Páginas

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

LULA: "PARTE DA ELITE ME ODEIA; É SÓ LER OS JORNAIS"


O ex-presidente Lula (PT) disse, nesta quinta-feira (12), durante o Fórum Mundial de Direitos Humanos, que os brasileiros devem ter orgulho por ter eleito a presidente Dilma Rousseff (PT). "Estejam certos de que vamos fazer muita coisa. Quem quiser torcer contra que torça. Eu conheço a Dilma apenas há dez anos. Ela foi a minha ministra. A mulher que passou pelo que a Dilma passou, que faz o que ela faz, com bom senso que ela tem, vocês podem ficar certos, que este país tem que ter motivo de orgulho pela presidente que nós elegemos", afirmou o ex-presidente, sendo muito aplaudido.
Ao destacar conquistas do seu governo, ele frisou que nenhum outro país no mundo transferiu tanta renda nos últimos anos. "Isso se chama direitos humanos. Dar ao pobre o direito de ser médico, engenheiro, diplomata. Eu sei o quanto uma parte da elite brasileira me odeia. É só ler os jornais para ver. Eles não toleram a mulher do pobre usando o mesmo perfume da patroa", disse.

Lula também elogiou a criação do programa Mais Médicos. "Neste país, a elite brasileira achava que pobre não necessitava de tratamento. Pode morrer que tem demais. Mas nós vamos trazer médico de onde tiver. O que nós queremos é que o povo brasileiro seja tratado com respeito e dignidade", disse.

2 mil brasileiros estão jurados de morte


Um amplo e inédito levantamento mostra que mais de 2 mil pessoas estão juradas de morte por testemunhar e denunciar violações de direitos humanos ou, simplesmente, exercer seu dever funcional em todo o Brasil. Reportagem de capa da oitava edição daRevista Congresso em Foco revela que pelo menos 2.034 cidadãos brasileiros estão incluídos em algum dos três programas de proteção a pessoas ameaçadas de morte, mantidos pelo governo federal em parceria com governos estaduais.
São crianças e adolescentes, vítimas e testemunhas de crimes e defensores de direitos humanos (aí incluídos desde lideranças agrárias, índios, quilombolas e sem-teto até promotores e juízes) que recorreram à proteção do Estado para não morrer. Vivem como exilados dentro do seu próprio país. Mas o número de ameaçados é maior. A reportagem “Jurados de morte: os novos exilados” reúne outros levantamentos de entidades como o Conselho Nacional de Justiça, a Comissão Pastoral da Terra e a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), que apontam a existência de 200 magistrados, 295 lideranças agrárias e pelo menos oito jornalistas ameaçados de morte. Desses, apenas uma parte mantida sob sigilo está inserida nos programas de proteção.
A reportagem inclui um mapa inédito com a distribuição geográfica desses brasileiros jurados de morte. Traz relatos de uma dezena de pessoas, como o pescador Alexandre Anderson (foto), que contam sua luta e como aprenderam a conviver com ameaças e atentados. Lideranças que enfrentam o crime organizado, maus policiais, grupos de extermínio e até empreendimentos do próprio Estado. Em comum entre elas, a esperança em dias melhores e a disposição de entregar a própria vida em favor das causas que abraçam.

 Do uol notícia

Operação do GTA destrói mais de 100 mil pés de maconha no interior do estado

Uma operação do Grupo Tático Aéreo (GTA) do Maranhão, órgão ligado a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), deflagrada na manhã desta quinta-feira (12), entre os municípios de Central do Maranhão, Guimarães e Pinheiro, resultou na localização e destruição de cerca de 100 mil pés de maconha.

A droga foi encontrada em uma propriedade, e estava distribuída em 12 roças de plantação de maconha, sendo que cada uma teria aproximadamente 10 mil pés.

Foram empregados na ação 30 policiais e duas aeronaves, com o objetivo de coibir a plantação de pés de maconha e o tráfico de drogas para diversos municípios, inclusive para a capital maranhense.

O GTA já estava monitorando a área, tendo em vista o ciclo da maconha e a rota de distribuição da droga pelo Maranhão. Equipes do GTA destruíram e queimaram toda a plantação.

O coordenador do GTA, Delcimar Oliveira, que esteve à frente da operação, ressaltou que a polícia vem realizando um trabalho constante, visando inibir o tráfico de drogas da região. A operação foi realizada a partir de informações e investigações do Serviço de Inteligência da SSP com o apoio do Departamento de Narcóticos (Denarc).

