Páginas

domingo, 30 de novembro de 2014

Bandidos roubam paredão de som e matam proprietário; população tenta invadir delegacia Em Santa Inês,


O proprietário de um paredão de som foi vítima de latrocínio na madrugada deste domingo (30), na cidade de Santa Inês. Ele foi identificado como Fernando que trabalha em uma lotérica na cidade.

Pelas informações, o crime poderia ter sido encomendado. O mandante seria do município de Buriticupu. Os assaltantes e assassinos teriam recebido R$ 15 mil para roubar um paredão de som, mas o alvo mesmo seria o proprietário.
Fernando estava em companhia da esposa, no momento em que foi abordado pelos elementos. O casal foi levado para a BR, onde Fernando foi executado. Ele ainda teve tempo de mandar a esposa correr, enquanto se atracava com os assaltantes. A mulher disse que só ouviu os tiros à distância. A polícia já prendeu oito envolvidos.

“Eles pararam a gente na rua do milho. Levaram a gente pra curva da AABB e mandou a gente se ajoelhar. Foi nessa hora que ele disse: corre amor que eu vou morrer”, disse a mulher.

A populacão está tentando invadir a delegacia para resgatar os envolvidos no crime para fazer linchamento. O clima é tenso em frente à Delegacia Regional de Santa Inês.



sábado, 29 de novembro de 2014

MISÉRIA CRESCEU MAIS EM SÃO PAULO QUE NO NORDESTE


Em 2013, ano em que a miséria parou de cair no Brasil pela primeira vez desde 2003, primeiro ano do governo Lula, a maior contribuição para a estagnação da queda veio de São Paulo, Estado mais rico e populoso da Federação. A conclusão é de estudo feito a pedido da Folha por pesquisadores associados ao Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade(Iets) com base nas informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios(Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Segundo o levantamento, apareceram em 2013 no Brasil mais 834 mil pessoas extremamente pobres. Dessas, 125 mil viviam em São Paulo, cerca de 15%. Em nenhum outro Estado, mesmo na Região Nordeste, a mais pobre, o aumento do número de miseráveis foi maior naquele ano. Em segundo lugar está o Maranhão e em terceiro, o Pará. O Nordeste, no entanto, ainda é a região com maior número de miseráveis, 3,6 milhões, mais da metade do total de pessoas extremamente pobres do país.
Três estados nordestinos, Bahia, Piauí e Rio Grande do Norte, estão entre os que menos contribuíram para a evolução da miséria em 2013, segundo o estudo. Na Bahia, o número de miseráveis diminuiu. Além dela, só o Distrito Federal teve também decréscimo.
O estudo indica uma piora generalizada no acesso da população extremamente pobre ao mercado de trabalho e a deterioração da qualidade dos postos de trabalho. Mas mostra que a escolaridade dos miseráveis melhorando e o analfabetismo diminuindo, ainda que num ritmo mais lento.
A Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo não quis comentar as conclusões do levantamento. Para o Ministério do Desenvolvimento Social, houve apenas "uma flutuação estatística", e que a miséria é menor do que sugerem algumas interpretações.

Pelo Iets, 6% dos brasileiros eram extremamente pobres em 2013. Para o ministério, a taxa cai para 3% se forem descontadas da amostra pessoas que se declararam sem renda e os que não têm perfil de miseráveis, pelo nível de educação e pelo acesso a bens e serviços.

Preso de Justiça é regatado de consultório odontológico


Um preso de Justiça, identificado como Luís César de Jesus Silva, conhecido como Bochecha, foi resgatado de dentro de um consultório odontológico, na Cohab.
Seis homens armados teriam participado do resgate. Eles teriam subido até o último andar do prédio, renderam funcionários e, também, dois agentes penitenciários que estavam fazendo a escolta do prisioneiro.

De acordo com a Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária, Luís César cumpria pena no Presídio São Luís 2, unidade do Complexo Penitenciário de Pedrinhas, de oito anos, por crime de tráfico de drogas.

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Câmara de vereadores de Vitoria do Mearim encerra pauta de votação em 2014


Seção plenária de sexta feira dia 28/11/2014. Vereadores presentes: Helio Silva, Baitó Maciel, George Paz, Nego Mauro, Maria Assad, Zé Maria, DD Aboiador, Sandra Barros, Fátima Amorim.
No pequeno expediente, o presidente Helio Silva, consternou sentimento de pesar à família do senhor Luis Carlos, pelo seu falecimento, e enviara uma mensagem à família em nome de todos os vereadores.
A vereadora Fátima Amorim, informou que foi procurada por estudantes de Vitória do Mearim para solicitar apoio do poder legislativo, para buscar junto ao governo federal, a instalação de um polo da UFMA em Vitória do Mearim.
O presidente Helio chamou a atenção para a necessidade da criação de um banco de dados nacional do sistema único de saúde, SUS, com informações dos pacientes para facilitar o atendimento realizado pelos médicos.
Na pauta do dia, o plenário aprovou em segundo turno, a lei orçamentária LDO.

