Páginas

sexta-feira, 2 de maio de 2014

SEÇÃO DA CÂMARA DE VEREADORES DE VITÓRIA DO MEARIM


Seção plenária da camará de vereadores de 02/05/2014 sexta feira. Vereadores que estiveram presentes, Helio silva presidente, baito, DD aboiado, nego Mauro, Sandra, Cristiano falcão, Fátima Amorim, Zé Maria, Maria Assad e George paz, o vereador biné não esteve prezente por conta do falecimento de sua irmã.
Na pauta do dia pedido de providência de autoria do vereador George que pede que as autoridades se empenhem para controlar o fluxo lancha, Jet-ski, e rabeta, e ainda que seja solicitado ao corpo de bombeiros que disponibilize dois homens para fazer o trabalho de salva vidas, para que seja evitada tragédias como a que aconteceu com  jovem  de 17 anos no fim de semana passado que morreu afogado. Pede também que a polícia faça o controle do fluxo de veículos na rua em dias de movimentos quando as pessoas estiverem tomando banho no rio. O vereador pediu  que fosse enviado oficio ao ministério publico, ao poder executivo, ao poder judiciário, e ao delegado.


O presidente pois em discussão: a vereadora Fátima Amorim parabenizou a iniciativa do vereador, e comentou que muitas pessoas não respeitam as leis,e nem os direitos e liberdade das outras pessoas achando que somente eles tem o direito ao lazer.
O vereador nego Mauro comentou que falta punição aos infratores que muitas vezes confiam em padrinhos que impedem que essas pessoas sejam punidas.
A vereadora Maria Assad lamentou a tragédia ocorrida no município de bacuri em que 8 estudantes morreram em um acidente quando iam para a escola.
O pedido de providencia foi aprovado por unanimidade.
No pequeno experiente: o vereador nego mauro fez um comentário sobre o dia internacional do trabalhador, dos direitos conquistados pelos trabalhadores, e  falou dos serviços prestado pela professora Zélia falecida a duas semanas.
O vereador Cristiano Falcão, féis um requerimento verbal à mesa da casa para que seja enviado oficio ao poder executivo para enviar uma equipe da limpeza publica para fazer o serviço de roçaguem nas ruas do povoado coque e ainda pediu a recuperação das estradas de ipixuna  e boca do campo.
O vereador nos informou que realizou 4 dias de carnaval para o povo, que já foi entregue um pouso na sumaúma do totó feito pela prefeitura beneficiando mais de 100 famílias com água de qualidade, e que vem travando uma briga na justiça contra a CAEMA devido a cobranças irregulares de água e incluindo os nomes das pessoa no serviço de proteção ao credito (SPC)
O presidente Helio Silva em um comentário, falou do projeto do governo federal através do INCRA para construção de estradas vicinais nas áreas de assentamento, e lamentou que algumas áreas deixara de se organizar, e por essa razão deixaram de ser beneficiadas.
A vereadora Fátima Amorim reclamou da demora na conclusão da ponte sobre o igarapé do puraqueu.
A vereadora Sandra comentou que foi informada por uma mãe de aluno que esta faltando merenda escolar na escola Ribamar de Matos, e pediu o apoio de seus pares para tomar providencia sobre assa questão.
O vereador George fez um comentário sobre a audiência publica realizada pele ministério publico, sobre o hospital Kalil Moises, e das exigências feitas pela  vigilância sanitária para fazer adequações no hospital. O presidente salientou que há uma necessidade eminente e urgente de um novo hospital em Vitória do mearim.
No grande expediente, o presidente comunicou os vereadores do PL 450 que trata de adequações ao conselho tutelar, e a LDO 449 encaminhados às comissões.
Os vereadores acordaram em convocar a presidente do sindicato dos servidores públicos Manira Marinho, e do representante do previm, para discutir sobre a reformulação do previm em tramitação na casa. Não tendo nada mais a acrescentar em nome de Deus o presidente Helio Silva encerrou a seção.



A presidente estadual do PPS, deputada Eliziane Gama, em coletiva à imprensa, na manhã de ontem, reafirmou a sua presença e do partido na coligação que está sendo estruturada para apoiar a candidatura do ex-presidente da Embratur Flávio Dino ao Governo do Estado.
“Eu vim para ajudar, somar e contribuir com esse projeto. O que eu puder fazer para que ele seja vencedor, eu farei”, disse Eliziane, na concorrida solenidade que contou com a presença de representantes de todos os partidos integrantes da coligação. “Hoje a candidatura do PPS é a candidatura do PCdoB”, confirmou a deputada.
Antes da entrevista, a deputada passou a palavra ao dirigente do partido Altemar Lima, que apresentou as principais propostas da legenda, formatadas ao longo do programa ‘Pé na Estrada’ para ser incluídas no programa de governo de Dino. O pré-candidato anunciou que todas as contribuições serão contempladas.
Eliziane observou que desistiu da pré-candidatura atendendo ao clamor popular pela unidade das oposições, porque Flávio, assim como ela, representa o sentimento de mudança e defende a construção da alternância de poder.
“A cidade e o Estado clamam pela unidade e nós, a classe política, precisamos ser agendados pelo clamor popular, e é por isso que hoje nós do PPS, atendendo a esse clamor popular pela unidade das oposições no Maranhão, viemos aqui dizer que o PPS é PCdoB, que Eliziane é Flávio Dino, é Roberto Rocha, é PSB, PSDB, PDT, PTC, PP, PROS, Rede Sustentabilidade e Solidariedade”.

E para que não ficasse nenhuma dúvida quanto à sua participação efetiva na campanha, a deputada, que deverá disputar a eleição de deputada federal, adiantou que, “em nome de uma história de vida que eu construí, em nome de um resgate que para mim foi muito grande, em nome de uma ruptura que tive que sofrer ao longo de toda a minha vida para chegar aqui e dar o melhor de mim para esse Estado, eu quero dizer que hoje a candidatura do PPS é a candidatura do PCdoB e nos vamos construir um Maranhão, acima de tudo um Maranhão de todos nós”.
Para Eliziane Gama, a participação do PPS na aliança “é um momento histórico, não apenas pela aliança do PPS com o PCdoB, mas por representar a construção, de fato, de um Maranhão que todos nós sonhamos, que todos nós efetivamente desejamos para essa e para as próximas gerações”. Ela negou qualquer acordo ou compromisso de Dino para 2016 quando estará em jogo a sucessão municipal. Ao ser questionado sobre o assunto, respondeu: “Cada coisa no seu tempo”. Ela esclareceu que a adesão foi motivado pelo clamor da população.
A presidente do PPS destacou que lançou a pré-candidatura ao Governo do Estado pelo PPS em cima de dois pontos basilares: o movimento que protagonizado por Marina Silva, que resultou no nascimento da Rede Sustentabilidade, que em sua formatação não seria necessariamente um partido puro e simplesmente, mas um partido para a construção de um quesito fundamental que a sustentabilidade em todas as suas áreas, não apenas na questão ambiental; e o sentimento de alternância de poder.
A parlamentar reafirmou que o PPS faz oposição ao governo do Maranhão como faz oposição ao governo federal. Enfatizou ainda que o PPS é um partido que prega a alternância de poder, não simplesmente alternância pela alternância, um nome por outro nome, mais acima de tudo a alternância na troca de ideias, construção de um modelo diferenciado como prega a REDE.
“Esse pensamento de oposição é o pensamento que eu coloco nas minhas práticas diárias como deputada estadual, como pessoa e como cristã, como alguém que leva em consideração o princípio do cristianismo, que é: “bem aventurado aqueles que têm fome e sede de justiça”.

No final do evento, Flávio Dino agradeceu o apoio de Eliziane Gama, do PPS e considerou que a deputada deu vários passos adiante porque “ajuda a iluminar o caminho de mudança política que se faz necessária para o Maranhão”. Segundo Dino, Eliziane Gama ajuda a escrever uma nova história para o Maranhão “com letras de Verdade e Justiça”.

São Luís é a capital com menor índice de obesidade e excesso de peso

Uma pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), do ano de 2013, revelou que 41,7% da população de São Luís está com excesso de peso. Segundo o estudo divulgado nessa quarta-feira (30) pelo Ministério da Saúde, 44,5% dos homens e 39,4% das mulheres da capital maranhense estão acima do peso recomendado. Índice é considerado o menor do país.
De acordo com a pesquisa, São Luís também é a capital brasileira com o menor índice de obesidade, com 13,2%, sendo 12,3% homens e 13,9% mulheres. Cuiabá é a capital com maior registro de pessoas acima do peso (54,9%) e obesas (22,4%). A capital maranhense ficou abaixo da média nacional, que foi de 50,8% dos brasileiros com excesso de peso e 17,5% obesos.
De acordo com ministro da Saúde, Arthur Chioro, o levantamento indicou que pela primeira vez em oito anos consecutivos, o percentual de excesso de peso e de obesidade no Brasil se manteve estável.
“O aumento do consumo de hortaliças e da atividade física são fatores determinantes para uma sociedade mais saudável. Mas, ainda é preciso observar a sequência nos próximos anos para podermos afirmar com consistência se há uma estabilização do crescimento da obesidade e do sobrepeso”, destacou o ministro da Saúde.
Com relação a 2012, os índices de excesso de peso em São Luís também foram os mais baixos do Brasil e caíram mais ainda em 2013, de 45,3% para 41,1% no ano passado. Os índices de obesidade se mantiveram os mesmos.
Fator aliado
Para o Ministério da Saúde, a escolaridade se mostra um forte fator de proteção entre o público feminino. “O maior acesso à informação pode ter um peso importante nesse resultado. Isso é fundamental porque demonstra claramente que é possível persistir e ampliar as políticas publicas para expandir os resultados que temos nos mais escolarizados para as outras faixas”, afirmou o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
A porcentagem de excesso de peso entre as mulheres brasileiras com até oito anos de estudo é de 58,3%. Já entre as mulheres com escolaridade de no mínimo 12 anos, esse percentual cai para 36,6%. A prevalência de obesidade também cai pela metade entre esses dois grupos de mulheres, atingindo 24,4% e 11,8%, respectivamente.
O Vigitel retrata os hábitos da população brasileira e é uma importante fonte para o desenvolvimento de políticas públicas de saúde preventiva. Nesta edição, foram entrevistados aproximadamente 53 mil adultos em todas as capitais e também no Distrito Federal.