“Vamos continuar investigando essa região, a fim de prender os envolvidos, que já estão identificados pela polícia, informou o coordenador”.

Base da seleção brasileira estará nas oitavas de final da Liga dos Campeões

O técnico Luiz Felipe Scolari vai poder acompanhar os seus principais jogadores nas oitavas de final da Liga dos Campeões, o campeonato de clubes mais importante da Europa.
Os 16 times classificados foram definidos na terça e na quarta-feira. Entre os jogadores que estão praticamente garantidos pelo treinador para a Copa do Mundo de 2014, quase todos estarão em ação na segunda fase do torneio.
O único atleta que tem grande prestígio com Felipão e não estará nas oitavas de final da competição é o meia Bernard, do Shakhtar Donetsk. O time ucraniano ficou na terceira posição do Grupo A, atrás de Manchester United e Bayer Leverkusen. Vai agora disputar a Liga Europa, a segunda competição continental de clubes da Europa.

De resto, todos passaram com certa tranquilidade. O Real Madrid, por exemplo, do lateral esquerdo Marcelo, se classificou na primeira colocação do Grupo B com cinco vitórias em seis jogos. Tem o melhor ataque da competição, com 20 gols.

Na Chave C, o Paris Saint-Germain, dos zagueiros Thiago Silva e Marquinhos, do lateral Maxwell e do meia-atacante Lucas, ficou na liderança com 13 pontos --três de vantagem sobre Olympiacos e Benfica. Thiago Silva é o capitão do Brasil, enquanto os outros três ainda lutam por uma vaga no Mundial.
Já o Bayern de Munique, do zagueiro Dante, terminou a fase na liderança do Grupo D, com 15 pontos. O Manchester City teve a mesma pontuação, mas ficou em segundo por causa dos critérios de desempate.
O Chelsea encontrou alguns problemas na chave E, onde perdeu por duas vezes para o Basel, da Suíça, mas passou de fase antes mesmo da última rodada. O time que tem quatro nomes importantes (o zagueiro David Luiz, o volante Ramires, e os meias Oscar e Willian) para Felipão fez 12 pontos e passou para as oitavas como líder do grupo.
Na Chave G, o Zenit, do atacante Hulk, se classificou como segunda colocada. Ficou atrás do Atlético de Madri, do atacante Diego Costa, que decidiu jogar pela Espanha.
Por fim, no Grupo H, o Barcelona, do lateral direito Daniel Alves e do atacante Neymar, foi o primeiro colocado, com quatro vitórias, um empate e uma derrota. Ficou na frente do Milan, de Robinho, que vai para as oitavas como o segundo melhor da chave.
Tanto Daniel Alves quanto Neymar são peças das quais Felipão não abre mão. Já Robinho, convocado para os dois últimos amistosos da seleção, contra Honduras e Chile, ainda sonha com um lugar no Mundial de 2014.
O sorteio dos confrontos das oitavas de final da Copa dos Campeões acontece na próxima segunda-feira.


Do uol na copa

Bandidos humilham segurança de Roseana em Timon

O Maranhão, com o dizia o ex-deputado José Gerardo de Abreu, virou terra de muro baixo. Aqui, a fragilidade do sistema de segurança pública é tamanha que levou a bandidagem a perder o medo do aparelho repressivo do estado. Como se já não bastassem os assaltos a residências, bares e restaurantes e transeuntes, agora os marginais estão invadindo Distrito Policial para resgatar presos de alta periculosidade, a exemplo do que ocorreu no último domingo (8) no município de Timon, mas que passou despercebido dos veículos de comunicação aqui de São Luís.  

Estranho, muito estranho que nenhum jornal, rádio, televisão, portal ou blog de São Luís tenha registrado o resgate do perigoso assaltante Leonardo Danilo dos Santos, o “Leo Grandão”, do 2º Distrito Policial de Timon, ocorrido por voltas 19h de domingo (8), por um grupo de homens armados.  Eles invadiram o local, resgataram o integrante do bando, tomaram a pistola ponto 40 da policial que estava de plantão e a trancaram na cela junto com o carcereiro, antes de tomarem rumo ignorado num carro modelo Hillux cor prata.

