Páginas

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

EM RESPOSTA, PETISTAS DIZEM QUE LULA SALVOU PLANO REAL

Depois de ouvir diversas uma série de críticas à gestão petista e elogios ao Plano Real, em sessão no Senado que celebrou os vinte anos da moeda, parlamentares do PT foram à tribuna rebater os discursos tucanos. O mais contundente foi o da ex-ministra da Casa Civil, senadora Gleisi Hoffmann, que disse reconhecer "a importância do Plano Real", mas destacou que o ex-presidente Lula "salvou e resgatou" a moeda.
Segundo Gleisi, Lula demonstrou profundo compromisso com o Estado brasileiro ao acolher o Plano Real no início do seu primeiro governo, em 2003. "Reconheço a importância do Plano Real, respeito o que foi feito, mas a verdade tem que vir às claras, não se pode omiti-la. Se demos uma colaboração importante a esse processo foi o resgate do Plano Real quando o presidente Lula assumiu em 2003", discursou.
A senadora citou números da economia para apontar o cumprimento das metas de inflação, a redução dos juros e do Risco Brasil, o aumento do superávit primário e a redução da relação entre a dívida pública e o Produto Interno Bruto (PIB). Além disso, citou o crescimento no investimento e no consumo. Para ela, os governos do PT, além de resguardarem os pressupostos da macroeconomia, ousaram nas políticas sociais.
Como exemplo de avanços nos últimos 11 anos, ela citou a criação de 20 milhões de empregos, a retirada de 36 milhões de pessoas da miséria e a ascensão de 42 milhões de brasileiros à classe média. "Hoje, temos um país com estabilidade macroeconômica, mas um país que inclui sua gente, que tem desenvolvimento sustentável e que tem respeitabilidade pelo seu povo", disse a ex-ministra.
O senador Eduardo Suplicy também foi à tribuna defender o governo do PT, mencionando números da economia citados por Lula hoje em artigo publicado no jornal Valor Econômico (leia aqui).
Pelo Twitter, o senador Humberto Costa (PE), líder do PT na Casa, também rebateu às críticas do PSDB feitas nesta terça-feira. "Presto meu reconhecimento aos ex-presidentes Itamar e FHC. Mas o PSDB ignorar os avanços dos governos do PT, é estelionato com a História", escreveu. "Adotamos os pressupostos e nos responsabilizamos pelo Plano Real nesses 11 anos. Recebemos o país com inflação de 12,5%. Hoje, é de 5,9%", acrescentou.



Novas regras poderão ser aplicadas a devedor de pensão alimentícia

A votação das regras sobre prisão do devedor de pensão alimentícia é o destaque do Plenário nesta semana. A matéria consta de emenda da deputada Alice Portugal (PCdoB-BA) ao projeto de lei do novo Código de Processo Civil (CPC – PL 8046/10) e tem o apoio do relator, deputado Paulo Teixeira (PT-SP).
A emenda retoma trechos do projeto original do Senado para o código, que mantém a prisão fechada para o devedor de pensão até o pagamento dos atrasados. Já o texto-base aprovado pela Câmara em novembro prevê o regime semiaberto para quem não pagar a pensão e for condenado pelo juiz a regularizar a situação.

Também consta da emenda a possibilidade de a dívida ser protestada em cartório, o que implicará a inclusão da pessoa nos cadastros de proteção ao crédito. Outra mudança em relação ao código atual é a previsão expressa de que o devedor da pensão terá de ficar separado de outros presos no período em que ficar detido, que varia de um a três meses.

Homens morrem eletrocutados em estrada de Codó

Dois homens morreram eletrocutados em uma estrada na zona rural de Codó.
Os homens identificados como Nilson e Rangel voltavam de uma festa em uma motocicleta e não perceberam cabos de alta tensão caídos na via.
A moto das vítimas explodiu e os dois ficaram com parte dos corpos queimados. Eles foram sepultados nesta segunda-feira (24) no povoado Alagadiço, em Chapadinha.

