Páginas

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

SEM CONTROLE: MAIS UM DETENTO FOGE DE PEDRINHAS

Um detento fugiu agora há pouco do Centro de Detenção Provisória do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. O homem observou que não havia ninguém na guarita e capou o gato.
Tudo ocorreu durante a troca de vigias da empresa Atlântica. O detento se aproveitou que no intervalo da troca de vigias havia um vácuo e fugiu.
A bagunça do sistema carcerário passa pelas empresas terceirizadas e se esbalda na atuação dos agentes penitenciários. A coisa ta feia, e cada vez mais o governo do estado se mostra incapaz de resolver essa situação. 

Segundo detento é encontrado morto nesta quinta-feira em presídio de São Luís

Mais um detento identificado como Sidney Martins de 19 anos, foi encontrado morto na tarde desta quinta-feira (2) no Centro de Detenção Provisória- CDP em Pedrinhas. Sidney, foi encontrado morto na sela 2, do pavilhão alfa do presídio pelos policiais militares que estão no comando da segurança do prédio.

O corpo do detento até o final desta tarde permanecia no presídio a espera do IML.

Em nota a Secretaria de Estado da Justica e Administração Penitenciária (Sejap), o detento Sildener Pinheiro Martins, 19 anos, foi morto a chuçada em consequência de briga de membros da mesma facção criminosa. O crime já está sendo investigado pela Delegacia de Homicídios.

Com mais está morte já sobre para 62 o número de detentos mortos em presídios do Maranhão. Em 2013 foram 60 e neste segundo dia do ano já somam duas mortes.


Papa Francisco atrai três vezes mais fiéis ao Vaticano que Bento XVI

Mais de 6,6 milhões de pessoas compareceram a eventos no Vaticano com o Papa Francisco desde março, quando ele foi escolhido, até o fim de 2013, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (2), em comparação com os 2,3 milhões que estiveram em cerimônias com o Papa Bento XVI durante todo o ano de 2012.
O Vaticano disse que os números têm como base a quantidade de entradas distribuídas para eventos papais como encontros gerais, encontros privados e missas.

Eles também têm como base estimativas sobre a quantidade de pessoas em eventos em que a distribuição de entradas não é necessária, como as aparições semanais na janela sobre a Praça de São Pedro.
O Vaticano não divulgou dados comparativos nesta quinta-feira, mas registros de janeiro de 2013 mostraram que cerca de 2,3 milhões de pessoas compareceram a todos os eventos presididos por Bento XVI em 2012.
Bento XVI renunciou em fevereiro de 2013, alegando problemas de saúde, se tornando o primeiro Papa em 600 anos a renunciar, sem exercer assim a função até o fim da vida.
Dados divulgados no mês passado, que se limitavam ao número de pessoas presentes às audiências gerais semanais, mostravam que o Papa atual havia atraído em nove meses e meio quatro vezes o número de pessoas que Bento XVI teve em todo o ano de 2012.
O Papa Francisco, que no mês passado foi escolhido personalidade do ano pela revista Time, atrai pessoas ao Vaticano por conta do seu estilo simples e amigável. Bento XVI era mais reservado e bem menos espontâneo.
Primeiro Papa não europeu em 1.300 anos, o argentino assumiu uma instituição afetada por escândalos de abuso sexual e que perdia fiéis para outras religiões.
O Papa trocou os espaçosos aposentos no Palácio Apostólico por um pequeno apartamento e se transporta num carro normal, e não num de luxo.
Francisco também tem se provado popular com suas declarações a favor de a Igreja buscar a aproximação dos mais pobres, condenar menos e ser mais misericordiosa.
O Vaticano disse que os números divulgados nesta quinta não incluem as multidões que acompanharam o Papa nas suas visitas ao Brasil, para a Jornada Mundial da Juventude, e à Itália.
Mais de 3 milhões estiveram no evento final da visita do papa ao Brasil, realizado na Praia de Copacabana, no Rio, em julho.
O público das audiências gerais e das falas de domingo tem sido superior a cem mil, obrigando a polícia a fechar ruas de acesso ao Vaticano para acomodar mais pessoas.


Mulher que teve bebê em calçada de João Pessoa não tem onde morar

A mulher que teve um bebê em uma calçada no Centro de João Pessoa na manhã desta quinta-feira (2), não tem moradia fixa e só poderá sair da Maternidade Cândida Vargas acompanhada de algum familiar. Ela entrou em trabalho de parto quando estava em uma pousada no Centro, saiu para pedir socorro e seu parto acabou acontecendo na calçada do Mercado Modelo do Varadouro, com a ajuda de pessoas que passavam pelo local. Mãe e criança foram levadas para a Maternidade por uma equipe do Samu que foi acionada depois.
Mãe de quatro meninos, Maria José da Silva, de 26 anos, informou que o pai do bebê é um presidiário, natural da cidade do Conde. “Faz tempo que ele está preso em Alhandra. Disseram que ele seria transferido para o Róger, mas ainda não sei se ele foi”, contou.

