Páginas

sexta-feira, 25 de abril de 2014

VARGAS AGORA É EX-PETISTA

Advogado Michel Saliba, que defende o deputado André Vargas, informou que o parlamentar protocolou nesta sexta (25), no diretório do Partido dos Trabalhadores em Londrina (PR), um pedido de desfiliação da legenda; como não tem intenção de renunciar ao cargo, Vargas deixou a legenda porque não tem mais apoio do partido e quer se dedicar à defesa no Conselho de Ética na Câmara; ele estava filiado ao PT desde 1990



O advogado Michel Saliba, que defende o deputado André Vargas, informou que o parlamentar protocolou na manhã desta sexta-feira (25), no diretório do Partido dos Trabalhadores em Londrina (PR), um pedido de desfiliação da legenda.
Segundo o advogado, o deputado não tem intenção de renunciar ao cargo de parlamentar e deixou a legenda porque não tem mais apoio do partido e quer se dedicar à defesa no Conselho de Ética na Câmara. André Vargas era filiado ao PT desde 1990.
Vargas sofria pressão do partido para renunciar ao mandato devido às denúncias de envolvimento dele com o doleiro Alberto Youssef, preso pela Polícia Federal durante as investigações da Operação Lava Jato. A operação revelou um esquema de lavagem de dinheiro, supostamente comandado por Youssef, que movimentou R$ 10 bilhões.


Procurador-geral é contra pedido de quebra de sigilo telefônico do Planalto

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou hoje (25) ao Supremo Tribunal Federal (STF) parecer contra o pedido de quebra do sigilo telefônico da área onde está localizado o Palácio do Planalto. No parecer, o procurador entende que houve “excesso sem justificativa plausível” na medida requerida.
O pedido foi feito pela promotora Márcia Milhomens Sirotheau Correa, do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, para apurar se o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, condenado na Ação Penal 470, processo do mensalão, usou celular na penitenciária. Além do Palácio do Planalto, Márcia pediu a quebra do sigilo das ligações na área do Presídio da Papuda, onde José Dirceu está preso.
Segundo Janot, a promotora não poderia ter pedido a quebra do sigilo da área do Palácio do Planalto, sendo que a suposta irregularidade ocorreu em outro local, na Papuda. “Parece não haver sustentação alguma para se poder dizer que, minimamente, haja uma relação entre o pedido e o fim perseguido”, afirmou.
O procurador disse que o pedido da promotora foi alargado para período além da data da suposta ligação, dia 6 de janeiro de 2013.  Conforme pedido do MP, a quebra do sigilo das ligações ocorreria do dia 1º de Janeiro ao dia 16 de Janeiro. "O prazo injustificado revela uma pretensão muito além", disse Janot.
Na petição apresentada ao STF na quarta-feira (23), a promotora disse que a medida não trata de quebra de sigilo telefônico, e que é necessária para apurar denúncias anônimas que chegaram ao MP. Segundo ela, o pedido busca apenas informações sobre os dados telefônicos.
Para investigar se Dirceu conversou com terceiros por celular, o MP pediu ao STF a quebra do sigilo das ligações telefônicas dos envolvidos. No pedido, a promotora forneceu apenas as coordenadas geográficas (longitude e latitude) das áreas onde as chamadas teriam ocorrido.
Segundo a defesa de Dirceu, uma das coordenadas indica o Centro de Internamento e Reeducação, onde o ex-ministro está preso. O outro local, de acordo com a defesa, é o Palácio do Planalto. O advogado anexou laudo de um engenheiro agrônomo para justificar as localizações.
Na mesma petição, a defesa de Dirceu reafirmou que o ex-ministro não falou ao celular e pediu que a autorização de trabalho externo seja concedida. Foram anexadas as contas de celular de James Correia, secretário da Indústria, Comércio e Mineração da Bahia, que teria conversado com Dirceu.
De acordo com reportagem do jornal Folha de S.Paulo, publicada no dia 17 de janeiro, Dirceu conversou por telefone celular com Correia. Conforme a reportagem, a conversa se deu por intermédio de uma terceira pessoa que visitou Dirceu. Na ocasião, a defesa do ex-ministro negou que a conversa tenha ocorrido. A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal abriu processo administrativo para investigar o caso.
Após o pedido do Ministério Público para investigação das ligações telefônicas, a Advocacia-Geral da União entrou com uma reclamação disciplinar no Conselho Nacional do Ministério Público para avaliar a conduta da promotora.
Depois da definição do caso, o presidente do STF, Joaquim Barbosa, vai decidir se Dirceu terá autorização para trabalho externo. Dirceu recebeu proposta do escritório do advogado José Gerardo Grossi, em Brasília. Ele iria trabalhar na pesquisa de jurisprudência de processos e ajudar na parte administrativa. A jornada de trabalho é das 8h às 18h, com uma hora de almoço. O salário é R$ 2,1 mil.


