Páginas

sexta-feira, 28 de março de 2014

CÂMARA DE VEREADORES APOIA IMPLANTAÇÃO DE PROJETO BOMBEIRO MIRIM EM VITÓRIA DO MEARIM


A seção da Câmara de vereadores de vitória do mearim realizada nesta sexta feira (28) presidida pelo vereador Helio silva presidente da casa, foi de grande relevância, pois debateu assuntos de interesse da comunidade vitoriense.
Estiveram presentes na seção todos os 11 vereadores: Helio Silva, George Paz, Sandra, Dede aboiador, Baitó Maciel, Fátima Amorim, Nego Mauro, Zé Maria, Maria Assad,Cristiano falcão, e Biné Cardoso.
No primeiro momento o presidente apresentou o tenente coronel Alves do corpo de bombeiros do maranhão, que veio a Vitória do mearim, apresentar o projeto social da corporação, bombeiro mirim. O projeto tem como objetivo formar cidadão. A faixa etária de idade será de 7 aos 17 anos de idade. Podem participar do projeto meninos e meninas, pra inicio estarão disponíveis 100 vagas.
O programa contara com a parceria da câmara de vereadores, e prefeitura, e busca outras parcerias. O coronel disponibilizou seus números de telefone para mais informações, 98-8845-6861 e 8138-9051.
Todos os vereadores declararam apoio ao projeto.
Prosseguido com a seção, na ordem do dia, foi apresentado mensagem do poder executivo, que visa implantar o programa municipal de saneamento básico. O poder executivo enviou à câmara projeto de lei que pretende reestruturar o previm, matéria de grande importância que devera promover fortes debates. O projeto será encaminhado para apreciação das comissões.
No pequeno expediente, a vereadora Fátima Amorim, denunciou a Cemar pela derruba da plantação de eucalipto nas margens da BR 222, e ainda comentou que a ponte sobre o igarapé do puraqueu será concluída pele prefeitura.
O vereador Cristiano Falcão destacou a necessidade de ampliação da guarda municipal para atender o povoado coque, ele falou também do problema da água no povoado coque.
O presidente Helio Silva informou que o programa luz para todos será concluído em Vitória do mearim, levando energia a todas as casas do município que ainda não tem.
 O vereador George também fez uso do tempo de 5 minutos, e falou da necessidade de discutir a cobrança da taxa de embarque no terminal rodoviário da cidade, e a necessidade de fazer cumprir a lei que limita o volume de som automotivo na cidade que incomoda muita gente.
O vereador DD aboiador também fez uso do seu tempo, e fez um requerimento verbal, solicitando o recolhimento do lixo no povoado são Lourenço.
O presidente Helio Silva encerrou a seção em nome de Deus.




Dilma anuncia mudança em mais dois ministérios


A presidenta Dilma Rousseff anunciou hoje (28) mais uma etapa da reforma ministerial iniciada em janeiro, com troca de comando em duas pastas do governo: Secretaria de Relações Institucionais e Secretaria de Direitos Humanos.
Ricardo Berzoini vai assumir a Secretaria de Relações Institucionais, até então ocupada por Ideli Salvatti, que deixa a pasta para comandar a Secretaria de Direitos Humanos. A atual ministra, Maria do Rosário, deixa o governo para concorrer às eleições de outubro. A posse dos novos ministros está marcada para terça-feira (1), às 11h, no Palácio do Planalto.
As mudanças foram confirmadas por meio de nota divulgada pela Secretaria de Comunicação Social. “A presidenta agradeceu a dedicação, competência e lealdade de Maria do Rosário ao longo de seu governo e tem certeza de que ela continuará dando sua contribuição ao país”, diz o texto.
Desde janeiro, Dilma fez mudanças nos comandos da Casa Civil e dos ministérios da Educação, da Saúde, da Secretaria de Comunicação Social, da Agricultura, do Desenvolvimento Agrário, das Cidades, do Turismo, da Pesca e Aquicultura e da Ciência, Tecnologia e Inovação. Em fevereiro, a presidenta trocou o comando da pasta do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Já os ministros interinos da Integração Nacional e de Portos assumiram depois que o PSB entregou seus cargos ao governo em outubro de 2013.
O deputado federal Ricardo Berzoini é filiado ao PT desde 1980. No primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foi ministro de duas pastas: Previdência e Assistência Social, e Trabalho e Emprego. Entre 2005 e 2010, Berzoini foi presidente nacional do PT, partido do qual já foi vice-líder na Câmara. Funcionário de carreira do Banco do Brasil desde 1978, o novo ministro tem curso superior incompleto de engenharia.
À frente da Secretaria de Relações Institucionais desde junho de 2011, Ideli Salvatti está no segundo mandato de senadora. No Senado, atuou como líder do PT e do bloco de apoio ao governo, e como líder do governo no Congresso. Antes de assumir a Secretaria de Relações Institucionais, Ideli foi ministra da Pesca e Aquicultura nos primeiros meses do governo Dilma. Antes de ser senadora, foi deputada estadual de Santa Catarina também por dois mandatos.

