Páginas

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Amante é assassinado após ser flagrado na cama com mulher

Uma briga por causa de uma mulher, terminou em morte em Caxias, neste fim de semana.  Um homem identificado apenas como “Rabudo”, flagrou a namorada com outro na cama em pleno ato sexual.
O acusado e a vítima, identificada, por Clemilton Barbosa da Silva, 26 anos, entraram em luta corporal. “Rabudo”acertou Clemilton com vários golpes de faca.
De acordo com informações, a mulher que foi pivô da briga, mantinha relações com outros três homens pelo menos.
Clemilton Barbosa da Silva ainda foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

 

Ministério Público cobrará encerramento dos lixões em todo o Estado do Ma

Em reunião promovida pelo Centro de Apoio Operacional de Meio Ambiente (CAOUMA), os promotores de justiça de Meio Ambiente do Estado do Maranhão decidiram priorizar a fiscalização do cumprimento do prazo previsto no artigo 54 da Lei nº 12.305/2010, que prevê o encerramento dos lixões em todas as cidades brasileiras.

O evento ocorreu na tarde da última quinta-feira, 29, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça e contou com a presença de mais de 30 promotores de justiça, dentre os quais os integrantes do Grupo de Saneamento Ambiental do Ministério Público do Maranhão, que compõe a estrutura do CAOUMA.

Instituído pela portaria nº 3138/2014, o grupo desenvolverá projetos e atividades institucionais na área de saneamento ambiental visando à fiscalização e à melhoria dos serviços de resíduos sólidos, tratamento de esgotos sanitários e drenagem em todas as cidades do Maranhão.

Dentre as estratégias de atuação definidas está a remessa pelos promotores de justiça a todos os prefeitos maranhenses de ofício solicitando informações sobre quais medidas foram e estão sendo adotadas para o cumprimento do art.54 da Lei nº12.305/2010, o qual se encerra em 4 de agosto de 2014.

O documento será enviado em 4 de junho de 2014, a 60 dias do encerramento do prazo para instalação da disposição final ambientalmente adequada, conforme determina a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

O entendimento do Grupo de Saneamento Ambiental e dos demais promotores de justiça é de que a instalação da disposição e da destinação final ambientalmente adequada precisa ocorrer através de políticas que atendam à ordem de prioridade do artigo 9º da Lei nº12.305/2010, com a inclusão social das cooperativas de catadores de recicláveis, e que descartam a instalação de qualquer equipamento de incineração de resíduos sólidos.

Segundo os promotores de justiça, os municípios que descumprirem a lei poderão ser alvo de ações civis públicas, e os gestores respectivos de ações por improbidade administrativa e penais, cuja pertinência será analisada pelo Ministério Público do Maranhão, após o encerramento do prazo, em 4 de agosto de 2014.

Atraso escolar diminui desde 2006 e chega a 29,5%

A porcentagem de estudantes em atraso escolar no ensino médio diminui desde 2006, ao passar de 46% para 29,5%, em 2013. A taxa de distorção idade-série corresponde aos estudantes com pelo menos dois anos de atraso escolar. Os dados são do Censo Escolar do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).Nas escolas públicas, esse índice passou de 50% em 2006 para 32,7% no ano passado. Já nas particulares, de 11% para 7,6%. Os dados foram selecionados com o auxílio da plataforma de dados educacionais QEdu, onde as informações estarão disponíveis para a consulta a partir de hoje (2). O portal é uma parceria entre a Meritt e a Fundação Lemann, organização sem fins lucrativos voltada para educação.
Quando o aluno ingressa no ensino médio, ele já passou por um percurso escolar de pelo menos nove anos no ensino fundamental. Segundo o coordenador de Projetos da Fundação Lemann, Ernesto Faria, o atraso no ensino médio mostra o problema do fluxo como um todo. "Temos altas taxas de reprovação, mas não temos política para lidar com os alunos que fazem a série novamente", analisa Faria. "A reprovação pode estigmatizar os alunos e aumentar a chance de ele não terminar a educação básica", diz.
Os dados de 2013 mostram que as maiores taxas de distorção idade-série no ensino médio público ocorrem nas regiões Norte e Nordeste, em escolas de áreas rurais. Consideradas escolas em zonas urbana e rural, Pará (57,3%), Sergipe (50,7%) e Piauí (49,2%) tem as maiores taxas. As menores são registradas em São Paulo (17,1%), Santa Catarina (18,4%) e Paraná (24,3%).
Nas escolas rurais, Amazonas (69,8%), Pará (60,3%) e Piauí (57,7%) apresentam as maiores porcentagens de alunos em atraso escolar. As menores taxas estão em São Paulo (13,8%), Santa Catarina (15,9%) e Paraná (22%).
"As taxas são muito altas. Diversas pesquisas mostram que a reprovação não melhora o desempenho. Não há ganho por reprovação, não há ganho para o sistema educativo, que acaba bancando um ano a mais desse aluno e não há ganho para o aluno, que perde um ano da vida para complementar a etapa", analisa a gerente da Área Técnica do movimento Todos pela Educação, Alejandra Meraz Velasco.
A assessora de Projetos da Campanha Nacional pelo Direito à Educação Maria Reher complementa: "O que a gente pode destacar é o problema da qualidade da educação, mas o que é essa qualidade? No ensino médio, ela envolve o currículo. Quando conversa com os adolescentes, percebe a falta de significação da escola, de identidade da escola e a falta de oportunidade para esses adolescentes."
Pela Constituição, cabe aos estados e ao Distrito Federal oferecer prioritariamente o ensino médio. De acordo com o Conselho Nacional de Secretarias de Educação (Consed), nos últimos anos, os indicadores foram impactados com a volta de estudantes que tinham deixado a escola. "Apesar disso, tínhamos que avançar bem mais, dar passos mais largos. Em outros países, os adolescentes terminam o ensino médio com 17 e até com 15 anos", diz a secretária de Educação do Mato Grosso, Rosa Neide, integrante do Consed.
A questão recebe atenção do Ministério da Educação. No ano passado, a pasta lançou o Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Em um primeiro momento, duas ações estratégicas estão articuladas: o redesenho curricular – em desenvolvimento nas escolas por meio do Programa Ensino Médio Inovador (ProEMI) – e a Formação Continuada de professores. As ações devem impactar também na correção do fluxo.