Armas roubadas de vigilantes este ano já ultrapassa 2013

Vinte armas foram roubadas de estabelecimentos como bancos, lotéricas, farmácias e escolas no ano de 2013. Em 2014 já foram nove armas roubadas de vigilantes. A informação foi confirmada pelo presidente do sindicato dos vigilantes do Maranhão, Raimundo Benedito Raposo.
“Nós queríamos marcar uma reunião para discutir um plano de segurança com o ex-secretário Aluísio Mendes, mas ele não nos recebeu. Este ano, dois ofícios já foram enviados à Polícia Federal a fim de discutir e estipular metas para segurança desses estabelecimentos”, disse o presidente.
Raposo afirmou também que, entre as solicitações para combater a insegurança em estabelecimentos, há a possibilidade de instalação de cabines blindadas implantadas por bancos.


ESCOLA DE MÚSICA LILAH LISBOA REALIZA OFICINAS EM VITÓRIA DO MEARIM


Professores da escola de música do maranhão Lilah Lisboa estão em Vitória do mearim nesta sexta e sábado para realizar oficinas para músicos e aprendizes. O objetivo é diagnosticar a potencialidade de Vitória do mearim, e incentivar músicos e aprendizes, e despertar o interesses mais jovens pela músicas.
As oficinas estão sendo realizadas na escola Neuza da Cunha. A oficina para sopros e metais é ministrada pelo professor Jairo morais, percussão e bateria, professor Nonato Oliveira, violão, professor João Soeiro, contra Baixo, professor Mauro Sergio, e violino, professor Raimundo Luis, que é também diretor da escola de música Lilah Lisboa.
Esta oficina esta sendo realizado através de uma parceria da secretaria de cultura de Vitória do mearim com a secretaria de cultura do estado.  
No encerramento haverá um concerto na quadra da paróquia as 19 horas.








Coronel que admitiu tortura é assassinado na Baixada Fluminense

O coronel reformado do Exército, Paulo Malhães, de 76 anos, foi encontrado morto hoje pela manhã (25) em seu sítio na zona rural de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. De acordo com a polícia, três homens invadiram a casa, amarraram a mulher e o caseiro, e procuraram armas. Durante a ação dos criminosos, o militar foi morto. O corpo do coronel Malhães está no Instituto Médico-Legal de Nova Iguaçu, onde será determinada a causa da morte.

Ex-agente do Centro de Informações do Exército, o militar prestou depoimento no dia 25 do mês passado na Comissão Nacional da Verdade, quando admitiu ter torturado, matado e ocultado cadáveres de presos políticos durante a ditadura militar. No depoimento, ele disse não se arrepender de nada e contou como funcionava a Casa da Morte, em Petrópolis, na região serrana, centro clandestino de torturas, onde teriam sido assassinadas 20  pessoas.

O presidente da Comissão Estadual da Verdade do Rio de Janeiro, Wadih Damous, disse que a morte precisa ser investigada com rigor, porque o coronel reformado foi agente importante da repressão política e detentor de muitas informações sobre a ditadura.

CÂMARA DE VEREADORES DE VITÓRIA DO MEARIM REALIZA SEMANA DE AÇÃO SOCIAL


A CÂMARA DE VEREADORES em parceria com BSM SAÚDE, realiza semana de ação social, com atendimentos oftalmológicos em pessoas que tem problemas de vista. Os exames são realizados por médicos oftalmologistas profissionais. Os exames tiveram inicio no dia 14 de abril. No primeiro momento os pacientes que foram diagnosticados com necessidade de usar óculos agora estão de volta para receber os óculos, e aqueles que precisaram fazer cirurgias foram encaminhados para procedimentos cirúrgicos.
Essa ação social realizada pala CÂMARA garante  acesso a esses atendimentos de graça, uma vez que as os exames, e as cirurgia, e os óculos são caros, foram realizados mais de 600 atendimentos.

