Páginas

quinta-feira, 17 de abril de 2014

IBOPE ATRIBUI 37% A DILMA, QUE VENCERIA EM 1º TURNO


Embora tenha perdido três pontos percentuais entre março e abril, a presidente Dilma Rousseff registra 37% das intenções de voto do eleitorado, revela pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira 17 pela TV Globo e portal G1. Com esse índice, a pré-candidata do PT à reeleição ganharia a eleição em primeiro turno em todos os dois cenários pesquisados. Na semana passada, pesquisa Vox Populi mostrou Dilma em primeiro lugar com 40% de intenções.
Dilma venceria com 37% nos dois cenários. No primeiro, o senador do PSDB Aécio Neves teria 14% dos votos, e o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos (PSB), 6%. No segundo, com Marina Silva, candidata a vice, no lugar de Campos, a ex-senadora teria 10% da preferência do eleitorado.
O primeiro cenário traz ainda 2% para o candidato do PSC, Pastor Everaldo, 1% para Denise Abreu, do PEN, e 1% para Randolfe Rodrigues, que disputará pelo PSOL. Eymael (PSDC), Levy Fidélix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Eduardo Jorge (PV) não alcançaram 1%.
Os que disseram que votarão em branco ou nulo somaram 24% e os entrevistados que não sabem em quem votar ou não quiseram responder, 13%. A pesquisa ouviu 2.002 pessoas com mais de 16 anos em 140 municípios entre os dias 10 e 14 de abril.
Na semana passada, pesquisa Vox Populi mostrou Dilma estável, com 40% das intenções. Mesmo com a variação apontada pelo Ibope, de Carlos Augusto Montenegro, a candidatura da presidente está se mostrando mais forte do que as pressões desatadas até aqui pela oposição.
Desta vez o Ibope divulgou junto com a pesquisa de intenção de voto o levantamento sobre aprovação do governo. No mês passado, o instituto fez isso de maneira separada, ajudando a provocar duas ondas de agitação na Bolsa de Valores. O índice de “bom” e “ótimo” para classificar a gestão da presidente Dilma oscilou dentro da margem de erro, marcando 34% agora contra 36% no levantamento do mês passado. Em dezembro do ano passado, o mesmo índice era de 43%, segundo o instituto.




Em três cenários de disputa do segundo turno, Dilma vence três adversários definidos. Ela ganharia com 43% contra 22% de Aécio Neves. No hipótese de enfrentar Eduardo Campos, marcou 44% contra 17%. Diante de Marina Silva, o placar ficou em 41% a 25% para Dilma.

Resolução estabelece tratamento à população LGBT em estabelecimentos prisionais

Resolução publicada na edição de hoje (17) do Diário Oficial da União estabelece  parâmetros de como devem ser tratados lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) em instituições de privação de liberdade. Uma das determinações é que a pessoa travesti ou transexual tem o direito de ser chamada pelo nome social, de acordo com seu gênero. O nome social deve, inclusive, constar no registro de admissão no estabelecimento prisional.
Deve ainda ser garantido à pessoa LGBT, em igualdade de condições, o benefício do auxílio-reclusão aos dependentes do segurado recluso, inclusive ao cônjuge ou companheiro do mesmo sexo.
Outro item da resolução estabelece que deverão ser oferecidos espaços de vivência específicos às travestis e aos gays privados de liberdade em unidades prisionais masculinas. A transferência da pessoa presa para o espaço de vivência específico ficará condicionada à sua expressa manifestação de vontade.
As pessoas transexuais masculinas e femininas devem ser encaminhadas para as unidades prisionais femininas, registra o texto. Às mulheres transexuais deverá ser garantido tratamento isonômico ao das demais mulheres em privação de liberdade.
A resolução prevê ainda que ao travesti ou transexual preso seja permitido o uso de roupas femininas ou masculinas, conforme o gênero, e a manutenção de cabelos compridos, aos que desejarem, garantindo os caracteres secundários de acordo com sua identidade de gênero.
Outro ponto garante o direito à visita íntima para a população LGBT, a exemplo do que ocorre com os demais presos. Já à pessoa travesti, mulher ou homem transexual em privação de liberdade, devem garantidos a manutenção do seu tratamento hormonal e o acompanhamento de saúde específico.
A transferência compulsória entre celas e alas ou quaisquer outros castigos ou sanções em razão da condição de pessoa LGBT são considerados tratamentos desumanos e degradantes, segundo a resolução.
A resolução é assinada conjuntamente pelo presidente do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária, Herbert José Almeida, e o presidente do Conselho Nacional de Combate à Discriminação, Gustavo Bernardes Carvalho.