Além de Leo Grandão, outros oito presos fugiram, sendo que quatro se arrependeram e voltaram para o 2º Distrito, os cinco restantes evadiram-se e estão sendo procurados. O que chama atenção da população de Timon, no entanto, foi a demonstração explicita de fragilidade do Sistema de Segurança, que não ofereceu a menor resistência. A policial que estava de plantão, segundo apurou o blog, continua em estado de choque em decorrência da ação dos bandidos.

Para o experiente policial e deputado estadual, Raimundo Cutrim, ações ousadas como esta que ocorreu em Timon, no último domingo, é reflexo da falta de credibilidade de quem comanda o sistema, no caso o secretário de Segurança, Aluísio Mendes, que atualmente não é convidado pela governadora nem para almoço de confraternização.

O fato teria sido abafado de propósito pela Secretaria de Segurança para evitar um novo desgaste do secretário que não consegue manter sequer os presos em suas celas, mas o portalGP1 – Notícias do Piauí postou no segunda-feira (9) a seguinte informação: Dupla invade distrito policial em Timon e facilita fuga de preso fugitivo da Casa de Custódia".


Do blog do Jorge Vieira

PAPA CRITICA MEGA SALÁRIOS E BÔNUS ALTOS


 CIDADE DO VATICANO, 12 Dez (Reuters) - O papa Francisco criticou nesta quinta-feira os mega salários e grandes bônus, dizendo na primeira mensagem de paz de seu pontificado que são sintomas de uma economia baseada na ganância e desigualdade.
Em mensagem para o Dia Mundial da Paz da Igreja Católica, celebrado pela Igreja em todo o mundo em 1º de janeiro, o papa também pediu uma maior divisão de riquezas entre as pessoas e as nações para reduzir as diferenças entre ricos e pobres.
"As graves crises financeiras e econômicas da atualidade... levaram o homem a buscar a satisfação, felicidade e segurança no consumo e nos ganhos fora de qualquer proporção com os princípios de uma economia sólida", disse o pontífice.
"A sucessão de crises econômicas deve levar também a repensarmos os nossos modelos de desenvolvimento econômico e a uma mudança no estilo de vida", acrescentou.
Francisco, que foi nomeado na quarta-feira pela revista Time a Personalidade do Ano, pediu à própria Igreja que seja mais justa, frugal e menos pomposa, e que esteja mais perto dos pobres e sofredores.
A mensagem será enviada aos líderes dos países, organizações internacionais, como a ONU, e ONGs.
Intitulada "Fraternidade, a Fundação e Caminho para a Paz", a mensagem também atacou a injustiça, o tráfico de seres humanos, o crime organizado e o tráfico de armas, todos apontados como obstáculos para a paz.
O estilo do novo papa é caracterizado pela humildade. Ele abriu mão do espaço apartamento papal no Palácio Apostólico do Vaticano a decidiu viver em uma pequena suíte em uma casa de hóspedes do Vaticano. Francisco também prefere andar num Ford Focus em vez da tradicional Mercedes utilizada pelos papas.
Um defensor dos oprimidos, ele visitou a ilha de Lampedusa, no sul da Itália, em julho, para prestar homenagem a centenas de imigrantes que morreram cruzando o mar do norte da África para a Europa.
 Do portal 247

TJMA nega habeas corpus a envolvidos na morte de Décio Sá

A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) negou nesta quinta-feira (12) pedido de habeas corpus em favor de Gláucio Alencar Pontes de Carvalho e seu pai José de Alencar Miranda de Carvalho, envolvidos na morte do jornalista Décio Sá, ocorrida em abril de 2012.
Gláucio e José de Alencar tiveram prisão decretada em 13 de junho do ano passado, sob a acusação de homicídio praticado mediante promessa de recompensa, sem possibilidade de defesa à vítima, e formação de quadrilha, com base nos artigos 121, 29 e 288 do Código Penal.
O habeas corpus foi impetrado sob a alegação de que a prisão decretada na decisão de pronúncia não possui os motivos autorizadores da custódia cautelar, inexistindo motivação a justificar a sua manutenção.
A defesa afirma que a prisão foi determinada em desacordo com o Código de Processo Penal (CPP). Sustenta que, em sede de decisão de embargos de declaração, não faz sentido a sua manutenção por conta da existência de outros inquéritos com o fim de apurar crimes de corrupção, fraudes em licitação e agiotagem.
Argumenta ainda que a Justiça do Piauí concedeu Alvará de Soltura a Gláucio Alencar e José de Miranda porque a prisão, por garantia da ordem pública, não mais existe, porquanto haviam sido realizados seus interrogatórios, mesmo que tivesse findada instrução criminal.
A desembargadora Ângela Salazar (relatora) não acolheu os argumentos da defesa e afirmou que a prisão dos dois envolvidos na morte do jornalista Décio Sá está devidamente aplicada. A magistrada atentou para a situação de perigo ao normal desenvolvimento do processo com o risco de alteração das provas ou de fuga dos acusados, caso seja revogada a prisão.
Em relação à possibilidade de liberdade dos acusados, já que estes foram beneficiados com tal medida no vizinho Estado do Piauí, Ângela Salazar afirmou que a iniciativa não merece prosperar, uma vez que são situações totalmente diferentes, onde, em regra, não pode a decisão de um Tribunal com mesma jurisdição (no caso horizontal) interferir na de outra Corte de Justiça.



