Páginas

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

DATAFOLHA E IBOPE: DILMA DISPARA SOBRE AÉCIO

Levantamentos divulgados pelos institutos Datafolha e Ibope na tarde desta quinta-feira 23 apontam vantagem de seis e oito pontos, respectivamente, da presidente Dilma Rousseff em relação ao candidato do PSDB, Aécio Neves.
No Datafolha, ela atinge 53% das intenções dos votos válidos, contra 47% do tucano. Em comparação com a última pesquisa, Dilma cresceu um ponto, enquanto Aécio perdeu um.
Em votos totais, Dilma registrou 48%, enquanto Aécio atingiu 42%. Brancos e nulos representaram 5% dos entrevistados. Outros 5% disseram não saber em quem votar.
No Ibope, a presidente cresceu seis pontos em relação à última mostra, da semana passada, e registrou 54% dos votos válidos, ante 46% do adversário.
Considerando os votos totais, Dilma registrou 49% contra 41% de Aécio. Segundo a pesquisa, os indecisos são 3% e 7% responderam que vão votar nulo ou em branco no próximo domingo 26.
Com essa diferença, nos dois levantamentos, a candidata à reeleição pelo PT passa a liderar a disputa à Presidência da República isoladamente, pela primeira vez no segundo turno.
As notícias, que chegaram praticamente juntas ao público, mostrou uma inesperada, para a maioria dos analistas, aceleração da definição do eleitorado. O que se nota é que pesquisa Datafolha divulgada dois dias atrás, na qual Dilma apresentava 52% contra 48% para Aécio, não mostrava um quadro cristalizado, mas sim em evolução. 
A candidatura da presidente mostrou capacidade de crescer um ponto - e talvez este ainda não tenha sido o ponto final da evolução. O teto de Dilma pode ser maior. Da mesma maneira, Aécio corre o risco de encontrar seu piso mais abaixo da atual marca, se não tratar de retomar a iniciativa. O grande problema é que a eleição acontece dentro de três dias, deixando de oferecer tempo para uma virada tucano sobre a virada de Dilma.
A presidente está indo para as urnas na condição de favorita.
Abaixo, reportagens da Agência Brasil sobre as pesquisas:
Datafolha: Dilma tem 48% das intenções de voto e Aécio, 42%
Mariana Tokarnia - Pesquisa Datafolha, finalizada hoje (23), mostra a candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, com 48% das intenções de votos. Aécio Neves, do PSDB, tem 42%. Assim como na pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira, pela primeira vez no levantamento, Dilma lidera a disputa no segundo turno fora da margem de erro.
Votos brancos e nulos somam 5%, enquanto 5% ainda estão indecisos. Considerados os votos válidos (excluindo-se os brancos, nulos e indecisos), Dilma tem 53% e Aécio, 47%. A pesquisa foi contratada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo. Na pesquisa anterior, Dilma tinha 47% e Aécio, 43% dos votos totais.
De acordo com o levantamento divulgado hoje, 41% afirmaram não votar em Aécio "de jeito nenhum", enquanto 37% afirmaram não votar em Dilma.
A pesquisa Datafolha ouviu 9.910 eleitores na quarta-feira (22) e na quinta-feira (23). A margem de erro é dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01162/2014.
No primeiro turno, Dilma Rousseff obteve 41,59% dos votos válidos e Aécio Neves recebeu 33,55%. O segundo turno das eleições presidenciais será no próximo domingo (26).
Ibope: Dilma tem 49% e Aécio, 41% das intenções de voto
A pesquisa Ibope divulgada hoje (23) mostra a candidata do PT, Dilma Rousseff, com 49% das intenções de votos. Aécio Neves, do PSDB, tem 41%. Votos brancos e nulos somam 7% e não sabem ou não responderam 3%. Na pesquisa anterior, divulgada no último dia 15, Aécio tinha 45% das intenções de voto e Dilma, 43%. Brancos e nulos somavam 7%. Os que não sabiam ou não responderam, 5%.
No caso dos votos válidos, ou seja, excluídos brancos, nulos e os eleitores que se declaram indecisos, mesmo procedimento utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial da eleição, de acordo com o instituto, Dilma aparece com 54% das intenções de votos e Aécio com 46% . Na pesquisa anterior, Aécio tinha 51% e Dilma, 49% dos votos válidos.
Quanto ao percentual de rejeição, de acordo com o Ibope, Aécio tem 42% e Dilma, 36%.
O Ibope ouviu 3.010 eleitores em 203 municípios, entre os dias 20 e 22 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-01168/2014. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo.

