Páginas

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

VOX POPULI: DILMA TEM 36%, MARINA 27% E AÉCIO 15%

A presidente Dilma Rousseff ampliou para nove pontos sua vantagem em relação a Marina Silva, no primeiro turno. É o que mostra pesquisa Vox Populi, divulgada nesta segunda-feira. Ela tem 36%, contra 27% de Marina e 15% de Aécio Neves.


Na simulação de segundo turno, a situação é de empate técnico. Marina Silva tem 42% e Dilma apresenta 41%. Praticamente não houve alteração em relação à pesquisa anterior, quando Dilma tinha 36%, Marina 28% e Aécio 15%.


Leia, abaixo, reportagem da Agência Brasil sobre a pesquisa Vox Populi de 10 de setembro:


Vox Populi divulga mais uma pesquisa sobre a sucessão presidencial

Pesquisa Vox Populi/CartaCapital divulgada hoje (10) mostra a candidata Dilma Rousseff (PT) na liderança com 36% das intenções de voto para presidente da República. A candidata pelo PSB, Marina Silva, aparece com 28% das intenções e Aécio Neves (PSDB) com 15%. Os dados foram divulgados pela revista Carta Capital.

Este foi o primeiro levantamento da série após a morte de Eduardo Campos e a escolha de Marina Silva para substituí-lo, portanto não há base de comparação. Brancos e nulos somam 7%. Outros 13% não souberam indicar um candidato ou não quiseram responder.

O candidato Pastor Everaldo (PSC) obteve 1% dos votos e os demais candidatos - Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV), Zé Maria (PSTU), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB), Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO) tiveram juntos 1% das intenções de voto.

O instituto fez duas simulações de segundo turno. Em uma disputa entre a candidata Marina Silva e Dilma Rousseff, Marina teria 42% das intenções e Dilma, 41%. Brancos e nulos somariam 10% e 7% seriam os indecisos.

Em uma disputa entre Dilma e Áecio, a candidata do PT venceria com 44% das intenções contra 36% do candidato tucano. Outros 12% votariam branco ou nulo e seriam 8% os indecisos. Marina tem a menor rejeição, 40%. Dilma tem 42% e Aécio, 45%.

Foram feitas 2 mil entrevistas em 147 cidades. O levantamento foi feito na segunda-feira (8) e ontem (9). A margem de erro é 2,2 pontos percentuais e o número de registro na Justiça Eleitoral é BR- 00588/2014.

ARTISTAS ASSINAM MANIFESTO EM APOIO A DILMA

Dezenas de artistas renomados, entre cantores, compositores, atores e escritores, além de jornalistas e intelectuais, assinam um manifesto de apoio à reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT) em outubro. "Os brasileiros decidem agora se o caminho em que o país está desde 2003 é positivo e deve ser mantido, melhorado e aprofundado, ou se devemos voltar ao Brasil de antes - o do desemprego, da entrega, da pobreza e da humilhação", diz trecho do texto.
O manifesto, publicado no sitemanifesto.dilma.com.br, afirma ainda que "nunca o Brasil havia vivido um processo tão profundo e prolongado de mudança e de justiça social, reconhecendo e assegurando os direitos daqueles que sempre foram abandonados". Os artistas acreditam que "abandonar esse caminho para retomar fórmulas econômicas que protegem os privilegiados de sempre seria um enorme retrocesso".
"O brasileiro já pagou um preço demasiado para beneficiar os especuladores e os gananciosos. Não se pode admitir voltar atrás e eliminar os programas sociais, tirar do Estado sua responsabilidade básica e fundamental", prossegue o manifesto, ressaltando que o Brasil precisa reformular determinadas políticas e aprofundar transformações, mas que precisa "mudar avançando e não recuando". "O caminho iniciado por Lula e continuado por Dilma é o da primavera de todos os brasileiros. Por isso apoiamos Dilma Rousseff", conclui o texto.

Entre os que assinam estão atores famosos, como Osmar Prado, Paulo Betti e Matheus Nachtergaele, personalidades da música, como Chico Buarque e as cantoras Beth Carvalho e Zezé Motta. Entre os escritores estão Fernando Morais e Luis Fernando Veríssimo, além de intelectuais e jornalistas.

Doze pessoas morreram durante o fim de semana

De sexta-feira (12), até a noite de domingo (14), 12 pessoas perderam a vida de forma violenta, sendo que uma delas morreu em decorrência de um homicídio doloso no trânsito.
Com as 12 mortes deste fim de semana, sobe para 41 o número de pessoas que perderam a vida violentamente nos primeiros 14 dias do mês de setembro. Com uma média de 2,92 mortes por dia e uma a cada 8h21.
De acordo com informações do relatório da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), nove pessoas foram vítimas de homicídio, uma foi morta dentro da CCPJ de Pedrinhas, o acidente na Vila Palmeira e um latrocínio contra o policial militar Clenildo Souza Gomes, dentro da Feira da Liberdade.
Neste último crime, além do PM, outras duas pessoas morreram. De acordo com informações policiais, os dois foram identificados como Max Carvalho, de 27 anos, e Kaique Victor Amorim Serra, de 22 anos.
A dupla teria chegado ao Mercado da Liberdade, supostamente, para cometer um assalto. O PM, que fazia um trabalho de segurança no local, reagiu a ação criminosa e baleou os dois, mas durante a troca de tiros também foi alvejado.
Clenildo foi socorrido e encaminhado a uma unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Os bandidos morreram no local do crime.

A Delegacia de Homicídios esteve na Feira da Liberdade para realizar os primeiros levantamentos do crime. De acordo com o delegado Jeffrey Furtado, titular da especializada, a polícia vai seguir duas linhas de investigação, sendo que uma delas é execução, pois o PM morto já tinha recebido ameaças de morte por combater a criminalidade na região do 1° Batalhão de Polícia Militar, onde era lotado.