Páginas

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Segunda dose da vacina contra o HPV começa a ser aplicada na próxima semana


A segunda dose da vacina contra o papiloma vírus humano (HPV) começa a ser aplicada segunda-feira (1º) em meninas de 11 a 13 anos. A vacinação será feita em escolas públicas e particulares e também em unidades de saúde. A primeira dose foi aplicada em março deste ano.
O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, lembrou que a vacina protege contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero, enquanto os subtipos 6 e 11 respondem por 90% das verrugas anogenitais. Jarbas alertou que a aplicação da segunda dose, seis meses após a primeira, é fundamental para garantir a imunização. "Sem a segunda dose da vacina, não há proteção".
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, elogiou a taxa de cobertura de 87% na aplicação da primeira dose. Ao todo, 4,3 milhões de meninas entre 11 e 13 anos foram imunizadas. Chioro também reforçou a importância da segunda dose, cobrando forte mobilização dos estados e municípios e das redes pública e privada de educação.
"Precisamos garantir uma cobertura de pelo menos 80% na segunda dose", disse. "Com toda certeza, o sucesso da segunda fase vai se repetir neste momento e, com isso, vamos reescrever a história do câncer de colo de útero neste país", completou.
A vacina também está disponível nos postos de saúde para meninas que ainda não tomaram a primeira dose. Para receber a segunda dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. A terceira dose da vacina será aplicada cinco anos após a primeira.

Em 2015, a vacina será oferecida para meninas de 9 a 11 anos e, em 2016, para meninas de 9 anos. O ministério reforçou a importância do uso do preservativo como proteção contra as demais doenças sexualmente transmissíveis e da realização do exame conhecido como papanicolau em mulheres a partir dos 25 anos.

Tratamento a fumantes conta com 397 centros de atendimento no Maranhão

Que o cigarro é um grande vilão para a saúde, isso todo mundo sabe. Mas existe ainda assim uma grande dificuldade dos usuários tomarem a decisão de deixar o vício de lado. No Maranhão as Secretarias de Estado e dos Municípios têm trabalhado em parceria para combater essa mazela. Já existe tratamento nas unidades de saúde de São Luís e outras cidades, totalizando 397 centros contratualizados pelo governo do Maranhão, afirmou Teresa Carvalho, coordenadora Estadual do controle do Tabagismo no Maranhão.

“O Ministério da Saúde tem dado total auxilio para a secretaria estadual e municipais de saúde com suporte para oferecermos terapias e medicamentos para as pessoas que querem deixar de fumar. São disponibilizados medicamentos para quem sofre de abstinência (adesivos, goma de mascar, partilhas e antidepressivos), além de cognitivismo corpomental”.

As campanhas feitas pelas Secretarias de Saúde são direcionadas às pessoas que não fumam, que convivem com fumantes e para pessoas que querem deixar de fumar. “O Dia Nacional de Combate ao Fumo é muito importante, pois mostramos às pessoas os riscos a saúde que o cigarro traz. Nosso maior objetivo é alertar a população e diminuir os índices apontados pela OMS, que revela que as pessoas que convivem com fumantes frequentemente também correm riscos de saúde”, disse Teresa Caravalho.

Se você deseja parar de fuma e não consegue, não desanime! A maioria dos ex-fumantes precisaram de várias tentativas para abandonar o cigarro. Veja abaixo alguns benefícios de parar de fumar:

Após 20 minutos sua pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal;
Após 2 horas, não tem mais nicotina no seu sangue;
Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza;
Após dois dias, seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor.

Dados
Segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é um dos principais fatores determinantes das duas maiores causas de morte por doenças no mundo e no Brasil: doenças cardiovasculares e câncer. Está associado a 30% das mortes por câncer, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25 % das mortes por doença das artérias coronárias, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica, 25% das mortes por doença cerebrovascular (derrame), dentre outras. 



Homem é morto a pauladas em frente a delegacia na capital

Um corpo foi encontrado em frente à Delegacia do Vinhais, 4° Distrito Policial.
De acordo com as primeiras informações, o cadáver seria de uma pessoa que trabalha como carregador na feirinha do bairro. A vítima foi identificada como Carlos Lima Holanda, de 30 anos.
O homem foi assassinado a pauladas. As manchas de sangue ainda estavam recentes, comprovando que o crime foi cometido nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira (29).

A vítima foi morta a pauladas, pois pedaços de madeira foram encontrados próximos ao corpo.