Desta forma a casa encerra a pauta de votação neste ano de 2014, antes do recesso, ainda será realizada a eleição da mesa diretora para  o biênio 2015, 2016.

Morre no Mexico, aos 85 anos ator que deu vida a Chaves e Chapolin


Morreu nesta sexta-feira (28), aos 85 anos, Roberto Gómez Bolaños, criador dos seriados "Chaves" e "Chapolin". A informação foi divulgada pela rede de TV Televisa. A emissora mexicana foi a responsável pela produção dos programas do humorista.
Em fevereiro deste ano, quando Roberto Bolanos completou 85 anos, um parente confirmou à agência de notícias Efe que a saúde dele era “frágil” e que ele permanecia quase o tempo todo na cama, com acompanhamento 24 horas por dia.
Roberto Bolaños tirou seu apelido do dramaturgo William Shakespeare, cujo diminutivo em Espanhol era "Chespirito". Há alguns anos, ele se mudou para Cancún, no México, junto com a mulher Florinda Meza, a Dona Florinda da série.
Colegas lamentam
Edgar Vivar, que interpretou o Senhor Barriga, falou à Televisa: "Estou em estado de choque. Não pensei que me fossa afetar tanto. Meu telefone não para de tocar. Um abraço compartilhado com milhões de pessoas do mundo. Vou lembrar dele sempre com sorriso e com ânimo. Temos que agradecer a Deus. Seu bom humor é a maior lembrança."
"Roberto, você não vai, permanece em meu coração e em todos os corações de tantos a quem fez feliz. Adeus Chaves para sempre", disse no Twitter Edgard Vivar.
Trajetória
Bolaños nasceu na Cidade do México em 21 de fevereiro de 1929. Estudou engenharia, mas nunca exerceu a profissão. Começou sua carreira profissional na publicidade, onde começou a trabalhar em roteiros.
Casou-se pela primeira vez com a escritora Graciela Fernández, com quem teve seis filhos. Só em 2004 oficializaria seu casamento com a atriz Florinda Meza, a Dona Florinda.

Roberto ficou conhecido no México pelo nome de um dos seus primeiro personagens, Chespirito. Mas foram os programas "Chaves" e "Chapolin" que ficaram mais famosos no Brasil.

Virgem de 87 anos é estuprada por jovem de 18

Uma virgem de 87 anos foi estuprada por um jovem de 18, em um pequeno povoado no norte de Minas Gerais. O rapaz identificado como Luciano Cardoso dos Rei foi preso na cidade de Montes Claros e confessou o abuso. Em depoimento à Polícia Civil, o jovem disse que atacou a mulher por ela ser virgem.

O crime ocorreu há mais de um mês, no distrito de Aparecida do Mundo Novo. O suspeito não foi preso na época porque a vítima não conseguiu reconhecê-lo por causa de problemas de visão. A idosa, que morava sozinha e em uma residência isolada, precisou se mudar para a casa de parentes. Cardoso está preso preventivamente na cadeia de Montes Claros.

Cores e sabores da feira livre de Vitória do mearim


Dia de feira em Vitória do Mearim, dia que você encontra quase de tudo. São confecções, causados, peças para fogão, pequenos eletros, pescados, frutas, verduras, legumes, e muito mais. É uma grade variedade de cores e sabores.




















Ex-prefeito João Castelo é condenado criminalmente



Com base em Denúncia proposta pelo Ministério Público do Maranhão, a 7ª Vara Criminal de São Luís condenou, na última terça-feira, 25, o ex-prefeito João Castelo Ribeiro Gonçalves a dois anos e três meses de prestação de serviço à comunidade ou a uma entidade pública. A pena inicial, convertida em prestação de serviços, foi de dois anos e três meses de detenção. O ex-gestor tem o direito de recorrer em liberdade.

A condenação de João Castelo baseia-se no não pagamento dos salários do funcionalismo público municipal em dezembro de 2012, último mês de sua gestão. À conduta do ex-gestor foram aplicadas as penalidades previstas em dois artigos do Decreto-Lei 201/67, que trata da responsabilidade de prefeitos e vereadores.

