Páginas

sábado, 14 de dezembro de 2013

MÉDICA A MÃE DE PACIENTE: 'MACACA, SUJA, POBRETONA'


Mais um caso para envergonhar o Brasil. Uma médica teria se recusado a atender uma criança no Hospital e Pronto Socorro da Criança da Compensa, na Zona Oeste de Manaus, possivelmente por ela ser negra. Absurdo é relatado no portal do Geledés Instituto da Mulher Negra.
A médica identificada pela polícia como Socorro Pereira foi presa em flagrante após negar atendimento à criança e chamar sua mãe de "macaca, suja, pobretona e preta velha".
Ainda de acordo com os policiais, a médica plantonista estava conversando no corredor com uma mulher e a mãe da menina que precisava de atendimento se aproximou para saber quando ela iria atender sua filha, que estava vomitando e com diarreia. Socorro teria respondido de forma ofensiva e a expulsou da unidade com a criança.
Ao perceber a presença dos policiais, a médica se recusou a se identificar e agiu também de forma agressiva contra os militares. Ela foi levada para prestar esclarecimentos no 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e mordeu a orelha de um dos policiais.
Em depoimento, contudo, Socorro Pereira negou o fato e disse que a mãe foi grosseira ao questionar o atendimento e que decidiu sair sozinha da unidade, sem que ela a expulsasse.
E para aumentar o absurdo, os outros médicos saíram em favor da pediatra e deixaram de atender os pacientes por alguns minutos.
Secretaria de saúde informa que abriu sindicância para apuração
Em nota à imprensa, a Secretaria de Estado da Saúde (Susam) informa que determinou instalação de comissão de sindicância para apurar as circunstâncias do "incidente".
"Mediante o resultado dos trabalhos da comissão serão adotadas as medidas administrativas cabíveis, mas enquanto durar a apuração a referida médica está afastada do atendimento. A Susam destaca que, no momento do incidente, 12 médicos estavam de plantão na unidade e que o atendimento transcorria normalmente. A Susam reitera o seu compromisso com a Política Nacional de Atendimento Humanizado do SUS, cujas diretrizes devem ser seguidas por todas as unidades de saúde e profissionais que atuam na rede", informa o comunicado.


EM ALTA, DILMA CELEBRA 66 E VÊ OPOSIÇÃO AINDA FRÁGIL


Um aniversário discreto, ao lado de familiares, em Porto Alegre, mas também celebrado. Foi assim que a presidente Dilma Rousseff comemorou a passagem do seu aniversário, neste sábado, em que completou 66 anos. Sem sair de casa, ela recebeu presentes e até flores de um admirador cujo nome não foi revelado. E só agora, há poucos minutos, fez um agradecimento no Twitter pelas manifestações de carinho recebidas no #DilmaDay.
Seis meses atrás, no auge das manifestações de junho, Dilma enfrentou o ponto mais crítico de seu governo, quando seus índices de aprovação caíram a 30%. De lá pra cá, ela só cresceu. No Ibope, a aprovação a seu governo cresceu 12 pontos e o índice de ótimo e bom foi a 43%. No Datafolha, chegou ao mesmo patamar. Nas pesquisas de intenção de voto, ela também subiu e hoje, com 47 pontos, venceria com facilidade seus oponentes Aécio Neves, do PSDB, e Eduardo Campos, do PSB, que têm 15 e 11 pontos, respectivamente.
O principal motivo para isso, na visão de auxiliares próximos, como o marqueteiro João Santana, foi a resposta da presidente às demandas de junho. O programa Mais Médicos, lançado depois dos protestos, hoje é um sucesso de público em todos os locais onde foi implantado. Além disso, embora o plebiscito da reforma política não tenha avançado, o Supremo Tribunal Federal está prestes a tomar uma decisão histórica, caso confirme o veto às doações de empresas a campanhas políticas.
Enquanto Dilma se fortaleceu, a oposição entrará em 2014 com grandes desafios pela frente. Ao se filiar ao PSB, a ex-senadora Marina Silva praticamente se excluiu voluntariamente da disputa presidencial de 2014, uma vez que poderia ter escolhido partidos que lhe dariam legenda para participar da briga. No PSDB, a permanência de José Serra teve o mesmo efeito. E hoje há praticamente o consenso de que, sem um terceiro nome competitivo na oposição, não será simples provocar um segundo turno. Por isso mesmo, Joaquim Barbosa, presidente do STF, tem sido tão assediado.
A vantagem de Dilma, no entanto, não elimina os riscos para 2014. Ainda que os níveis de emprego sejam muito baixos, o crescimento da economia deixou a desejar em 2013. Além disso, uma Copa do Mundo no Brasil, depois do ensaio na Copa das Confederações, traz de volta o risco de grandes manifestações. Dilma está bem melhor do que seis meses atrás, mas seu grande teste ocorrerá daqui a seis meses, quando rolar a bola da Copa e também das eleições presidenciais.