Com mais essa troca no primeiro escalão, quinze ministérios tiveram seus comandos alterados.


Cultura machista está impregnada na sociedade brasileira, diz socióloga

A revelação de que a maioria dos brasileiros concorda que o comportamento da mulher pode motivar o estupro comprova que a cultura machista está impregnada nos homens e nas mulheres da sociedade brasileira, segundo a socióloga Nina Madsen, integrante do Colegiado de Gestão do Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea). A pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostrou que 58,5% dos entrevistados concordaram totalmente ou parcialmente com a frase "Se as mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros".
Os pesquisadores também avaliaram a seguinte frase: "Mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas". O levantamento mostrou que 42,7% concordaram totalmente com a afirmação e 22,4% parcialmente; 24% discordaram totalmente e 8,4% parcialmente. Das 3.810 pessoas entrevistadas, 66,5% eram mulheres.
“Nossa sociedade é violenta contra as populações marginalizadas e as mulheres compõem essa população. A culpa da violência sexual nunca é das mulheres. Temos que educar os meninos a não estuprar. Hoje eles aprendem que uma menina que se veste de uma determinada forma está provocando e que eles têm uma pretensa autorização para fazer uso daquele corpo que está sendo exposto. Temos que interferir nesse processo”, disse Nina.
Para a socióloga, os parâmetros educacionais e culturais precisam ser modificados. “É preciso atuar com muita força e continuidade na mudança cultural e a educação formal tem que incorporar os conteúdos que dizem respeito aos direitos das mulheres e à igualdade de gênero”, acrescentou.
Nina ressalta que o novo Plano Nacional de Educação (PNE), que está tramitando no Congresso, prevê uma educação voltada para a promoção da igualdade de gênero. No entanto, diz a socióloga, esse princípio está sendo questionado por grupos conservadores, sobretudo pela bancada evangélica, que querem retirá-lo do texto.
“Os grupos conservadores estão numa campanha ferrenha para que isso seja eliminado do texto do plano. Eles estão combatendo o que chamam de uma ideologia de gênero. Isso é um retrocesso gravíssimo. Se o governo permitir que isso aconteça estará sendo conivente com essa cultura do estupro revelada nesses dados que o Ipea apresentou”, disse Nina.
Outra pesquisa do Ipea revela que a maioria das vítimas de estupro é mulher, sendo 70% crianças e adolescentes. “A escola é espaço estratégico porque tem centralidade na vida dos jovens. É um espaço de proteção e que aciona o Estado. Por isso, precisa ser um lugar que se estruture em torno dos princípios da igualdade de gênero, dos direitos das mulheres e das crianças e adolescentes”, destacou a integrante do Cfemea.
A presidenta Dilma Rousseff defendeu hoje (28) “tolerância zero" à prática deste tipo da violência contra a mulher. “Pesquisa do Ipea mostrou que a sociedade brasileira ainda tem muito o que avançar no combate à violência contra a mulher. Mostra também que governo e sociedade devem trabalhar juntos para atacar a violência contra a mulher, dentro e fora dos lares”, escreveu Dilma, em sua conta no Twitter.


