Páginas

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Homem é atacado e comido vivo por cachorro da vizinha


Um britânico foi atacado e comido vivo pelo cachorro de uma vizinha, que estava há quase dois dias sem comer.

Segundo o tabloide britânico Daily Mail, Clifford Clarke, de 79 anos, foi surpreendido pelo cão no jardim da sua própria casa, após deixar a porta da cozinha aberta enquanto cozinhava. Depois de ter comido uma tigela de plástico e várias pontas de cigarro – por estar há 45 horas sem comer – o animal escapou do jardim e atacou o homem.

As donas do cão de Presa Canário foram condenadas a um ano de prisão após confessarem ter deixado o cão entrar na casa da vítima. Além disso, Hayler Sulley, de 30 anos, e Della Woods, de 29, admitiram ter maltratado o animal.

A polícia foi chamada por vizinhos, que ouviram os gritos de Clarke e viram a vítima sendo arrastada e comida pelo animal.

O cão tentou morder o rifle do policial que tentou domá-lo, mesmo após ser atingido. “Foi a pior coisa que vi na vida”, disse o oficial.

Clifford Clarke chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

 

Bando rouba mais de R$ 18 mil em loja de Imperatriz


O segurança de uma loja especializada na venda de produtos a base de vidro foi rendido por bandidos, na cidade de Imperatriz. Eles levaram cheques e 18 mil reais em dinheiro.

Os suspeitos ainda não foram identificados, a Polícia Militar investiga o assalto que aconteceu na madrugada desta quarta-feira (04). Ao chegar à empresa, os criminosos renderam o segurança noturno.

De acordo com informações de populares, quatro assaltantes teriam participado da ação. Eles roubaram o revolver calibre 38 e o colete balístico do vigia. Dezoito mil reais em espécie e uma quantidade significativa de cheques também foram roubados.

A fábrica, localizada na BR 010, é responsável pela distribuição de vidros em toda a região. A TV Difusora Sul tentou contato com o um dos responsáveis pela empresa, mas ninguém quis falar sobre o assunto. 
Do idifusora

Prefeito de Matinha é condenado à perda do cargo


Os desembargadores da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça condenaram, por maioria, o prefeito do município de Matinha, Marcos Robert Silva Costa, à perda do cargo e à inabilitação para ocupar qualquer função pública durante cinco anos. O gestor também foi condenado à pena de três meses de detenção – substituída por prestação de serviços à comunidade -, além da reparação civil do dano causado ao patrimônio público.

Marcos Robert Costa foi acusado pelo Ministério Público Estadual (MPE) por crime de responsabilidade, devido a atraso na prestação de contas sobre a aplicação de recursos liberados pela Secretaria Estadual de Educação em 2007, no valor de R$ 72.300,00, destinados ao transporte escolar de quase 500 alunos da rede estadual de ensino no município de Matinha. A prestação de contas foi feita sete meses após o recebimento da denúncia e quatro anos após o término da vigência do convênio.

A defesa alegou que não houve dolo (intenção) na conduta do acusado, sendo o mero atraso insuficiente para configurar crime. Afirmou que a denúncia deveria ser rejeitada por não atender os requisitos legais, acrescentando que o denunciado deixou de prestar contas no prazo legal porque foi impedido de fazê-lo, pois não teve acesso à documentação bancária necessária, em face da transição no poder no mandado subsequente ao seu.

O relator da ação penal, desembargador José Bernardo Silva Rodrigues, foi vencido ao votar pela improcedência da acusação, para absolver o gestor público por entender que o atraso na prestação de contas não afetou o bem jurídico protegido pela norma (moralidade administrativa), não representando o crime alegado.

Já o desembargador José Luiz Almeida (revisor) não aceitou a justificativa apresentada pelo réu, pela inexistência de documentos ou outro meio de prova que demonstrassem o suposto entrave burocrático enfrentado pelo acusado na prestação de contas, sobretudo tratando-se de gestão municipal terminada em 31de dezembro de 2008 – mais de cinco meses após o final do prazo para fazê-la.

