Páginas

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Excesso de peso afeta 2,1 bilhões em todo o mundo

O número de pessoas obesas e com excesso de peso aumentou de 857 milhões em 1980 para 2,1 mil milhões em 2013, revela estudo publicado hoje (29) pela revista Lancet, segundo o qual o problema continua aumentando. Nos últimos 33 anos, segundo os pesquisadores, a taxa de adultos obesos e com excesso de peso aumentou 28%, enquanto a das crianças e adolescentes (até os 19 anos) subiu 47%.

Coordenada por Emmanuela Gakidou, do Instituto para a Avaliação e a Métrica da Saúde da Universidade de Washington (EUA), a equipe de pesquisadores diz ter feito a análise com base em dados recolhidos em estudos, relatórios e na literatura científica sobre a prevalência do excesso de peso e obesidade em 188 países entre

“Ao contrário de outros grandes riscos para a saúde, como o tabaco e a nutrição infantil, a obesidade não está diminuindo. Os nossos resultados mostram que os aumentos na prevalência da obesidade têm sido substanciais, generalizados e concentrados em curto período de tempo”, alertou Gakidou, citada em comunicado enviado pela Lancet.

Apesar da “imagem preocupante” que os números traçam, o ritmo de crescimento da epidemia parece ter abrandado nos últimos oito anos nos países desenvolvidos. Nos países em desenvolvimento, onde se concentram 62% dos obesos do mundo, o ritmo mantém-se elevado.

As diferenças entre os países desenvolvidos e os em desenvolvimento revelam-se também em outros fatores: no mundo desenvolvido, os homens têm maiores taxas de obesidade do que as mulheres e nos países em desenvolvimento ocorre o oposto.

O maior aumento nos níveis de excesso de peso e obesidade ocorreram entre 1992 e 2002, sobretudo entre os 20 e os 40 anos.

A prevalência de excesso de peso e obesidade nas crianças aumentou significativamente nos países desenvolvidos, de 17% em 1980 para 24% em 2013 entre os rapazes, e de 16% para 23% entre as jovens.

Nos países em desenvolvimento, o aumento passou de 8% para 13% tanto entre os rapazes quanto entre as jovens nos últimos 33 anos.

Joaquim Barbosa diz que deixará o Supremo em junho



 

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, disse hoje (29) que vai deixar o cargo no próximo mês. A decisão foi anunciada aos presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, em uma visita rápida ao Congresso.

Segundo Renan Calheiros, o ministro não explicou os motivos de sua decisão, apenas informou que irá se aposentar. “Foi surpreendente e triste. O ministro veio se despedir”, disse Renan ao atribuir a Barbosa a marca de uma das melhores referências do Brasil. “Sempre tivemos relacionamento muito bom e sempre o tivemos como uma das melhores referências”, completou.

A conversa entre os representantes dos dois Poderes durou menos de 30 minutos e Barbosa seguiu para a Câmara dos Deputados sem falar com a imprensa. À pergunta sobre a data da aposentadoria, Barbosa limitou-se a sorrir e afirmou: “Aguardem, aguardem”.

Renan Calheiros disse que tratou com Barbosa de alguns projetos que esbarram em procedimentos do Judiciário, como o novo Código de Processo Civil que será concluído ainda neste semestre. “Isso é uma oportunidade para reduzir à metade o tempo dos processos”. Renan negou que tenha conversado sobre a decisão da Corte de transferir para as turmas do STF os julgamentos de políticos, mas disse que é favorável às medidas que agilizam os processos judiciais.

O presidente do Senado também negou que tenha tratado da decisão do do Tribunal Superior Eleitoral que manteve a mudança na distribuição das 513 cadeiras da Câmara, afetando bancadas de 13 estados. Alves e Calheiros consideraram que a medida criou um mal-estar e afirmaram que o tribunal não tem competência para fixar esses números. No fim do dia , a Mesa do Senado decidiu ajuizar no STF uma Ação Declaratória de Constitucionalidade para garantir a posição do Congresso sobre o tema.