Iasmin Vitória é a primeira filha de Maria José. Natural da cidade de Aliança, em Pernambuco, ela afirma não ter ocupação, mas diz estar hospedada em uma pousada no bairro do Varadouro. Ela também disse que a mãe dela, que mora em Aliança, está com seus quatro primeiros filhos e não sabe onde ela está.
A enfermeira chefe da Maternidade Cândida Vargas, Glória Geane Mateus Façanha, disse que o hospital está tentando entrar em contato com a mãe de Maria José, mas que está sendo bastante difícil. “O que se tem comentado aqui é que ela não fala com a família há mais de um ano”, afirmou a enfermeira.
Glória explicou que o procedimento, quando se recebe um caso como esse, é de examinar a mãe para ver se há algum sangramento ou laceração. “Maria José chegou aqui sem nenhum problema e poderá sair em 48h se conseguirmos alguém da família para acompanhá-la”, concluiu.


UM CRIME MARCA VIRADA DE ANO EM VITÓRIA DO MEARIM

Um crime covarde marcou a festa da virada em Vitória do mearim. Já na madrugada de 1º de janeiro de 2014, quando todos se divertiam na praça, quando por causa de uma brincadeira entre o agressor  e um amigo da vitima. Segundo informações colhidas pelo blog o agressor estava muito bebe quando começou puxar a camisa do amigo que não gostou da brincadeira e reclamou, com a existência do agressor a vitima interviu pedindo que o mesmo parasse com a brincadeira, houve  um princípio de confusão que logo acalmou, em seguida se afastaram para o beco do colégio do padre, onde começou uma nova discussão, a vitima que estava desarmada e não contava que o outro tivesse armado e mau intencionado, o chamou pra uma conversa e foi surpreendido pelo o agressor que estava portando uma faca de mesa, e deu varias facadas na vitima que foi socorrido por seus colegas que o levaram para o hospital da cidade, e em seguida encaminhado para São Luis onde veio a falecer. informações dão conta de que o agressor é da cidade de Cajari.
Gleidson de apenas 19 anos é mais uma vitima da violência que destrói vidas, famílias e torna a sociedade cada vez mais refez da criminalidade.


BOS: este blog pede desculpas aos leitores pelo equivoco quando foi informado que este caso teria  acontecido em um bar no bairro novo.

Jornal de Sarney confirma Luis Fernando fora da sucessão de Roseana Sarney na AL



O objetivo do grupo Sarney era garantir Luís Fernando Silva como sucessor de Roseana na eleição indireta na Assembleia Legislativa. Como Fernando não se desincompatibilizou do cargo de secretário a tempo de concorrer, está inelegível. 
O grupo Sarney busca uma alternativa que não seja Arnaldo Melo, que assume o governo por 30 dias após a renúncia de Roseana



Agora é oficial a informação dada em primeira mão por este blog de que a oligarquia Sarney mandou às favas a pré-candidatura do secretário de Infraestrutura, Luis Fernando Silva, ao governo do Estado.
Pelo menos, é o que se pode depreender de texto publicado na coluna Estado Maior, do diário oficial da família Sarney, nesta segunda-feira, quando é tratada a sucessão biônica de Roseana Sarney pela Assembleia Legislativa.
O jornal O Estado do Maranhão afirma categórico que há “discreta, mas intensa, movimentação envolvendo os prováveis candidatos a suceder a governadora Roseana Sarney”.
Conforme este blog antecipou (leia aqui) é o próprio jornal sarneysista que deixa de fora Luis Fernando e confirma como um dos nomes fortes ao governo do Estado o secretário chefe da Casa Civil, João Abreu.
E vai além ao afirmar que o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, é forte candidato, enquanto Max Barros corre por fora.
Segundo a coluna, Arnaldo Melo vem trabalhando forte em duas frentes: junto aos deputados e ao comando da base partidária.
Pois bem, convido os leitores a uma breve reflexão: imaginem Arnaldo Melo, com cinco mandatos de deputado estadual, duas vezes eleito presidente da Assembleia, larga experiência e excelente trânsito na classe política, inclusive na oposição, uma vez eleito governador deixaria de concorrer à reeleição para colocar o governo à disposição de um candidato que não consegue empolgar o eleitorado?
Por sua vez, João Abreu embora negue que tenha começado a disparar telefonemas para prefeitos do interior anunciando a decapitação da candidatura do colega Luis Fernando, nutre há anos – e isso até os canhões do pátio do Palácio dos Leões sabem – o sonho de ser a “renovação” do grupo Sarney.
Aliás, o próprio artigo do jornal sarneysista deixa evidenciado. “Discreto, João Abreu vem se movimentando com cuidado no tabuleiro. Ele não se lançou candidato, não diz nem sim nem não quando é perguntado sobre o assunto, limitando-se a exibir um sorriso já por muitos interpretado como uma resposta positiva”.
Uma vez sentado na cadeira principal do Palácio dos Leões, Abreu deixaria o caminho livre para uma candidatura de Luis Fernando?
Talvez, Max Barros aceitasse tal sacrifício.
De longe, o “lobo” observa a tudo atentamente como a esperar a hora certa para derrubar o sonho palaciano dos três “porquinhos”…
 Do blog do Gilberto lima