 

Final de semana sangrento! onze homicídios e um suicídio foram registrado em São Luis

O último fim de semana foi muito violento em São Luís. É o que revela a estatística contido no site da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA). Foram registrados 11 homicídios e um suicídios. Em média, quatro pessoas morreram por dia, uma a cada seis horas.
O crime que chamou muita atenção aconteceu no Sá Viana. Joycehellen Farias Costa, de apenas 16 anos, foi assassinado a tiros pelo ex-namorado, Denilson Alves dos Santos, que se suicidou logo após o ato. O crime ocorreu por volta da 18:30 de sábado (31) e ainda está sendo investigado.
Outro homicídio aconteceu no Bom Jesus. m homem foi executado a tiros em frente à delegacia do bairro. A vítima foi identificada como Welington Diniz Fonseca, morto a tiros por dois homens que estavam em uma moto. De acordo com os primeiros levantamentos investigativos, a motivação seria um acerto de contas por causa de uma rixa.
Confira lista de homicídios deste fim de semana:
Sexta-feira (30)
- Valdeane Pinheiro Guimarães, 24 anos – Conjunto, Manaíra - 
Paço do Lumiar 
- Ivanilson Nascimento Gomes, 26 anos – Coroadinho – São Luís 
- Francisco Luís Rodrigues de Sousa, 21 anos – Camboa – São 
Luís 
- Jamerson Costa Ferreira, 25 anos – Rio dos Cachorros – São 
Luís 
- Wellington Diniz Fonseca, 37 anos -Bom Jesus – São Luís 
- Sem Identificação (Sexo masculino) – Angelim – São Luís
Sábado (31) 
- Arlilson Sousa Pereira, 29 anos, Vila Maresia – Raposa 
- Joycehellen Farias Costa, 16 anos – Sá Viana – São Luís 
- Dorinaldo da Cruz Gomes, 20 anos – Cidade Olímpica – São Luís 
- Jackson Silva Penha, 17 anos – Anil – São Luís

Domingo (1°)
- Francisco Ferreira da Silva, 31 anos – Vila Nova – Raposa Raposa

Utilizando uma corda, dois detentos do Sistema Penitenciário de Pedrinhas fogem


Ontem (01), dois presos fugiram do Sistema Penitenciário de Pedrinhas. A dupla teria fugido utilizando uma corda feita artesanalmente, conhecida como “Teresa”.
Identificados como: Jaíltom Ribeiro, mais conhecido como “Charuto”, e Alisson Pavão, o “Tiaguinho”, teriam amarrado a corda na guarita 4, escapando em horários diferentes.

Nas duas fugas, o segurança da empresa tercerizada que presta serviço a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) não estava em seu posto. Um inquérito interno foi aberto para saber se houve facilitação por parte do segurança escalado no horário.

JOVEM É ESFAQUEADA POR COMPANHEIRO EM VAQUEJADA

Uma jovem de 17 anos foi ferida a facadas pelo companheiro na noite de sábado (01) em uma vaquejada no povoado Jacareí.
De acordo com informações, a jovem Daiane da silva foi convidada pelo companheiro  pé de pano como é conhecido, ela não aceitou o convite, ele resolveu ir só, mais tarde ela resolveu ir mais na companhia da sogra, ao ver a companheira pé de pano não gostou pelo fato de ela ter preferido ir sem sua companhia, fato que o deixou revoltado. Ainda de acordo com informações ele cobra muito ciúmes dela, por conta disso começou uma discussão que foi intervida pela mãe dele que foi empurrada pelo mesmo que em seguida desferiu quatro facadas em Daiane, que foi levada ao hospital da cidade e em seguida encaminhada ao hospital tralmas de matões de norte. De acordo com informações colhidas hoje pela manhã, o estado de saúde de Daiane é grave.

O agressor encontra-se foragido, o filho do casal de menos de 2 anos esta sendo cuidado pela avó.