Páginas

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

JANOT: PEDIDO DO PSDB É DE 'IMPRUDÊNCIA A TODA PROVA'

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou hoje (3) ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) parecer contrário ao pedido do PSDB para auditar o resultado das eleições presidenciais. Segundo o procurador, o partido “visa promover gravíssimo procedimento de auditoria sem que exista qualquer elemento concreto que o justifique”.
No entendimento de Janot, o pedido do PSDB é baseado em especulações de usuários das redes sociais, sem nenhum indício de fraude. "Não se pode justificar postura de um partido político do tamanho e da representatividade do requerente de, em baseando-se unicamente em comentários formulados em redes sociais, em boatos muitas vezes camuflados pelo anonimato, pretender a instauração de um procedimento que, a par de não previsto em lei, pode comprometer a credibilidade do sistema eleitoral deste país. Tal medida é de uma imprudência a toda prova, dada a real possibilidade de criar uma situação de instabilidade social e institucional", diz.
O procurador-geral também ressalta no parecer que medidas de fiscalização, públicas a todos os partidos, foram disponibilizadas ao PSDB, como cópias dos boletins de urna, de arquivos eletrônicos, além de acesso aos programas de totalização dos votos. “Vê-se, pois, a partir de tais exemplos, que o sistema eleitoral brasileiro, ao qual o partido requerente empresta tão pouca credibilidade, por conta de boatos postados em redes sociais, pode ser amplamente acompanhado e fiscalizado, em suas mais diversas fases, pelos partidos políticos, circunstância que, aliada á ausência de indícios mínimos de irregularidade apontados pelo requerente impõem o indeferimento do pleito", entende Janot

No pedido de auditoria, protocolado na semana passada, o PSDB diz ter “absoluta confiança” de que o tribunal garantiu a segurança do pleito, mas pretende tranquilizar eleitores que levantaram, por meio das redes sociais, dúvidas em relação à lisura da apuração dos votos. O partido solicitou que o TSE crie uma comissão formada por integrantes dos partidos políticos para fiscalizar todo o processo eleitoral, desde a captação até a totalização dos votos. O partido não pede a recontagem dos votos. O pedido deve ser julgado pelo plenário do TSE esta semana.

Aprovada nova vacina tetravalente contra gripe

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (03), o registro de uma nova vacina. As atuais são chamadas trivalentes, pois imunizam contra três cepas de vírus influenza: dois tipos de cepa A e um tipo de cepa B.
Já a nova vacina é tetravalente, pois é composta por dois tipos de cada uma das cepas, informou a Veja.
De acordo a Anvisa, a vacina influenza tetravalente lançada nesta segunda-feira é indicada para imunização ativa de adultos e de crianças com idade acima de três anos.

A composição da vacina é recomendada anualmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com base nas informações recebidas no mundo sobre a prevalência das cepas circulantes. Assim, a cada ano, a vacina da gripe é modificada com o objetivo de proteger contra os tipos mais comuns de vírus.

Prefeitura de Anajatuba desviou R$ 9 milhões, diz Fantástico

O programa Fantástico denunciou a prefeitura de Anajatuba no quadro "Cadê o dinheiro que estava aqui?", lançado neste domingo. Segundo a reportagem, a gestão municipal cometeu uma fraude que pode ter desfalcado o município em 9 milhões de reais.

O ilícito ocorria em contratos que a prefeitura mantinha com quatro empresas que foram contratadas para coletar lixo e alugar máquinas e equipamentos. Segundo a reportagem, as firmas tiravam notas frias e não entregavam o serviço contratado. O dinheiro era desviado. As empresas mantinham sedes de fachada. O responsável pela criação delas seria Fabiano Bezerra, empresário local.

Entre as empresas citadas estão a A4 e a MR Serviços. Formalmente, o dono de uma delas é um taxista, que diz ter sido usado para a articulação da fraude. Depois que as denúncias vieram à tona, ele diz se sentir ameaçado e teme sofrer represálias. O taxista anda armado, com medo de sofrer um atentado.

O responsável pelas denúncias é o vice-prefeito Sidney Pereira, que descobriu os ilícitos, reuniu os documentos e entregou ao Ministério Público. O prefeito, Hélder Aragão negou qualquer irregularidade e disse que das empresas citadas apenas a A4 ainda mantém contrato com a prefeitura. As outras firmas deixaram que ser fornecedores da prefeitura após a denúncia ser formalizada.

Por telefone, Fabiano Bezerra negou ter criado as empresas para desviar dinheiro público. Disse que a A4 tem uma sede "top de linha" e funciona normalmente. A sede de fato existe, mas só há quatro meses. E segundo vizinhos não há nenhuma movimentação no local.


Fim de semana violento: oito mortes em 28 horas

A Secretaria de Segurança registrou oito homicídios entre a 0h de sábado (1) e 18h de domingo (2). Entre os mortos estão um policial militar, morto numa troca de tiros com um assaltante num estabelecimento comercial no Bairro São Cristovão. O soldado da PM foi identificado como Dezivaldo Costa dos Santos, de 37 anos e o assaltante morto pelo PM se chamava Josias Trindade Damasceno e tinha 22 anos.
Josias já havia sido preso duas vezes em flagrante pela polícia. A primeira prisão aconteceu em 15 de janeiro de 2011. Ele e um comparsa fizeram três assaltos e foi surpreendido por uma viatura da PM quando tentava fazer o último assalto. O segundo crime foi em 23 de setembro de 2012. Todos os casos foram contra pedestres e na região do São Cristovão.
No sábado, por volta de 1h da madrugada, Francisco José de Lima de 51 anos foi assassinado no Bairro Pedrinhas com um tiro. O autor do disparo ainda não foi encontrado.
Já no início da noite de sábado, Marcone Silva Ferreira de 31 anos foi morto na Vila J. Lima. Ele chegou a ser levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos. A polícia também não tem motivação para o crime.
Pouco mais de uma hora após a morte de Marcone, homens dentro de uma caminhonete prata atiraram contra Marcelo Nascimento Brito de 25 anos no São Bernardo.
No Bom Jesus, cerca de 40 minutos mais tarde José Horlando Santos Costa, de 24 anos também era alvejado com tiros disparados em via pública.
Com características semelhantes foi assassinado Jorge Adalberto Santos Rocha, de 30 anos, na Vila Embratel, às 21h44.
Na madrugada de domingo, Luís Pereira Rubinho, de 44 anos foi morto na Vila São José, em Paço do Lumiar.