Páginas

segunda-feira, 17 de março de 2014

BRASIL CRIA 260,8 MIL NOVOS EMPREGOS EM FEVEREIRO

Número de vagas formais, com carteira assinada, é 111% maior do que o registrado no mesmo mês de 2013, informa o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado hoje pelo Ministério do Trabalho; expectativas de analistas de mercado era de abertura de apenas 110 mil vagas; este é o melhor fevereiro desde 2011; "Em 2014, o emprego não vai diminuir. Pelo contrário, vai garantir a irrigação da nossa economia por muito tempo ainda. Vivemos em pleno emprego", celebrou o ministro Manoel Dias



O Brasil registrou abertura de 260.823 vagas de trabalho em fevereiro, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgado pelo Ministério do Trabalho nesta segunda-feira. O número é 111% maior do que o registrado em fevereiro do ano passado. Trata-se também do melhor fevereiro desde 2011.
Pesquisa da agência Reuters feita com analistas de mercado mostrou que a mediana das expectativas era de abertura de 110 mil novas vagas, com as projeções variando entre 91 mil e 130 mil novos postos. Em janeiro, haviam sido criados 29.595 postos com carteira assinada, sem ajuste.
"Em 2014, o emprego não vai diminuir. Pelo contrário, vai garantir a irrigação da nossa economia por muito tempo ainda. Vivemos em pleno emprego. Agora, temos que qualificar esse emprego para ter competitividade e disputar a supremacia mundial", disse o ministro do Trabalho e Emprego, Manoel Dias, ao apresentar os dados.
Na avaliação do ministério do Trabalho, o resultado mostra uma "reação do mercado de trabalho". "Com essa expansão, este é o sétimo mês consecutivo de desempenho superior, quando comparado ao mesmo período do ano", diz trecho do relatório divulgado pela pasta.




Operadoras começam a testar sistema para bloquear celular pirata


Do UOL, em São Paulo - As operadoras de telefonia com operação no Brasil começam a testar, nesta segunda-feira (17), um sistema para bloquear telefones celulares piratas – esses aparelhos não são homologados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).  O objetivo inicial é fazer um diagnóstico e, segundo a agência, o processo de bloqueio só deve ter início a partir do segundo semestre de 2014.
A Anatel afirma que o objetivo não é prejudicar os usuários, mas sim garantir que os telefones celulares em uso no Brasil sigam as determinações estabelecidas pela agência. Sem o selo de homologação, não há como saber se o aparelho atende aos requisitos para funcionar com qualidade (para “conversar” com a rede de telefonia, por exemplo) e segurança (caso da bateria, que pode apresentar problemas no carregamento).
Ainda não está definido o que acontecerá com aparelhos originais comprados no exterior, que também são vendidos no Brasil (como o iPhone, por exemplo). No ano passado, a Sinditelebrasil (sindicato que representa as operadoras de telefonia brasileiras) afirmou que os produtos importados, mas não homologados pela Anatel, não seriam bloqueados como os piratas. A organização disse ainda que um sistema seria criado para impedir que esses produtos fossem travados.
O sistema de bloqueio baseia-se no IMEI (International Mobile Equipment Identity): um número único de identidade do telefone celular. O cadastro nacional desse dado será cruzado com o dos chips (IMSI), permitindo que as operadoras identifiquem se o aparelho é “legítimo” (homologado).
 Saiba como identificar celular pirata
A Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica) aponta que o primeiro passo para identificar um smartphone falso é checar o selo ou código da Anatel: todos os aparelhos legais possuem o selo da agência reguladora, logotipo ou número de certificação. Com a numeração em mãos, o usuário pode pesquisar o código no próprio site da Anatel, verificando assim sua legalidade.
Uma visita da reportagem em maio do ano passado, a um centro comercial de São Paulo famoso por vender celulares piratas, não encontrou nenhum smartphone falso com as informações da Anatel.
·         Caso ainda reste alguma dúvida ou não seja possível verificar o selo, o usuário deve prestar atenção nas características físicas. Até as embalagens servem como alerta, pois os celulares ilegais geralmente usam caixas genéricas, que servem para qualquer aparelho.
Durante a visita da reportagem, diversos aparelhos foram oferecidos em uma caixa completamente branca, sem nenhuma informação. Em outros casos, a película do aparelho exibia diversas características inexistentes no produto, como câmera de 12 megapixels, sistema Android e TV digital. Questionada sobre os itens divulgados, a vendedora confirmou que nem sempre o produto oferece as funções estampadas.
Com o smartphone na mão, é possível ver detalhes que desmascaram a cópia: nomes errados, acabamento ruim, acessórios genéricos ou de outras marcas, como a bateria ou o carregador. A reportagem encontrou, por exemplo, um Samsung Galaxy S III falso com uma bateria da marca Nokia.
Além dos acessórios, a equipe se deparou com “modelos” que não existem, como o G-S-Y SIII, que é produzido como se fosse da marca Samsung.
A falta de manual ou texto em outra língua também pode ser um indício de que o produto é irregular. Se o comerciante não oferecer garantia ou se recusar a emitir nota fiscal, o usuário deve ficar atento. Nenhuma loja visitada pela reportagem ofereceu garantia ou nota. Quando uma vendedora foi questionada sobre o que o usuário deveria fazer se o gadget desse problema, a resposta foi “jogar fora”.
Se o aparelho for idêntico ao original, outra possibilidade de avaliação é testar os recursos do gadget. Geralmente, eles não cumprem o que prometem. Uma cópia do Nokia Lumia 920, encontrado pela reportagem durante a visita, por exemplo, funcionava com Android e não com o Windows Phone, presente no aparelho original.