CACHOEIRA, A LUXUOSA VIDA DE UM CONDENADO


José Dirceu precisa pedir autorização à Justiça para atualizar seu blog, Delúbio Soares tenta um emprego na CUT e para isso precisa da gentileza dos magistrados. E José Genoino; esse precisou provar, de forma involuntária até, que sofre mesmo de um grave problema cardíaco. Tudo isso tem como cenário o presídio da Papuda, nos arredores de Brasília.

A pouco mais de 200 km dali, em Goiânia, um condenado a 39 anos de cadeia não precisa de autorização judicial para frequentar os melhores bares e restaurantes, reativar sua vida de empresário e até mesmo costurar articulações políticas. Esse é Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

Se a Justiça Brasileira produz disparates como esse, Cachoeira não tem culpa e aproveita para refazer a vida ao lado da mulher, Andressa Mendonça, com quem se casou com pompa e circunstância logo após a breve estadia na Papuda. Enquanto isso, os fundadores históricos do PT mofam nas celas do presídio brasiliense e clamam por uma benevolência da Justiça para talvez cumprirem uma pena domiciliar ou mesmo uma tarefa simples, como escrever texto num blog.

Carlinhos Cachoeira conhece bem a Papuda. Ele ficou nove meses presos na penitenciária em 2012 e agora o máximo que chega perto do complexo presidiário é quando vai a Anápolis visitar familiares, frequentar igrejas e saber como andam seus negócios.

Nem tudo, porém, foi alegria na vida do contraventor. Desde a eclosão da Operação Monte Carlo Cachoeira perdeu a mãe. Não pode sequer velar seu corpo, pois estava trancafiado na papuda. Meses depois foi a vez do pai, o folclórico Tião Cachoeira, um dos pioneiros do jogo do bicho em Anápolis, ir-se embora, ceifado por um enfarte.

Diversificação

Reportagem do jornal O Popular, de Goiânia, publicada em 23 de novembro, mostrou como está a vida do ex-contraventor. Cachoeira agora atua no ramo imobiliário e, com seus olhos de lince, mira investimentos em Goiânia, Anápolis e outras cidades do interior. Em Goiás Cachoeira tem fama de Midas, onde tudo que toca, qualquer negócio a que se dedique, prospera, vira ouro. A atuação profissional voltou a ser prioridade após ele transformar seu cotidiano pessoal numa espécie de reality show.

Ao sair da cadeia, ele cumpriu a promessa que fez a Andressa ainda na Papuda. Os dois se casaram na residência do casal, num condomínio de luxo na Capital, e a foto que rodou o Brasil foi Cachoeira beijando os pés da esposa na frente de um batalhão de fotógrafos. Cachoeira é frequentemente avistado na movimentada noite goianiense, sempre presente nos melhores restaurantes da cidade. Até suas idas ao cabeleireiro são razões para notícias de jornais.

O ex-amigo de Demóstenes Torres também se fez flagrar num resort luxuoso na Bahia, no começo deste ano. Bermuda florida de grife, óculos escuros e Andressa, de biquíni, ao lado, exibindo os dotes que fizeram a musa do CPI que levou o nome do marido. Trajes bem diferentes e liberdade de darem inveja aos petistas condenados.

Com a vida conjugal ajeitada e a atuação empresarial retomada, Cachoeira estendeu seus tentáculos no ambiente que lhe fulminou, na Operação Monte Carlo, a política. A esposa se filiou ao PSL e os boatos – estrategicamente negados pelo próprio Cachoeira – de uma possível candidatura de Andressa a deputada federal se espalharam.



O mandato que Genoino renunciou na Câmara Federal é agora cobiçado por Cachoeira e esposa. Nem mesmo Joaquim Barbosa sonharia com tamanha ironia. O jornal Tribuna do Planalto, de Goiânia, divulgou no mês passado que Cachoeira comandaria um grupo de três partidos (PMN, PSL e PT do B) e seu objetivo é fazer uma bancada forte no Congresso em 2014. É articulação política de fazer inveja ao agora preso ex-ministro José Dirceu.


Do portal 247

Grupo da ONU reconhece racismo como problema estrutural da sociedade brasileira

Rio de Janeiro – O Grupo de Trabalho das Nações Unidas (ONU) sobre Afrodescendentes apontou hoje (13), ao encerrar visita de dez dias ao Brasil, um grande contraste entre a precariedade da situação dos negros e o elevado crescimento econômico do país. A comitiva das Nações Unidas esteve em cinco cidades, reuniu-se com autoridades e representantes da sociedade civil, visitou favelas e quilombos.
Em comunicado à imprensa, os especialistas da ONU destacaram que, entre negros e brancos, existem desigualdades de acesso à educação, à Justiça, à segurança e a serviços públicos. O grupo identificou também racismo “nas estruturas de poder, nos meios de comunicação e no setor privado”. Segundo os representantes da ONU, apesar de serem metade da população brasileira, os negros estão “subrrepresentados e invisíveis”.
“Os afro-brasileiros não serão integralmente considerados cidadãos plenos sem uma justa distribuição do poder econômico, político e cultural”, disseram a francesa Mireille Fanon-Mendes-France e argelina Maya Sahli, integrantes do grupo de trabalho ONU. Elas apresentaram à imprensa conclusões preliminares, que vão compor um relatório com recomendações ao governo brasileiro
Mireille e Maya reconheceram o esforço do governo brasileiro para enfrentar o problema, citando a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, aprovado em 2010, depois de dez anos de tramitação, e a decisão favorável do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação às cotas nas universidades. Outra ação elogiada foi o projeto de lei que reserva vagas para negros no serviço público.
Para as especialistas, no entanto, o caminho para o fim do racismo e da discriminação pela cor de pele no Brasil é longo. “Não é que o governo não esteja fazendo o suficiente. Ele faz o que é possível. A correlação de forças é que ruim”, afirmou  Mireille.  
No projeto de lei apresentado ao Congresso Nacional, o governo propõe que 20% das vagas dos concursos públicos sejam reservadas para pretos e pardos. O projeto recebeu emendas de deputados que sugeriram a reserva para 50% das vagas, com objetivo de se aproximar do total de negros na população brasileira (50,7%) e para o preenchimento de cargos em comissão.
O grupo da ONU, que está no Brasil a convite do governo federal, passou por Brasília, Recife, Salvador e São Paulo. A viagem terminou no Rio e o relatório conclusivo será apresentado no ano que vem.
Procurada pela Agência Brasil, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) não se pronunciou.


Da agência Brasil

Homem é flagrado no Aeroporto de Brasília com US$ 280 mil nas meias

A Polícia Federal informou que um homem foi flagrado nesta sexta-feira (13), no Aeroporto Internacional deBrasília, com US$ 280 mil e mais R$ 13.950, escondidos nas meias.
Todo o dinheiro, informou a Polícia Federal, estava debaixo de uma meia de futebol que o suspeito vestia.
O homem, de 41 anos, tinha embarcado num voo em São Paulo com destino à Capital Federal.
Ao descer da aeronave, ele foi abordado por agentes da PF.

O passageiro não comprovou a origem do dinheiro e por isso foi detido e levado do aeroporto para a Superintendência da Polícia Federal, em Brasília.

O suspeito permaneceu calado durante o depoimento, segundo a corporação. Ele foi liberado, mas vai responder por lavagem de dinheiro.
De acordo com a PF, os dólares serão encaminhados para o Banco Central e os reais para o Banco do Brasil.
De acordo com a Receita Federal, todo passageiro que quiser viajar com recursos em espécie, seja em moeda nacional ou estrangeira, em valores acima de R$ 10 mil, é obrigado a apresentar uma declaração informado, por exemplo, a identidade completa do comprador.
A Declaração Eletrônica de bens de Viajante (e-DBV) pode ser adquirida no site da Receita Federal. Quando for embarcar, o passageiro também precisa se dirigir ao posto de fiscalização aduaneira nos aeroportos, para que a declaração seja conferida.

Quadrilha especializada em crimes cibernéticos é presa pela Polícia Federal

Seis pessoas indiciadas por furto qualificado e formação de quadrilha, cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão, dois mandados por condução coercitiva, descoberta de um prejuízo de R$ 200 mil reais aos cofres bancários da capital e furto de milhas de companhias aéreas. Este foi o resultado da operação “Intrujos” deflagrada pelo Grupo de Repressão a Crimes Cibernéticos da Superintendência da Polícia Federal no Maranhão.

