Páginas

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Acidente no estádio do Corinthians deixa dois mortos em São Paulo

São Paulo – Pelo menos duas pessoas morreram e uma ficou ferida com o desabamento de um guindaste usado na construção do estádio do Corinthians, o Itaquerão, na zona leste da capital paulista. A informação foi confirmada pela Polícia Militar. O Corpo de Bombeiros continua trabalhando no local. O acidente aconteceu por volta das 12h30 de hoje (27).
O repórter Bruno Andrade, do jornal Lance, estava no estádio antes do acidente. “Eu estava fora, na portaria secundária do estádio, esperando o motorista para ir embora. Em coisa de dez minutos, passei embaixo do guindaste que cedeu. Viemos aqui fazer uma entrevista com Andrés Sanchez, responsável pela arena. Batemos um papo, nos despedimos e, nesse meio tempo, o guindaste cedeu, e houve uma correria para todo lado e um susto muito grande”, contou ele.

O repórter disse ter escutado um primeiro estrondo, quando viu “nitidamente o guindaste ceder e cair sobre a estrutura metálica”, falou ele. “O que sabemos é que ele [o guindaste] caiu em cima de um caminhão”.
Dezenas de pessoas estão concentradas na frente do estádio, em busca de informações sobre o acidente. Uma delas é o torcedor corintiano Marcos Paulo Cabral de Lima, promotor de vendas e morador das redondezas. “Venho aqui quase todos os dias”, contou ele à Agência Brasil. “Eu escutei três estrondos. O homem que estava no caminhão faleceu. Tinha aproximadamente 50 anos”, disse ele.
“É uma coisa muito triste. Ficamos tristes e abalados, principalmente pelas famílias [das vítimas]. Não tem preço isso. O estádio construímos de novo, mas e as famílias?”, disse o torcedor. Os nomes e idades dos operários que morreram ou ficaram feridos não foram confirmados.
Fifa e Comitê Organizador da Copa lamentam mortes
Em nota, Corinthians decreta sete dias de luto

Da agência brasil

Câmara conclui votação do texto-base do novo CPC e adia polêmicas

O Plenário da Câmara dos Deputados terminou nesta terça-feira a votação do texto-base do novo Código de Processo Civil (CPC - PL 8046/10). Foram aprovadas as quatro partes restantes do texto – a parte geral já havia sido votada no último dia 5.

Ficou para depois a discussão dos 
destaques, que questionam temas como o pagamento de honorários para advogados públicos, penhora de contas bancárias e investimentos, e o regime de prisão para devedor de pensão alimentícia.
O relator, deputado Paulo Teixeira (PT-SP), esclareceu que busca um acordo para que os honorários para advogados públicos sejam tratados em outro projeto de lei e retirados do novo CPC. O novo código autoriza o pagamento de honorários para advogados públicos, na forma de lei posterior.
“Esse tema será tratado ou no CPC ou em um projeto que já está na Câmara e trata da carreira dos advogados públicos. Vamos amadurecer o diálogo”, disse Teixeira, que não quis antecipar qual solução será utilizada.
O honorário é pago ao advogado que venceu a ação, mas esse dinheiro é incorporado ao orçamento federal nas ações em que o governo federal é vencedor. Nos estados e municípios, há leis que permitem a aplicação desse dinheiro em fundos.

Pensão alimentícia
Teixeira garantiu, no entanto, que vai apoiar o destaque da bancada feminina para manter em prisão fechada o devedor de pensão alimentícia. O novo CPC prevê a prisão inicialmente em regime semiaberto (podendo ser convertida em prisão domiciliar) e também aumenta de três para dez dias o prazo para pagamento ou justificativa do devedor. A intenção é aprovar o texto do Senado, que mantém o prazo mínimo e a prisão fechada.

Paulo Teixeira: ainda não há acordo sobre os honorários de advogados públicos.
“Entendemos que a prisão em semiaberto é um símbolo ruim para a sociedade porque, infelizmente, muitos só pagam a prisão alimentícia com a ameaça de prisão”, disse Teixeira. Ele lembrou que a mudança de regime foi incluída no projeto pelo primeiro relator do texto, o então deputado Sérgio Barradas Carneiro.
A deputada Rosane Ferreira (PV-PR) disse que a bancada feminina fechou questão na defesa do regime fechado. “Isso não é uma questão de gênero. Isso é uma proteção de crianças e adolescentes”, disse.
Penhora
Continuam sem perspectivas de acordo, segundo Teixeira, eventuais destaques para limitar ainda mais a penhora de contas e investimentos bancários. Ele ressaltou que o projeto já dá muitas garantias às pessoas e às empresas e evita excessos no congelamento das contas. “Não podemos impedir que o credor tenha mecanismos para receber a sua dívida e advogar que o devedor vá até o limite e possa até se desfazer dos seus bens”, argumentou.
O deputado Nelson Marquezelli (PTB-SP), no entanto, ressaltou que vai lutar para acabar com o confisco de recursos bancários. “Não podemos agredir o direito dessa forma, permitindo o bloqueio de ativos financeiros de qualquer pessoa”, reclamou. Os deputados têm até as 19 horas de segunda-feira para apresentar destaques ao novo CPC.