Assaltantes explodem caixas do Banco do Brasil em Riachão


Cerca de 12 assaltantes explodiram caixas eletrônicos do Banco do Brasil, na cidade de Riachão, a 595 km de São Luís. Segundo informações da Polícia Militar, os criminosos atacaram aproximadamente quatro centrais de autoatendimento.
Após a explosão, a quadrilha se dirigiu à delegacia da cidade e efetuou disparos contra a viatura, que ficou bastante destruída.
Em seguida, os assaltantes fugiram em direção ao município de Carolina, localizada a 86 km de Riachão. Na fuga, um dos carros usados pelos bandidos foi incendiado.

Policiais de Balsas, Riachão e Carolina, seguem realizando busca pelos assaltantes.Até o início da tarde, o valor levado não havia sido divulgado.

MARGINAL É PRESO POR POPULARES APÓS VÁRIOS ROUBOS EM VITÓRIA DO MEARIM


Um homem identificado apenas como Clayton foi preso na manhã desta segunda feira (17) em Vitória do mearim. De acordo com informações Clayton vinha tirando e sossego dos comerciantes da cidade, ele já havia roubado vários outros estabelecimentos.
Ontem a noite Clayton arrombou um açougue na BR 222, levando vários objetos, pela manhã de hoje Clayton foi identificado com autor do arrombamento, sendo agredido pelo proprietário do estabelecimento, empreendendo fuga do local. Mais tarde Clayton foi localizado na rua urbano santo e foi contido por populares, que ligaram para a polícia que em seguida chegou em uma viatura levando o mesmo pra delegacia.

Segundo informações Clayton já havia sido preso, segundo a polícia ele alega ter fugido de uma casa de recuperação para deficientes mentais. 
No memento da prisão ele estava com um ferimento na cabeça e outro nas nádegas. 



PF faz operação contra lavagem de dinheiro em seis estados e no DF


A Polícia Federal (PF) realiza, desde as 6h desta segunda-feira (17), uma operação para desarticular uma organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro. A ação ocorre em Curitiba e outras 16 cidades do Paraná, São Paulo, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Mato Grosso. Ao todo, devem ser cumpridos 81 mandados de busca e apreensão, 18 de prisão preventiva, 10 de prisão temporária e 19 de condução coercitiva, quando o suspeito é levado até a delegacia para prestar depoimento. Conforme a PF, os recursos investigados passam de R$ 10 bilhões. O suspeito de chefiar a quadrilha foi preso no Distrito Federal.
Até as 11h30, os policiais tinham apreendido carros de luxo, entre eles um Camaro, além de relógios e joias. Três hotéis também foram bloqueados pela PF em Londrina, São Paulo e em Porto Seguro. Até esse horário, durante o cumprimento de mandados preventivos e temporários, 24 pessoas tinham sido presas.
No Rio Grande do Sul, a operação cumpriu dois mandados de busca e apreensão em Porto Alegre. O doleiro Alberto Youssef, que mora em Londrina, no norte do Paraná, foi preso em São Luís, no Maranhão. Segundo a PF, ele seria um dos líderes da quadrilha. Em 2004, Youssef foi condenado pela Justiça Federal por envolvimento em fraudes na venda do Banestado e envio ilegal de dinheiro para o exterior.
De acordo com as investigações da PF, que começaram em 2013, a quadrilha envolve personagens do mercado clandestino de câmbio no Brasil e é responsável pela movimentação financeira e lavagem de ativos de diversas pessoas físicas e jurídicas envolvidas com vários crimes.
Entre eles estão tráfico internacional de drogas, corrupção de agentes públicos, sonegação fiscal, evasão de divisas, extração, contrabando de pedras preciosas e desvios de recursos públicos.
A ação foi batizada de lava-jato. Segundo os policiais, um dos grupos fazia uso de uma rede de lavanderias e postos de combustíveis para movimentar os valores oriundos de práticas criminosas. Mais de 400 policiais participam da ação.