No primeiro turno das eleições, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dilma Rousseff obteve 41,59% dos votos válidos e Aécio Neves, 33,55%.

Clientes saqueiam loja de compra premiada

Revoltados com a falta de explicações a respeito da não entrega de bens adquiridos através do sistema de compra premiada, no município de Igarapé do Meio, supostos clientes de uma loja do ramo resolveram saquear o estabelecimento. O fato aconteceu na tarde da última quarta-feira (22). Os saqueadores levaram vários móveis, eletrodomésticos, eletroeletrônicos e o que mais encontraram no interior da loja.

De acordo com informações colhidas no local, o fato se deu por conta dos clientes terem quitado várias motos no sistema de compra premiada e não receberam seus “prêmios”.
Uma loja da mesma rede de compra premiada, localizada em Santa Inês, por pouco não foi saqueada na manhã desta quinta-feira (23).

Sabendo do ocorrido na cidade de Igarapé do Meio, clientes da compra premiada se dirigiram ao estabelecimento para cobrar explicações. Porém, a loja manteve suas portas fechadas.

Casa pega fogo e casal morre carbonizado em São Mateus

Um casal morreu carbonizado no bairro Tânia Amorim, em São Mateus do Maranhão, na madrugada desta quinta-feira (23).

Antonio Expedito e Maria do Carmo Rodrigues, de idades ainda não reveladas, teriam morrido abraçados. Eles estavam separados há tempos, mas Expedito visitava a ex-companheira regularmente.

As chamas consumiram toda a residência e o Corpo de Bombeiros chegou para fazer o rescaldo após uma hora do chamado.

A Polícia Civil investiga o que poderia ter causado o incêndio.

Dois homicídios são registrados na feira do João Paulo em menos de 12 horas

Nesta quarta-feira (22), dois homicídios foram registrados na feira do João Paulo, na capital maranhense, em um intervalo de menos de 12 horas – entre 10h e 17h30. Uma das vítimas, Charles Muller Pereira da Silva, de 20 anos, morreu depois de ser atingida por uma bala perdida, no período da manhã.

De acordo com informações da Polícia Militar, por volta das 10h, um traficante de nome Edson teria se dirigido ao mercado para cobrar um feirante. Na ocasião, o suspeito efetuou um disparo contra o devedor, atingido a cabeça de Charles Muller.

O jovem ainda foi socorrido e levado para o Hospital Municipal Djalma Marques, o Socorrão 1, mas não resistiu ao ferimento. Charles Muller residia no Residencial Morada Nova – região do Conjunto Lima Verde.

O segundo homicídio se deu por volta das 17h30, na Projetada – no Barés/João Paulo, também nas dependências da feira do João Paulo. Desta vez, a vítima foi Fredson da Conceição Máximo, de 32 anos – atingido com vários tiros, sendo a maioria na região da cabeça.

Conforme contou o soldado F. Costa, do 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Fredson foi morto quando estava sentado em uma calçada, ingerindo cachaça e fazendo palavras cruzadas. Segundo o pouco que militar conseguiu colher, pois no local imperava a “lei do silêncio”, o autor ou autores do homicídio já chegaram atirando sem chance de a vítima esboçar qualquer reação.