Nasa descobre planeja muito parecido com a Terra


A Nasa (agência espacial americana) anunciou nesta quinta-feira a descoberta de um planeta de tamanho aproximado ao da Terra e no qual pode existir água em forma líquida. O planeta, que orbita a estrela anã Kepler-186 e que recebeu o nome provisório de Kepler-186f, fica na constelação do Cisne, a cerca de 500 milhões de anos luz da Terra. Ele foi analisado pelos telescópios Gemini North, de oito metros, e Keck II, de dez metros, ambos instalados em Mauna Kea, no Havaí.
"É extremamente difícil detectar e confirmar planetas do tamanho da Terra, e agora que encontramos um, queremos encontrar mais", disse em uma teleconferência Elisa Quintana, pesquisadora do Instituto para a Busca de Inteligência Extraterrestre (SETI).
"As observações de Keck e de Gemini combinadas com outros dados e cálculos numéricos nos permitem acreditar 99,98% que Kepler-186f é real", declarou Thomas Barclay, do Instituto de Pesquisa Ames, da Nasa.
Em fevereiro, a agência espacial americana anunciou que o telescópio Kepler, que orbita a 149,5 milhões de quilômetros da Terra há cinco anos, tinha acrescentado 715 exoplanetas à lista de mil corpos que orbitam estrelas a uma distância que torna possível a existência de água e, portanto, de vida.
A busca de planetas similares à Terra é uma das maiores aventuras na pesquisa espacial, e embora já tenham sido detectadas centenas de planetas do tamanho do nosso e outros menores, eles circulam em órbitas próximas demais de suas estrelas para que haja água líquida em sua superfície.

O Kepler-186f é o quinto e mais afastado de um sistema de cinco planetas, todos com tamanho parecido com o da Terra. A intensidade e o espectro de radiação da estrela coloca o Kepler-186f na zona estelar habitável, ou seja, se o planeta tivesse uma atmosfera e água em sua superfície, como a Terra, essa água provavelmente existe em forma líquida. Da Exame, de agências internacionais e da Nasa

DESEMPREGO CAI A 5% E TEM MELHOR MARÇO DA HISTÓRIA


A taxa de desemprego fechou março em 5%, a menor taxa para o mês desde o início da série histórica iniciada em 2002. O dado é da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) divulgado hoje (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em fevereiro a taxa foi 5,1% e 5,7% em março de 2013.
O contingente de trabalhadores desocupados ficou em 1,2 milhão de pessoas em março, mantendo-se praticamente estável em relação a fevereiro, mas recuando 11,6% na comparação com março de 2013. A população ocupada, de 22,9 milhões de pessoas, também manteve-se praticamente estável comparada a fevereiro desse ano e março do ano passado.
Entre os setores da economia, houve geração de emprego, na comparação com fevereiro, nos
segmentos da construção (1%) e serviços prestados à empresas (2,6%). Na comparação com março do ano passado, houve crescimento dos postos de trabalho em seis dos sete setores, com exceção da indústria, que teve queda de 0,5%. Os destaques positivos foram a construção (6,6%) e o
comércio (6%).
O número de trabalhadores com carteira assinada no setor privado ficou praticamente o mesmo de fevereiro, 11,7 milhões. Mas foi registrado um aumento de 2% em relação a março do ano passado.
O rendimento médio real do pessoal ocupado de R$ 2.026,60 em março é 0,3% inferior a fevereiro e 3% superior a março do ano passado.

A Pesquisa Mensal de Emprego (PME) é feita nas regiões metropolitanas do Recife, de Salvador, de Belo Horizonte, do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Porto Alegre.