Policiais federais fazem paralisação de 48 horas em São Luís

Policiais federais fazem greve de 48 horas a partir desta terça-feira (25), em São Luís, como parte de uma mobilização nacional da categoria, que reivindica aumento salarial, estruturação de carreira e novo concurso para mais vagas.
A concentração ocorre em frente à sede da superintendência da PF, no bairro da Cohama. Na porta, um elefante branco inflável foi colocado, como forma de protesto. O objetivo é denunciar a lentidão dos inquéritos policiais.
“Todos os serviços essenciais estão funcionando, como emissão de passaportes, trabalho de investigação. Nós não vamos deixar, de maneira nenhuma, de atender a sociedade. Temos colegas que foram requisitados pela Justiça, que estão viajando, por exemplo”, assegurou o presidente do Sindicato dos Policiais Federais, Ribamar Freire.
Na quarta-feira (26), a categoria fará distribuição de planfletos em vários pontos da cidade.
Policiais federais fazem greve de 48 horas a partir desta terça-feira (25), em São Luís, como parte de uma mobilização nacional da categoria, que reivindica aumento salarial, estruturação de carreira e novo concurso para mais vagas.
A concentração ocorre em frente à sede da superintendência da PF, no bairro da Cohama. Na porta, um elefante branco inflável foi colocado, como forma de protesto. O objetivo é denunciar a lentidão dos inquéritos policiais.
“Todos os serviços essenciais estão funcionando, como emissão de passaportes, trabalho de investigação. Nós não vamos deixar, de maneira nenhuma, de atender a sociedade. Temos colegas que foram requisitados pela Justiça, que estão viajando, por exemplo”, assegurou o presidente do Sindicato dos Policiais Federais, Ribamar Freire.
Na quarta-feira (26), a categoria fará distribuição de planfletos em vários pontos da cidade.



Polícia controla princípio de rebelião em delegacia regional de Itapecuru

Clima de tensão na cidade de Itapecuru/Ma no fim da tarde desta terça-feira. Mais de cem detentos da delegacia regional deram início a uma rebelião. A polícia foi acionada e fez uso de bombas de gás lacrimogêneo para conter a ação dos detentos.

A delegacia regional de Itapecuru conta com seis celas que abrigam aproximadamente 110 detentos, o que se configura uma superlotação, já que a capacidade seria para, no máximo, 60 detentos.

Neste momento, toda a corporação da PM no município está na delegacia fazendo a revista nos rebelados.

O motivo da rebelião seria a possível revolta pela transferência de um preso para o presídio de pedrinhas, além da superlotação.

Mais detalhes no programa "Comando da Noite", na Rádio Capital, logo mais, a partir de 21h.



Justiça determina instalação de delegacia de polícia em Timbiras

Como resultado de Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA), em setembro de 2011, a Justiça determinou, em 18 de fevereiro, ao Estado do Maranhão, a instalação, em 30 dias, de delegacia de Polícia Civil no município de Timbiras (a 280 km de São Luís).
Segundo a determinação judicial, assinada pela juíza Daniela de Jesus Bonfim Ferreira, a instalação do estabelecimento policial pode ser feita por meio de construção, locação ou aquisição de um prédio. A decisão também obriga o Estado do Maranhão a fornecer os equipamentos necessários ao funcionamento do órgão policial, como computador, impressora, arquivo, livros de expediente e técnicos.
Outra determinação é o provimento dos cargos de delegado, escrivão e, pelo menos, um agente de polícia para o quadro de servidores da delegacia.
A ação que originou a determinação judicial foi assinada pelo então promotor de justiça da Comarca, Edilson Santana de Sousa.


No primeiro dia de saída dos ocupantes de terras indígenas, Incra se reuniu com famílias


Uma reunião ocorreu ontem, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais da cidade de São João do Caru, para discutir os passos da desocupação das terras indígenas Awá-Guajá e está marcada para hoje um novo encontro com os funcionários do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Maranhão (Incra-Ma), no povoado da Vitória da Conquista, em Zé Doca.

Segundo a determinação da Justiça Federal, assinada pelo juiz José Carlos Madeira, venceu o prazo para as primeiras famílias notificadas deixarem as terras e 427 ocupantes devem desocupar a área indígena até o mês de março deste ano.

Trezentas pessoas, entre cadastrados e não cadastrados, compareceram a reunião. O superintendente do Incra, José Inácio Rodrigues, falou que há 569 vagas disponíveis para o assentamento nas cidades de Parnarama e Coroatá, como ainda afirmou que até o momento 224 famílias tiveram o cadastro homologado para obter a sua terra. Além disso, elas terão direitos os benefícios federais como Crédito Apoio e Fomento, Pronaf, vias de acesso e assistência técnica e a políticas públicas como o Minha Casa, Minha Vida, Luz para Todos e Água para Todos.