Para José Luiz Almeida, o acusado, ao assinar o convênio, tinha pleno conhecimento dos prazos ali estipulados, cujo descumprimento autoriza concluir que ele agiu com dolo ou assumiu o risco de produzir o resultado. “Os valores recebidos a qualquer título devem ser objeto de prestação de contas no ‘devido tempo’, cuja inobservância já é suficiente para a caracterização do ilícito penal”, destacou o revisor.

Denarc realiza incineração de entorpecentes


Na manhã desta quarta-feira (4), o Departamento Estadual de Narcóticos (Denarc) realizou uma incineração de vários quilos de entorpecentes na olaria Nova União, no bairro Quebra Pote, zona rural de São Luís.

Segundo dados do Denarc, foram apreendidos até agora, apenas pela delegacia, mais de 108 quilos de drogas, cinco quilos a mais, comparados com o mesmo período do ano passado, quando a polícia tirou 102 kg de drogas das ruas da capital.

A quantidade de prisões também aumentou: neste ano, 87 pessoas foram autuadas por tráfico de drogas, 13% a mais que no ano anterior, que teve 75 prisões.

Insatisfação cresce, mas Dilma é aprovada por 51%


Mesmo com o aumento de 55% para 72% no percentual de insatisfeitos com a economia e a situação do País às vésperas da Copa do Mundo, maioria tem opinião favorável sobre a presidente Dilma Rousseff; pesquisa do Pew Research Center, de Washington, mostra que 51% disseram ter boa impressão de Dilma; índice é a soma dos resultados positivos dos dois principais presidenciáveis da oposição; Aécio Neves (PSDB) recebe aprovação de 27%, enquanto Eduardo Campos (PSB) ficou com 24%; osso duro


Poucos avaliaram como positivo um dos resultados da pesquisa do instituto Pew Research Center, com sede em Washington, divulgada nesta terça-feira 3. O levantamento apontou que o número de brasileiros insatisfeitos com a economia e com a situação geral do País às vésperas da Copa do Mundo é de 72%. Pouco antes das manifestações de junho do ano passado, esse patamar era de 55%, segundo o mesmo instituto.
Apesar de expectativas negativas em relação ao País, 51% dos entrevistados disseram ter uma visão favorável sobre a presidente Dilma Rousseff. O percentual é bem mais alto do que o registrado pelos seus prováveis adversários na eleição, Aécio Neves (PSDB), que recebeu aprovação favorável de 27% dos brasileiros, e Eduardo Campos (PSB), de 24%.
A cifra de Dilma significa a soma do resultado dos pré-candidatos à Presidência da República pelo PSDB e pelo PSB, um sinal de que os nomes da oposição ainda não passam confiança ao eleitorado. A fatia que tem imagem desfavorável em relação a Aécio é de 53%, superior aos 49% que avaliam Dilma negativamente. Já o ex-governador de Pernambuco é visto de modo desfavorável por 47% dos entrevistados.
Copa do Mundo

No levantamento divulgado ontem, de seis a cada 10 entrevistados disseram que sediar a Copa é ruim para o Brasil. Por outro lado, 35% dos entrevistados avaliam que o Mundial, que começa no próximo dia 12, irá ajudar a imagem do Brasil no exterior, contra 39% que consideram que o evento irá prejudicar.
A pesquisa do Pew Research Center se baseou em 1.003 entrevistas entre 10 e 30 de abril em todo o País. A mostra tem margem de erro de 3,8 pontos percentuais para cima ou para baixo.

