Páginas

sábado, 12 de abril de 2014

MAIS UM PRESO É MORTO EM PEDRINHAS, AGORA SÃO OITO


Um detento foi encontrado morto na tarde deste sábado (12) na Central de Custódia de Presos de Justiça (CCPJ), no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luís.

Segundo a polícia, João Altair Oliveira Silva, de 18 anos, tinha perfurações pelo corpo, que foi encontrado pelos monitores no corredor da unidade.

Com o registro, sobe para oito o número de presos mortos no sistema prisional maranhense  em 2014. O sétimo preso foi encontrado dentro de uma cela do Presídio Jorge Vieira, no município de Timon, no Maranhão. Cinco mortes aconteceram no Presídio de Pedrinhas e uma no Centro de Ressocialização de Presos de Santa Inês, no interior do estado. A sexta aconteceu na Central de Custódia Preso de Justiça (CCPJ) do Anil.

A Sejap confirma a morte, mas não se pronunciou oficialmente até o momento.


Paciente deita na porta de hospital no PI, após ser barrado por ser do Maranhão

Mais um caso polêmico foi registrado nesta sexta-feira (11) no Hospital de Urgência de Teresina (HUT). Um paciente ficou deitado na porta da unidade de saúde, após ter sido impedido de entrar por ser do estado do Maranhão.
O agricultor Cícero Ferreira de Sousa, 25 anos, contou que chegou por volta das 10h no pronto socorro do HUT para buscar atendimento, mas isso foi negado por ele não ser do Piauí. “Nem na enfermaria não me deixaram ir, peço ajuda para ser atendido porque estou muito doente”, declarou.
O paciente se queixava de fortes dores no abdômen e na cabeça. Passando mal, ele esperou deitado no chão pelo atendimento e até às 15h desta sexta-feira ainda não tinha sido permitida a sua entrada.
Antes de vim para Teresina, o lavrador já tinha sido atendido na noite dessa quinta-feira (10) no Hospital de Codó, no Maranhão, mas segundo ele o médico lhe indicou apenas aplicação de soro. A situação de Cícero Ferreira revoltou muitas pessoas que passavam pelo hospital.

O diretor do HUT, Gilberto Albuquerque, disse que o hospital não faz restrição para atendimento a pacientes de qualquer estado, desde que seja caso de urgência, transportado em ambulâncias e com indicação da cidade de origem. A assessoria da unidade informou que o paciente foi atendido durante no final da tarde e fez exames para descobrir a origem das dores. (Do G1 PI)

VITÓRIA DO MEARIM 181 ANOS


A secretaria de cultura de Vitória do mearim preparou uma programação especial para comemorar os 181 anos de emancipação política. São dois dias de festa, confira a programação:

PROGRAMAÇÃO ANIVERSÁRIO DA CIDADE

VITÓRIA DO MEARIM- MA

                                                 181 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

19 DE ABRIL


COMPETIÇÃO DE BARALHO       
COMPETIÇÃO DE DOMINÓ                NA ESCOLA CÔNEGO A PARTIR DAS 08H:00
COMPETIÇÃO DE DAMA
 
08H- SOLO CÂNTICO COM KAIO FELIPE
08H:30 MIN- BANDA INFANTIL CURUMIM PERALTA 

                                                                                      NA PRAÇA RIO BRANCO

16H:00 MIN – FUTEBOL ( O LOURÃO)
18H – ACADEMIA JOVEM CONCERTANTE ( ORQUESTRA) 
22H – BANDA INSTRUMENTAL BRAGA BANDA
23H:00 –  SANDRO OLIVER E BANDA
00H:00 - FORRÓ DOS PLAYS

20 DE ABRIL


09H- COMPETIÇÃO CANOAGEM EM DUPLA – NA BEIRA RIO
14H – MENINOS DO PAGODE - NA BEIRA RIO



SENAC REALIZA AULA INAUGURAL DO PRONATEC EM VITÓRIA DO MEARIM


Foi realizada na quita feira (10) de abril no CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL –CRAS A aula inaugural dos cursos do PROGRAMA NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO TÉCNICO E AO EMPREGO PRONATEC/PLANO BRASIL SEM MISÉRIA  por meio do SENAC em parceria com a PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA DO MEARIM, através da SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL. Nesta etapa estão sendo oferecidos dois cursos profissionalizantes nas áreas de artesão de pintura em tecido e vendedor. Estes dois cursos terão duração dois meses de duração, e as aulas serão diárias, e terão inicio no dia 28 de abriu.