Ainda durante o encontro, muitos ocupantes falaram que não queriam ser enviados para localidades longe da área Awá-Guajá, no entanto, Inácio Rodrigues declarou que outras áreas nas cidades de Zé Doca, Bom Jardim, Bom Jesus das Selvas, Igarapé Grande, Alto do Gurupi e Buriticupu estão sendo analisadas para haver espaço para assentamento. “Estamos fazendo um levantamento das terras para fazer o assentamento, mas, somente, teremos obrigação com as famílias cadastradas e que foram homologadas”, detalhou Inácio Rodrigues.

Visita dos deputados

Os deputados federais Weverton Rocha (PDT/MA) e Luis Carlos Heinze (PP/RS), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), tiveram um encontro, na tarde de ontem, com o juiz federal José Carlos Madeira para intermediar em prol dos ocupantes da terra indígena.

Weverton Rocha explicou que ele e o presidente da FPA procurarão também as demais instituições governamentais envolvidas no caso para sensibilizar todos pela causa. “Viemos fazer um apelo a favor destas centenas de famílias que moram há mais de 20 anos na localidade. Não podemos aceitar que a desintrusão seja concluída sem que estes trabalhadores sejam assistidos pelo poder público”, disse

Segundo dados repassados pela Secretaria-Geral da Presidência da República, a estimativa inicial era de que o processo de desintrusão custaria em torno de R$ 7 milhões aos cofres públicos. “Com essa verba gasta nesta operação, seria possível reassentar todos estes agricultores”, destacou o deputado.

Além dos parlamentares, o assessor jurídico da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema), Émerson Galvão, participou da reunião com o juiz. Ainda no domingo, 23, o deputado denunciou que o processo de desintrusão da reserva indígena Awá-Guajá foi iniciado dois dias antes do prazo determinado pela Justiça. A data para o início da desintrusão de cerca de 1.200 famílias que residem no local seria a partir desta segunda-feira (24), mas alguns dos pequenos agricultores já começaram a sair de suas casas no sábado passado.



Polícia prende três suspeitos de assaltar Coca-Cola e recupera metade do dinheiro roubado


A polícia conseguiu prender três homens suspeitos de participar do assalto à unidade da Coca-Cola, no município de Paço do Lumiar. Com eles, foi recuperado a metade do dinheiro levado durante o assalto e mais um veículo Corsa Sedan e uma Hilux, que também teriam sido levados durante o crime. A Hilux seria do gerente da unidade.

Foram presos: Léo Franklin Bandeira Bispo, Davi Serejo da Silva e Bruno Henrique Santos Costa.

O assalto à unidade da Coca-Cola de Paço do Lumiar, ocorreu na tarde desta segunda-feira (24). Segundo informações, os bandidos levaram cerca de R$ 26 mil.


Deputado Othelino critica artigo de Sarney que fala sobre “mudanças” no Maranhão

O deputado estadual Othelino Neto (PCdoB) criticou, na sessão de ontem, artigo do senador José Sarney, publicado no jornal O Estado do Maranhão, sob o título “Está acontecendo uma grande mudança no nosso Estado”. Segundo ele, o ex-presidente do Senado parece ter escrito sobre outro Estado ou um Maranhão que, certamente, ainda vai chegar a ser real, mas que, infelizmente, não é aquele que se conhece.
Othelino disse que a transformação que, infelizmente, ocorreu foi o empobrecimento do Maranhão nos últimos 50 anos. Segundo o deputado, o Estado com grande potencial, que poderia ser um dos grandes destaques da Nação, passou a ficar cada vez mais pobre no decorrer dos anos, não só no aspecto econômico, mas também no que diz respeito aos indicadores sociais, à distribuição de renda, à educação, etc.
“Enfim, o Estado passou a liderar os mais diversos indicadores negativos. Certamente, não é essa a transformação a que o senador Sarney se refere. Mas no título, ele tem razão, pena que ele fala de um Estado que não é real. Não sei se está vendo demais a propaganda do governo da filha ou se está prestando pouca atenção no que está acontecendo”, frisou Othelino.
Durante o pronunciamento, Othelino elencou uma série de potencialidades do Maranhão, apontadas por Sarney como conquistas do grupo, mas que na realidade são riquezas próprias do Estado.  Ele citou, por exemplo, o Porto do Itaqui e disse que ele não foi uma obra do governo Roseana e que a privilegiada localização geográfica é uma vantagem natural que faz dele um ponto estratégico.
“Sarney fala do gás no Maranhão como se também fosse uma realização da governadora Roseana. Aliás, cita também investimentos de termoelétricas. Fala do potencial do Sul do Maranhão, tudo isso como conquistas, supostamente, do grupo que comanda”, criticou Othelino.
Othelino critica ainda a abordagem que Sarney faz sobre a Refinaria da Petrobrás, prometida na eleição passada e nunca implantada no Estado, tentando passar a ideia de que “ela seria favas contadas”. Segundo o deputado, o senador se refere ao “embuste eleitoral que serviu para enganar os maranhenses, que foi bandeira de campanha da governadora Roseana e que não saiu da terraplanagem”.
O deputado do PCdoB critica ainda trecho do artigo de Sarney que fala que o Maranhão inteiro está ligado por estradas asfaltadas. Para Othelino, o Estado ainda está muito longe disso e, ainda assim, muitas MA’s recém-construídas já estão esburacadas.