Com base no artigo 1°, inciso II do Decreto-Lei 201/67 (utilizar-se, indevidamente, em proveito próprio ou alheio, de bens, rendas ou serviços públicos), João Castelo foi condenado dois anos de detenção. Já pelo inciso V do mesmo artigo do decreto-lei (ordenar ou efetuar despesas não autorizadas por lei, ou realizá-las em desacordo com as normas financeiras pertinente), o ex-prefeito recebeu a pena de três meses de detenção.

ENTENDA O CASO

Com base no Inquérito Civil n° 01/2013, que apurou o não pagamento do funcionalismo municipal de São Luís em dezembro de 2012, o Ministério Público do Maranhão ingressou, em 15 de maio, com uma Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa com pedido de indisponibilidade de bens e uma Denúncia criminal contra o ex-prefeito de São Luís, João Castelo Ribeiro Gonçalves.

Foi apurado pela força-tarefa criada pela procuradora-geral de justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, para investigar o caso, que o então prefeito deixou de enviar ao Banco do Brasil (responsável pela administração da folha de pagamento do Município) a ordem de pagamento dos salários dos servidores no mês de dezembro de 2012.

Ao mesmo tempo, João Castelo determinou a utilização de R$ 36 milhões da reserva financeira da Prefeitura de São Luís para o pagamento a fornecedores. Chamou a atenção dos promotores de justiça Justino da Silva Guimarães, João Leonardo Sousa Pires Leal e Danilo José de Castro Ferreira, integrantes da força-tarefa, o fato de que o empenho e liquidação dos pagamentos se deu em apenas cinco dias (de 27 a 31 de dezembro), tempo bem menor que o usual.


"Nesse caso, foi o denunciado (João Castelo Ribeiro Gonçalves), na época mandatário maior do Município e vindo de uma derrota nas urnas quem tomou a decisão de livre e conscientemente deixar de pagar os salários para privilegiar pagamento de outras obrigações refratárias, inclusive com o objetivo de causar dificuldades à nova administração, o que de fato ocorreu, já que os valores tiveram de ser pagos de forma parcelada. Portanto, é claro o dolo em sua conduta", analisaram, na época, os integrantes da força-tarefa.

Adolescente mata a irmã acidentalmente com tiro no rosto na Raposa


Uma tragédia em família aconteceu na noite desta quinta-feira (27) na Rua João Bragança, em Raposa, região metropolitana de São Luís.
A jovem Sandelene Castro, de 21 anos, morreu após levar um tiro acidental dentro de sua casa, na Vila Laci. Segundo informações, o irmão da vítima, identificado como Marcelo Vitor Araujo, de 16 anos, estava limpando uma arma quando disparou acidentalmente na irmã.
A vítima ainda foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Ela foi baleada no rosto e faleceu assim que chegou ao hospital. De acordo com informações, a bala se alojou na cabeça da jovem.

O jovem Marcelo Vitor fugiu logo após o acidente. Não foi divulgada de quem era a arma. A polícia irá investigar o caso.

Agência da BB em Cantanhede foi explodida por bandidos

No município de Cantanhede, caixa eletrônico em agência do Banco do Brasil foi explodido. Ato criminoso aconteceu na manhã desta sexta-feira (28).
O delegado titular da Delegacia Regional de Itapecuru-Mirim, Sidney Oliveira, informou que a quadrilha foi até o quartel da Polícia Militar e fez dois policiais reféns. Depois os bandidos foram até a agência e usaram bananas de dinamite para explodir o caixa eletrônico. O valor levado pelo bando não foi informado.
Durante a fuga, os policiais e um segurança da agência foram levados reféns. O bando estava usando o carro de um dos policiais, uma Chevrolet S10 prata. Próximo à Miranda do Norte, os reféns foram liberados, junto com o carro usado na fuga.

Uma submetralhadora, duas pistolas e coletes balísticos foram levados pelos bandidos.

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Mulher pede para a Justiça obrigar o marido a mostrar massagens do WhatsApp


Desconfiada de traição, uma mulher entrou na justiça de Santa Catarina para obrigar o marido a mostrar as mensagens de WhatsApp. O caso inusitado apareceu no plantão de fim de semana do juiz Alexandre Morais da Rosa, na 4ª vara criminal do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).

De acordo com o magistrado, o processo é de violência doméstica e corre em segredo de justiça. “Houve uma discussão com agressões – por parte do marido – porque a mulher queria saber com quem ele estava falando nas mensagens do celular”, explicou Alexandre, em entrevista ao jornal Correio Braziliense.