CALOTE: Governo do Maranhão não paga dívida de R$ 8 milhões e hospitais de Teresina deixam de atender maranhenses







Os Hospitais Públicos de Teresina deixarão de receber pacientes oncológicos vindos do Estado do Maranhão através do Sistema Único de Saúde (SUS), a partir desta quarta-feira (1).
A decisão acontece porque o estado do Maranhão está devendo à prefeitura de Teresina, mais de R$ 8 milhões após deixar de repassar valores referentes a um acordo feito em 2010, que estabeleceu que o Maranhão deveria repassar para a prefeitura o valor de R$ 300 mil por mês referente aos atendimentos de emergência e os atendimentos para pacientes que passar por tratamento contra o câncer.
Segundo o secretário municipal de Saúde de Teresina, Noé Fortes, a demanda cresceu muito e não é mais possível manter o pacto nos mesmos moldes.
O governo do Maranhão fará uma auditoria, para que o atendimento aos pacientes do estado não seja cancelado.
Noé Fortes, secretário de Saúde de Teresina, esteve na semana passada em São Luís para uma reunião com representantes da Secretaria de Saúde do Maranhão, na tentativa de resolver o impasse e receber a dívida. No entanto, não houve avanços. “Queríamos conversar com o secretário de Saúde, mas fomos recebidos apenas pelo subsecretário José Márcio Leite, que não tem autoridade para resolver o impasse”, explicou.
Ao apresentar a conta de R$ 8 milhões, Noé relatou que o gestor maranhense, Ricardo Murad, discordou do valor, ressaltando que os municípios do estado não teriam encaminhado tamanha quantidade de pacientes, gerando esta despesa no sistema de saúde de Teresina. “Nós temos todos os encaminhamentos feitos por profissionais do Maranhão para que os pacientes fossem tratados em Teresina”, contestou Noé Fortes.
Por conta deste impasse, a Secretaria Municipal de Saúde de Teresina decidiu suspender, a partir de hoje (1), o atendimento a todos os pacientes maranhenses que buscarem o Hospital São Marcos para tratar o câncer. “Para os pacientes que já iniciaram o tratamento, o mesmo permanecerá normalmente, mas infelizmente não poderemos receber novos casos”, informa Fortes.
Segundo ele, o Ministério da Saúde já foi comunicado da decisão da suspensão do atendimento. Atualmente, das 3.500 pessoas que recebem tratamento contra o câncer em Teresina, 500 são do Maranhão. O Hospital de Urgência de Teresina atende apenas 35% de Teresinenses.
Apesar da polêmica, o secretário Noé Fortes informou que os hospitais de Teresina irão receber pacientes do Maranhão que possuem urgência no atendimento, mas os casos de câncer não serão mais atendidos.
A ideia da prefeitura de Teresina não é romper o pacto totalmente, mas diminuir a sua abrangência.
Foi sugerido que o governo do Maranhão envie auditores a Teresina para confirmar a situação, mas garante que a reformulação alcançará apenas novos pacientes. “As pessoas do Maranhão que já estão inseridas no tratamento não sofrerão nenhuma descontinuidade. Apenas as novas que não poderemos mais atender”. (Com informações do portal G1 e O Dia)

Comissário de polícia mata amigo e fere outro em brincadeira de assalto



Um comissário da Polícia Civil que trabalha em Alto Alegre do Pindaré, no Maranhão, atirou contra dois amigos na noite desta quarta-feira (1°), em São Luís, após uma brincadeira de assalto.
O agente estava na porta de casa por volta de 23h20, no bairro Planalto Anil III, na capital maranhense, quando os dois chegaram em uma motocicleta falando “Perdeu! Perdeu! Perdeu!”. As duas vítimas estavam de capacete.
O comissário, que estava armado, disparou três tiros contra João Coelho Souza, que já havia descido da garupa, e atirou mais duas vezes contra Márcio Paixão Silva, que conduzia a motocicleta. O primeiro morreu na hora e, o segundo, está internado em estado grave no Hospital Socorrão II.
No boletim de ocorrência registrado no Plantão Central do Cohatrac, consta que o comissário só reconheceu os dois quando o capacete de um deles caiu. Ele ainda teria socorrido as vítimas e se apresentado imediatamente na Delegacia do Cohatrac.