Câmara aprova Plano Nacional de Educação; texto segue para sanção

 

O Plenário da Câmara dos Deputados concluiu nesta terça-feira (3) a votação do Plano Nacional de Educação (PNE - PL 8035/10). Foi aprovado o parecer do relator, deputado Angelo Vanhoni (PT-PR), para o texto do Senado. A matéria será enviada à sanção presidencial.
O PNE estipula novas metas para os próximos dez anos, com o objetivo de melhorar os índices educacionais brasileiros. A principal inovação da proposta em relação ao plano anterior, cuja execução acabou em 2010, é a aplicação de um mínimo de recursos públicos equivalentes a 10% do Produto Interno Bruto (PIB) em educação.
O plano prevê o alcance dessa meta em duas etapas: um mínimo de 7% do PIB no quinto ano de vigência da futura lei; e 10% do PIB ao fim do período de dez anos.
Esses recursos também serão utilizados para financiar a educação infantil em creches conveniadas; a educação especial; e programas como o de acesso nacional ao ensino técnico e emprego (Pronatec), o de bolsas em faculdades privadas (Universidade para Todos – ProUni), o de financiamento estudantil (Fies) e o de bolsas para estudo no exterior (Ciência sem Fronteiras).
O texto-base do relator foi aprovado no dia 28 de maio. Nesta terça-feira, os deputados rejeitaram dois destaques apresentados ao texto. Na única votação nominal ocorrida nesta terça, o Plenário manteve no texto, por 269 votos a 118, a contagem dos recursos desses programas nos 10% do PIB que devem ser aplicados.
Para o relator, a aplicação de verbas públicas em programas em parceria com o setor privado não afeta a meta de aplicar um mínimo de 10% do PIB no setor público porque o cálculo foi feito com base no chamado Custo Aluno Qualidade (CAQ). “Esses valores são insignificantes se comparados ao que vamos investir em educação pública em dez anos”, afirmou Angelo Vanhoni.
Complementação de verbas
O Plenário rejeitou também outro destaque, do PMDB, que pretendia retirar do texto a obrigatoriedade de a União complementar recursos insuficientes de estados e municípios para cumprir o CAQ. O próprio autor do destaque, deputado Gastão Vieira (PMDB-MA), desistiu de defender sua proposta.

Segundo Vieira, o CAQ define que, se uma escola tiver determinados insumos, ela será uma boa escola, mas não há previsão de recursos para essa finalidade. “Ao contrário do Fundeb, qualquer estado poderá questionar juridicamente a União para que ela pague o valor projetado por esse índice [CAQ]”, afirmou. Para Gastão Vieira, esse conceito precisa ser melhor definido.
De acordo com o texto, o CAQ e o Custo Aluno Qualidade inicial (CAQi), a ser usado nos dois primeiros anos, deverão traduzir um conjunto de padrões mínimos de qualidade do ensino estabelecidos na legislação educacional. A ideia é que o financiamento seja calculado com base no atendimento desses padrões.
Recursos
Em relação às principais metas relacionadas no projeto, dados da comissão especial que analisou o PNE indicam que, nos dez anos, os investimentos deverão saltar dos atuais R$ 138,7 bilhões para R$ 228,35 bilhões nas principais áreas.


Esses recursos deverão ser direcionados para a ampliação de matrículas e melhoria da qualidade do ensino em creches; pré-escolas; ensinos fundamental, médio e superior; educação especial; ensino em tempo integral; ensino de jovens e adultos; e educação profissional.

Mulher vítima de violência será atendida pela Central Ligue 180

A Câmara dos Deputados aprovou nessa segunda-feira (3), em votação simbólica, projeto de lei que passa o serviço telefônico de atendimento a mulheres vítimas de violência à Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180), operada pelo Executivo.
A medida foi proposta pela Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) da Violência contra a Mulher. Na legislação atual, o serviço fica a cargo das delegacias especializadas de Atendimento à Mulher ou das delegacias da Polícia Civil nos locais onde não exista esse serviço especializado.
De acordo com a CPMI, a alteração busca adequar a legislação ao real funcionamento do serviço porque as delegacias responsáveis não atingem 10% dos muncípios, estando concentradas nas capitais e grandes centros urbanos.