Por último, Othelino criticou ainda a referência feita por Sarney ao Programa de Combate à Pobreza. Segundo o deputado, o maior legado é o famigerado Instituto Vera Macieira, que recebeu alguns milhões de reais do governo Roseana; não tem sede e nem realizou as obras previstas em convênios assinados para garantir “qualidade de vida”. “O caso está no Ministério Público e estamos esperando atuação”, disse.

Bandidos explodem caixa eletrônico do Bradesco no sul do estado


Bandidos explodiram na madrugada de hoje (25), um caixa eletrônico da agência do Bradesco da cidade de Governador Edison Lobão, a 30 quilômetros de Imperatriz. Eles usaram dinamite para abrir o equipamento que ficou completamente destruído.
O bando ainda tentou explodir o outro caixa, mas a ação foi interrompida. Os bandidos levaram todo o dinheiro e fugiram pela BR 010. A polícia investiga o caso.


Dez homens assaltam cinco ônibus no Terminal da Praia Grande


Vários assaltos a ônibus foram registrados na noite de segunda-feira (24), na Região Metropolitana de São Luís. De acordo com informações policiais, os casos aconteceram em bairros distintos, mas o caso que chamou mais a atenção no o que aconteceu no Terminal da Praia Grande, onde cerca de de dez bandidos assaltaram cinco coletivos em uma ação sincronizada. As vítimas foram levadas ao Plantão Central da Beira-Mar onde registraram Boletim de Ocorrência.

“Bonde dos Elegantes” realiza assaltos em São Luis

Dois homens, vestidos de paletó e gravata, realizaram um assalto a revendedora da Coca-Cola, localizada em Paço do Lumiar.
O crime aconteceu na tarde de segunda-feira (24). Segundo informações, os bandidos roubaram cerca de R$ 23 mil e ainda uma caminhonete do gerente do estabelecimento comercial. O caso já está sendo investigado pela Polícia Judiciária.
O que chama a atenção é o número de crimes praticados por bandidos com a mesma vestimenta: terno e gravata. Somente no mês de fevereiro, quatro assaltos foram registrados na Região Metropolitana de São Luís, onde os criminosos usavam roupas elegantes. Eles estão sendo chamados de “Bonde dos Elegantes”.
O primeiro aconteceu no Campus Paulo VI, na Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), quando seis pessoas usando terno e gravata assaltaram um veículo da Cefor, levando cerca de R$ 900 mil em dinheiro. O assalto aconteceu no dia 11 deste mês
No último dia 19, dois homens, também vestidos de paletó, assaltaram a agência do Banco do Bradesco, do município de Paço do Lumiar. Neste assalto foram levados R$ 300 mil. Um suspeito foi detido na última sexta-feira (21) com R$ 40 mil e a arma do vigilante.

No dia seguinte, na quinta-feira (20), outro crime foi cometido da mesma forma. Desta vez a agência que foi invadida pelos bandidos foi o Itaú, localizada na Avenida dos Holandeses, no Calhau. Os Ladrões levaram R$ 3 mil. A polícia investiga todos os casos para saber se tem alguma ligação.