Pouco
mais da metade (55%) dos professores do ensino médio da rede pública do país
não tem formação específica na área em que atua.
Em
números absolutos, o percentual equivale a quase 280 mil docentes do país.
Em
física, a proporção de especialistas na matéria cai a 17,7%; em química, a
33,3%.
Na rede
particular, a situação é só um pouco melhor: do total de professores, 47% não
possuem a formação ideal.
O
levantamento, inédito, foi tabulado pelo Inep (instituto de pesquisas do
Ministério da Educação), a pedido da Folha. A base é o Censo
Escolar de 2012 (o mais recente).
Os
últimos dados oficiais divulgados sobre deficit de professores no país
referiam-se a uma estimativa da Capes (outro órgão da pasta), com informações
de 2005, que englobavam também os anos finais do fundamental.
Considerando
as redes públicas e privadas juntas, hoje 53,5% dos docentes do ensino médio
não têm a formação ideal. Naquele ano, eram 51% (fundamental e médio).
A Bahia é
o Estado que possui menor proporção de professores com a formação ideal (8,5%)
no sistema público.
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