Receita abre consulta segunda-feira e paga último lote de restituições em dois dias

Brasília – A Receita Federal abre segunda-feira (16) a consulta ao sétimo e último lote regular de restituições do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) do exercício de 2013. O contribuinte que ainda não recebeu a restituição e não está neste lote caiu na malha fina. Segundo o secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, pela primeira vez, a consulta e o parte do pagamento ocorrerão no mesmo dia. As demais restituições serão depositadas no dia 20 deste mês.
Barreto atribuiu o atraso na liberação deste lote ao fato de a Receita ter procurado consolidar o maior número possível de restituições na última relação de contribuintes.
Na segunda-feira, serão também liberados da malha fina lotes residuais referentes aos exercícios de 2008 a 2012. De acordo com a Receita, 711.309 declarações com expectativa de imposto a restituir ficaram na malha fina deste ano. Barreto disse que o número é normal e está dentro das expectativas.
O último lote do ano beneficiará 2.181.908 contribuintes, que receberão R$ 2,668 bilhões. Desse total, R$ 2,457 bilhões referem-se às declarações de 2013 (ano-base 2012); e os R$ 210,6 milhões restantes, aos lotes da malha fina de 2012 a 2008.
Em valores, o lote de restituições será o segundo maior da história, perdendo somente para o primeiro lote de 2013, que pagou R$ 2,8 bilhões em junho. Em número de beneficiários, o lote a ser liberado na próxima semana também está em segundo lugar, menor apenas que o de julho de 2012, quando o Fisco ressarciu 2,46 milhões de contribuintes.
As restituições das declarações deste ano terão correção de 5,88%, equivalentes à variação da taxa Selic (juros básicos da economia) acumulada entre maio e dezembro de 2013. Para os lotes da malha fina, a correção corresponderá a 13,13% (exercício de 2012), 23,88% (2011), 34,03% (2010), 42,49% (2009) e 54,56% (2008).
Para fazer a consulta, o contribuinte pode acessar o endereço www.receita.fazenda.gov.br, ligar para o Receitafone, no número 146, ou verificar se o dinheiro entrou na sua conta.