Hoje, o WhatsApp tem mais de 600 milhões de usuários em todo o mundo, o suficiente para ser protagonista de muitas brigas, como a que ocorreu em Santa Catarina. Na Itália, por exemplo, o aplicativo é citado em 40% das provas de infidelidade, em processos de divórcio e adultério. Os dados são da Associação Italiana de Advogados Matrimoniais (AMI).

“Os amantes agora podem trocar fotos picantes de si mesmo e temos visto adúlteros usando o serviço para manter três ou quatro relações simultâneas”, comentou o presidente da entidade, Gian Ettore Gassani, ao The Times.

PM é alvejado com tiros de espingarda em Anajatuba


Um soldado da Polícia Militar de Itapecuru foi baleado com quatro tiros de espingarda artesanal, no povoado Areal, em Anajatuba agora há pouco.
De acordo com informações do delegado Rui Dourado, titular de Anajatuba, o soldado Reinaldo Andrade estava de folga e havia ido passar o dia com familiares na cidade. Ele teve um desentendimento com um homem identificado como Domingos. Foto ilustrativa.
Após os disparos, o acusado fugiu do local. A vítima está sendo encaminhada para o hospital Clementino Moura, o Socorrão II. O estado de saúde não foi divulgado.

Durante operação do Serviço de Inteligência, Polícia Militar, Civil e Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), um dos envolvidos na morte dos policiais do Batalhão de Choque no sábado (22) foi morto em confronto. João Vitor foi abordado na terça-feira (25) pela polícia, reagiu e trocou tiros com os PMs de Bacabal. Os policiais do Choque, John David Chapuí Araújo e José David Sousa Silva do Vale, foram enterrados no domingo (23).

DILMA OFICIALIZA NOVOS MINISTROS LEVY E BARBOSA


SÃO PAULO - O anúncio da nova equipe econômica previsto anteriormente para às 15h (horário de Brasília) passará para às 16h, informou a Agência Estado nesta quinta-feira (27).
Mais cedo, a Bloomberg disse que fontes informaram que a presidente Dilma Rousseff (PT) não participará do anúncio. Na agenda da presidente, aparece apenas uma reunião com Ana Patrícia Botín, presidente do Grupo Santander, às 15h.
Segundo a Bloomberg, os novos ministros responderão a poucas perguntas de jornalistas.
A expectativa é de que sejam anunciados os nomes de Joaquim Levy para o ministério da Fazenda, Nelson Barbosa para o ministério do Planejamento e a continuidade de Alexandre Tombini na presidência do Banco Central. Porém, não há expectativa para a data da posse.
Ontem, o ministro da Secretaria de Comunicação Social, Thomas Traumann, que não adiantou os nomes que serão anunciados amanhã, destacou que os novos ministros vão trabalhar no Palácio do Planalto com uma equipe que fará a transição entre a atual gestão e a próxima.
Expectativa por anúncio de Dilma guia alta do Ibovespa em dia sem EUA
O Ibovespa tem leve alta nesta quinta-feira (27), com o mercado à espera do tão esperado anúncio da equipe econômica de Dilma Rousseff, que contará com Joaquim Levy no ministério da Fazenda, Nelson Barbosa no Planejamento e a continuidade de Alexandre Tombini na presidência do Banco Central. Desta forma, a expectativa pelo anúncio agita o mercado, ainda mais em uma sessão sem os EUA por conta do feriado de Ação de Graças.
Às 12h12, o Ibovespa tinha alta de 1,01%, a 55.655 pontos, enquanto o dólar ficava estável em leve queda deía 0,06%, a R$ 2,5053. Ontem o índice fechou em queda de 0,83%.
Fora do noticiário nacional, o destaque fica para o presidente do BCE Mário Draghi, que anima as bolsas lá fora ao sinalizar que pode adotar novas medidas para impulsionar a economia da zona do euro.
Bolsas mundiais
Os mercados asiáticos atingiram nova máxima de um mês nesta quinta-feira, com investidores apostando que mais estímulos dos bancos centrais na China e na Europa vão fortalecer a economia global. Já na Europa, os investidores reagem a novos dados da economia da zona do euro e de olho na decisão da Opep, em um dia de menor liquidez para as bolsas mundiais devido ao feriado de Ação de Graças nos EUA.
No continente europeu, a fala de Mário Draghi, presidente do BCE (Banco Central Europeu) de que a autoridade monetária pode usar mais instrumentos para ativar a economia leva a uma nova sessão de ganhos para a maior parte dos índices.
No gigante asiático, "o corte nos juros mostrou claramente que as autoridades chinesas estão muito atentas para sustentar a economia. Então mesmo que os dados econômicos da China venham bastante fracos, os investidores estão convencidos que não haverá um pouso forçado", disse o presidente da TS China Research, Naoki Tashiro.