No caso da Proposta de Emenda à Constituição 63/2013 que prevê pagamento adicional por tempo de serviço a juízes e membros do Ministério Público da União, dos estados e do Distrito Federal, remunerados por subsídio, Barbosa apenas ouviu o apoio declarado por Renan à medida.

A mudança poderá permitir que essas categorias passem a receber acima do teto constitucional. O presidente do STF já tinha declarado ser favorável à medidaa. A matéria está no plenário da Casa, onde precisa ser aprovada em dois turnos de votação. Na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senadores favoráveis e contrários ao adicional reconheceram a defasagem salarial e a existência de distorções nas diversas carreiras da magistratura brasileira. O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), que foi relator da matéria na CCJ, disse que o impacto da medida será 1,65% na folha de pagamento do Poder Judiciário.

O temor de alguns parlamentares, principalmente da base governista, é que outras categorias que são remuneradas por subsídio exijam o mesmo benefício. O governo tentou negociar com as categorias e chegou a pedir que a discussão seja adiada, em busca de uma alternativa que tenha impacto menor nas contas públicas, com efeito dominó.

A matéria, que será analisada pela Câmara, ainda tem de passar por oito sessões de discussão, divididas em dois turnos no plenário do Senado. A primeira delas ocorreu ontem (28). Para ser aprovada, são necessários 49 votos favoráveis em cada votação.

Joaquim Benedito Barbosa Gomes, 59 anos, nascido em Paracatu (MG), foi o primeiro negro a ser ministro do STF e teve notoriedade por ter presidido o Supremo e ter sido o relator do julgamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão. Devido à condução do processo, ele foi o responsável pela execução de diversas penas e pela determinação de prisão dos réus condenados pelos crimes.

Barbosa ocupa a presidência do STF e do Conselho Nacional de Justiça desde novembro de 2012. O ministro foi indicado à Suprema Corte em 2003, no mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Antes de sua nomeação para o Supremo, o ministro Joaquim Barbosa foi membro do Ministério Público Federal, chefe da Consultoria Jurídica do Ministério da Saúde, advogado do Serviço Federal de Processamento de Dados, oficial de chancelaria do Ministério das Relações Exteriores e compositor gráfico do Centro Gráfico do Senado.

Ele é mestre e doutor em direito público pela Universidade de Paris-II (Panthéon-Assas) e mestre em direito e Estado pela Universidade de Brasília.

Racha teria provocado a morte de motociclista na Litorânea


Um acidente envolvendo uma moto e um veículo Troller, resultou em uma morte no fim da manhã desta quinta-feira (29), em São Luís. O acidente aconteceu em uma via que da acesso para a Litorânea.
Segundo informações de testemunhas, dois motoristas resolveram disputar um 'racha', quando um deles perdeu o controle do veículo e acertou em cheio o motociclista, José Raimundo dos Santos Coelho, (52), que morreu ainda no local. Ele era vendedor de macaxeira e fornecia o produto para todos os bares da Litorânea.
O condutor da Hilux fugiu do local e o condutor da Troller também sofreu ferimentos graves e foi conduzido ao hospital com suspeita de traumatismo craniano. Ele foi identificado como Christiano Regis de Macedo. A polícia esteve no local para obter as informações.



VITÓRIA DO MEARIM: SÃO JOÃO 2014


A secretaria de cultura de Vitória do mearim trabalha na organização do  festejo junino 2014. Uma grande programação esta sendo preparada para este ano, com quadrilhas, dança portuguesa, Dança indígena, bumba boi e muito mais.

Uma decoração especial inspirada pela copa do mundo esta sendo preparada, as meninas da secretaria e o artista plástico Samuel Rodrigues já trabalham na confecção desta decoração.


 

Dupla criminosa é presa pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar



Suspeitos de assalto a uma Casa Lotérica, situada no Parque Vitória, dois elementos foram presos pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar. Os suspeitos também seriam integrantes da facção criminosa conhecida como Primeiro Comando do Maranhão (PCM).