Durante a operação, também serão cumpridas ordens de bloqueio de imóveis de alto padrão e contas bancárias e apreensão de patrimônio adquirido por meio de práticas criminosas, segundo a PF.



DOIS ACIDENTES DE MOTO, E UM MORTO EM BAR, NO FIM DE SEMANA EM VITÓRIA DO MEARIM


Dois acidentes envolvendo motos foram registrados no final de semana em Vitória do mearim.
No sábado (15) as 13:00 horas Ednaldo das Chagas Moreira após bater em um cachorro, deu entrada no hospital Kalil Moises da silva com fratura no braço direito e escoriações pelo corpo. De acordo com informações colhidas Edinaldo foi encaminhado ao hospital de traumas de Matões do Norte, e foi operado nesta segunda feira. Ednaldo é instrumentista do grupo os meninos do pagode.
As 18:00 horas de domingo (16), Ismael Maciel brito deu entrada no hospital com escoriações pelo corpo, foi atendido e liberado em seguida.
Já na manhã desta segunda feira (17) foi encontrado morto em um bar na BR 222, Antonio Coelho Vieira (Totó Vieira). Segundo informações, Totó dormiu sentado na cadeira do bar, quando o proprietário fechou o estabelecimento não quis lhe acordar e o deixou dormindo, pela manhã quando abriu o bar Totó já estava morto.
A causa da morte não foi revelada.


Professores das redes municipal e estadual anunciam paralisação
























Professores da rede municipal e estadual de ensino de São Luís anunciaram, nesta segunda-feira (17) que vão paralisar as atividades em sala de aula até a próxima quarta-feira (19). A paralisação faz parte do cronograma nacional, organizado pela Confederação Nacional dos Trbalhadores da Educação (CNTE).
A categoria cobra a aprovação do Plano Nacional de Educação, o rechaçamento do projeto de lei que pretende utilizar o índice nacional de preços ao consumidor (INPC) para atualização do piso nacional do magistério, o cumprimento integral da jornada de trabalho, como prevê a lei do piso, que destina um terço da carga horária ao planejamento escola.
Programação
A programação do manifesto começou na manhã desta segunda, com um ato público em frente à Biblioteca Benedito Leite, no Centro de São Luís. Em seguida, os professores caminharam em direção à sede da Prefeitura de São Luís.

Está prevista para esta terça (18) e quarta-feira (18), reunião da categoria no Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Sinproesemma) e no Sindicato dos Profissionais do Magistério da Rede Municipal de São Luís (Sindeducação), onde deverão ocorrer palestras e debates sobre os pontos da paralisação. As aulas estarão suspensas.

Homem leva surra de pauladas em Açailândia


Um homem foi agredido a pauladas na noite deste domingo, (16), no centro de Açailândia. Segundo informações do iDifusora.
Carlos Cesar Lima dos Reis, (34), foi abordado por três homens armados com pedaços de madeira e espancado. Ele foi encaminhado ao Hospital Municipal e não corre risco de morte.


Duas tentativas de fuga são impedidas em Pedrinhas

Duas das tentativas de fuga foram impedidas na madrugada desta segunda-feira em Pedrinhas. As informações foram confirmadas pela Secretaria de Justiça e Administração Penintenciária do Maranhão (Sejap).
Em ambas as tentativas, foram descobertos túneis que serviriam para fuga de detentos, tanto na Penitenciária de Pedrinhas, quanto na Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ). Um dos túneis chegava a 15 metros.

Não há informação de quantos presos teriam tentado a fuga.