Páginas

quinta-feira, 3 de julho de 2014

A dois dias do fim do prazo, nenhum candidato está registrado no TRE


Faltando dois dias para o prazo final de inscrição de candidaturas para as disputas de governador, senador, deputado estadual e federal, nenhum candidato no Maranhão ainda foi inscrito. De acordo com o que pode ser averiguado no sistema do Tribunal Superior Eleitoral.

Existia uma expectativa para que o candidato do PMDB, Lobão Filho, fizesse a inscrição na tarde de ontem, porém a informação não foi confirmada e o senador encontrava-se em Brasília, durante o dia de ontem. Não houve nova informação sobre o registro de candidaturas da coligação. Um dos motivos que pode ter levado ao adiamento do registro é a indefinição dos suplentes a senador de Gastão Vieira (PMDB).

O primeiro partido a apresentar inscrição no TRE-MA será o PSTU. Está previsto para hoje às 11h, o registro de Saulo Arcangeli e Marcos Silva, para governador e senador, respectivamente, assim como os pré-candidatos proporcionais. Quem deve seguir para o protocolo da Justiça Eleitoral também é o Zeluis Lago (PPL), porém não há informação de horário.

Flávio Dino (PCdoB), Roberto Rocha (PSB) e os candidatos a deputados federais e estaduais, devem deixar para o último dia de registro, que será no sábado (5). Apesar dos registros poderem ocorrer de forma separa, os majoritários dos proporcionais, a informação obtida é que o comunista quer realizar tudo de forma conjunto.

Antônio Luís Pedrosa (PSOL) e Josivaldo Corrêa (PCB) ainda não informaram qual a previsão que devem fazer os registros. Vale lembrar que os que não fizerem no prazo estipulado e entregaram a documentação correta, vão estar fora da disputa.

Apesar de praticamente todo procedimento ser online, ainda é necessário o protocolo presencial dos registros de candidaturas. Não é obrigatório, o próprio candidato fazer isso, ele pode ser representado por um membro do partido. A campanha eleitoral já estará liberada a partir do dia 6, nas ruas.

O Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, informou que o protocolo funcionará no sábado, dia 5 de julho, no 5º andar, das 8h às 19h. A medida visa facilitar o atendimento de partidos políticos e coligações que têm até esta data para dar entrada em requerimentos de registros de candidatos a governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal e deputado estadual, conforme regulamenta o calendário eleitoral.

Também a partir do dia 5 de julho as Secretarias dos Tribunais Eleitorais permanecerão abertas aos sábados, domingos e feriados, em regime de plantão; e as intimações das decisões serão publicadas em sessão, secretaria ou cartório, certificando-se no edital e nos autos o horário, salvo nas representações previstas nos artigos 23, 30-A, 41-A, 73, 74, 75, 77 e nos §§ 2º e 3º do artigo 81 da Lei das Eleições, cujas decisões continuarão a ser publicadas no Diário de Justiça Eletrônico.

Flávio registra candidatura nesta quinta


A assessoria de Flávio Dino (PCdoB) informou por meio de nota, que o candidato vai registrar a sua candidatura ao Governo do Estado, nesta quinta-feira, às 15h, no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA).

DATAFOLHA: DILMA VAI A 38%. AÉCIO TEM 20%. CAMPOS, 9%


A nova pesquisa Datafolha finalizada nesta quarta-feira (2) e divulgada pelo site do jornal Folha de S. Paulo no final da noite mostra que as intenções de voto para a presidente Dilma Rousseff (PT) cresceram de 34% para 38% em um mês. No mesmo intervalo, o candidato do PSDB, Aécio Neves, oscilou de 19% para 20%. Já o candidato do PSB, Eduardo Campos variou de 7% para 9%, deixando assim a posição de empate técnico com o candidato Pastor Everaldo Pereira (PSC), estacionado em 4%.
O Datafolha ouviu 2.857 eleitores em 177 municípios nesta terça (1º) e quarta-feira (2). A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos. A taxa de confiança é de 95% (significa que em 100 levantamentos com essa mesma metodologia, os resultados estarão dentro da margem de erro em 95 ocasiões). O registro do levantamento no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é BR-00194/2014

Os números do Datafolha são semelhantes aos divulgados pelo Ibope há 13 dias, que apontaram Dilma com 39%, Aécio com 21% e Campos com 10% (relembre aqui).