Na tarde de ontem, o superintendente em exercício da PF, Nelson Kneip, em companhia do delegado federal Sandro Jansen, concederam uma coletiva, na sede da PF, na Cohama, onde contou para a imprensa a descoberta de uma quadrilha que agia desde o ano de 2011, no Maranhão, e com integrantes em outros estados brasileiros, inclusive, no Pará.

De acordo com Nelson Kneip, o trabalho investigativo começou a dois anos, no Pará. Neste estado, a quadrilha praticava fraudes bancárias por meio do canal de internet banking como ainda furtava milhas das companhias aéreas e revendia por valores mais baixos.

Nesta época, uma parte da quadrilha foi presa e apreenderam alguns aparelhos eletrônicos como notebook, celulares, computadores, dentre outros. Mas também, no decorrer das investigações ficou comprovado que tinham integrantes deste grupo morando em São Luís e fazendo novas vítimas. Pois, somente, aos cofres da Caixa Econômica Federal, o prejuízo é em torno de R$ 200 mil.

Somente na manhã da última sexta-feira, de posse dos mandados em mãos, os 20 policiais da PF conduziram os indiciados até a sede da polícia. Eles vão responder pelos crimes de furto qualificado, mediante fraude (artigo 155 do Código Penal) e formação de quadrilha (artigo 288 do CP), podendo suas penas chegar a 11 anos. Também aprenderam aparelhos eletrônicos que serão periciados. “O trabalho investigativo ainda continua, pois, com certeza há outros integrantes que ainda não foram descobertos e estão agindo dentro do Maranhão como em outros estados. Neste estado é apenas um braço dessa quadrilha”, frisou Nelson Kneip.

Ação dos criminosos

O delegado Sandro Jansen afirmou que todos os seis indiciados são jovens, de classe média e provavelmente com formação superior devida a forma como são conduzidas as ações criminosas. Utilizando computadores emitiam mensagens a milhares de e-mails e, só assim, conseguem as senhas das vítimas.

De posse desta informação, os criminosos têm acesso a contas bancárias e fazem inúmeras transações financeiras e até mesmo a compra e revenda de bilhetes de passagens aéreas. Com o dinheiro furtado, eles fazem pagamentos, compram crédito de celulares, imóveis e outros bens. “Na verdade, as pessoas não podem abrir e-mails de origem desconhecidas, pois, são verdadeiras armadilhas. Isso é uma porta de entrada para os criminosos”, alertou.

Combate ao crime

28,1 milhões de domicílios têm computador; 24,3 milhões de domicílios têm acesso à Internet; 80,9 milhões de brasileiros são usuários de Internet; e existem 37 milhões de contas Internet Banking. Em 2012, as transações feitas em Internet Banking representaram 39% do total de transações do mercado, sendo hoje o canal preferencial de uso.

A PF ainda informou que os crimes cibernéticos crescem em proporção diretamente relacionada à evolução tecnológica e a inclusão digital. Os crimes mais tradicionais são o furto em contas bancárias com Internet Banking, pornografia infantil, crimes de ódio, crimes contra a honra, ameaça, venda de produtos ilegais e outros.

Para agilizar o combate à criminalidade eletrônica, a polícia criou o projeto Tentáculos e, mais recentemente, a Operação Oráculo. Antes do Projeto Tentáculos, o modelo de atuação tradicional funcionava precariamente. Cada notícia crime representava abertura de um novo inquérito policial. As comunicações eram dispersas pelo país. As informações limitadas. Havia notória impossibilidade de cruzamento de dados. A instauração de inquérito tinha que ser feita no local da conta da vítima.

Os resultados alcançados nessa fase pré projeto Tentáculos: 22 operações policiais deflagradas entre os anos de 2001 e2008. Foram realizadas 1044 prisões em diversos Estados como Pará, Goiás, Rio Grande do Sul, São Paulo, Maranhão, Ceará e Minas. Cerca de16 mil inquéritos foram abertos pela polícia naquele período para apurar exclusivamente fraude eletrônica. 


Homem morre em acidente de trabalho em Rosário

Um trabalhador identificado como José de Ribamar Alves de Santos, de 28 anos, morreu em um acidente de trabalho na cerâmica Nossa Senhora do Rosário, quando fazia uma atividade com um equipmanto cortante.
O homem foi surpreendido pela queda de um disco da máquina, que acabou atingido o seu peito.
A vítima não resistiu aos ferimentos e acabou morrendo na hora.