Três assaltos a agências dos Correios no Maranhão, nesta sexta

MARANHÃO - Foram registrados, somente na manhã desta sexta-feira (28), assaltos a agências dos Correios de, pelo menos, três cidades do interior do Estado, segundo informações da rádio Mirante AM.
No município de Belágua, dois bandidos renderam o gerente de um banco. Ao serem informados pela vítima que não seria possível abrir o cofre, que funciona automaticamente, eles resolveram assaltar o próprio funcionário. Dele, levaram a quantia de R$ 300, além de relógio, celular e cordão. Segundo informações, os suspeitos, ainda, se dirigiram à agência dos Correios da cidade, onde roubaram a quantia de R$ 500.
Outro caso aconteceu em Morros, onde três homens armados assaltaram a agência do município. Já na cidade de Alto Alegre do Maranhão, dois homens são suspeitos de participação de assalto, também, à agência dos Correios.



Documento sin título
chevrolet

¡SUBITE A TU CHEVROLET 0KM!

CHEVROLET ONIX

 

NUEVO ONIX 5P 1.4 N LT

Desde $119.030

prisma

NUEVO PRISMA4P 1.4 LT M/T

Desde $124.040

¡TU 0KM EN CUOTAS!

También tenemos otros modelos para vos...

CELTA COBALT SPIN
CLASSIC SONIC S-10
PROMOCIONES VALIDAS SOLO POR 72HS O HASTA AGOTAR STOCK
TOMAMOS TU AUTO USADO COMO FORMA DE PAGO (solo para AMBA y CABA)

Corpo de homem é encontrado em saco na Vila Esmeralda, em Imperatriz

O corpo de um homem conhecido como Índio foi encontrado na manhã desta sexta-feira (28) na Vila Esmeralda, em Imperatriz. O corpo estava dentro de um saco com as mãos e os pés amarrados. A perícia criminal esteve no local e corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal do município.







Castanha-do-pará é indicado contra a depressão

Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que 24 milhões de pessoas sofram com este transtorno mental na América Latina. Nosso cérebro produz uma substância chamada serotonina, um neurotransmissor capaz de trazer a sensação de bem-estar, de regular o humor e também dar a sensação de saciedade. 
Hábitos alimentares podem auxiliar na produção dessa substância, ajudando a combater a depressão concomitante ao tratamento médico. Um dos alimentos que ajuda neste tratamento é a castanha-do-pará.
Conhecida por muitos brasileiros, a castanha-do-pará é também um alimento muito bom para o organismo. Por conter gordura mono e poli-insaturadas, mantém o nível de açúcar no sangue estável, e ainda ativa o metabolismo para a queima da gordura. Diminui também o nível de insulina liberada pelo pâncreas, ajudando a converter a gordura corporal em energia.
Rica em selênio e ômega 3, a castanha-do-pará contribui com a produção da serotonina, auxiliando ainda na redução do estresse. A substância responsável pela redução deste sintoma é o antioxidante selênio. A produção cerebral da serotonina exige substâncias como o triptofano, o magnésio, o cálcio, a vitamina B6 e o ácido fólico.

No entanto, não é indicado substituir um tratamento pelas castanhas. Elas devem ser ingeridas como um complemento ao tratamento seja ele por meio de medicamentos ou terapia. A quantidade ideal recomendada para o consumo da castanha-do-pará é de duas a três unidades ao dia.

Polícia Federal faz operação contra tráfico de drogas em Itapecuru-Mirim no Maranhão

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira (28) uma operação em Itapecuru-Mirim no Maranhão, e mais três estados  para desarticular uma quadrilha de tráfico de drogas. Estão sendo cumpridos 33 mandados de prisão e 35 mandados de busca e apreensão.


As cidades mato-grossenses de Rondonópolis, de Cuiabá, de Poconé, de Mirassol d'Oeste e de Cáceres (MT), além de Goiânia e Uruana, em Goiás,  Floriano (PI) e Juazeiro (BA), também estão na operação da Polícia Federal.


De acordo com a PF, os suspeitos são investigados desde agosto do ano passado com a colaboração das polícias Rodoviária Federal e Militar de Mato Grosso. Durante a operação, já foram apreendidos 65 quilos (kg) de cocaína e 4 kg de maconha, além da prisão de seis envolvidos e da apreensão de um menor.

Nas investigações, a PF identificou que os traficantes de Rondonópolis adquiriam cocaína e maconha, comercializam na região e distribuíam para outros estados. A droga, segundo a PF era comprada nas cidades de Cáceres e Mirassol d'Oeste.

