A audiência dos canais por assinatura cresceu 33% em 2013 em
todo o Brasil. Na Painel Nacional de Televisão (PNT), os OCNs, siglas para
outros canais, já aparecem com 8,1 pontos de média no ano, de janeiro a
dezembro.
Essa pontuação é metade da Globo (16,2) e é maior do que a da
Record (5,5) e Band (2,3) juntas. Ou de SBT (5,1) e Band (2,3) somadas.
A rigor, os 8,1 pontos não são só de canais pagos. Essa nem é a
medição de TV por assinatura. Além de canais pagos, são OCNs os microcanais UHF
e até canais de circuito interno de segurança que aparecem na medição de TV
aberta. Mas a sigla OCN agrupa majoritariamente canais por assinatura, que
cresceram mais de 20% por ano entre 2010 e 2012. Em 2013, o crescimento da base
de assinantes deve ficar entre 10% e 12%.
Em 2012, em todo o país, os OCNs somavam 6,1 pontos, apenas 0,1
a mais do que a Record (6,0). Na Grande São Paulo, os OCNs cresceram 26% em
2013. Foram de 5,3 pontos para 6,7.
Aumenta o consumo de TV
Apesar da concorrência com novas mídias, o número de televisores
ligados em 2013 teve ligeiro crescimento. Foi de 40,1% para 40,4% em todo o
país de 39,7% para 40,1% na Grande São Paulo.
Assim como na região metropolitana de São Paulo, as grandes
redes estancaram no mercado nacional a queda acentuada que vinham registrando.
A Globo oscilou de 17,0 para 16,2 pontos. Foi o pior ano de sua história, mas a
queda foi de apenas 4,7% no ano. A Record caiu de 6,0 para 5,5 (redução de
8,3%) e o SBT, de 5,5 para 5,1 (baixa de 7,3%).
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