A principal busca em
uma aliança política no período eleitoral – o tempo de TV – tem garantido à
presidente Dilma Rousseff larga vantagem diante de seus principais adversários.
Com as recentes adesões ao projeto do PT, a pré-candidata à reeleição pode
somar entre 11 e 12 minutos em rede nacional de rádio e TV, cerca de 45% no
tempo total de propaganda eleitoral, caso o cenário se confirme até o fim das
convenções partidárias, na segunda-feira 30.
Nesta
quarta-feira 25, o PP, presidido por Ciro Nogueira, e o PSD, de Gilberto
Kassab, oficializaram apoio à candidatura petista, acrescentando, juntos, mais
cerca de 2 minutos e 40 segundos à propaganda de Dilma. Na semana passada, o
PDT e o PMDB já haviam formalizado a aliança com a presidente. E o PR, que teve
atendida a exigência da troca do ministro dos Transportes, deve anunciar seu
apoio na próxima segunda-feira.
Apesar
de algumas decisões ainda estarem sujeitas a mudanças pelas cúpulas dos
partidos, é praticamente certo que Dilma consiga o mesmo número de partidos
conquistados em 2010, quando se elegeu presidente da República. Até agora,
estão com Dilma PMDB, PCdoB, PROS, PTB, PP, PSD, PR, PRB e PDT, além do PT.
A
propaganda para presidente é dividida em dois blocos diários de 25 minutos
cada. Dessa forma, Dilma já tem quase metade do total. Vale lembrar que um
terço desse tempo, ou seja, oito minutos e 20 segundos, é dividido igualmente
entre todos os candidatos. O restante é dividido de acordo com o peso, na
Câmara dos Deputados, dos partidos que compõem cada uma das coligações. A de
Dilma, por exemplo, conta com 357 dos 513 deputados federais.
Adversários
A
presidente pode ter o tempo de TV quase três vezes maior do que o de seu
principal adversário, o tucano Aécio Neves, e praticamente seis vezes maior do
que o de Eduardo Campos, do PSB. O pré-candidato do PSDB à presidência, que
conta com o apoio declarado do DEM, do Solidariedade, de Paulinho da Força, e
agora do PTB, que fazia parte da coligação de Dilma, tem 99 parlamentares em
sua base, o que dá pouco mais de cinco minutos de propaganda.
Já
Campos é o que conta com a menor fatia: possui uma base de 33 deputados e cerca
de um minuto e meio de TV. O pré-candidato socialista, que tem a ex-senadora
Marina Silva como candidata a vice-presidente, contabiliza o tempo do PPS, de
Roberto Freire, e de nanicos como o PSL, o PRP e o PHS.