Dilma tem 40% da preferência do eleitorado

A presidente Dilma Rousseff se manteve estável na corrida pela reeleição e venceria no primeiro turno, segundo pesquisa Vox Populi/Carta Capital divulgada nesta quarta-feira (16), oscilando um ponto negativo em abril em relação a fevereiro.
A petista tem 40% das intenções de voto, seguida do pré-candidato do PSDB, senador Aécio Neves (MG), com 16%, e do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, que obteve 8%.
Aécio também caiu um ponto percentual em relação a fevereiro, quando tinha 17%. Campos, no entanto, conseguiu avançar em relação aos 6% que obteve na pesquisa anterior.
O Pastor Everaldo Pereira, pré-candidato do PSC, tem 2%. Os pré-candidatos Levy Fidelix (PRTB), Randolfe Rodrigues (PSOL), Eymael (PSDC) e Mauro Iasi (PCB) não pontuaram. Votos brancos ou nulos somam 15%. O número de eleitores que não sabem em quem votar ou que não responderam a pesquisa é de 18%.
A pesquisa, divulgada no site da revista Carta Capital, foi realizada entre os dias 6 e 8 de abril e ouviu 2.200 eleitores em 161 municípios. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais.


Homens espancam vigia e tentam arrombar caixas


Na madrugada desta quinta-feira (17) houve uma tentativa de arrombamento a caixas eletrônicos do Banco do Brasil, localizados no prédio do Centro de Cultura Acadêmico José Sarney, no Centro da cidade.
Dois homens entraram no prédio e espancaram o vigia do local, que foi encontrado hoje pela manhã caído no chão com uma costela quebrada. O alarme da área dos caixas eletrônicos disparou e os homens fugiram sem levar nada.

No local foram encontradas três mochilas e um maçarico deixados pelos bandidos. O vigia encontra-se hospitalizado e deve ser ouvido pela Polícia.

Jornalista é atingida por bala perdida em assalto

A jornalista Daniele Bello, assessora da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) foi atingida por uma bala perdida, durante assalto a uma casa lotérica, no bairro do Turu, na noite desta quarta-feira (16).
De acordo com informações preliminares, o tiro teria sido de raspão, na altura do pescoço. A jornalista estaria acompanhada do namorado quando foi surpreendida com o tiro. Ela foi socorrida e levada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Araçagi e depois transferida para o Hospital Geral.

A jornalista não corre risco de morte e seu estado é considerado estável. Neste momento ela está sendo submetida a exames médicos.

Inflação oficial tem prévia de 0,78% em abril



O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15) -, prévia da inflação oficial, ficou em 0,78% em abril deste ano. A taxa é superior às observadas em março deste ano (0,73%) e em abril do ano passado (0,51%).
O dado foi divulgado hoje (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em um ano, o IPCA-15 acumula taxa de 2,91%. Já no acumulado de 12 meses, o índice tem inflação de 6,19%.
A inflação em abril foi influenciada principalmente pelo grupo alimentação e bebidas, que teve taxa de 1,84% no mês. Entre os produtos que mais contribuíram para a inflação, estão a carne (2,83%), batata (29,96%) e leite (5,7%). Também tiveram contribuição importante para a inflação os grupos de despesas transportes (0,54%), saúde e cuidados pessoais (0,69%), habitação (0,58%) e despesas pessoais (0,5%).

O IPCA-15 de abril foi calculado com base em preços coletados entre os dias de 15 março e 11 de abril.

Assaltante morre e PM é baleado em assalto a Lotérica

 Uma agência Lotérica foi assaltada por volta das 18h30 de ontem (16), no bairro Turú, próximo ao posto Texaco. Quatro homens anunciaram o assalto e, na saída, foram surpreendidos por uma equipe da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC) que fazia campana no local.

Um policial militar foi atingido por bala perdida de raspão, foi encaminhado para a UPA do Araçagi e o estado é estável. Um assaltante conseguiu fugir, outro foi preso e dois baleados. Um dos assaltantes baleados identificado como Buriti morreu enquanto era transportado em uma viatura da SEIC a caminho do hospital.

