Páginas

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Filha do ex-prefeito de Raposa é sequestrada

Nancy Carneiro, A filha do ex-prefeito do Município de Raposa, Onacy Vieira Carneiro, foi sequestrada no inicio da tarde de hoje (17), na porta de sua residência. Segundo informações da policia dois homens armados abordaram o veiculo de Nancy quando ela estava saindo de sua casa. Os bandidos entraram no veiculo da filha do ex-prefeito, acompanhados de outros dois suspeitos.
Os sequestradores seguiram rumo São Luís com a ex-secretária de saúde da cidade, acompanhados de outro veículo. Segundo as testemunhas, pelo menos seis bandidos participaram do crime.
Há cerca de uma hora Nancy foi encontrada em um posto de combustível no Bairro do Araçagy na Capital maranhense.


Anvisa libera uso do primeiro substituto do sal no Brasil

Você já pensou em comer todos os alimentos salgados que gosta sem correr o risco de aumentar sua pressão arterial? Pois é exatamente isso o que a Matrix Health apresenta ao mercado brasileiro ao lançar o primeiro salgante do país, um substituto do sal que não contém sódio. 

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o consumo de sal (cloreto de sódio) recomendado é de dois gramas por dia, podendo-se chegar ao máximo de cinco. Pesquisas mostram que, em geral, o brasileiro consome mais que o dobro do limite, chegando a ingerir 12 gramas de sal diariamente.

O resultado não é difícil prever. Calcula-se que mais de 44 milhões de brasileiros, cerca de 20% da população é hipertensa, necessitando praticar dietas hipossódicas. “As consequências da chamada pressão alta são muitas, sendo que em casos mais graves o paciente pode vir a ter um infarto do miocárdio, muitas vezes levando-o à morte instantânea”, afirma o sócio diretor da Matrix Health, Nilson Capozzi.

Além das pessoas que sofrem com hipertensão arterial, nota-se que a redução da ingestão de sódio também é bastante desejada pelos que adotam estilos de vida mais saudáveis, os chamados fitness. “O sódio, entre outros males, provoca inchaço e retenção de líquidos. Quem se preocupa com a saúde e beleza do corpo quer evitar isso”, completa.

O problema é tão grave que em 2012 o Ministério da Saúde e a Abia (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação) anunciaram mais uma etapa de um programa para redução de sódio em produtos processados no Brasil, estipulando a diminuição do uso de sal nos caldos, temperos, margarinas e cereais matinais. Nas etapas anteriores, foram definidas metas de redução de sódio em produtos como massas instantâneas, pães de forma, batatas fritas e biscoitos. A expectativa é que a quantidade de sódio no mercado reduza pelo menos 8,8 mil toneladas até 2020.

Mas a cassada ao sódio acaba de ganhar um novo aliado. Depois de cinco anos de projeto, e algumas tentativas de trazer salgantes importados para o Brasil, a Matrix Health desenvolveu um salgante genuinamente brasileiro. A pesquisa foi comandada pelo experiente químico e farmacêutico, professor da USP com especialização nos EUA e colaborador de muitas empresas farmacêuticas nacionais e multi nacionais, Massayoshi Yoshida.

O produto foi testado pela Unifesp em ratos normotensos (sem hipertensão arterial) e hipertensos. O resultado é que após sete e dez dias ingerindo a dose equivalente à recomendada para ingestão humana de sal comum, tanto os normotensos como os hipertensos apresentaram aumento da pressão arterial. Com o Bio Salgente, que é à base de cloreto de potássio, ambos os grupos apresentaram a manutenção da pressão arterial. A tese vai ao encontro do conceito atual da implantação de alimentos que propiciem uma redução da ingestão de sal e terapia não medicamentosa no combate à hipertensão arterial.

O Bio Salgante, que está registrado na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), promete ser uma opção mais saudável tanto para hipertensos quanto para normotensos, certamente mudando o nosso jeito de consumir alimentos salgados. Com um paladar agradável e extremamente próximo ao do sal, muitas vezes seu uso nem foi percebido em testes cegos. Sua única restrição em relação ao sal comum é que o salgante não deve ser submetido a temperaturas superiores a 180 graus ºC, devendo passar por um processo de cozimento mais brando.

“Ficamos extremamente felizes por conseguir desenvolver um produto tecnicamente tão bom e capaz de auxiliar na manutenção da pressão arterial. Isso certamente garante mais sabor e prazer às pessoas que são obrigadas a manter dietas hipossódicas e àquelas que desejam preservar-se dos malefícios do sal, como a retenção de líquidos e sobrepeso hídrico”, conclui Capozzi.

PRF apreende produtos sem selo da Anatel no Maranhão

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu na madrugada deste domingo (16), no km 154 da BR 135, próximo a região de Araguaína, no Tocantins, uma carga contendo 250 celulares de diversas marcas, sendo em sua maioria smartphones, além de 250 baterias, 250 carregadores e alguns volumes de fone de ouvido. A carga estava em um ônibus que fazia linha interestadual no sentido São Paulo a São Luís e que foi abordado pela PRF.

O material detido, que não continha o selo da Agência Nacional de Telecomunicações, tinha como destino final a cidade de Bacabal, a 240 km de São Luís, e tinha nota fiscal da empresa Nave Prata Presentes LTDA. Toda a mercadoria foi recolhida e encaminhada a Secretária da Fazenda do Tocantins.

