vantagem de quase 38 pontos em relação ao segundo colocado, Flávio Dino (PCdoB) seria eleito governador pelo Maranhão – é o que traz a pesquisa do Instituto DataM contratada pelo jornal Atos e Fatos. Se as eleições fossem hoje, o pré-candidato da oposição teria 58,2% dos votos maranhenses, contra 20,7% de Edinho Lobão Filho (PMDB) apoiada pelo grupo Sarney.

Às vésperas das convenções que confirmarão as candidaturas partidárias, a pesquisa DataM/Atos e Fatos avaliou o desempenho de todos os pré-candidatos com candidaturas colocadas até o momento. Em terceiro lugar estaria José Luís Lago (PPL) com 1,5%, seguido de Saulo Arcângeli (PSTU) com 0,9% e Antonio Pedrosa (PSOL) com 0,3%. Brancos e nulos somam 5% e não responderam resultam 13,5% dos entrevistados.

Este é o cenário que dá início às eleições de 2014 no Maranhão, que promete ser polarizada entre Flávio Dino e Edinho Lobão Filho. O primeiro representando o grupo de oposição e o segundo com apoio do grupo Sarney, que hoje ocupa o Palácio dos Leões.

Num eventual segundo turno, em que haveria disputa direta entre os dois, Flávio Dino venceria com 62,9% dos votos contra 21,8% de Edinho Lobão Filho. 10,6% não souberam responder e 4,6% disseram que votariam em branco ou nulo. No cenário vizinho ao início da disputa eleitoral, Flávio Dino mantém a vantagem nas pesquisas que tem sido divulgadas desde 2013.



Num eventual 2º turno, Dino venceria com mais de 40 pontos de vantagem.

A pesquisa foi realizada em 50 municípios e ouviu 1499 eleitores de todas as regiões do estado entre os dias 18 e 23 de junho. Seu registro está na Justiça Eleitoral com protocolo MA-0015/2014 e BR-00183/2014.

Edinho possui maior rejeição entre candidatos

A pesquisa avaliou ainda a rejeição dos pré-candidatos ao Governo. Perguntados “em quem não votariam de jeito nenhum”, 31,5% dos eleitores responderam rejeitar a candidatura de Edinho Lobão, seguida de rejeição de Antonio Pedrosa que apresentou 13,8% neste quesito, Saulo Arcangeli com 9,4%, Zé Luís Lago com 9% de rejeição e, por último, Flávio Dino, com 8,6%.


Nessa questão, 2,6% disseram que votaria em todos, 4,1% responderam branco ou nulo e não sabem/não responderam somou 20,8% dos entrevistados.

VITÓRIA DO MEARIM: SÃO JOÃO 2014


 A primeira noite do arraial da vitória no caminho do hexa foi apenas uma demonstração do que vem ai neste festejo, a noite de apresentações começou com a quadrilha mandacaru deu um show de luxo e elegância.
O boi novilho branco um dos maiores do Maranhão mais uma vez deu um espetáculo com seu sotaque diversificado, com suas belas índias, um batalhão empolgando, e uma orquestra afinada.
 A dança indígena guerreiros do mearim  com muita garra e irreverência deu um grande show na praça levando o publico a se emociona com sua dança.
O cacuria do John com muita irreverência e sensualidade mais uma vez fez o publico ir ao delírio. E pra encerra a primeira noite, a banda os kangas do forró de Teresina fez um show especial.

Para hoje segundo dia do arraial da Vitória no caminho do hexa tem:

GRIPO DE CAPOEIRA ARTIMANHA

BOI DA LUA DE SÃO LUIS

QUADRILHA ESTRELA DE SÃO JOÃO DE BOM JARDIM

QUADRILHA COQUE LUXO DE COQUE

DANÇA INDÍGENA GUERREIROS DE CAJARI


E BOIZINHO TUCUM.









Oito presos fogem da Delegacia de Codó; um é recapturado

Oito presos – a maioria deles, assaltantes – fugiram da 4ª Delegacia Regional de Codó (a 291 quilômetros de São Luís), na noite de ontem (24).
Em contato com o Jornal Pequeno, o delegado regional de Codó, Rômulo Vasconcelos, disse que os presos escaparam após serrar as grades de proteção das celas.
De acordo com o delegado, um dos foragidos – conhecido como Pedro da Inácia – foi recapturado na manhã de hoje (25).
Os presos ainda foragidos são: Wilker Freitas Sousa, Franceílton Moreira Lima, Naílson Balbino Germano, José Raimundo da Conceição, Gildevan da Conceição Lima, Marcelo Moura da Silva e Dário Oliveira Lima.
A polícia investiga como os detentos serraram as grades sem fazer barulho, o que chamaria a atenção do carcereiro e dos policiais de plantão.
A  Delegacia Regional de Codó deveria abrigar presos apenas no período em que aguardam para serem interrogados, durante os inquéritos, mas as duas celas da unidade estão superlotadas, com ao menos 17 presos cada.

Muitos deles vieram da Delegacia de Coroatá, que foi destruída em um incêndio, e de Timbiras.