Páginas

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Denúncia que levou a abordagem do jatinho de Edinho Lobão pela PF partiu da Polícia Civil do MA

Do blog do Raimundo Garrone
A revelação do site de notícias IG, de que a denúncia que resultou na abordagem pela Polícia Federal do jatinho de Edinho Lobão em Imperatriz, não foi anônima como alegou o PMDB, mas partiu da Polícia Civil do Maranhão levanta a suspeita de uma grande armação para transformar o candidato do PMDB em vítima, ao mesmo tempo que abafa a repercussão nacional do caso do vídeo montado com um detento de Pedrinhas com acusações falsas contra Flávio Dino.
Do contrário, a denúncia haveria razão de ser, já que a Polícia Civil não a faria se não houvesse motivos suficientes que a justificasse.
E aí se faz necessário apresentar os indícios que levaram à denúncia, para que não reste dúvidas dúvidas que utilizaram a Polícia Civil para manipular a Polícia Federal e gerar um fato político para beneficiar o candidato Edinho Lobão.
Toda a operação comandada pelo delegado da Polícia Federal Paulo de Tarso Cruz Viana foi comunicada anteriormente ao superintendente da Polícia Federal no Maranhão, Alexandre Saraiva e a Justiça Eleitoral no estado.
Segundo o IG, Paulo de Tarso explicou, internamente, que poderia cometer crime de prevaricação caso não averiguasse a denúncia de um órgão como a Polícia Civil do Maranhão.
Como se tratava de uma denúncia de um órgão oficial e não de terceiros , com a possibilidade de realização de um flagrante de crime eleitoral, não havia a necessidade de um mandado de busca e apreensão, segundo explicou o delegado a colegas.
O delegado Paulo Júnior citou o chamado “senso de oportunidade” típico de situações propícias para flagrantes de crimes eleitorais. A denúncia contra Lobão Filho surgiu a menos de três horas da realização da abordagem, na noite de quarta-feira.
Além disso, o iG também apurou que a abordagem ocorreu sem truculência ou veemência. Na noite do dia 24 de setembro, o delegado, com sua equipe, fez antes a revista na aeronave de Lobão Filho.
Durante a revista da aeronave, Lobão Filho estava na ante-sala do aeroporto de Imperatriz. E somente no aeroporto, na presença de Lobão Filho, foi feita a revista das bagagens dele e de Gastão Vieira. O delegado negou truculência ou tentativa de intimidação durante a revista.


DATAFOLHA: DILMA DOBRA VANTAGEM SOBRE MARINA

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (26) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto na corrida para a Presidência da República:
- Dilma Rousseff (PT): 40%
- Marina Silva (PSB): 27%
- Aécio Neves (PSDB): 18%
- Pastor Everaldo (PSC): 1%
- Luciana Genro (PSOL): 1%
- Eduardo Jorge (PV): 1%
- Zé Maria (PSTU): 0%*
- Rui Costa Pimenta (PCO): 0%*
- Eymael (PSDC): 0%*
- Levy Fidelix (PRTB): 0%*
- Mauro Iasi (PCB): 0%*
- Branco/nulo/nenhum: 5%
- Não sabe: 6%
* Cada um dos cinco indicados com 0% não atingiu, individualmente, 1% das intenções de voto; somados, eles têm 1%.
No levantamento anterior do instituto, divulgado no dia 19, Dilma tinha 37%, Marina, 30%, e Aécio, 17%.
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "Folha de S.Paulo".
Segundo turno
O levantamento divulgado nesta sexta indica que, em um eventual segundo turno entre Dilma e Marina, a candidata do PT tem 47% das intenções de voto e a do PSB, 43%. Segundo o Datafolha, "embora persista o empate técnico no limite da margem de erro, há maior probabilidade de Dilma estar à frente de Marina neste cenário". Na semana passada, Marina tinha 46% e Dilma, 44%.
Na simulação de segundo turno entre Dilma e Aécio, a petista vence por 50% a 39% (49% a 39% na semana anterior).
O Datafolha ouviu 11.474 eleitores em 402 municípios nos dias 25 e 26 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00782/2014.
Espontânea
Na modalidade espontânea da pesquisa (em que o pesquisador somente pergunta ao entrevistado em quem ele pretende votar, sem apresentar a lista de candidatos), os resultados são os seguintes:
- Dilma Rousseff  : 33%
- Marina Silva: 21%
- Aécio Neves: 14%
- Outras respostas: 2%
- Em branco/nulo/nenhum: 5%
- Não sabe: 25%
Rejeição
A presidente Dilma tem a maior taxa de rejeição (percentual dos que disseram que não votam em um candidato de jeito nenhum). Nesse item da pesquisa, os entrevistados puderam escolher mais de um nome.

