Páginas

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Mãe e filho morrem em Penalva neste sábado

No município de Penalva, no bairro Anil, mãe e filho foram assassinados dentro da própria residência, na madrugada deste sábado (22).
Odete Reis e seu filho Rarison Reis Barroso, conhecido como “     Mala Mala” foram mortos após dois elementos ainda não identificados invadirem a residência. O companheiro de Odete, Raimundo tentou salvar as vítimas e acabou sendo ferido na perna, mas não corre risco de morte.
Segundo informações da Superintendência de Polícia Civil do Interior (SPCI), os bandidos foram em busca de Rarison, mas acabaram assassinando também a própria mãe.
Policiais civis e militares continuam em busca dos autores do crime.



VITÓRIA DO MEARIM: CARNAVAL 2014


O artista plástico Samuel Rodrigues continua trabalhando acelerado na confecção  da decoração da praça rio Branco para o carnaval 2014. Segundo a secretaria de cultura, já esta quase tudo pronto, o pacote de bandas com 13 bandas, 22 blocos, a ekip zathura, chuveiro, banheiros químicos, e muita segurança.

O carnaval de Vitória do mearim é um dos melhores do maranhão, e recebe foliões de toda parte do Brasil.












Polícia mata 9 bandidos em troca de tiros em MG

Uma troca de tiros entre uma quadrilha de assaltantes e policiais terminou com a morte de pelo menos nove criminosos e deixou cinco feridos, entre eles três policiais civis, durante a madrugada deste sábado (22) emItamonte (MG). Segundo a Polícia Civil,  a quadrilha agia em várias cidades do interior de Minas Gerais e de São Paulo.

Segundo a Polícia Civil, por volta das 2h os criminosos explodiram caixas eletrônicos do Banco Bradesco e durante a ação, foram cercados pelos policiais, que já tinham informações sobre a possibilidade do assalto. O grupo estava dividido e se dirigiu para duas agências da cidade. Durante a ação, houve troca de tiros e nove suspeitos morreram baleados. Os corpos foram levados para o IML de 
São Lourenço (MG).
De acordo com as primeiras informações da polícia, oito suspeitos mortos eram de Mogi das Cruzes (SP) e um era de Itanhandu (MG). Três policiais civis foram atingidos por disparos feitos por fuzis. Eles foram socorridos em um helicóptero e levados para São Paulo (SP). Dois criminosos também ficaram feridos e foram internados em estado grave.

Quase 200 policiais civis e militares de Minas Gerais e de São Paulo participaram da ação. A Polícia Rodoviária Federal também apoiou a operação. Embora os policiais tenham cercado a cidade, alguns criminosos conseguiram fugir. Segundo o chefe do Departamento de Polícia de Pouso Alegre (MG), João Eusébio Cruz, a quadrilha já vinha sendo investigada há pelo menos três meses e ele acredita que ela seja formada por 20 pessoas.

Um homem de 26 anos foi preso pela Polícia Civil de Mogi das Cruzes em um condomínio de luxo na cidade de Arujá (SP). Com ele, foram apreendidos uma moto, veículos e dinheiro manchado com tinta vermelha, proveniente do sistema de segurança dos caixas eletrônicos.
Durante da ação em Itamonte foram apreendidos fuzis, espingardas calibre 12, pistolas, dinamites, munições e coletes à prova de bala.

Com este, foram registradas oito ocorrências de ataques a caixas eletrônicos neste ano no Sul de Minas. Em 2013, o número foi de 77 casos na região.


Adolescentes morrem eletrocutados em Presidente Vargas

Dois adolescentes morreram eletrocutados na noite desta sexta-feira, (21), no município de Presidente Vargas. De acordo com populares, eles voltavam de um culto evangélico de bicicleta. Devido a falta de iluminação no local, eles não perceberam cabos da rede de alta tensão caídos no meio da estrada e ao entrar em contato foram eletrocutados.

Revoltados, parentes e amigos das vitimas reclamaram que até a manhã deste sábado, (22), os corpos dos adolescentes continuam no local do acidente. Nem a polícia, Cemar ou Conselho Tutelar estiveram no local para tomar as devidas providências.

Homem é morto com três facadas em Imperatriz


Um homem morreu após levar três facadas no início da madrugada deste sábado (22) próximo ao estádio Frei Epifânio D’Abadia, em Imperatriz.

Juscelino, como era conhecido, recebeu duas facadas no peito e uma no abdômen. Ele chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e foi levado para o hospital municipal de Imperatriz, mas não resistiu aos ferimentos.

Mulher é detida por agredir a filha de seis anos na cidade de Pedreiras

Uma mulher identificada como Ozeilde Sousa Silva, 30 anos, foi detida suspeita de maus tratos contra a própria filha de seis anos, na cidade de Pedreiras.