O evento contou com a presença  da gerente do SENAC a Sr Liniane e da Secretária de Assistência Social, Miralda Silva Nolasco, e dos demais candidatos pré-matriculados, cerca de 100 candidatos. Na ocasião foram destacasdas as vantagens dos cursos e as potencialidades da cidade em absorver a mão de obra qualificada. Esta é a primeira etapa de turmas que iniciam cursos do Pronatec no município de Vitória do Mearim, já estão previstas para o segundo semestre deste ano mais três cursos  que serão posteriormente divulgados.





Seic prende famílias acusadas em tráfico de drogas no Maiobão

Duas famílias foram presas em operação deflagrada pela Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic) na madrugada deste sábado (12), no bairro Paraíso das Rosas, no município de Paço do Lumiar.
Na residência da primeira família, com o casal Irlan Garcia Amorim e Fabiene Cristina do Nascimento foram apreendidos 15 kg de cocaína e crack, uma pistola ponto 40 de uso exclusivo da polícia roubada de um bombeiro militar durante assalto ocorrido neste ano. E ainda, joias, dinheiro e uma moto.
Em outra residência, três pessoas da mesma família também foram presas. Alexandre Martins Ferreira Neto, a esposa Maria de Jesus Carvalho Ferreira e o filho Anderson Victor Ferreira Carvalho. No local, foi encontrado meio quilo de cocaína e crack, uma pistola 380 também de uso da polícia, várias munições, celulares, dinheiro, balanças de precisão, duas motos e dois veículos. A polícia recebeu informações anônimas que auxiliaram na identificação da quadrilha.
Segundo o delegado Paulo Carvalho, a polícia civil monitorava o grupo e toda a movimentação das duas famílias há dois meses. A ostentação das casas foi o que mais chamou atenção. A polícia logo percebeu que não se tratava de pequenos traficantes, mas de um grupo de distribuidores de drogas.

As cinco pessoas foram encaminhadas para o Centro de Triagem da Penitenciária de Pedrinhas e devem responder por vários crimes.

Trezentos detentos recebem benefício de saída temporária

Começa próxima semana o período da saída temporária de presos do Maranhão. Cerca de trezentas pessoas terão direito ao benefício.
A determinação é da juíza Ana Maria Almeida, titular da 1ª Vara de Execuções Penais de São Luís. No total, 300 detentos que cumprem pena no regime semiaberto deverão passar o feriado da Páscoa em casa.
Atualmente o sistema carcerário de São Luís possui 552 detentos cumprindo pena no regime semiaberto. No período do natal passado, 300 detentos receberam o beneficio da saída temporária, mas poucos voltaram. Agora, a justiça adota novas medidas para que o número de evasão diminua.

Os presos que voltarem depois do feriado da Páscoa, já estão automaticamente inseridos na saída temporária no período do Dia das Mães.

Cerca de 41 maranhenses morreram de câncer de boca e pode existir 205 novos casos

Você sabe qual doença mata mais de quatro mil pessoas todo ano de forma silenciosa e, no Maranhão, já vitimou 41 pessoas entre os anos de 2005 a 2010? O responsável por esses números é o câncer de boca, um dos tipos que figuram na lista dos cânceres de maior incidência no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Apesar dos dados alarmantes da última pesquisa feita em 2012, quando foram registrados 14.170 novos casos entre homens e mulheres, o câncer de boca continua sendo uma doença pouco conhecida entre os brasileiros. No Maranhão a estimativa é de 205 novos casos por ano, segundo o Conselho Regional de Odontologia do Maranhão (CROMA).