A carne ficina continua!Preso é encontrado morto na CCPJ do bairro do Anil

Um preso identificado como Laurêncio Silva, de 24 anos, foi encontrado enforcado na cela 2 da Central de Custódia de Presos de Justiça ( CCPJ) do bairro do Anil, em São Luís nesta quinta-feira (17). Em contato com o G1, A Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) confirmou o óbito e informou que o detento deu entrada nessa quarta-feira (16) na unidade onde cumpriria pena por tráfico de drogas. Com mais essa morte, a quarta desde sábado (12), sobe para onze o número de detentos mortos em 2014 no Maranhão, sete só no Complexo de Pedrinhas.
No dia 21 de março, a Sejap pediu a prorrogação, por mais seis meses, do prazo da situação de emergência no sistema carcerário. Segundo a secretaria, apesar das medidas tomadas no último semestre, vários problemas ainda precisam ser solucionados. O Maranhão decretou emergência no sistema prisional em outubro do ano passado, diante de uma crise que começou com motins e rebeliões, agravando-se com as violentas mortes dentro dos presídios.
Na última segunda-feira (14), um preso identificado como André Valber Mendes, de 26 anos – que cumpria pena pelo crime de assalto –, foi encontrado enforcado no Pavilhão Delta do Centro de Detenção Provisória (CDP) do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. No fim de semana, o detento Wesley Sousa Pereira, de 23 anos, foi achado sem vida no Presídio São Luís I, enquanto João Altair Oliveira Silva, de 18, morreu na Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ), ambas unidades prisionais do Complexo de Pedrinhas.
Outras mortes recentes foram registradas no Centro de Ressocialização de Presos de Santa Inês, na CCPJ do Anil e em uma cela do Presídio Jorge Vieira, no município de Timon, a 450 km de São Luís. De acordo com os dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), já passa de 60 o número de detentos assassinados em Pedrinhas desde o início de 2013.
Motim
Detentos iniciaram um motim, na manhã da última sexta-feira (11), no Pavilhão P da Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) de Pedrinhas. Segundo a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária do Maranhão, os presos não gostaram de uma revista feita por homens da Força Nacional. Não foi informado o que foi apreendido na revista.
Para controlar os presos, foram acionados homens da Força Nacional de Segurança, o Batalhão de Choque da Polícia Militar e o Grupo Especial de Operações Prisionais do sistema penitenciário. Bombas de efeio moral foram usadas.
De acordo com a secretaria, ninguém ficou ferido. Conforme informou o secretário Sebastião Uchôa, as revistas aos fins de semana e aos feriados vão continuar. O objetivo é evitar fugas e rebeliões nas unidades prisionais, segundo ele.
Diretor exonerado
Após a fuga de dez detentos do Presídio São Luís II, no Complexo de Pedrinhas, o diretor da unidade, Valdir Dias, foi exonerado do cargo no dia 4 de abril. A fuga ocorreu na noite do dia 3 de abril, quando os presos, aproveitando uma permissão para lavar o pátio onde costumavam tomar sol, serraram a grade instalada no teto e fugiram com o uso de uma “teresa” (corda artesanal).
Relatório do Senado
Após violentas rebeliões no final de 2013, integrantes da Comissão de Direitos Humanos do Senado visitaram o Complexo de Pedrinhas em janeiro. A presidente da comissão, senadora Ana Rita (PT-ES), apresentou no dia 14 de março um relatório da visita, em que defendeu a realização de concursos para defensores públicos no estado, a fim de atenuar um dos principais problemas constatados durante a diligência: a superlotação e o convívio de presos provisórios com detentos já condenados.
O déficit de vagas nas unidades prisionais e nas delegacias do Maranhão, segundo dados apresentados no relatório, é de 2.554 vagas. Isso é agravado pelo fato de 70% dos funcionários que trabalham com os presos serem terceirizados. Além da contratação de mais agentes, a comissão defendeu a realização de mutirões carcerários com a ajuda de outros estados.
Para a presidente da comissão, o crime organizado no presídio está “fora do controle” do governo.
“Há presença de facções criminosas que têm o controle interno e ultrapassam os muros dos presídio fazendo articulações, promovendo rebeliões e colocando em risco a vida da população”, disse Ana Rita. “O Estado realmente precisa ter controle sobre isso. O presídio não pode ficar sob o controle de grupos criminosos”, completou a senadora.
A Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária se pronunciou por meio de nota sobre a morte registrada nesta quinta-feira. Veja a nota na íntegra:

“A Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) informa que já está sendo investigada, pela Delegacia de Homicídios, a morte do detento Laurêncio Silva, de 24 anos, ocorrida na madrugada desta quinta-feira (17), no Centro de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ) do Anil, em São Luís. O preso, com sinais de enforcamento, foi encontrado por agentes penitenciários na cela 2 daquela unidade. A Sejap também vai instaurar sindicância para apurar responsabilidades e as circunstâncias do ocorrido.”