 

Homem atira no sogro e durante a fuga sequestra uma pessoa


A Polícia Militar prendeu um homem identificado como Magno Renan Ramos Silva, de 24 anos, suspeito de tentativa de homicídio. De acordo com informações dos militares, a vítima foi o próprio sogro de Magno, Edilson Pereira de Araújo, de 48 anos. Por volta das 18h, desta terça-feira (3), Magno atirou quatro vezes contra o pai da sua esposa. O crime aconteceu na Rua do Arame, Pontal da Ilha. Edilson de Araújo foi socorrido e levado ao Hospital Clementino Moura, o Socorrão II, e não corre risco de morte.

Fuga
Depois de ter atirado contra o sogro, Magno fugiu em um Corsa, de cor preta e placas NHF 4306. O veículo teve uma falha mecânica e parou, mas a fuga não.Magno roubou outro carro, um GM Celta, de cor vermelha, com placas NMS 0056 e fez o proprietário refém: Alisson Tadeu Cantanhede de Carvalho.


Apos informações dos familiares da vítima, a Polícia Militar se deslocou até endereços de parentes de Magno, na Vila Itamar, Anil e Pirapora, onde neste último, Magno foi avistado e perseguido, sendo preso após entrar em casa de parentes.

Ao ser revistado, foi encontrado um revólver calibre 38, com três munições e uma porção de cocaína. Magno foi encaminhado para o Plantão da Cidade Operária. O carro de Magno, o Corsa, foi queimado por populares.

 

Acerto de contas: homem é executado a tiros no Coroadinho


Um homem identificado como Ronaldo foi morto à tiros, agora à noite, na Rua São Sebastião, próximo ao Canal do Rio das Bicas, no Coroadinho. A vítima foi alvejada com cerca de cinco disparos de arma de fogo, sendo três deles na cabeça, conforme informou a Polícia. Ronaldo estava bebendo com conhecidos quando uma "casinha" teria sido montada para atraí-lo ao local, onde tombou mortalmente.

A motivação do crime, segundo informações de populares, seria um 'acerto de contas' relacionado à venda de drogas. Ele teria se descuidado do perigo e voltado a frequentar locais suspeitos, mesmo sabendo que estava marcado para morrer.

Vizinhos disseram ainda que o desejo dele era abandonar o mundo das drogas, mas estaria sendo 'forçado' a continuar vendendo o entorpecentes, à mando dos chefe do tráfico, com quem teria dívidas. "Ele era uma das pessoas que estavam na lista de "Bananinha" - conhecido elemento que foi morto no início do ano pela Polícia, antes que cumprisse a intenção de matar 50 pessoas - disse uma moradora.

Ronaldo era pai viúvo de duas filhas pequenas e estava morando atualmente na Rua Mauro Fecury, no Coroadinho.

 Outros crimes

Ainda nesta terça-feira (03), a informação é de que pelo menos outras duas pessoas tenham sido executadas na área do Polo, a primeira delas pela manhã. Um jovem identificado apenas como Maxsuel foi morto também à tiros, na Rua Freio Osvaldo, próximo ao colégio comunitário conhecido como Goreth. O crime ocorreu por volta das 10h30. Suspeita-se que um elemento de apelido "Olhinho" tenha efetuado os disparos.

Populares disseram que Maxsuel é o mesmo que no mês de Janeiro sofreu uma tentativa de homicídio, na Rua Jairzinho, que culminou na morte de um irmão dele, Marcelo Sousa Cardoso, o ‘Maguinho’, que teria morrido de graça, ao ser atingido com tiros disparados por dois homens em uma motocicleta. Os autores fariam parte de uma organização criminosa (PCM) e teriam ido ao local para matar Maxsuel, e um homem conhecido como “Lontra”. Maxsuel e Marcelo eram irmãos de "Spyk", que está preso.

Um terceiro homicídio, segundo relatos de populares, teria ocorrido na região da Pocinha, na Vila Natal. A vítima ainda não foi identificada, mas de acordo com as informações, os criminosos seriam os mesmos que mataram o homem de nome Ronaldo, durante à noite, na Rua São Sebastião.

do Coroadinho Geral (facebook)