Do blog do munim

FLERTE CAMPOS-AÉCIO ABRE CRISE ENTRE REDE E PSB


A busca de Eduardo Campos por palanques regionais que sustentem sua candidatura presidencial gerou uma crise com a Rede Sustentabilidade, agremiação da ex-senadora Marina Silva que se aliou informalmente ao partido do governador de Pernambuco. O grupo já avisou que não aceita se aliar com nomes do PSDB e do PT e vai buscar novos caminhos nos estados onde a aliança com o partido de Aécio Neves prosperar.
Segundo reportagem do jornal Folha de S. Paulo (aqui), o PSB negocia apoio a nomes tucanos em São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Pará e Ceará. Em troca, receberia o apoio do PSDB em Pernambuco, Paraíba e Roraima. O PSB também flerta com as candidaturas petistas do senador Lindbergh Farias no Rio e de Tião Viana (PT) no Acre. Lindbergh convidou Romário (PSB) para a coligação e as conversas avançam. No Acre, o vice-governador socialista César Messias deve ser mantido na chapa.
O PSB pode dividir palanque com Dilma em outros dois estados, Espírito Santo ee Amapá, cujos cabeças de chapa são do partido.
À Folha, um dos coordenadores da Rede e, Pedro Ivo,disse que, se não houver unidade, cada um segue seu caminho. “A Rede vai construir outra candidatura nesses Estados, que pode ser de outro partido", disse. E completou: "Não tem sentido apresentar uma chapa alternativa ao governo federal para afirmar uma nova política e ter alianças para governo com PSDB ou com PT".
Consultado pelo jornal paulista, o deputado Walter Feldman (PSB-SP) reforça as alegações de Pedro Ivo. Para ele, o amplo espectro de aliança de Eduardo Campos tem sido atualmente um dos problemas mais sérios. "Quando conversamos com o Eduardo, foi nessa perspectiva de criar uma terceira via. Esse foi o encanto daquele momento e sempre tivemos a perspectiva de essa linha se desdobrar nos Estados", disse Feldman à Folha.
Se o PSB se aliar a Geraldo Alckmin em São Paulo, a Rede poderá apoiar o vereador Gilberto Natalini (PV). No Paraná, o nome da preferência dos marineiros é o da deputada Rosane Ferreira, também do PV. O PSB é aliado do governador tucano Beto Richa.


EM DEFESA DE DOAÇÕES, ALVES AMEAÇA BARBOSA


O presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), deu o tom da reação no Congresso ao julgamento pelo Supremo Tribunal Federal (STF) à aprovação praticamente certa do fim do financiamento eleitoral por empresas no País: “Absurdo”. Em entrevista ao Blog do Josias (aqui a íntegra), Alves disse que “não há hipótese de o Parlamento receber passivamente uma decisão radicalizada e invasiva como essa que está por vir”.
Alves rebateu as críticas do presidente do STF, Joaquim Barbosa, ao Congresso. Disse que o Supremo “joga para a platéia” no julgamento da ação proposta pela OAB e, em tom de ameaça, disse que o ministro precisa se lembrar que foi esse mesmo Congresso que aprovou a indicação dele para a corte.
Alves ironizou a direção que o julgamento tem tomado (até agora os quatro ministros que votaram manifestaram-se pelo veto às contribuições de campanha pelas empresas). “Fico imaginando o que querem os defensores dessa providência. Será que desejam oficializar o caixa dois? Como é que serão feitas as campanhas? É uma coisa irreal. Até parece que estão querendo estimular o criminoso caixa dois. Ninguém pode querer isso.”
Ao sugerir que STF também é ineficiente, ponderando “os milhares de processos que se acumulam há décadas no Supremo e nas instâncias inferiores do Judiciário”, Alves reclamou que as reprimendas não são construtivas e que Barbosa tenta invadir prerrogativas do Parlamento. “Esse tema é de competência exclusiva do Legislativo. Não faz o menor sentido o Supremo adotar uma posição invasiva num tema que é da atribuição do Congresso.”
 “Se formos ponderar os milhares de processos que se acumulam há décadas no Supremo e nas instâncias inferiores do Judiciário, podemos também dizer que há ineficiência nessa demora. Nem por isso vamos tirar dos tribunais a prerrogativa de julgar esses processos. Críticas, quando construtivas, são aceitáveis de parte a parte. O que não dá para aceitar é a invasão de prerrogativas.”
O presidente da Câmara afirmou na entrevista que está “segurando manifestações” e que a reação do Congresso será severa, a ponto de afetar a relação entre os poderes. “Não é adequada a maneira como o assunto está sendo tratado. Houve declarações do próprio presidente do STF, censurando o Legislativo. Os parlamentares não estão recebendo bem.”