Os acusados responderão pelos crimes tráfico de drogas e de associação para o tráfico, cujas penas variam entre cinco a 15 anos e três a dez anos de reclusão, respectivamente. As penas poderão ser aumentadas de um sexto a um terço porque a quadrilha usava menores de 18 anos. Um suspeito poderá ser indiciado por homicídio qualificado, com pena entre 12 e 30 anos de reclusão.


Anatel aprova fusão entre Oi e Portugal Telecom

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou ontem (27) a fusão das operadoras Oi e Portugal Telecom, que será chamada de CorpCo e controlará as atividades das duas empresas no Brasil e no mundo. O relator da matéria, Rodrigo Zerbone, condicionou a anuência prévia à apresentação de certidão de regularidade fiscal dos controladores da empresa.
Além da Oi e da Portugal Telecom, o banco BTG Pactual deverá apresentar a documentação, apesar de não estar definido se ele fará parte do bloco de controle da empresa. “Toda a análise da operação foi feita como se o BTG estivesse entrando, se ele de fato entrar, temos uma análise aprovada da agência”, explicou Zerbone. A nova empresa deverá ter sede no Brasil, com controle das operações no
A Anatel determinou que a Superintendência de Competição da agência, depois de concretizada a operação, adote as medidas necessárias para identificar o controle e acompanhar as alterações da estrutura societária da CorpCo, tendo em vista a pulverização do capital da empresa. “Como grande parte das ações da empresa estará em negociação na Bolsa de Valores, é importante que a Anatel tenha mecanismos para acompanhar a evolução da estrutura societária e da própria influência do controle dentro da empresa”, disse o relator.
A fusão entre as operadoras Oi e Portugal Telecom foi aprovada sem restrições pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) em janeiro deste ano. A aliança foi anunciada em 2011. O Cade entendeu que a fusão não vai trazer problemas concorrenciais no Brasil. Hoje (27), a fusão foi aprovada pela assembleia geral de acionistas da Oi. A previsão de aumento de capital é de, pelo menos, R$ 13,1 bilhões na operadora brasileira, segundo fato relevante informado à Comissão de Valores Mobiliários.


Dáhlia Ferreira pode ter sido esquartejada viva


Após descobrir o corpo esquartejado da jovem estudante de Jornalismo, Dáhlia Ferreira, de 22 anos, as investigações forenses entraram em cena para elucidar alguns questionamentos do brutal crime, acontecido no bairro da Cohab.
Primeiramente a polícia da capital maranhense tenta descobrir quais os motivos teriam levado Raphael Carvalho, companheiro da garota, a assassiná-la.
Mas o importante trabalho dos peritos do Instituto de Criminalística (Icrim) já está surtindo resultado, pois na noite de quinta-feira (27), foi utilizado o luminou no apartamento do casal. O luminou, que é um reagente químico que coloca em evidência marcas de sangue que foram limpas em superfícies, revelou manchas de sangue no local.
De acordo com o diretor do Icrim, Carlos Roxo, foi encontrado somente alguns pequenas manchas de sangue dentro do apartamento, o que leva a concluir que a garota não foi morta e nem esquartejada dento da moradia.
Ainda com informações de Roxo, existe a possibilidade da Dáhlia ter sido esquartejada viva, pois o médico legista não encontrou nenhuma lesão aparente no corpo, como perfuração de arma branca, tiro, estrangulamento ou pancada, que pudesse tirar a vida da vítima. “Existe sim a possibilidade dela ter sido esquartejada viva, como também tem a hipótese da garota ter sido drogada e ter morrido antes de ser dilacerada. Isso só o médico legista vai poder informar com os exames. Vamos lembrar do caso do Monte Castelo, onde pensávamos a mesma coisa e descobrimos que o assassino misturou veneno chumbinho na bebida da vítima. E depois de morta foi esquartejada”, esclareceu Carlos Roxo.
O perito revelou que a polícia encontrou um balde com vestígios de sangue e um arco de serra, material que pode ter sido usado para esquartejar a jovem. “Nós tínhamos descartado a possibilidade dele ter matado a menina no apartamento. Estamos tentando saber se ele a esquartejou no beco do condomínio ou em outro lugar”, finalizou.