Policiais militares lotados na 10ª Companhia Independente prenderam, Ozeilde, após denuncias de vizinhos por ouvirem os gritos da criança. Segundo o major Mauricio Robson, comandante da 10ª C.I, que é vizinho da família ouvia os gritos da criança.

Ao chegar ao local, os policiais encontraram a criança desmaiada. A menina apresentava várias lesões pelo corpo. A criança foi socorrida e encaminhada ao Hospital Geral de Presidente Dutra, onde foi submetida aos exames de corpo de delito e toxicológico. A polícia aguarda o resultado dos exames. A menina permanece internada no hospital.

Na residência da família foram apreendidas várias garrafas de bebidas alcoólicas. No local estavam a criança, a mãe e a avó da menina.

Ozeilde Sousa Silva foi conduzida à 14ª Delegacia Regional de Pedreiras e foi autuada em flagrante delito pelo crime de maus tratos. No momento da prisão ela estava embriagada. Ela vai ficar custodiada no Centro de Ressocialização de Pedreiras.

Algumas garrafas foram apreendidas e vão ser periciadas para identificar se existe alguma substância diluída na bebida. De acordo com informações policiais, as marcas no corpo da menina indicam que ela é vítima das agressões já há algum tempo. O delegado pontuou que é preciso aguardar a emissão dos laudos médicos para precisar o período. 

A avó da menina ainda não compareceu à delegacia. Ela deve ser intimada para prestar esclarecimentos na delegacia.

Com a presença de Bento XVI, Papa Francisco nomeia 19 novos cardeais

RIO e ROMA (Itália) — Com a presença do Papa emérito, Bento XVI, o Papa Francisco realizou, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, o primeiro consistório de seu pontificado na manhã deste sábado. A cerimônia, que começou às 11h (7h, no horário de Brasília), consistiu na nomeação dos novos 19 cardeais da Igreja Católica, entre eles, o arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta, que recebeu o barrete e o anel cardinalícios das mãos de Francisco, já vestido com a nova batina. O anúncio de que dom Orani, principal organizador da Jornada Mundial da Juventude, seria um dos novos cardeais foi feito pelo Papa durante a oração do Ângelus em 12 de janeiro.

A presença do Papa emérito na celebração não era esperada e foi uma surpresa. Foi a primeira vez que ele apareceu em um evento público desde que renunciou em fevereiro de 2013. Além de Bento XVI, estava presente também a presidente Dilma Rousseff, vestida de preto e sentada na primeira fileira dos convidados. Nesta sexta-feira, ela, foi recebida por Francisco e o convidou a assistir aos jogos da Argentina na Copa.
Além do Brasil, países como Itália, Alemanha, Reino Unido, Nicarágua, Canadá, Costa do Marfim, Argentina, Coreia do Sul, Chile, Burkina Faso, Filipinas, Haiti, Espanha e Santa Lúcia passam a ter representantes entre os cardeais. Dos 19 anunciados, 16 têm menos de 80 anos e poderão votar no Conclave que elegerá o sucessor do atual Papa.Com os novos purpurados o Colégio Cardinalício passa a ter 218 cardeais vindos de 68 países.
A cerimônia deste sábado foi marcada por cânticos e orações, na melhor tradição da Igreja. Na homilia, o Papa Francisco comentou o Evangelho de Marcos, sublinhando duas afirmações do texto: "Jesus caminhava à frente deles" e "Jesus chamou-os". Após a homilia e o profundo silêncio de recolhimento que se lhe seguiu, o Papa Francisco procedeu à leitura da fórmula de criação e proclamou solenemente os nomes dos novos cardeais, para os unir com "um vínculo mais estreito à Sé de Pedro".
Logo depois, seguiu-se a profissão de fé e o juramento dos novos cardeais, de fidelidade e obediência a Francisco e seus sucessores, "agora e para sempre". Um a um ajoelharam-se aos pés do Papa, para dele receberem o barrete cardinalício, imposto "como sinal da dignidade do cardinalato", significando que todos devem estar prontos a comportar-se "com fortaleza, até à efusão do sangue", como refere-se o ritual. O Papa, então, entregou aos novos cardeais o respectivo anel, para que se "reforce o amor pela Igreja". Foi atribuído a cada cardeal uma igreja de Roma, simbolizando a "participação na solicitude pastoral do Papa" na cidade. Cada um recebeu ainda a bula de criação cardinalícia, momento selado por um abraço de paz.
Além do anel, do barrete e da nova batina, dom Orani e os novos cardeais já haviam recebido, na quinta-feira, uma nova cruz. Durante a cerimônia na Basílica de São Pedro, os cardeais vestiram uma espécie de capa por cima da batina, de cor púrpura. A cor representa o martírio pelo sangue — pois, como cardeais, eles estão agora mais próximos do papa. Nesta sexta, perguntado pelo GLOBO se sentia o peso de ser cardeal, dom Orani disse:

— É o peso da responsabilidade, porque é um grupo de 120 cardeais do mundo inteiro (reunidos agora em Roma). Estamos perto do Santo Padre e sabemos que o papa não só tem a responsabilidade na Igreja Católica como é líder mundial também nas questões de paz, fome, justiça, refugiados. Peço a Deus que me ajude para poder exercer bem essa missão.

