Páginas

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Direitos de usuários de telecomunicações começam a valer em quatro meses

O número de usuários dos serviços de telecomunicações vem crescendo nos últimos anos, chegou a 356 milhões no ano passado, e com isso o número de reclamações também aumenta. O setor é um dos mais reclamados nos Procons e, no ano passado, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) recebeu mais de 3,1 milhões de reclamações contra operadoras de serviços de telecomunicações, a maioria delas relacionadas a cobrança indevida.

Para melhorar a relação entre usuários e empresas, a Anatel aprovou na semana passada novas regras que devem ser cumpridas pelas operadoras de telefonia fixa e celular, internet e TV por assinatura. A maior parte das mudanças deverá ser implementada em quatro meses, mas algumas mais complexas terão até 18 meses para começar a valer.

Para o presidente da Anatel, João Rezende, as operadoras não terão dificuldades para se adaptar às novas regras no prazo estabelecido. “Não acho que terá um custo muito grande para as empresas, porque a maioria das medidas requer apenas mudanças de tecnologia”, disse Rezende à Agência Brasil. Ele explica que o objetivo do regulamento não é punir as empresas, mas fortalecer o usuário na relação com as operadoras. Mas elas poderão ser multadas caso não cumpram as novas regras depois do período de implantação. “Vamos acompanhar a implementação disso e, caso as empresas não cumpram, aí sim é multa. Mas não temos a intenção, a prioridade é dar o poder individual ao usuário, não propriamente multar a operadora”.

A advogada do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Veridiana Alimonti, considera o regulamento positivo, especialmente por unificar todas as regras do setor, mas alerta para a importância do processo de implantação, fiscalização e penalização das empresas no caso de descumprimento das medidas. “O ideal seria uma fiscalização que previna o descumprimento das regras”, diz.

De acordo com regulamento aprovado na última quinta-feira (20) pela Anatel, o consumidor poderá cancelar o serviço pela internet ou pela central de atendimento telefônico da operadora, mesmo sem falar com um atendente. O cancelamento automático deverá ser processado pela operadora em, no máximo, dois dias úteis. Se o cliente quiser, o cancelamento também pode ser efetuado por meio de atendente.

Todas as recargas de telefonia celular, na modalidade pré-pago, terão validade mínima de 30 dias. Atualmente, são oferecidos créditos com períodos de validade inferior, o que, segundo a Anatel, confunde o consumidor. Segundo o presidente da Anatel, essa medida tem como objetivo dar transparência para o usuário. “Às vezes a empresa vende créditos com três, cinco dias, e isso cria uma confusão na cabeça do usuário”, explica Rezende.

As operadoras deverão ainda oferecer duas outras opções de prazo de validade de créditos, de 90 e de 180 dias. O usuário também deverá ser avisado pela prestadora sempre que seus créditos estiverem na iminência de expirar.

Outra regra prevista no Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações é que a prestadora será obrigada a retornar a ligação para o consumidor, caso ela caia durante o atendimento no seu call center.

A Anatel também determinou que sempre que o consumidor questionar o valor ou o motivo de uma cobrança, a empresa terá 30 dias para lhe dar uma resposta. Se não responder no prazo, a prestadora deve automaticamente corrigir a fatura (caso ela não tenha sido paga) ou devolver em dobro o valor questionado (caso a fatura tenha sido paga). O consumidor pode questionar faturas com até três anos de emissão.

A Anatel também determinou que as operadoras não podem enviar mensagens de texto para os clientes com publicidade, a não ser que o consumidor peça para receber os anúncios. O regulamento também traz mudanças nas regras de atendimento ao consumidor. Uma das exigências é que todos os contatos com o consumidor sejam gravados, inclusive os feitos pela operadora. Atualmente, a gravação só é obrigatória quando o cliente entrar em contato com a empresa.

Segundo o regulamento da Anatel, as empresas deverão oferecer atendimento em lojas que fazem apenas a venda de planos ou aparelhos. As empresas também terão que disponibilizar na internet um espaço no qual o consumidor possa ter uma cópia do seu contrato, plano de serviços, histórico de demandas e solicitação de gravações no call center.

O Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil) e a Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (ABTA) informaram que vão aguardar publicação do regulamento para analisar as novas regras.



Três homicídios na Região Metropolitana de São Luís

SÃO LUÍS - Mais homicídios em mais um fim de semana na Região Metropolitana de São Luís. Desta vez, foram registrados três homicídios, segundo informações da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SPP-MA).

No bairro do Maiobão, em Paço do Lumiar, Heliton Garcês da Silva, de 28 anos, foi vítima de arma de fogo. Também foram vítimas de arma de fogo: Rômulo Teixeira Soares, de 21 anos, no bairro do Sá Viana; e Josyvilson Oliveira Guimarães, de 30 anos, no bairro do São Raimundo.

Três crianças da mesma família morrem em naufrágio em Goiás

Três irmãos de 6, 9 e 12 anos morreram após uma canoa naufragar no Lago Corumbá III, emLuziânia, cidade goiana do entorno do Distrito Federal, no sábado (22). O Corpo de Bombeiros ainda realiza buscas por quatro desaparecidos, dentre eles uma menina de 2 anos, uma adolescente de 16, e dois homens de 27 anos. Quatro pessoas sobreviveram ao acidente.
Dentre as pessoas que estavam na embarcação, sete eram da mesma família. Eles passavam o final de semana em uma chácara às margens do lago. Segundo os bombeiros, os sobreviventes informaram que, quando o barco se distanciou das margens do lago, a água começou a entrar pela proa e rapidamente a canoa afundou.
Ainda de acordo com informações dos bombeiros, um menino de seis anos era o único a usar colete salva-vidas. Ao ver a mãe afundando, ele a segurou e ambos se salvaram. Além deles, um comerciante e o homem que conduzia o barco também sobreviveram.

Cerca de sete militares do Corpo de Bombeiros foram acionados para realizar as buscas. Na noite de sábado, foi encontrado um menino de 6 anos. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital Regional de Luziânia, mas morreu no caminho. As buscas foram interrompidas por volta das 23h e retomadas às 6h10 do domingo (23). Até 10h30 foram encontrados os corpos de outras duas crianças: uma menina de 9 anos e um menino de 12.

Investigação
O caso foi registrado no Centro de Operações Integradas de Segurança Pública (Ciops) de Luziânia. De acordo com a delegada Karina Duarte, o piloto da embarcação foi ouvido na delegacia durante a madrugada. Ela não informou o conteúdo do depoimento e afirmou que as informações serão enviadas ao Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) da cidade, que conduzirá as investigações.

Erliquiose pode afetar tanto humanos como animais

Erliquiose (ou então Erlichiose) é uma doença causada por bactérias gram-negativas da família Anaplasmataceae, gêneros Ehrlichia, Anaplasma e Neorickettsia (a). Estas bactérias são parasitas intracelulares obrigatórios que infectam geralmente glóbulos brancos. A patologia afeta tanto humanos como animais e é transmitida através da picada de carrapatos, com a inoculação de células parasitadas com o agente etiológico.
Erliquiose monocítica canina, também conhecida como pancitopenia tropical canina, "doença do carrapato" (a) ou apenas como "erliquiose canina" (b), é uma patologia causada pela bactéria gram-negativa Erlichia canis da ordem Rickettsiales, que afeta os membros da família Canidae, entretanto, já foi registrada a presença da bactéria em gatos e humanos. O principal transmissor do agente etiológico é o carrapato Rhipicephalus sanguineus. A doença causa sinais clínicos que variam de moderados a severos, e é caracterizada por febre, trombocitopenia, leucopenia e anemia. Em casos crônicos, pode haver imunosupressão. A variação terminológica "erlichiose" também é muito utilizada.
Sintomas
A doença pode se desenvolver em várias fases, desde a mais simples com sintomas como perda de apetite e indisposição, até fases mais graves como inchaço ou inflamação das patas, febre, vomitos, cegueira, gengiva e mucosas pálidas, convulsões e sangramentos discretos a extensos. Normalmente, o cão apresenta uma repentina falta de apetite e fica muito fraco e debilitado. O cão pode apresentar melhoras mesmo sem a doença ter sido exterminada de seu organismo, causando um engano no dono que não vai a procura de tratamento médico veterinário adequado, e depois dessa melhora aparente os sintomas podem reaparecer, bem como o animal pode continuar transmitindo o agente, o que torna a erlichiose uma doença muito perigosa e grave.
Tratamento
A Erlichiose é tratável apenas se descoberta antes do animal não ter perdido muito de seus glóbulos, ou seja, logo no começo. O tratamento é feito a base de antitérmicos, antibióticos próprios (do grupo das tetraciclinas) e suplementos vitamínicos (como o complexo B12).
Prevenção
A melhor prevenção é a exterminação dos carrapatos do cão, e o controle deles no ambiente em que o cão habita, e de produtos preventivos como coleiras antipulgas, sabonetes carrapaticidas, etc. Não há ainda vacinas preventivas.


2014: SÓ MARINA E BARBOSA CAUSARIAM SEGUNDO TURNO

Um único cenário, entre todos os pesquisados pelo Datafolha, provocaria segundo turno nas eleições presidenciais de 2014. Para que isso ocorra, Marina Silva teria que assumir o lugar de Eduardo Campos, no PSB, e Joaquim Barbosa deveria também se lançar à presidência da República, renunciando à toga após sua provável derrota no embate dos embargos infringentes no Supremo Tribunal Federal.
Neste cenário, a presidente Dilma Rousseff tem 40% das intenções de voto, contra 17% de Marina Silva, 14% de Joaquim Barbosa e 12% de Aécio Neves. Somados, os adversários chegariam a 43%, três pontos acima da presidente. Seria ainda uma situação de empate técnico, mas a única capaz de produzir um segundo turno.
Esta disputa, no entanto, é muito improvável. Na semana passada, em nota, Joaquim Barbosa assegurou que não será candidato à presidência da República, embora tenha deixado a porta aberta para uma eventual candidatura a outro cargo. Além disso, nos próximos dias, Marina Silva deve ser anunciada como vice na chapa de Eduardo Campos.
No cenário mais provável, Dilma vence com extrema facilidade. Teria 47% das intenções de voto, contra 17% de Aécio Neves e 12% de Eduardo Campos.