Páginas

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Carro capota em colisão na BR 222 em Chapadinha


Uma pessoa ficou ferida em acidente registrado na tarde desta segunda-feira (21) na BR 222, povoado Barroca da Vaca, no município de Chapadinha.(atualizado às 19h07)
Na colisão, um veículo Chevrolet Celta bateu na traseira de um Corsa Classic no mesmo sentido após passar por um quebra-molas. Uma mulher teria se ferido e foi encaminhada para o Hospital Antonio Pontes de Aguiar (HAPA), mas não corre risco de morte. Engarrafamento se formou no local.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) não recebeu nenhum chamado na região. Foto|divulgação: Rafaela Silveira (Blog Alexandre Cunha)

Pais são responsáveis por metade dos abusos a crianças

Levantamento feito com dados dos conselhos tutelares de todo o país revela que pais e mães são responsáveis por metade dos casos de violações aos direitos de crianças e adolescentes, como maus-tratos, agressões, abandono e negligência.
Os números retirados do Sistema de Informações para a Infância e Juventude, do governo federal, apontam 229.508 casos registrados desde 2009, sendo que, em 119.002 deles, os autores foram os próprios pais (45.610) e mães (73.392).
O levantamento, baseado em informações de 83% dos conselhos tutelares brasileiros, mostra também que os responsáveis legais foram autores de 4.403 casos, padrastos tiveram autoria em 5.224 casos e madrastas foram responsáveis em 991.
Para Ariel de Castro Alves, advogado membro do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca) e fundador da Comissão Especial da Criança e do Adolescente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), esses dados são assustadores porque as situações de risco à criança são criadas pelas pessoas em que elas mais confiam e das quais dependem para sobreviver.
Ariel de Castro citou como exemplo o caso recente do menino Bernardo Uglione Boldrini, de 11 anos, assassinado em Três Passos (RS). O próprio pai, a madrasta e uma enfermeira são os principais suspeitos. Uma das motivações teria sido uma herança, além de uma pensão.
"É um problema que não decorre apenas das situações econômicas e sociais, como o caso do menino Bernardo mostra. Muitas vezes, as situações que envolvem pessoas pobres são mais denunciadas até pela facilidade de os vizinhos terem acesso, pelas formas de moradia, as pessoas são mais comunicativas nas regiões mais periféricas. Agora, a violência também ocorre em famílias mais abastadas, mas muitas vezes [as violações] não são denunciadas, na tentativa de manter um certo status familiar”, disse ele.

O advogado destaca a falta de programas sociais voltados para a orientação e um acompanhamento mais permanente de famílias em conflitos. Ariel de Castro criticou o fato de, muitas vezes, as autoridades não considerarem as reclamações feitas pela própria criança, como no caso do menino Bernardo, que chegou a pedir ajuda ao Ministério Público para não morar mais com o pai e a madrasta. “A palavra da criança tem que ser levada em conta, como prevê o direito ao protagonismo, o desejo de não continuar mais com os pais”, defendeu. Da ABr

Comandante de Polícia mata a esposa com 7 tiros no PI

O comandante de polícia de Cocal de Telha, sub-tenente Hugo Viana, assassinou na noite deste domingo (20/04), sua esposa, Neilvia Estevão, dentro de sua casa, com pelo menos sete tiros, no centro do município de Capitão de Campos, região Norte do Piauí.

A população, revoltada, tentou agredir o sub-tenente e colocar fogo na casa, mas foram impedidos pela polícia. O policial ainda tentou ir na casa da sogra, mas foi capturado pela polícia. O militar chegou a atirar e atingir de raspão a perna de um delegado.

A Força Tática levou o sub-tenente Hugo para o quartel da Polícia Militar em Piripiri, onde está detido. A perícia vai fazer exame de corpo e delito no corpo da mulher e tentar descobrir as causas do assassinato.


Populares e vizinhos não sabem o motivo do crime, mas informações extra-oficiais dão conta de que o PM era muito ciumento e que após uma discussão entre ele e a vítima, o mesmo teria usado sua arma de trabalho para disparar contra a companheira.



SEM CONTROLE: Três presos fogem por túnel descoberto em Pedrinhas

Detentos fugiram do CDP na manhã desta segunda-feira (21).
Peter Cabral Machado, o 'Paulista' foi recapturado logo após a fuga.



Três detentos fugiram por um túnel do Centro de Detenção Provisória (CDP), em Pedrinhas, na manhã desta segunda-feira (21). De acordo com a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária do Maranhão (Sejap), o túnel foi descoberto quando a administração iniciaria a revista geral da unidade. Peter Cabral de Araújo Machado, conhecido como ‘Paulista’, foi recapturado já fora do presídio.

Segundo o secretário de Justiça e Administração Penitenciária, Sebastião Uchoa, as circunstâncias serão apuradas. “Não fizeram a as vistorias necessárias e rotineiras antes e durante o feriado. A PM e a Força Nacional já estão no local dando apoio nos procedimentos de revistas”, disse.

O Centro de Detenção Provisória tem capacidade para 404 presos, mas atualmente abriga 520 detentos.

Esta é a terceira fuga registrada no Complexo Penitenciário de Pedrinhas em 2014. A primeira ocorreu no dia 30 de março, quando quatro detentos fugiram do Presídio São Luís I. No dia 3 de abril, 10 presos fugiram do Presídio São Luís II. Um total de 17 detentos já fugiram do Complexo Penitenciário só este ano. Entretanto, a Sejap não soube informar quantos presos já foram recapturados.

Sobre a última fuga, o secretário Sebastião disse que, assim como nos demais casos, será instaurada 'sindicância para apurar responsabilidade administrativa por negligência en regras de segurança preventiva prisional'.

Informações do G1 Maranhão