 Da agência Brasil

MORTES POR CÂNCER CHEGAM A 8,2 MILHÕES, DIZ OMS


O número global de mortes por câncer subiu para 8,2 milhões em 2012, refletindo principalmente a expansão da doença nos países em desenvolvimento. Os casos de câncer de mama foram os que mais cresceram.
A mortalidade por câncer subiu 8 por cento em relação aos 7,6 milhões da pesquisa anterior, em 2008, segundo dados da Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer (Iarc, na sigla em inglês), da Organização Mundial da Saúde (OMS).
O câncer de mama matou 522 mil mulheres no ano passado, alta de 14 por cento no mesmo período.
"O câncer de mama também é uma importante causa de morte nos países menos desenvolvidos do mundo", disse David Forman, diretor do Departamento de Informação sobre o Câncer da Iarc.
Segundo ele, tal expansão "se deve em parte a uma mudança no estilo de vida... e em parte porque os avanços clínicos para o combate à doença não estão chegando às mulheres que vivem nessas regiões".
Estima-se que 14,1 milhões de pessoas tenham desenvolvido câncer em 2012, o que é cerca de 1,4 milhão a mais do que em 2008. Houve 1,7 milhão de diagnósticos de câncer de mama no ano passado, ou 20 por cento a mais do que em 2008.
O relatório da Iarc, chamado Globocan 2012, oferece a mais atualizada estimativa a respeito de 28 tipos de câncer em 184 países. No conjunto da população, os cânceres mais comuns são os de pulmão, mama e colorretal. Os mais letais são os de pulmão, fígado e estômago.
A Iarc ainda prevê um "aumento substancial" nos casos mundiais de câncer, podem chegar a 19,3 milhões em 2025, acompanhando a expansão e envelhecimento da população.
Outro fator importante para o avanço da doença é a difusão de estilos de vida antes restritos a países industrializados, o que provoca um aumento nos casos de câncer relacionados à reprodução, dieta e hormônios.
O relatório diz que a incidência do câncer aumenta na maioria das regiões do mundo, mas que há "enormes desigualdades" entre nações ricas e pobres.
Embora o câncer ainda seja mais prevalente nas regiões mais desenvolvidas, a mortalidade é relativamente muito maior nos países menos desenvolvidos, por causa da dificuldade de diagnóstico precoce.
"Uma necessidade urgente para o controle do câncer hoje é desenvolver abordagens eficazes e acessíveis para a detecção precoce, diagnóstico e tratamento do câncer de mama entre mulheres que vivem em países menos desenvolvidos", disse Christopher Wild, diretor do Iarc.


CIRO GOMES SERÁ O NOVO MINISTRO DA SAÚDE

O ex-ministro Ciro Gomes será em breve anunciado como novo ministro da Saúde. Petistas defendiam que a pasta comandada por Alexandre Padilha, que sai para disputar o governo de São Paulo, fosse dada ao secretário-executivo Mozart Sales. No entanto, o colunista Ilimar Franco diz que Ciro venceu a concorrência por estar mais preparado para enfrentar o debate político com a oposição em ano eleitoral.
Antes de assumir o posto de secretário de saúde do Ceará, em setembro, Ciro Gomes fazia parte do time dos críticos do programa cenrtal da pasta, o Mais Médicos. “No que pese, o Mais Médicos tem sido mal anunciado e mal empacotado. Mas isso era uma opinião antiga. Agora eu acho um excelente programa e necessário para socorrer a todos os brasileiros”, disse.
O ex-ministro, que enfrentou uma grave crise de médicos quando era governador do Ceará – chegando a declarar que “médico era igual a sal: branco, barato e tinha em todo lugar”, chegou até a se desculpar pelo boicote do Ceará à contratação de médicos cubanos. “Desde já peço desculpas pelo povo cearense ao que meia dúzia da elite fez com eles [os cubanos], vaiando e hostilizando”. Representantes do Sindicato dos Médicos receberam os estrangeiros no desembarque com gritos de “escravos” e “voltem para a senzala”.


Na economia, o Brasil foi o pior no G20 no terceiro trimestre

Brasília – O Brasil teve o pior desempenho econômico no terceiro trimestre este ano, entre os países membros do G20 (principais economias do mundo). A informação consta do relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), divulgado hoje (12).
No Brasil, o Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, caiu 0,5% no terceiro trimestre deste ano, em relação ao trimestre anterior. 
A OCDE destacou que essa foi a primeira contração desde o primeiro trimestre de 2009. Para a organização, esse resultado pode ser explicado em parte como reflexo do “notável” crescimento de 1,8% no segundo trimestre.
O ministro da Fazenda, Guido Mantega, já havia admitido, no último dia 3, que o Brasil teve o pior desempenho entre os países do G20 e do Brics (Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul), no terceiro trimestre. O ministro argumentou, entretanto, que os números revisados do PIB do segundo trimestre indicam resultado inverso, com a economia brasileira tendo crescimento maior que a dos integrantes dos dois blocos. 
Entre os países do G20, a França também apresentou queda (0,1%). A China registrou o maior crescimento, com 2,2%, seguida pela Índia, onde o PIB cresceu 1,9%. Nos Estados Unidos, no Reino Unido e Canadá, a expansão do PIB ficou em 0,9%, 0,8% e 0,7%, respectivamente. No México, o crescimento foi 0,8%, enquanto na Itália houve estabilidade. 
O PIB de todo os países membros do G-20 totalizou 0,9%, no terceiro trimestre, depois da expansão  de 0,8% no segundo trimestre.