O índice japonês Nikkei caiu 0,78 por cento à medida que o iene teve leve retomada, mas registra ganhos de 5,1 por cento até agora no mês, segundo melhor desempenho entre mercados na região, atrás da China, na sequência do surpreendente estímulo do banco central do Japão ao final de outubro.

Câncer de mama: Médicos defendem teste de perfil genético


No Dia Nacional de Luta contra o Câncer, comemorado hoje (27), médicos defendem a incorporação do teste de perfil genético para o câncer de mama no rol dos procedimentos da Agência Nacional de Saúde (ANS) e no Sistema Único de Saúde (SUS). Disponível em algumas unidades particulares do país, a tecnologia importada mapeia os 70 genes do nódulo e indica se o tumor é de baixo risco ou de alto risco.
A presidenta da Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), Maira Caleffi, lamentou que hoje muitas mulheres acabem tendo que passar por sessões de quimioterapia sem precisar.
“Na dúvida, os médicos recomendam a quimioterapia. Metade dessas pacientes, em estágio 1, com axila negativa e tumores pequenos, acaba tendo que fazer a quimioterapia sem nenhum benefício significativo”, disse Maira. “A indicação é muito restrita, e o teste pode ser incorporado ao SUS sem grandes repercussões nos recursos públicos. Mas os critérios devem estar muito bem definidos para a utilização desses testes”, alertou.
A presidenta da Femama acredita que no futuro, com maior conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce, mais mulheres poderão se beneficiar com o teste. “Essas pacientes são cada vez mais comuns. O triste é não ter esses casos, pois muitas pacientes ainda aparecem com tumores grandes e axila comprometida, que nem dá margem para dúvida: recomendamos a quimioterapia”.
De acordo com a entidade internacional Early Breast Cancer Trialists Collaborative Group, entre 30% e 40% das mulheres com câncer de mama no mundo não precisariam de quimioterapia.
Para o presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia, Ruffo de Freitas Junior, além de poupar a mulher com tumor mais brando do uso da quimioterapia, o teste no sistema público de saúde pouparia gastos.
“Essa plataforma gênica separa de maneira exemplar e muito segura as pacientes que vão precisar de quimio e as que não vão”, comentou. “O tratamento de quimioterapia tem entre quatro e oito ciclos. Cada ciclo custa de R$ 6 mil a R$ 8 mil. Atualmente, o estudo custa aproximadamente entre R$ 10 mil e R$ 12 mil. Dois ciclos de quimioterapia já pagariam o teste”, argumentou o médico.
A publicitária paulista Flávia Mantovanini, 43 anos, descobriu no exame de rotina que tinha um tumor maligno de nível 2. Após a cirurgia, o médico indicou a quimioterapia como forma de prevenção, mas Flávia optou por fazer o mapeamento genético com recursos próprios para tentar evitar a químio.
“Com essa identificação, vi que era um problema hormonal e que havia poucas chances de voltar. É um exame caro, mas aceitei fazer, porque a quimioterapia é realmente muito agressiva,” contou ela, que atualmente faz uso de remédio preventivo, que terá que tomar por dez anos. “A operação foi há seis meses e estou ótima”, disse.

Um estudo sobre o perfil de câncer de mama das mulheres de acordo com as regiões do país, desenvolvido pela Universidade de São Paulo, aponta que os casos da doença são mais comuns no Sul e Sudeste, porém mais agressivos no Norte e Nordeste. Divulgado em outubro, o estudo mostrou que no Sul e Sudeste a incidência do tumor triplo negativo (mais agressivo) é aproximadamente 14%, enquanto no Norte o índice sobe para 20,3% e no Nordeste e Centro-Oeste vai para 17,4%. Já os tumores do tipo luminal A (baixo risco) representam 30,8% dos casos relatados na Região Sul e 28,8% no Sudeste. A frequência desse tipo de câncer cai para 24,1% no Nordeste, 25,3% no Norte e 25,9% no Centro-Oeste.

Manutenção de veto presidencial impede a criação de mais 32 municípios no Maranhão


Entre os vetos presidenciais mantidos, estão o que rejeitou integralmente as novas regras para a criação de municípios. Originado no Senado e aprovado definitivamente em agosto, o projeto foi uma segunda tentativa de regular a matéria, após uma proposta anterior também ser vetada pela Presidência da República.