Segundo os policiais responsáveis pela operação, os produtos apreendidos não tinham nenhuma relação com os passageiros que estavam no ônibus e que mesmo sendo considerado um crime de aparência pouco ofensiva, a venda de produtos irregulares é fonte de renda de diversas organizações criminosas que atuam nas fronteiras do país.

ECONOMIA INTERROMPE QUEDA E CRESCE 0,59% NO 3º TRIMESTRE


Depois de duas quedas no primeiro e segundo trimestres desse ano, o índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br) do Banco Central, espécie de prévia do PIB, registrou crescimento de 0,59% no terceiro, saindo da condição de recessão técnica.
No final de agosto, quando foi divulgado o resultado do segundo trimestre, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, havia negado o estado de recessão técnica no País e anunciado expectativa de que a situação melhoraria nos próximos meses, pois, segundo ele, alguns entraves do segundo trimestre não iriam "se repetir".
"Não se deve falar em recessão porque recessão é uma parada prolongada, como ocorreu nos países europeus com vários meses conseguidos de PIB negativo. Aqui estamos falando de um trimestre, no máximo dois, e a economia está movimento. Recessão é quando você tem desemprego aumentando, a renda da população caindo. Aqui temos o contrário", comentou ele à época.
A presidente Dilma Rousseff também afirmou na ocasião que a turbulência era momentânea. "O governo está criando condições para que no próximo trimestre haja uma grande recuperação", comentou Dilma em agosto. Ela justificou que a queda do segundo trimestre se devia ao número de feriados, "o maior da história", devido à Copa do Mundo. Leia abaixo reportagem da agência Reuters sobre o resultado de julho a setembro:
Economia brasileira cresce 0,59% no 3º tri e sai da recessão, indica BC
SÃO PAULO (Reuters) - A economia brasileira acelerou o ritmo de crescimento em setembro para fechar o terceiro trimestre no azul, mostrou o Banco Central nesta segunda-feira, numa indicação de que o país deve ter saído da recessão técnica.
O Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br), considerado espécie de sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), avançou 0,59 por cento entre julho e setembro sobre o segundo trimestre, quando houve queda de 0,79 por cento sobre janeiro-março.
Só em setembro, o indicador subiu 0,40 por cento sobre agosto, quando havia subido 0,20 por cento sobre o mês anterior. O resultado de setembro veio acima do esperado pelo economistas consultados pela Reuters, cuja mediana apontava para alta de 0,14 por cento.
No primeiro semestre deste ano, a economia brasileira entrou em recessão, levando os agentes econômicos a piorarem suas projeções. Pesquisa Focus do BC mostrou que, pela mediana das contas, o PIB crescerá 0,21 por cento neste ano, muito aquém da expansão de 2,5 por cento de 2013.
O cenário de fraco crescimento vem junto com o de inflação elevada, que levou o BC a iniciar um novo ciclo de aperto monetário no final do mês passado.
O IBC-Br também mostra estagnação no acumulado do ano até setembro, com ligeira alta de 0,01 por cento, sendo que em 12 meses, tem alta de 0,60 por cento.
Apesar dos melhores números trazidos pelo indicador, a economia brasileira não consegue mostrar sinais mais consistentes de aceleração.
Em setembro, a produção industrial interrompeu dois meses seguidos de alta, ao mesmo tempo em que o varejo desacelerava a expansão.

O IBC-Br incorpora estimativas para a produção nos três setores básicos da economia: serviços, indústria e agropecuária, assim como os impostos sobre os produtos.

Ladrões roubam 580 kg de dinamite em Codó e deixam polícia alarmada

Ladrões ainda não identificados pela polícia conseguiram roubar, na madrugada deste domingo, 580 kg de dinamite de dentro da fábrica de cimento Nassau, localizada no município de Codó, distante 280 km de São Luís. A polícia foi avisada da ocorrência e deu início a investigações. Autoridades policiais ficam alarmadas, porque há a suspeita de envolvimento de uma quadrilha especializada em roubo a bancos.
Segundo delegados da Polícia Civil, a dinamite é frequentemente usada para explodir agências, principalmente no interior do estado.Por conta da gravidade do fato, a direção da Nassau pediu apoio às Forças Armadas, que acionou uma unidade do Exército, para tentar localizar e resgatar os explosivos. O secretário de Segurança Pública do Estado, Marcos Afonso Júnior, informou que a Polícia Civil também já deu início às investigações.Até ontem à noite, não havia pistas sobre os bandidos, muito menos sobre a localização da dinamite roubada.

Irmão mata irmão a golpe de foice em Paulo Ramos


Na zona rural do município de Paulo Ramos, um homem identificado como Zé Almir  matou a golpes de foice o próprio irmão.
Francisco, que era conhecido como “Chico com fome”, foi atingido no pescoço e não resistiu.  O crime aconteceu na MA 006, próximo ao povoado Nova Olinda.
Os  dois irmãos estavam a caminho do trabalho quando tiveram uma discussão.
A polícia militar ainda se deslocou ao local na intenção de capturar o assassino, mas não obteve êxito.

O suspeito permanece foragido.