Segundo a cirurgiã Buco-maxilo-facial, Ingrid Sousa, os principais sintomas do câncer bucal são silenciosos e indolores o que acaba sendo uma das doenças mais perigosas na atualidade. Dentre os sinais encontrados no autoexame estão o aparecimento de feridas na boca – que não doem e não cicatrizam em 15 dias; ulcerações superficiais, manchas esbranquiçadas ou avermelhadas nos lábios; dificuldade de falar, mastigar ou engolir; e emagrecimento acentuado. Nos casos mais avançados existe a presença de caroços no pescoço.

Para alertar a população sobre este mal, o CRO vai realizar uma campanha preventiva e gratuita para detecção precoce do câncer bucal. A ação acontece na Praça João Lisboa, Centro de São Luís, das 9h às 13h da manhã, com exames e distribuição de kits de higiene bucal à população. Os exames serão realizados por cirurgiões-dentistas voluntários e podem participar pessoas de todas as idades. A ação acontece na Semana de Odontologia. “Os sinais e sintomas deste tipo de câncer podem variar e serem muito silenciosos, por isso o autoexame e a procura de um profissional pode ajudar neste diagnóstico precoce facilitando o tratamento”, disse Ingrid.

A dentista também alertou que existem alguns fatores que podem aumentar o risco de obter câncer bucal, entre eles o tabagismo, exposição solar, alcoolismo, dieta pobre em vitaminas e sais minerais, má higienização bucal, genética, imunodeficiência (mau funcionamento do sistema imunológico), portadores de HIV, infecção por papiloma vírus humano (HPV) e o vírus Epstein-Barr (EBV). “O câncer bucal é o sétimo tipo de câncer mais comum no Brasil e o tratamento desta doença é terrível e muito agressivo, pois as vezes é necessário a remoção do maxilar ou outras deformações da face do paciente. Queremos alertar a população para esta realidade. Quem for diagnosticado com algum desses sintomas será encaminhado para o Hospital Geral para ser submetido a outros procedimentos que confirmem ou não a doença”.

O diagnóstico do câncer bucal precoce deve ser parte integrante tanto do exame médico quanto do odontológico, pois a detecção precoce é fundamental. Os cânceres menores que 1 centímetro de diâmetro geralmente podem ser facilmente curados. Infelizmente, a maioria dos cânceres orais só é diagnosticada após ter ocorrido a disseminação para os linfonodos da região mandibular e do pescoço. Devido à detecção tardia, 25% dos cânceres bucais são fatais.

“A campanha tem o objetivo de orientar a população e de mobilizar a odontologia nacional. Trata-se de um esforço conjunto de diversas frentes odontológicas, como entidades, empresas, cirurgiões-dentistas, em favor da promoção da saúde bucal, que ainda é uma grande demanda da população. Temos testemunhado importantes avanços no acesso ao cuidado odontológico, mas precisamos cuidar para que esses avanços cheguem a todos os brasileiros, de maneira irrestrita”, defende o presidente do CRO-MA, Marcos Pinheiro.

Além da campanha preventiva ao Câncer de Boca, palestras científicas também estão na programação do CRO-MA pela Semana da Odontologia, que acontece de 12 a 16 de Abril. Os temas a serem discutidos são "Pacientes especiais em âmbito clínico e hospitalar”; "Quando e como prescrever antibióticos em Odontologia"; "Biossegurança para TSB e ASB" e "Prontuário odontológico: aspectos éticos e jurídicos".

Saiba mais
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 43% das mortes por câncer são causadas pelo consumo de tabaco ou álcool, maus hábitos alimentares e de estilo de vida e infecções. Os dados oficiais indicam que o câncer de boca é a 5ª sede anatômica mais frequente nos homens e a 7ª nas mulheres.

O câncer bucal ocorre mais frequentemente em homens, principalmente com mais de 40 anos de idade. Fumo e consumo excessivo de bebidas alcoólicas são os principais fatores de risco. A doença atinge os lábios e a cavidade bucal, nas regiões da bochecha, gengiva, céu da boca, língua e assoalho da boca.


Além da gravidade da incidência do câncer bucal, o Brasil ainda sofre com uma série de outros problemas bucais, como as cáries que atingem cerca de 56% das crianças com 12 anos.