Páginas

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Câmara de vereadores de Vitoria do Mearim encerra pauta de votação em 2014


Seção plenária de sexta feira dia 28/11/2014. Vereadores presentes: Helio Silva, Baitó Maciel, George Paz, Nego Mauro, Maria Assad, Zé Maria, DD Aboiador, Sandra Barros, Fátima Amorim.
No pequeno expediente, o presidente Helio Silva, consternou sentimento de pesar à família do senhor Luis Carlos, pelo seu falecimento, e enviara uma mensagem à família em nome de todos os vereadores.
A vereadora Fátima Amorim, informou que foi procurada por estudantes de Vitória do Mearim para solicitar apoio do poder legislativo, para buscar junto ao governo federal, a instalação de um polo da UFMA em Vitória do Mearim.
O presidente Helio chamou a atenção para a necessidade da criação de um banco de dados nacional do sistema único de saúde, SUS, com informações dos pacientes para facilitar o atendimento realizado pelos médicos.
Na pauta do dia, o plenário aprovou em segundo turno, a lei orçamentária LDO.

Desta forma a casa encerra a pauta de votação neste ano de 2014, antes do recesso, ainda será realizada a eleição da mesa diretora para  o biênio 2015, 2016.

Morre no Mexico, aos 85 anos ator que deu vida a Chaves e Chapolin


Morreu nesta sexta-feira (28), aos 85 anos, Roberto Gómez Bolaños, criador dos seriados "Chaves" e "Chapolin". A informação foi divulgada pela rede de TV Televisa. A emissora mexicana foi a responsável pela produção dos programas do humorista.
Em fevereiro deste ano, quando Roberto Bolanos completou 85 anos, um parente confirmou à agência de notícias Efe que a saúde dele era “frágil” e que ele permanecia quase o tempo todo na cama, com acompanhamento 24 horas por dia.
Roberto Bolaños tirou seu apelido do dramaturgo William Shakespeare, cujo diminutivo em Espanhol era "Chespirito". Há alguns anos, ele se mudou para Cancún, no México, junto com a mulher Florinda Meza, a Dona Florinda da série.
Colegas lamentam
Edgar Vivar, que interpretou o Senhor Barriga, falou à Televisa: "Estou em estado de choque. Não pensei que me fossa afetar tanto. Meu telefone não para de tocar. Um abraço compartilhado com milhões de pessoas do mundo. Vou lembrar dele sempre com sorriso e com ânimo. Temos que agradecer a Deus. Seu bom humor é a maior lembrança."
"Roberto, você não vai, permanece em meu coração e em todos os corações de tantos a quem fez feliz. Adeus Chaves para sempre", disse no Twitter Edgard Vivar.
Trajetória
Bolaños nasceu na Cidade do México em 21 de fevereiro de 1929. Estudou engenharia, mas nunca exerceu a profissão. Começou sua carreira profissional na publicidade, onde começou a trabalhar em roteiros.
Casou-se pela primeira vez com a escritora Graciela Fernández, com quem teve seis filhos. Só em 2004 oficializaria seu casamento com a atriz Florinda Meza, a Dona Florinda.

Roberto ficou conhecido no México pelo nome de um dos seus primeiro personagens, Chespirito. Mas foram os programas "Chaves" e "Chapolin" que ficaram mais famosos no Brasil.

Virgem de 87 anos é estuprada por jovem de 18

Uma virgem de 87 anos foi estuprada por um jovem de 18, em um pequeno povoado no norte de Minas Gerais. O rapaz identificado como Luciano Cardoso dos Rei foi preso na cidade de Montes Claros e confessou o abuso. Em depoimento à Polícia Civil, o jovem disse que atacou a mulher por ela ser virgem.

O crime ocorreu há mais de um mês, no distrito de Aparecida do Mundo Novo. O suspeito não foi preso na época porque a vítima não conseguiu reconhecê-lo por causa de problemas de visão. A idosa, que morava sozinha e em uma residência isolada, precisou se mudar para a casa de parentes. Cardoso está preso preventivamente na cadeia de Montes Claros.

Cores e sabores da feira livre de Vitória do mearim


Dia de feira em Vitória do Mearim, dia que você encontra quase de tudo. São confecções, causados, peças para fogão, pequenos eletros, pescados, frutas, verduras, legumes, e muito mais. É uma grade variedade de cores e sabores.




















Ex-prefeito João Castelo é condenado criminalmente



Com base em Denúncia proposta pelo Ministério Público do Maranhão, a 7ª Vara Criminal de São Luís condenou, na última terça-feira, 25, o ex-prefeito João Castelo Ribeiro Gonçalves a dois anos e três meses de prestação de serviço à comunidade ou a uma entidade pública. A pena inicial, convertida em prestação de serviços, foi de dois anos e três meses de detenção. O ex-gestor tem o direito de recorrer em liberdade.

A condenação de João Castelo baseia-se no não pagamento dos salários do funcionalismo público municipal em dezembro de 2012, último mês de sua gestão. À conduta do ex-gestor foram aplicadas as penalidades previstas em dois artigos do Decreto-Lei 201/67, que trata da responsabilidade de prefeitos e vereadores.

Com base no artigo 1°, inciso II do Decreto-Lei 201/67 (utilizar-se, indevidamente, em proveito próprio ou alheio, de bens, rendas ou serviços públicos), João Castelo foi condenado dois anos de detenção. Já pelo inciso V do mesmo artigo do decreto-lei (ordenar ou efetuar despesas não autorizadas por lei, ou realizá-las em desacordo com as normas financeiras pertinente), o ex-prefeito recebeu a pena de três meses de detenção.

ENTENDA O CASO

Com base no Inquérito Civil n° 01/2013, que apurou o não pagamento do funcionalismo municipal de São Luís em dezembro de 2012, o Ministério Público do Maranhão ingressou, em 15 de maio, com uma Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa com pedido de indisponibilidade de bens e uma Denúncia criminal contra o ex-prefeito de São Luís, João Castelo Ribeiro Gonçalves.

Foi apurado pela força-tarefa criada pela procuradora-geral de justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, para investigar o caso, que o então prefeito deixou de enviar ao Banco do Brasil (responsável pela administração da folha de pagamento do Município) a ordem de pagamento dos salários dos servidores no mês de dezembro de 2012.

Ao mesmo tempo, João Castelo determinou a utilização de R$ 36 milhões da reserva financeira da Prefeitura de São Luís para o pagamento a fornecedores. Chamou a atenção dos promotores de justiça Justino da Silva Guimarães, João Leonardo Sousa Pires Leal e Danilo José de Castro Ferreira, integrantes da força-tarefa, o fato de que o empenho e liquidação dos pagamentos se deu em apenas cinco dias (de 27 a 31 de dezembro), tempo bem menor que o usual.


"Nesse caso, foi o denunciado (João Castelo Ribeiro Gonçalves), na época mandatário maior do Município e vindo de uma derrota nas urnas quem tomou a decisão de livre e conscientemente deixar de pagar os salários para privilegiar pagamento de outras obrigações refratárias, inclusive com o objetivo de causar dificuldades à nova administração, o que de fato ocorreu, já que os valores tiveram de ser pagos de forma parcelada. Portanto, é claro o dolo em sua conduta", analisaram, na época, os integrantes da força-tarefa.

Adolescente mata a irmã acidentalmente com tiro no rosto na Raposa


Uma tragédia em família aconteceu na noite desta quinta-feira (27) na Rua João Bragança, em Raposa, região metropolitana de São Luís.
A jovem Sandelene Castro, de 21 anos, morreu após levar um tiro acidental dentro de sua casa, na Vila Laci. Segundo informações, o irmão da vítima, identificado como Marcelo Vitor Araujo, de 16 anos, estava limpando uma arma quando disparou acidentalmente na irmã.
A vítima ainda foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Ela foi baleada no rosto e faleceu assim que chegou ao hospital. De acordo com informações, a bala se alojou na cabeça da jovem.

O jovem Marcelo Vitor fugiu logo após o acidente. Não foi divulgada de quem era a arma. A polícia irá investigar o caso.

Agência da BB em Cantanhede foi explodida por bandidos

No município de Cantanhede, caixa eletrônico em agência do Banco do Brasil foi explodido. Ato criminoso aconteceu na manhã desta sexta-feira (28).
O delegado titular da Delegacia Regional de Itapecuru-Mirim, Sidney Oliveira, informou que a quadrilha foi até o quartel da Polícia Militar e fez dois policiais reféns. Depois os bandidos foram até a agência e usaram bananas de dinamite para explodir o caixa eletrônico. O valor levado pelo bando não foi informado.
Durante a fuga, os policiais e um segurança da agência foram levados reféns. O bando estava usando o carro de um dos policiais, uma Chevrolet S10 prata. Próximo à Miranda do Norte, os reféns foram liberados, junto com o carro usado na fuga.

Uma submetralhadora, duas pistolas e coletes balísticos foram levados pelos bandidos.