Páginas

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Tratamento a fumantes conta com 397 centros de atendimento no Maranhão

Que o cigarro é um grande vilão para a saúde, isso todo mundo sabe. Mas existe ainda assim uma grande dificuldade dos usuários tomarem a decisão de deixar o vício de lado. No Maranhão as Secretarias de Estado e dos Municípios têm trabalhado em parceria para combater essa mazela. Já existe tratamento nas unidades de saúde de São Luís e outras cidades, totalizando 397 centros contratualizados pelo governo do Maranhão, afirmou Teresa Carvalho, coordenadora Estadual do controle do Tabagismo no Maranhão.

“O Ministério da Saúde tem dado total auxilio para a secretaria estadual e municipais de saúde com suporte para oferecermos terapias e medicamentos para as pessoas que querem deixar de fumar. São disponibilizados medicamentos para quem sofre de abstinência (adesivos, goma de mascar, partilhas e antidepressivos), além de cognitivismo corpomental”.

As campanhas feitas pelas Secretarias de Saúde são direcionadas às pessoas que não fumam, que convivem com fumantes e para pessoas que querem deixar de fumar. “O Dia Nacional de Combate ao Fumo é muito importante, pois mostramos às pessoas os riscos a saúde que o cigarro traz. Nosso maior objetivo é alertar a população e diminuir os índices apontados pela OMS, que revela que as pessoas que convivem com fumantes frequentemente também correm riscos de saúde”, disse Teresa Caravalho.

Se você deseja parar de fuma e não consegue, não desanime! A maioria dos ex-fumantes precisaram de várias tentativas para abandonar o cigarro. Veja abaixo alguns benefícios de parar de fumar:

Após 20 minutos sua pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal;
Após 2 horas, não tem mais nicotina no seu sangue;
Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza;
Após dois dias, seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor.

Dados
Segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), o tabagismo é um dos principais fatores determinantes das duas maiores causas de morte por doenças no mundo e no Brasil: doenças cardiovasculares e câncer. Está associado a 30% das mortes por câncer, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25 % das mortes por doença das artérias coronárias, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica, 25% das mortes por doença cerebrovascular (derrame), dentre outras. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário