Páginas

sexta-feira, 9 de maio de 2014

TSE: Brasil vai ter 141,8 milhões de eleitores aptos a votar em outubro


O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Marco Aurélio Mello, anunciou hoje (9) que houve crescimento de 4,43% no número de eleitores aptos a votar nas eleições de outubro. De acordo com balanço parcial divulgado pelo ministro, o pleito deste ano contará com 141,8 milhões de eleitores. Em 2010, foram 135,8 milhões, o que representa aumento de 6 milhões de eleitores. Os dados revelam ainda que foi superada a meta de cadastramento de eleitores pela biometria. As informações foram divulgadas após o fim do prazo para regularização do título de eleitor, na última quarta-feira (7). O balanço final será concluído até o dia 21 de julho.
Os números também mostram aumento de mais de 600% no número de solicitações de pessoas com deficiência para votar em seções especiais. De 1º de janeiro a 7 de maio, 1,04 milhões de eleitores fizeram o pedido na Justiça Eleitoral. Nas eleições de 2010, o número chegou a 148 mil. De acordo com o levantamento, houve diminuição de 47,32% no número de eleitores que pediram transferência de domicílio eleitoral. Neste ano, foram 1,13 milhão de transferências efetivadas, contra 2,13 milhões no pleito passado.
A Justiça Eleitoral também superou em 6,28% a meta de cadastrar 22 milhões de eleitores por meio da biometria. Até o dia 7 de maio, foram realizados 23,3 milhões de cadastros. Na eleição passada, a biometria foi usada para a identificação de 1,1 milhão.

O primeiro turno das eleições será no dia 5 de outubro.

Município e Estado são obrigados a regularizar o transporte escolar


Atendendo pedido do Ministério Público do Maranhão (MPMA) formulado em Ação Civil Pública, a Justiça determinou, em 8 de maio, que o Município de Bacuri e o Estado do Maranhão se abstenham imediatamente de transportar alunos das redes públicas municipal e estadual em veículos irregulares, ou seja, inapropriados para o transporte escolar ou dirigidos por motoristas sem habilitação.
Propôs a ação a promotora de justiça Alessandra Darub Alves, da comarca de Bacuri. A decisão foi assinada pelo juiz Marcelo Santana Farias.
Foi determinada também a suspensão das aulas das redes pública municipal e estadual, pelo prazo de 15 dias, a contar da decisão, devendo neste intervalo ser providenciada a contratação de transporte regular. As aulas devem ser repostas no prazo de 30 dias após o fim da suspensão.
Município e Estado também estão obrigados a regularizar o transporte escolar dos alunos, devendo os veículos que prestam o serviço obedecerem as normas de segurança previstas no art. 136 do Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/1997), no prazo de 15 dias.
Outro item da decisão obriga o Município e o Estado a se absterem de firmar novos contratos para o transporte escolar que não atendam as especificações legais.
Em caso de descumprimento de qualquer item da decisão, foi estabelecida uma multa diária de R$ 50 mil a ser cobrada tanto às fazendas públicas municipal e estadual quanto aos gestores: prefeito, secretário municipal de Educação,  governadora do estado e secretário de estado da Educação.
DEFENSORIA
A promotora de justiça Alessandra Darub Alves encaminhou ofício, em 5 de maio, à Defensoria Pública  do Estado, pedindo o envio do Núcleo Itinerante e de Projetos Especiais a fim de prestar atendimento às demandas individuais das vítimas e das famílias afetadas pelo acidente ocorrido na noite do dia 29 de abril, que resultou na  morte de oito estudantes.
Em resposta, a Defensoria Pública afirmou que o núcleo deverá ser deslocado ao município de Bacuri até o final do mês de maio.


CÂMARA DE VEREADORES REALIZA SEÇÃO EM HOMENAGEM ÀS MÃES DE VITÓRIA DO MEARIM


 Seção solene de sexta feira (09/05/2014) em comemoração ao dia das mães.
A câmara de vereadores de Vitória do Mearim realizou uma seção especial para homenagear, e presentear as mães, com muitos brindes.
O presidente  Helio silva iniciou a seção agradecendo a presença de todas as mães, e registrando a presença de sua mãe.
Estiveram presentes: Helio Silva, Maria Assad, nego mauro, Sandra, Zé Maria, DD aboiador, Fátima Amorim, George paz, e Baitó Maciel.
No inicio foi apresentado um slide com uma mensagem em homenagem às mães.
O presidente lamentou o fato de ser primeiro dia das mães dos vereadores George e DD aboiador sem suas mães, e homenageou soa mãe, sou sogra, e sua esposa.
A vereadora Fátima Amorim falou do desafio de ser mãe, principalmente nos dias  de hoje, pelo foto de a família esta perdendo o valor por conta da modernidade.
A vereadora Baito Maciel destacou o papel da mãe na sociedade, e na formação de homens e mulheres de bem, e também a importância para a humanidade quando DEUS escolheu Maria para ser a mãe do nosso salvador JESUS CRISTO.
O vereador nego Mauro prestou homenagem aos vereadores George e DD aboiador, e parabenizou todas as mães de Vitória do Mearim, e falou do papel da mãe na formação dos filhos.
A vereadora Sandra parabenizou sua mãe, agradeceu a presença de todas, e desejou dias melhores para as mães vitorienses.
O vereador DD aboiador não conseguiu falar de tanta emoção por ter perdido sua mãe a pouco tempo todos os presentes compartilharam da emoção do vereador.
O vereador Zé Maria contou a história de vida de sua mãe em tempos difíceis, a luta para o criar com seus irmãos, sua mãe já faleceu a 20 anos mais foi muito importante para que ele se tornasse o Homem que é hoje, parabenizou todas as mães trabalhadoras.
A vereadora Maria Assad falou importância das mães na vida de seus filhos, leu uma mensagem às mães, e também pediu a DEUS que conforte todas as pessoas que já perderam suas mães.
O vereador George também muito emocionado por ter perdido sua mãe a pouco tempo, agradeceu a DEUS por tudo que sua mãe fez por ele e seus irmãos, parabenizou as mães presentes, sua esposa e sua sogra pelo dia das mães.

Em seguida foi realizado um sorteia para presentear as mães, o presidente encerrou a seção, logo após foi servido um coquetel aos presentes.




























Proprietário de bar morre após cair de telhado

Mesquita, de 58 anos, morreu após cair do telhado do estabelecimento, no Parque Vitória, em São Luís, na manhã desta sexta-feira (9), segundo o Corpo de Bombeiros.
De acordo com informações de testemunhas, ele estava acompanhando uma obra no telhado do bar, quando pisou em falso em uma telha, caiu e bateu a cabeça em um ar-condicionado. A vítima morreu na hora.
Segundo os peritos, o telhado possui aproximadamente 15 metros e, no momento da queda, a vítima estava sem equipamentos de segurança.
José César Mesquita estava organizando o aniversário de sete anos do bar e casa de show, que aconteceria neste sábado (10).


Pesquisa mostra vitória de Flávio Dino em 1º turno, apesar de subida de Edinho


Divulgada na noite desta quinta (08), pesquisa do Instituto Exata mostra que, se as eleições fossem hoje, o pré-candidato de oposição Flávio Dino venceria Lobão Filho, candidato do grupo Sarney, ainda no primeiro turno, com percentual de 56% contra 23% do peemedebista. Os pré-candidatos Marcos Silva (PSTU) e Luís Pedrosa (PSOL) aparecem cada um com 1% nas intenções de voto. 11% dos entrevistados disseram que não votariam em nenhum. Não sabem ou preferiram não responder somam 8% do eleitorado consultado.

A pesquisa mediu também a rejeição dos pré-candidatos ao governo. Quando os entrevistados eram perguntados em quem não votariam de jeito nenhum, Lobão Filho aparece na dianteira, com 38% de rejeição no eleitorado; Flávio Dino tem 12%, seguido de Saulo Arcângeli com 10%, Pedrosa 9%, Nenhum (14%) e “Não sabe” (17%).

A pesquisa da TV Guará/Exata foi realizada entre os dias 03 e 07 de maio e está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo 010/2014. Foram ouvidos dois mil eleitores em 45 municípios do Maranhão. A margem de erro é de 2,5% para mais ou para menos. Este é o primeiro levantamento do instituto Exata para as eleições de 2014, não havendo quadro comparativo com outros institutos.
Eleições para o Senado – No Senado, a disputa é liderada pelo ex-prefeito João Castelo, que teria 36% dos votos, seguido por Roberto Rocha, 24%; Gastão Vieira, 14%; Haroldo Sabóia, 8%. Votos brancos, nulos e de quem ainda não decidiu totalizaram 18%.
No segundo cenário, a Exata substituiu Gastão pelo presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo. Neste caso, João Castelo aparece com 39% das intenções de votos, seguido por Roberto Rocha, 27%; Haroldo Sabóia, 10%, e Arnaldo Melo, 4%. Votos brancos, nulos e de quem ainda não decidiu totalizaram 20%.
O levantamento também perguntou aos eleitores em quem eles não votariam de jeito nenhum. João Castelo teve a maior rejeição, com 16%, seguido por Arnaldo Melo (14%), Haroldo Sabóia (13%), Gastão Vieira (13%) e Roberto Rocha 8%.
Eleições presidenciais – Entre os três principais pré-candidatos à Presidência da República, a atual presente Dilma Rousseff (PT) é a favorita no Maranhão, com 66% da intenção de votos no estado. Em seguida a pesquisa apontou um empate técnico entre os candidatos de oposição do PSB, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos e o pré-candidato do PSDB à Presidência, senador Aécio Neve, ambos com 10% dos votos. Votos brancos, nulos e de quem ainda não decidiu totalizaram 14%.

DATAFOLHA CONFIRMA SENSUS E APONTA SEGUNDO TURNO

Ele seria disputado entre a presidente Dilma Rousseff, do PT, que recuou de 38% para 37%, e o senador Aécio Neves (PSDB-MG), que foi de 16% a 20%; Eduardo Campos, do PSB, subiu de 10% a 11%, enquanto Pastor Everaldo (PSC) teve 3% e Eduardo Jorge (PV), José Maria (PSTU), Denise Abreu (PTN) e Randolfe Rodrigues (Psol) conseguiram, cada um, 1%; assim, os votos da oposição somariam 38% contra 37% do governo; resultado torna disputa mais emocionante


A nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta-feira, confirma os resultados do levantamento Istoé/Sensus, da semana passada, e indica a tendência de segundo turno nas eleições presidenciais.
Eis os resultados:
                                         2 e 3 de abril                          7 e 8 de maio


Dilma Rousseff                        38%                                37%
Aécio Neves                            16%                                20%
Eduardo Campos                     10%                                11%
Pastor Everaldo                        2%                                  3%
Eduardo Jorge                          1%                                 1%
José Maria                               1%                                 1%
Denise Abreu                           1%                                 1%
Randolfe Rodrigues                   0%                                 1%


Governo versus oposição em 2 e 3 de abril: 38% a 31%
Governo versus oposição em 7 e 8 de maio: 37% a 38% 
Os resultados do Datafolha são fruto de entrevistas com 2.844 eleitores, em 174 municípios.
De acordo com o instituto, Dilma segue uma curva de gueda gradual, enquanto seus adversários estão em ascensão.
Outro fator negativo para a presidente foram os índices de rejeição. No levantamento do Datafolha, 35% não votariam nela, contra 33% em Campos, 31% em Aécio e apenas 17% em Lula, que tem a menor rejeição.
Nas simulações de segundo turno, no entanto, Dilma superaria seus adversários. Ela venceria Aécio Neves por 47% a 36% e Eduardo Campos por 49% a 32%.