Perseguidos e baleados na tarde de quarta-feira (28), no Parque Vitória, Isaías dos Santos Pereira, morador da Cidade Olímpica, e Ângelo dos Santos Silva, que reside no Recanto dos Vinhais, de acordo com informações policiais, teriam assaltado uma loteria que fica localizada nas proximidades da Praça do Rodão. A PM, através do Esquadrão Águia, do BP Choque, foi acionada e iniciou uma perseguição a uma moto Honda Bros, de cor laranja e placa NXK-3529.

Quando avistados, os bandidos ameaçaram atirar contra os policiais, mas os PM’s foram mais rápidos e conseguiram capturar a dupla, que reagiu e foi atingida por tiros nas pernas.

Durante a revista, policiais encontraram duas armas de fogo calibre 38, uma com seis outra com cinco munições, além de apreenderem a moto laranja roubada utilizada no crime. A moto pertencia a um policial militar.

Ainda foi apreendido com a dupla um colete à prova de balas da empresa Ostensiva Segurança Privada e uma capa de segurança privada. Os dois foram encaminhados ao Hospital Clementino Moura, o Socorrão II, onde foram medicados e em seguida levados ao Plantão do Cohatrac, onde foram autuados em flagrante pelo delegado de plantão.

Detentos de Pedrinhas são surpreendidos pela polícia


Na madrugada desta quinta-feira (29), a Polícia Militar surpreendeu os detentos de Pedrinhas ao descobrir e abortar dois planos de fuga, no Complexo Penitenciário de Pedrinhas.
O primeiro plano frustrado ocorreu no Presídio São Luís I (PSL 1). 18 detentos quase conseguiram escapar após serrarem as grades de uma das celas do Bloco C. A outra tentativas de fuga descoberta pela polícia aconteceu no Presídio São Luís II (PSL 2), na cela 11, bloco A, onde cerca de 20 presos tentariam fugir por um túnel.

 

Flávio Dino lidera corrida eleitoral com 54% contra 18,92% de Lobão Filho



O instituto Amostragem divulgou na tarde de ontem os números da corrida eleitoral para o Governo do Estado. Com 54% das intenções de voto, Flávio Dino (PCdoB) lidera a corrida pelo Palácio dos Leões contra 18,92% de Lobão Filho (PMDB), segundo colocado.

No cenário mais provável para o confronto eleitoral, em terceiro aparece Antônio Pedrosa (PSOL) com 1,46% seguido de Saulo Arcângeli (PSTU), 1,23%. Do total de 1300 eleitores maranhenses ouvidos, 13,46% disseram que ainda não sabem em quem votarão e outros 10,92% afirmam que votariam brancos e nulos.

Em um embate direto entre os dois pré-candidatos favoritos na disputa eleitoral, Flávio Dino também venceria com 57,46% dos votos. Já Lobão Filho teria 20,62% dos votos. Neste cenário, 11,08% ainda não sabem em quem votar e 10,85% votariam branco ou nulo.

O instituto Amostragem realizou pesquisa entre os dias 16 e 19 de maio e ouviu 1300 eleitores de 40 municípios em todas as regiões do estado. A pesquisa está registrada sob o protocolo MA-00012/2014 no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão e possui margem de erro de 2,66 pontos para mais ou para menos.

Rejeição – Quando os eleitores são perguntados em quem não votariam de jeito nenhum, 38,77% dos eleitores maranhenses responderam Lobão Filho. No quesito rejeição, em segundo lugar fica Antonio Pedrosa, com 27,15%, seguido de Saulo Arcângeli (23,23%) e Flávio Dino (15,85%). Branco ou nulo somam 4,06% e 11,08% disseram não saber ou preferiram não responder.

Esta é a primeira pesquisa realizada pelo Instituto Amostragem para avaliar o embate tendo Lobão como pré-candidato apoiado pelo grupo Sarney, após a renúncia da candidatura de Luís Fernando Silva (PMDB).