A manutenção do veto da presidente impede a criação de 32 novos municípios no Maranhão. Das 110 solicitações de povoados para se tornar municípios, a Assembleia Legislativa acatou o pedido de 32 localidades. Para se tornar município, estes povoados aguardavam a efetivação da Lei. Com a manutenção do veto presidencial, a realidade ficou mais distante.

Projeto
A presidente Dilma vetou integralmente, no ano passado, a proposta de criação de novos municípios, sob o argumento de que aumentaria as despesas públicas. Pelos cálculos do governo, com a proposta poderiam ser criado mais de 400 municípios, o que acarretaria impacto nas finanças públicas de cerca de R$ 9 bilhões, por conta da repartição dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

A base aliada no Senado elaborou, então, um novo texto, com o objetivo de tornar mais rigorosos os critérios para a emancipação de municípios. Conforme o novo texto era exigido 20 mil habitantes para a criação de municípios nas regiões Sul e Sudeste, 12 mil, no Nordeste, e 6 mil, no Centro-Oeste e Norte.

Segundo o projeto, para iniciar o processo de emancipação deve ser realizado requerimento à Assembleia Legislativa. Com o pedido subscrito por, no mínimo, 3% dos eleitores residentes em cada um dos municípios envolvidos na fusão ou incorporação, e no mínimo 20% para o caso de criação de municípios. Em caso de rejeição, um novo pedido com igual objetivo poderá ser apresentado à assembleia legislativa somente depois de 12 anos.

A expectativa do Senado era que até 200 novos municípios fossem criados nos próximos cinco anos.



quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Túnel escavado por presos é descoberto em Pedrinhas

Um túnel de aproximadamente 2 metros estava sendo escavado por presos na Casa de Detenção (Cadet), no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. A futura alternativa de fuga foi descoberta por agentes penitenciários. Segundo um dos agentes do Grupo Especial de Operações Prisionais (Geop), que não quis se identificar, o buraco estava sendo feito no interior de uma das celas do bloco J.

A Secretaria de Estado da Justiça e Administração Penitenciária do Maranhão (Sejap) foi procurada pela reportagem, mas, até o momento, não se pronunciou sobre o assunto.

Fechada lista do primeiro escalão do governo Flávio Dino



O governador eleito, Flávio Dino (PCdoB) finalizou as indicações do primeiro escalão. Ao todo foram 50 nomes anunciados através de seu perfil nas redes sociais. O comunista inovou na forma dos anúncios, que evitou especulações políticas em torno dos nomes, e compôs uma equipe de perfil predominantemente técnica, mesclando com indicações políticas. 

Na sua conta na mídia social Twitter, Flávio publicou, na manhã desta terça-feira: “Ontem concluí a formação do primeiro escalão do nosso governo. Equipe politicamente representativa, com capacidade técnica e muita motivação”. 

Os secretários também estão liberados para anunciar, através dos perfis pessoais nas redes sociais, os secretários adjuntos escolhidos.
As últimas indicações de Dino, na segunda-feira, foram Paulo Guilherme de Araújo para a Comissão Central de Licitação, Karla Trindade como Chefe da Assessoria Especial do governador e Sérgio Sombra para Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema). 

Jucema 
A indicação de Sérgio Sombra ganhou repercussão, já que, de acordo com as normas internas, a presidência da Jucema é eleita pelo Colégio de Vogais – uma espécie de Conselho, composto por 14 titulares e 14 suplentes. A última eleição ocorreu em janeiro deste ano, quando a servidora do órgão, Sueline Fernandes, foi eleita para o segundo mandato de mais quatro anos. E ainda é aguardada alguma decisão a ser tomada por Dino. 

Sergio Sobra, em entrevista a O Imparcial relatou que não há qualquer problema na indicação. Segundo ele, o advogado da transição, Rodrigo Lago, informou que não há qualquer tipo de impedimento. A Jucema é uma autarquia, assim como a Caema, por exemplo, permitindo a indicação. Independente dos questionamentos, Sergio pretende fazer uma boa gestão. “Temos a experiência de anos na iniciativa privada e conhecemos os anseios do setor. A intenção é dar celeridade a expedição dos registros, modernizar e dar aperfeiçoar ainda mais o trabalho da atual presidente, que tem tido boa atuação a frente da Junta”, explica (MS)