Empresa que doou à campanha de Dilma e Flávio Dino não tem qualquer relação com trabalho escravo

 Cai por terra a acusação da família Sarney contra Flávio Dino. No afã de tentar envolvê-lo em qualquer escândalo, o sistema de comunicação da família Sarney mistura informações para confundir o leitor.

O blog apurou as informações fornecidas na suposta denúncia e constatou que tudo não passa de mais um factoide.

Dilma e Flávio Dino: vítimas de mais uma armação desesperada do grupo Sarney.

Em primeiro lugar, a empresa à qual o jornal O Estado do Maranhão se refere não está na Lista Suja do Trabalho Escravo fornecida pelo Ministério Público do Trabalho.

Documentos não dizem respeito a empresa

O documento apresentado com estardalhaço pelo jornal também não diz respeito a denúncias relacionadas ao regime de escravidão. Trata na verdade da contratação de deficientes físicos e da adaptação do ambiente de trabalho. E, ao contrário do que foi propagado, a empresa tem sede no Brasil, no estado de Minas Gerais, e não nas ilhas Bermudas.

O Termo de Ajustamento de Conduta refere-se, na verdade, à ampliação da contratação de deficientes físicos e as denúncias da CPT relatadas não dizem respeito ao CNPJ da Alcana. Além disso, a empresa foi responsável por 17% da doação e não por 93%, como acusa o grupo.

Além da campanha de Flávio Dino em 2010, a Alcana Destilaria, portadora do CNPJ 18.614.602/0001-02, também fez doações de campanha da presidenta Dilma e para a legenda que apoiou Roseana Sarney em 2010, no caso o PR.

Empresas denunciadas não têm relação com campanha de Dino no MA



Planilha do TSE confirma repasse ao comitê de Dilma Rousseff

As denúncias de trabalho escravo citadas no sistema Sarney relacionam-se a outras empresas integrantes do grupo, mas que não fizeram doações para a campanha de Flávio Dino.

Estas empresas são a Infinity Agrícola S.A, sediada em São Paulo e portadora do CNPJ nº 08.080.068/0001-30 e a Usina Navirai, sediada em Mato Grosso do Sul, portadora do CNPJ nº 07.929.985/0001-83, conforme constam dados do Comissão Pastoral da Terra (CPT).


Prefeitura faz doação de alimentos de programa social

Fio dado início na manhã desta quarta feira (27) à execução do programa de aquisição de alimentos no município de Vitória do Mearim.
O programa de aquisição de alimentos é um programa do governo federal em parceria com a prefeitura de Vitória do mearim. O objetivo do programa é incentiva a produção local, aumentar a renda do agricultor  familiar, que produz com a garantia de mercado. São produzidos vários tipos de alimentos como: farinha, melancia, milho, abóbora, hortaliças  entre outros.
Os alimentos produzidos através do programa, serão doados para entidades sociais como: oami, APAE, hospital, cras, e escolas, para  merenda escolar.

O programa conta hoje mais de 70 agricultores escritos, e dispõe de recursos de 300 mil reais. O objetivo é cadastrar mais produtores e alcançar recurso de 500 mil reais para financiar o programa.   




Equivoco! Nigeriano preso no MA é médico

O nigeriano Kinglsley Ify Umeilechukwu preso na tarde de sábado, dia 23 deste, no Hospital Municipal de Bacuri, na Baixada Maranhense, como suspeito de exercício ilegal da medicina, é médico formado na Universidade de Lagos, Sul da Nigéria, conforme certidão publicada aqui pelo Blog.
Na ocasião da prisão do nigeriano, os secretários de Saúde, Ricardo Murad, e de Segurança Pública, Aluísio Mendes, ambos em dobradinha para deputado estadual e federal, fizeram o maior estardalhaço.
Murad acusou o profissional de exercício ilegal da profissão e de ser o responsável pelo assassinato de uma criança, que teria sido medicada em Mirinzal, vindo à óbito, por causa de prescrição equivocada. E na sua rede social (Twitter) agradeceu ao seu companheiro de campanha política, Aluísio Mendes.
O Secretário de Segurança apresentou o médico à imprensa durante coletiva, como se fosse a maior elucidação de um falso médico atuando no Maranhão. Esqueceu Mendes que, só neste ano, mais de dez casos de falsos médicos foram registrados em nosso estado.
Para comprovar que Kinglsley Ify Umeilechukwu é médico profissional, os advogados do nigeriano enviaram ao blog documentos que comprovam a conclusão do curso de Medicina na University of Lagos e a revalidação do diploma feita na Universidade Federal de Mato Grosso. (Veja abaixo)
Os advogados estudam entrar com uma ação contra o Estado do Maranhão por danos morais e impedimento da prática da Medicina legal do seu cliente. Segundo eles, o caso de Umeilechukwu é igual ao dos médicos bolivianos, peruanos e cubanos, que passam por clima de constrangimento para exercer a profissão no Brasil.
O médico foi preso pela manhã e liberado na tarde do mesmo dia.

Este caso pode causar estremecimento nas relações entre o Brasil e Nigéria.







Polícia prende suspeito de ataque à quartel da PM na capital

A polícia prendeu Jodeilson Barbosa Pereira, no bairro do São Bernardo, em São Luís, dentro de casa.
Ele é um dos suspeitos de ter participado do ataque a Companhia de Polícia Militar no município de Raposa, na manhã desta terça-feira (26).
Na ocasião cerca de oito homens, em quatro motos, dispararam dezenas de tiros contra o prédio da Companhia.
Jodeilson, conhecido como ‘Nenê Catita’ no mundo do crime, já tem passagens pela polícia por tráfico de drogas, e estava foragido de Pedrinhas.
Ele havia sido beneficiado com a saída temporária, no indulto do dia das crianças, e não havia mais se apresentado à justiça.

No 11º DP, do São Cristóvão, onde foi preso, o principal suspeito do ataque nega participação no crime.

Escolha do vive-governador do MA para o TCE é questionada na Justiça

O deputado federal Domingos Dutra (SSD/MA) e o deputado estadual Bira do Pindaré (PSB/MA) ingressaram com Ação Popular, com pedido de liminar, na Vara da Fazenda Pública, da Comarca de São Luís, contra o Governo do Maranhão, Assembleia Legislativa e o vive-governador do estado Washington Oliveira. Os deputados querem evitar a escolha dele como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE).
No começo de outubro surgiu uma vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado com a aposentadoria de Yêdo Lobão. A Assembleia Legislativa tinha o dever legal de imediatamente escolher o novo conselheiro para o TCE; no entanto, o presidente Arnaldo Melo suspendeu a escolha do novo conselheiro para aguardar a eleição interna do PT. Como até o momento a eleição interna não terminou, a Assembleia não escolhe o novo conselheiro. “A oligarquia Sarney não se cansa de expor o Maranhão ao vexame nacional. É inadmissível que a Assembleia Legislativa fique esperando o resultado da disputa interna do PT para escolher o novo conselheiro do Tribunal de Contas. O vice- governador, não preenche os requisitos técnicos, jurídicos nem contábeis para ser conselheiro. Não tem experiência nem competência para exercer um cargo de tamanha relevância”, completou o deputado.
Para o parlamentar, o povo maranhense não pode aceitar que o Tribunal de Contas do Estado seja utilizado para barganha política. Segundo o deputado, a oligarquia Sarney odeia os petistas, não confia no vice-governador e para se livrar do mesmo quer premiá-lo com um cargo vitalício no Tribunal.
Por outro lado, observou Dutra, “o presidente da Assembleia participa desse casuísmo porque sonha em ser governador a partir de abril, quando a governadora Roseana Sarney se afastará para disputar o Senado”.


Deficit habitacional do Maranhão é o pior do país

O deficit habitacional no Brasil caiu, em termos absolutos, 6,2% entre 2007 e 2012, de acordo com estudo divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Mas uma unidade da federação segue apresentando uma situação preocupante, segundo os pesquisadores. Trata-se do Maranhão, onde 21,2% das cerca de 400 mil moradias do estado (mais de 84 mil residências) não apresentam condições dignas aos moradores.
Em 2007, este percentual era maior, cerca de 28%. No entanto, mesmo com a queda do índice, as condições de habitação do Maranhão continuam as piores do país.
Na região Nordeste, onde há perto de 1,6 milhão de moradias em condições precárias de habitabilidade, o Maranhão tem o maior deficit – 25% do total dessas moradias impróprias (400 mil residências) estão no estado.
Depois do Maranhão, os maiores déficits habitacionais do Nordeste estão na Bahia (22% do total de moradias precárias da região), no Ceará e em Pernambuco (ambos com aproximadamente 15% do total).

Entre os indicadores da política habitacional, o deficit habitacional é aquele que informa a necessidade de construção de moradias populares e mostra que as habitações que já existem são incapazes de atender dignamente os moradores.
Para se chegar ao resultado final do deficit são consideradas as situações de quem vive em habitações precárias (de palha, taipa, madeira etc.), em coabitação forçada (casas que abrigam duas ou mais famílias); com ônus excessivo do aluguel (30% ou mais da renda familiar); e em casas com mais de três moradores por dormitório. Os dados são extraídos da Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (Pnad).
No Maranhão, 342.743 habitações são consideradas precárias; 81.102 são coabitadas; 43.951 têm valor alto de aluguel; e 14.401 são ocupadas por mais de três moradores em cada dormitório.

Gardênia Castelo revela que PSDB tem vaga garantida na chapa de Flávio Dino

A disputa por um espaço na chapa majoritária de Flávio Dino (PC do B) pode estar prestes a ter um desfecho, pelo menos é o que se entende, diante da declaração da deputada estadual Gardênia Castelo (PSDB), que revela: “o Flávio conversou com o Brandão e garantiu que o PSDB terá espaço garantido na chapa majoritária”. O comentário da filha do ex-prefeito de João Castelo, ocorre na mesma semana em que ganhou grande repercussão o enunciado do presidente da Embratur, ao afirmar “ser uma honra” contar Castelo em seu palanque em 2014.
O “namoro” entre PSDB e Flávio Dino é antigo, desde o mês de maio desse ano, o deputado federal Carlos Brandão já anunciava uma pretensão de aproximação dos dois lados, mas que as conversas deveriam ter cautela, por conta da disputa presidencial de 2014, uma vez que Aécio Neves (PSDB) vai precisar de um palanque no Maranhão. Então o acerto com os tucanos passaria também por um acordo na disputa do governo federal.
Em relação à declaração da deputada Gardênia, o presidente do PC do B no Maranhão, explica que “todas as discussões sobre a montagem da chapa vão ser feitas no momento certo, esse debate vai ser levado com tranquilidade”. Márcio Jerry ainda comenta “todos os pleitos para ocupar a vaga de vice-governador de Flávio são legítimos”.
Na fala do líder comunista é perceptível o cuidado que se tem de não confirmar e nem negar a afirmação da tucana, uma vez que existe um tensionamento constante dentro do grupo oposicionista, por conta das disputas das vagas na chapa majoritária. Ainda em 2012, um acordo teria sido feito com o PDT e PSB para que as vagas de vice-governador e de senador fossem ocupadas pelos partidos citados, respectivamente. No entanto hoje o PSDB e o Solidariedade reivindicam também seus espaços, o que vem gerando grandes discussões nos bastidores.
Ciente dessa situação, Márcio Jerry ainda enfatiza: “a unidade é essencial para consolidar o sentimento de mudança que o povo deseja, devemos manter essa idéia, para que se transforme em uma vitória eleitoral em 2014”.
Vaga de vice

Apesar de não ter confirmado que a vaga ser preenchida pelo PSDB seria a de vice-governador, Gardênia Castelo mostrou que esse talvez seja o único espaço que possa a ser oferecido a legenda. “Entendemos que é praticamente certo a candidatura de Roberto Rocha ao senado, então se o nosso partido vai ocupar um espaço na chapa majoritária, possivelmente esta vaga seja de vice, mas ainda existe muito a ser discutido”, completou.


Jovem morre atropelada por caminhão

Foi  vitima de um grave acidente de transito envolvendo uma moto modelo bis e um caminhão na BR 222 perímetro urbano de Vitória do mearim, a jovem  Aridiana Fernandes Ferreira de 25 anos de idade. Aridiana era da cidade de Codó região dos cocais, e estava em vitória do Mearim para uma temporada.
Segundo informações de populares a jovem pegou a moto para dar uma volta pela cidade com uma colega, ao tentar acessar a BR não conseguiu controlar a moto, a carona percebendo pulou da moto,  Aridiana assim acabou entrando em baixo de um caminhão tendo morte imediata.

O corpo foi levado para a cidade de Codó onde será sepultado.