- Dilma Rousseff: 31%
- Marina Silva: 23%
- Pastor Everaldo: 22%
- Aécio Neves: 20%
- Zé Maria: 17%
- Levy Fidelix: 17%
- Eymael: 16%
- Luciana Genro: 15%
- Rui Costa Pimenta: 14%
- Eduardo Jorge: 13%
- Mauro Iasi: 13%

Idoso de 76 anos esfaqueado dentro de ônibus

Um idoso de 76 anos foi esfaqueado dentro de um ônibus da linha Cohatrac – Rodoviária na tarde desta sexta-feira (26) próximo à caixa d’água da Caema, no retorno do Tirirical, em São Luís.
De acordo com informações da Polícia Militar, Josemar Manoel Ferreira teria reagido a um assalto praticado por três homens dentro do coletivo. Ele levou uma facada na cabeça e outra nas costas.

A vítima foi levada para o hospital Clementino Moura, o Socorrão II. O estado de saúde não foi divulgado. Um dos acusados foi identificado como Leozinho. Ninguém foi preso até o momento.

Após polêmica com vídeo de preso, diretores de Pedrinhas são afastados

Os diretores geral e administrativo da Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, Carlos Eduardo Sousa Aguiar e Elenilson Araújo, foram afastados nessa quinta-feira (25), segundo nota divulgada à imprensa pela Secretaria de Justiça e Administração Penitenicária do Maranhão (Sejap).
De acordo com a Sejap, o afastamento será mantido até que seja esclarecida a polêmica do vídeo gravado pelo detento André Escórcio de Caldas, em que o preso cita o candidato à eleição para governo do Estado, Flávio Dino, da coligação “Todos Pelo Maranhão”.
No vídeo, o preso relaciona o candidato ao assalto a um carro-forte ocorrido no Campus da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), em São Luís.
Em depoimento prestado à Superintendência de Investigações Criminais (Seic), o detento teria negado o que disse no vídeo e revelado que os dois diretores da CCJP teriam oferecido vantagens para que ele fizesse a gravação.
Na nota, a secretaria informa que as investigações estão sendo realizadas em conjunto pela Seic, Corregedoria da Sejap e Polícia Federal (PF). Leia a íntegra da nota da Sejap abaixo:
A Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária do Maranhão (Sejap) informa que determinou o afastamento imediato de Carlos Eduardo Sousa Aguiar, diretor da Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ), do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, e Elenilson Araújo, diretor administrativo da CCPJ de Pedrinhas, até que sejam concluídas as investigações sobre o vídeo do detento André Escócio de Caldas.

Além da Corregedoria da Sejap, a Superintendência de Investigações Criminais (Seic) – órgão da Secretaria de Segurança Pública (SSP) –, e a Polícia Federal também estão investigando o caso.

Nove Estados devem definir governo no 1º turno; entre estes o Maranhão

Da folha de São paoulo

Homem é morto a tiros em Vitória do Mearim

Foi morto a tiros na madrugada de hoje (26) Leonardo Manoel da Silva de 50 anos, conhecido como orelhinha. De acordo com informações, orelhinha estava em casa no bairro vila união, quando homens chegaram em um carro,e o chamaram, ao sair pra ver quem era, imaginando ser amigos que haviam combinado de irem pescar. Ao se aproximar do veículo foi surpreendido com os disparos, foram 5 tiros na região do tórax. Os criminosos fugiram em seguida tomando rumo ignorado.  
Orelhinha ainda foi socorrido mais já chegou sem vida no hospital.
Os motivos do crime não foram revelados, de acordo com comentários de populares, há duas suspeitas, acerto de contas por envolvimento com drogas, ou por uma ameaça sofrida em uma festa no povoado coque, após uma cofusão, já que o mesmo trabalhava como segurança em festas. A polícia esta investigando o caso.

O corpo esta sendo velado na residência de sua mãe na rua 1º de agosto no bairro novo.