EQUIPE DO GOVERNADOR ELEITO
Secretaria de Administração Penitenciária – Murilo Andrade
Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) – Ted Lago
Agência de Pesquisa Agropecuária e Extensão (Agerp) – Fortunato Macedo
Secretaria de Agricultura – Márcio Honaiser
Secretaria de Agricultura Familiar – Adelmo Soares
Secretaria de Articulação Política e Assuntos Federativos – Márcio Jerry
Assessoria de Imprensa – Aline Louise
Assessoria Especial – Karla Trindade 
Casa Civil – Marcelo Tavares
Casa Militar – Major Everaldo Santana
Cerimonial – Telma Moura de Oliveira
Secretaria de Cidades – Flávia Alexandrina Coelho
Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – Bira do Pindaré
Comandante do Corpo de Bombeiros – Cel. Roberto Pinto de Araújo
Comandante Geral da PMMA – Marco Antônio Alves da Silva
Comissão Central de Licitação – Paulo Guilherme Araújo
Secretaria de Comunicação – Robson Paz
Secretaria de Cultura – Ester Marques
Delegacia Geral – Augusto Barros
Secretaria de Desenvolvimento Social – Neto Evangelista
Detran – Antônio Nunes
Secretaria de Direitos Humanos – Francisco Gonçalves
Secretaria de Educação – Áurea Prazeres
Empresa de Transportes Urbanos – José Arthur Cabral
Secretaria de Esporte – Márcio Jardim
Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) – Alex Oliveira Souza
Secretaria de Fazenda – Marcellus Ribeiro Alves
Fundação da Criança e do Adolescente (Funac) – Elisângela Cardoso
Secretaria de Gestão e Previdência – Felipe Camarão
Secretaria de Igualdade Racial – Gerson Pinheiro
Secretaria de Indústria e Comércio – Simplício Araújo
Secretaria de Infraestrutura – Clayton Noleto
Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq) – Geraldo Cunha Carvalho Jr.
Instituto de Colonização e Terra (Iterma) – Mauro Jorge
Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia (Iema) – Francisco Alberto Gonçalves
Junta Comercial do Estado do Maranhão (Jucema) – Sergio Sombra
Secretaria de Juventude – Tatiana Pereira
Secretaria de Meio Ambiente – Marcelo Coelho
Secretaria de Minas e Energia – José Reinaldo Tavares
Secretaria de Mulher – Laurinda Pinto
Secretaria de Planejamento – Cinthia Mota Lima
Procon – Duarte Filho
Procuradoria Geral do Estado – Rodrigo Maia
Representação do Governo em Brasília – Domingos Dutra
Secretaria de Saúde – Marcos Pacheco
Secretaria de Segurança Pública – Jefferson Portela
Subcomandante Geral da PMMA – Cel. Raimundo Nonato Santos Sá
Secretaria de Trabalho – Julião Amin
Secretaria de Transparência e Controle – Rodrigo Lago
Secretaria de Turismo – Delma Andrade

terça-feira, 25 de novembro de 2014

No primeiro semestre do ano foram feitas 2.624 mil denúncias de violência contra a mulher

A Delegacia Especial da Mulher (DEM) registrou no primeiro semestre desse ano, 2.624 mil denúncias de violências contra a mulher na capital. Segundo os dados disponibilizados pela delegacia, em média 15 casos de violência envolvendo questão de gênero são registrados por dia em São Luís. O número já equivale a mais da metade do registrado em todo o ano passado que foi de 4.112 casos notificados.

Os dados tratam apenas das denúncias realizadas junto a delegacia, não estão acrescentadas as  estatísticas de outros órgãos de defesa da mulher em situação de violência, por isso os números reais podem ser superiores aos divulgados. Ainda segundo a DEM  foram requeridas este ano 1.300 medidas protetivas à Vara de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. 

Os tipos de agressões mais praticadas este ano foram ameaça e lesão corporal e os bairros em que concentraram o maior número de ocorrências são: Centro, Maracanã, Anjo da Guarda e Liberdade.   

Para a Secretária de Estado da Mulher, Catharina Bacelar, ainda existe dificuldade na coleta do número de denuncias e que esses levantamentos podem não condizer com a realidade. “Nenhum estado possui precisamente o número de denuncias e de casos de violência contra a mulher. Por que existe uma rede de atendimento à mulher e esses pontos agem muitas vezes de forma isolada. Por exemplo, a mulher pode ir ao hospital no caso de uma agressão física, ou em uma delegacia, ou ainda na vara especializada de atendimento à mulher e cada serviço desses vai ter a suas estatísticas e muitas vezes pode ser contada a mesma mulher duas vezes, caso ela compareça em mais de um órgão”.