Devido a grande demanda o presidente Helio Silva resolveu não realizar a seção desta sexta feira, porque as dependências da CÂMARA  estão sendo usadas pela equipe para a realização dos atendimentos.




Aplicativo para identificar procurados pela Justiça já pode ser baixado



Com um aplicativo gratuito instalado no celular, qualquer cidadão poderá identificar pessoas procuradas pela Justiça. O novo módulo do aplicativo Sinesp Cidadão foi lançado nesta quinta-feira (24/4) pelo Ministério da Justiça e permite a consulta a um cadastro nacional de 352 mil mandados de prisão. Quem identificar alguém nessa condição pode acionar a polícia para que a ordem judicial de prisão seja cumprida.

Para checar se a pessoa tem condenação na Justiça ou se há ordem judicial de prisão contra ela, basta digitar dados como nome completo ou número de algum documento de identificação, entre eles identidade, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho e passaporte. Quando um registro de mandado de prisão é localizado, aparecem também outros dados disponibilizados por órgãos do Poder Judiciário.

No caso de haver nomes iguais ou semelhantes, é possível checar no aplicativo mais dados, como nome da mãe ou data de nascimento, por exemplo. Outra opção é refinar a busca com detalhes como órgão expedidor do documento ou número do processo ou mandado.

Ao lançar o aplicativo, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, ressaltou que, quando uma política de segurança pública integra a sociedade, é possível alcança bons resultados. “Essa interação da sociedade com a segurança publica tem um valor inestimável. Sem informação e sem integração não se faz nada em segurança pública”, disse. Cardozo lembrou que, além dos cidadãos, os policiais também poderão ter acesso rápido aos mandados.

A busca lançada hoje é um novo módulo do aplicativo Sinesp Cidadão que, atualmente, permite a consulta de veículos roubados. Com o aplicativo instalado no celular, basta escolher o módulo de consulta a mandados. O novo módulo está disponível para Android e, em dez dias, estará disponível para Apple.

Homens roubam R$ 150 mil de casa que fica em frente à delegacia no MA

Aproximadamente R$ 150 mil em dinheiro que estavam no cofre de uma residência localizada em frente a uma delegacia foram roubados, na manhã desta sexta-feira (25), em Olho d’Água das Cunhãs, a 300 km de São Luís, segundo informações da Rádio Mirante AM. A casa pertence a um pecuarista da região.
Segundo a vítima, seis homens chegaram ao local em um veículo preto. Dois deles desceram armados – um estava encapuzado – e invadiram a residência, onde arrombaram o cofre e levaram R$ 150 mil em dinheiro.

O bando fugiu no veículo logo em seguida. A vítima então dirigiu-se à delegacia, que fica em frente à residência, e informou sobre o ocorrido. Segundo informações policiais, homens de Olho d’Água das Cunhãs e de Bacabal já estão em busca da quadrilha.

Roberto Rocha lidera corrida para o Senado

O Vice-prefeito de São Luís, Roberto Rocha (PSB), continua liderando a corrida para o Senado segundo pesquisa Data M, divulgada nesta quinta-feira pela Rádio Capital, independente da definição do candidato do grupo Sarney.
Quando a escolha recai sobre o nome de Gastão Vieira (PMDB), Rocha lidera com  com 32,8%, contra 21,2% do peemedebista, e 12,9% registrados para Haroldo Sabóia (PSOL). Brancos de nulos tiveram 17,8% e indecisos 33%.
Se o escolhido for deputado Arnaldo Melo (PMDB) a vantagem de Roberto Rocha sobe para 36,3%, seguido de Haroldo Sabóia com 17,3% e por último o presidente da Assembleia com 6,3%. 22,7% dos entrevistados disseram que votariam em branco ou anulariam seu voto; enquanto 17,3% estão indecisos.
A pesquisa Data M foi registrada no TRE-MA (número 6/2014) e foi realizada entre os dias 19 e 22 de abril.