Aprovação do governo Dilma cai de 43% para 39%, indica pesquisa Ibope

A taxa de aprovação do governo Dilma Rousseff caiu de 43% em dezembro para 39% neste mês, indicou pesquisa divulgada nesta sexta-feira (21) pelo site do jornal "O Estado de S.Paulo", que encomendou o levantamento ao instituto.
O Ibope ouviu 2.002 eleitores em 141 municípios entre os últimos dias 13 e 17. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos – isso quer dizer que a aprovação do governo pode variar no intervalo entre 37% e 41%.
O histórico dos levantamentos realizados pelo Ibope para o jornal indica que a aprovação ao governo tem sofrido oscilações desde a onda de protestos de junho do ano passado. Em julho de 2013, o percentual dos que consideravam o governo Dilma "ótimo" ou "bom" caiu de 55% para 31%. No mês seguinte, o índice subiu para 38%. Em setembro, foi para 37% e, em novembro, para 39%.

Segundo a pesquisa, o governo obteve as melhores taxas de aprovação entre o eleitorado com mais de 55 anos (45%), escolaridade até a quarta série do ensino fundamental (50%) e renda de até um salário mínimo (49%) e as piores no eleitorado com menos de 24 anos (35%), escolaridade superior (26%) e renda de mais de cinco salários mínimos (34%).
Por região, a melhor aprovação está no Nordeste (51%), de acordo com o levantamento. As piores taxas estão no Sudeste (33%) e no Norte/Centro-Oeste (32%)
Os entrevistados também responderam ao Ibope sobre a realização da Copa do Mundo no Brasil – 58% são favoráveis e 38% contrários. Os que julgam que a Copa resultará em mais benefícios que prejuízos para o país são 43% e os que avaliam o contrário são 40%.
tópicos:


Três profissionais de imprensa são assassinados em uma semana

Após a morte do repórter cinematográfico Santiago Andrade, em consequência de um rojão que atingiu sua cabeça quando cobria uma manifestação no Rio de Janeiro, e mesmo com apelos internacionais para cessar a violência contra jornalistas, outros 3 assassinatos de profissionais de imprensa foram registrados no Brasil nos últimos dias. A FENAJ cobra medidas urgentes de combate à impunidade.

No dia 11 de fevereiro dois homens em uma moto alvejaram com três tiros o radialista Edílson Dias Lopes, da rádio comunitária Explosão Jovem FM, em frente de sua residência, na cidade de Pinheiros, no Espírito Santo. Crime semelhante ocorreu no dia 13, quando Pedro Palma, dono do jornal Panorama Regional, foi morto a tiros em frente a sua casa em Miguel Pereira (RJ), também por duas pessoas em uma moto.

Já no dia 16, José Lacerda da Silva, cinegrafista da TV Cabo Mossoró, no Rio Grande do Norte, também foi assassinado em uma via pública com vários tiros, quando foi surpreendido por um veículo com pelo menos duas pessoas à bordo. Lacerda chegou a ser socorrido, mas faleceu antes de chegar ao hospital.

Com a morte de Santiago Andrade, no dia 10 de fevereiro, ampliaram-se, além de manifestações de entidades dos jornalistas e de empresas de comunicação, uma série de posicionamentos nacionais e internacionais com relação às agressões contra profissionais de imprensa. No mesmo dia, o Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional (CCS) repudiou a violência contra jornalistas. No dia 12, a Relatoria Especial para a Liberdade de Expressão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) condenou a agressão e solicitou às autoridades que realizem investigações imediatas para esclarecer os fatos, identificar e punir os responsáveis.

A FENAJ defendeu, em atividades no Rio de Janeiro no dia 11, ações mais efetivas dos governos e empresas de garantias ao trabalho dos jornalistas. O apelo foi feito diretamente em encontro dos diretores da FENAJ Celso Schröder e José Carlos Torves com o governador Sérgio Cabral Filho e, depois, com a ministra Maria do Rosário, da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República. No dia 18 de fevereiro, em reunião com diversas entidades, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, anunciou que estão em estudo um projeto de lei para coibir a violência em manifestações públicas, entre outras leis.


Para o presidente da FENAJ, Celso Schröder, o projeto de lei em estudo pode ser positivo, mas são necessárias medidas urgentes não só quanto à segurança da sociedade e de jornalistas na cobertura de manifestações públicas. "Nos três assassinatos recentes é preciso esclarecer as circunstâncias e motivações, mas esta agressão crescente mostra que os governos no Brasil precisam ser mais ágeis em medidas de combate à violência e impunidade nos crimes contra profissionais de imprensa", completa.
Do blog do Gilberto Lima