Páginas

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Pesquisa CNI-Ibope aponta que 26% dos brasileiros não têm interesse nas eleições


Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Ibope aponta que 26% da população não estão interessados nas eleições de outubro, quando os brasileiros irão às urnas para eleger presidente, governador, senador e deputados. Conforme a pesquisa, 16% dos entrevistados disseram estar “muito interessados” nas eleições deste ano, 29% responderam “interesse médio" e 29% avaliaram ter “pouco interesse”.
Para o gerente-executivo da Unidade de Pesquisa e Competitividade da CNI, Renato da Fonseca, os percentuais indicam insatisfação das pessoas. Ele ponderou, contudo, que a situação deve mudar, com o início da campanha eleitoral, em julho. “Chama atenção um quarto da população dizendo que não tem interesse nenhum nas eleições ainda. E 16%, um pouco mais alto, o número de pessoas dizendo que vão votar em branco. Acho que isso é uma coisa nova, se você compara com 2010, onde o pessoal de brancos e nulos era muito menor”, avaliou.
De acordo com a pesquisa, a maior parte dos jovens e das pessoas com 45 anos a 54 anos não estão interessadas na eleição. Dos entrevistados entre 16 anos e 24 anos, 12% disseram ter muito interesse no pleito. Somando os que responderam muito interesse com médio interesse, chega-se a 43%. Quando se soma os que escolheram pouco interesse com nenhum, atinge-se 57%.
No caso dos que estão na faixa dos 45 anos a 54 anos, 41% estão com muito interesse ou interesse médio. E 59%, com pouco ou nenhum interesse.
Entre as pessoas com 25 anos a 34 anos, a diferença entre os muito e pouco interessados diminui. A soma de muito e médio interesse atinge 48%, enquanto a de pouco e nenhum, 52%. A situação é parecida quando se consideram os entrevistados com mais de 55 anos: 47% têm muito ou médio interesse. E 52%, pouco ou nenhum.
A parcela que tem ensino superior apresenta maior interesse nas eleições. Os que têm de quinta a oitava séries do ensino fundamental são os que responderam ter menor interesse.
Na Região Sudeste, foi registrado o menor percentual de entrevistados interessados nas eleições. Segundo a pesquisa, 60% responderam ter pouco ou nenhum interesse, contra 39% de interessados. Os percentuais são 46% e 53% no Norte/Centro Oeste; 54% e 45%, no Nordeste; respectivamente. Na região Sul, está metade para cada tendência (interessados e não interessados).
Nas capitais, o percentual referente a muito ou médio interesse chega a 40%, contra 59% dos que não estão muito interessados ou não têm interesse algum. Nas periferias, o número é 48% e 52%, respectivamente. No interior do país, é 46% interessados contra 54% dos que têm pouco ou nenhum interesse.
O levantamento, feito em parceria com o Ibope, ocorreu entre os dias 13 e 15 deste mês. Foram ouvidas 2.002 pessoas em 142 municípios. A margem de erro é dois pontos percentuais para mais ou para menos.


Ligação entre operadoras ficará mais barata

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) aprovou uma norma nessa quarta-feira, 18, que resultará na redução das tarifas cobradas pelas operadoras móveis por ligações entre seus clientes e os clientes das concorrentes.
De acordo com o órgão, até 2019 os valores de referência de uso de rede móvel da telefonia móvel devem cair em mais de 90%, chegando a um custo médio de R$ 0,02. Hoje esse valor é de R$ 0,23.
A redução atinge as operadoras, que devem repassar o benefício aos clientes, aumentando a competição do setor e diminuindo o “efeito clube” - hoje, como os valores de interconexão são altos, os consumidores evitam ligar para outras operadoras.


Homem embriagado atropela e mata mulher em Açailândia

homem identificado como Adaias Fernandes da Silva, (37), apresentando visíveis sintomas de embriagues foi preso em flagrante após atropelar e matar uma mulher identificada como Raiane Carvalho Oliveira (21), em Açailândia. 
O acidente fatídico aconteceu na tarde de ontem no perímetro urbano de Açailândia. Segundo testemunhas, a vítima trafegava em uma bicicleta com a filha, uma garotinha de dois (2) anos de idade, pelo acostamento, quando foi colhida pelo veiculo. A mulher morreu no local, já a criança, apesar de ter sido arremessada a metros de distancia, não sofreu nenhuma lesão.
O motorista ainda tentou fugir mas foi contido por policiais militares da barreira da BR-010, na saída para Itinga. O motorista, que é morador da cidade Imperatriz foi apresentado ao Delegado Victor Machado no 1º distrito policial para as providências pertinentes ao caso.

IBOPE: DILMA TEM 39%, AÉCIO 21% E CAMPOS 10%


O Ibope divulgou, neste feriado de Corpus Christi, seus novos números para a sucessão presidencial. A eles: 
- Dilma Rousseff (PT): 39%
- Aécio Neves (PSDB): 21%
- Eduardo Campos (PSB): 10%
- Pastor Everaldo (PSC): 3%
- Magno Malta (PR): 2%
- José Maria (PSTU): 1%
- Outros com menos de 1%: 3%
- Brancos e nulos: 13%
- Não sabe/não respondeu: 8%
A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-00171/2014 e foram entrevistados 2002 eleitores.
A soma dos adversários de Dilma representa 40% dos eleitores – o que aponta para a possibilidade de segundo turno.
No entanto, o instituto incluiu entre os candidatos o senador Magno Malta (PR-ES), cujo partido pode apoiar a presidente Dilma.
Em relação à pesquisa anterior do Ibope, de 10 de junho, praticamente não houve mudanças. No levantamento da semana passada, Dilma teve 38%, seguida de Aécio com 22% e Campos com 13%. Ou seja: só o pernambucano oscilou fora da margem de erro.
Leia, abaixo, reportagem da Agência Reuters:
Dilma tem 39% das intenções de voto e avaliação do governo piora, diz CNI/Ibope
BRASÍLIA (Reuters) - A presidente Dilma Rousseff manteve vantagem sobre seus adversários na disputa presidencial, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta quinta-feira, mas os indicadores de avaliação pessoal e do governo da presidente pioraram.
Dilma aparece com 39 por cento das intenções de voto, seguida por Aécio Neves (PSDB), com 21 por cento, mostrou o levantamento encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Em terceiro lugar aparece Eduardo Campos (PSB), com 10 por cento. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.
O levantamento anterior do Ibope, encomendado pela União dos Vereadores do Estado de São Paulo e divulgado dia 10 de junho, mostrava Dilma com 38 por cento das intenções de voto, seguida por Aécio, com 22 por cento, e Campos, com 13 por cento.
A pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta manhã mostrou também que a avaliação ótima/boa do governo passou para 31 por cento, ante 36 por cento em março, enquanto a avaliação ruim/péssima foi a 33 por cento, ante 27 por cento.
A sondagem apontou ainda que metade dos entrevistados desaprova a maneira de governar de Dilma, contra 43 por cento em março, e que o percentual dos que aprovam a presidente foi para 44 por cento, contra 51 por cento na sondagem anterior.
É a primeira vez desde julho de 2013, após a onda de manifestações de meados do ano passado, que o percentual dos que desaprovam a presidente supera o dos que a aprovam.
Foram ouvidas 2.002 pessoas, entre os dias 13 e 15 de junho, em 142 municípios do país.


Travesti é apedrejado por causa de ponto de prostituição


Um travesti identificado como Alexandre Perez Gomes, a “Alexandra”, morador da Vila Capeloza, foi “apedrejado” por outro travesti identificado apenas como “Dineia”. O fato aconteceu por volta das 21h45 desta quarta-feira, (18), no pátio de um posto de combustível, no centro de Açailândia.

Segundo informações colhidas no local, as agressões se deram durante uma discussão por conta da disputa de ponto de prostituição, no pátio do referido posto, onde os mesmos costumam fazer programa todas as noites.A guarnição da policia militar do centro, composta pelo cabo Aurélio e soldado Frank estiveram no local, onde realizaram incursões, mas não conseguiram prender o agressor. “Alexandra” que teve a cabeça quebrada com as pedradas deferidas com um “bloquete” foi socorrida pelo serviço de atendimento móvel de urgência (SAMU) e levado para o hospital municipal (SESP).

Prefeita de Bom Jesus das Selvas sofre acidente


A prefeita de Bom Jesus das Selvas foi vítima de acidente nesta terça-feira (18) na BR-135, município de Itapecuru-Mirim.

O veículo Corolla de cor azul e placas NLP 3259 era conduzido pela prefeita quando, em um trevo, colidiu frontalmente com um veículo de transporte de passageiros. Uma professora do município de Bom Jesus estava com a prefeita no momento do acidente. Ninguém ficou ferido.