A expectativa é que esse quadro mude com a informatização e integração desses órgãos através da internet, para que o atendimento à mulher seja mais eficaz e para que a coleta de dados sobre as denuncias e casos de agressão sejam confiáveis. “Eu resolvi informatizar a rede metropolitana de atendimento a mulher em situação de violência para dar uma assistência integrada, para que as entidades e órgãos que trabalhem na defesa consigam agir de forma mais coordenada e direta”,  explicou Catharina Bacelar.  

Envolvido em assassinatos de PMs é morto em confronto com policiais na cidade de Bacabal



O elemento identificado como João Vitor acaba de morrer em confronto com policiais, na cidade de Bacabal. Ele é apontado como um dos matadores dos policiais Johnny David Chapui Araújo e José Davi Sousa Du Vale, assassinados na manhã de sábado, no Porto do Mocajituba.

João Vitor dirigia o carro que transportava os assaltantes no dia do crime. 

No momento da abordagem, João Vitor reagiu e foi alvejado a tiros. Ele estava em uma moto, em companhia da namorada. Com ele, foi encontrada uma pistola da polícia civil.


A polícia está tentando capturae o elemento identificado como 'Boca', o comparsa de João Vitor, que também está em Bacabal.

Estudo mostra redução das desigualdades entre as regiões metropolitanas



Os indicadores socioeconômicos das regiões metropolitanas brasileiras melhoraram entre 2000 e 2010 e mostram redução das disparidades entre metrópoles do Norte e do Sul do país. Os dados constam do Atlas do Desenvolvimento Humano nas Regiões Metropolitanas Brasileiras, divulgado hoje (25), fruto de parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro.
De acordo com o atlas, entre 2000 e 2010, as disparidades entre as 16 regiões metropolitanas analisadas diminuíram e todas se encontram na faixa de alto desenvolvimento humano. A análise leva em conta o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).
As regiões metropolitanas que apresentaram os maiores valores para o IDHM em 2010 foram São Paulo (0,794), Distrito Federal e Entorno (0,792), Curitiba (0,783), Belo Horizonte (0,774) e Vitória (0,772), todas com índices mais altos que os apresentados em 2000.
As regiões metropolitanas de mais baixo IDHM, em 2010, eram Manaus (0,720), Belém (0,729), Fortaleza (0,732), Natal (0,732) e Recife (0,734). Essas regiões, na mesma ordem, eram as de menor IDHM, em 2000. Entretanto, todas melhoraram.
Em 2000, apenas São Paulo tinha índice de desenvolvimento humano alto. Manaus tinha baixo e as outras regiões, médio. Em 2010, todas passaram a ter IDHM alto.
Em 2010, a diferença registrada entre a região metropolitana com o maior e o menor IDHM foi 0,074 pontos ou 10,3%. Enquanto São Paulo ficou com índice 0,794, Manaus estava com IDHM 0,720. Dez anos antes, essa diferença era 22,1%.
O IDHM é um número que varia entre 0 a 1: quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano de um estado, município ou região metropolitana. O índice é calculado levando em conta três fatores: expectativa de vida, renda per capita e acesso ao conhecimento, que considera a escolaridade da população adulta e o fluxo escolar da população jovem.
Os dados do atlas são calculados com base nos Censos Demográficos de 2000 e 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística ( IBGE).
Entre 2000 e 2010, as regiões metropolitanas que apresentavam um IDHM menor tiveram avanço maior e as que tinham índices maiores cresceram menos. Isso fez com que as diferenças entre as regiões metropolitanas diminuíssem, resultando em maior equilíbrio entre as 16 regiões pesquisadas (Belém, Belo Horizonte, Cuiabá, Curitiba, Distrito Federal e Entorno, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Luís, São Paulo e Vitória). Essas 16 regiões correspondem a quase 50% da população brasileira.
No período analisado, as regiões metropolitanas que tiveram o maior avanço no IDHM, em termos relativos, foram Manaus, Fortaleza, São Luís, Belém e Natal. As que tiveram menor avanço foram as de São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Vitória.
Para o representante do Pnud no Brasil, Jorge Chediek, gestores públicos e população devem usar os dados do atlas não apenas para constatar as disparidades, mas também para direcionar e reivindicar políticas pública inclusivas e eficientes para as áreas mais carentes.
“Para além de evidenciar o fato de que o país ainda tem um caminho a percorrer na redução das desigualdades em suas cidades, a intenção do atlas é justamente ajudar no estabelecimento de políticas inclusivas que tenham como fim a melhoria das condições de vida das pessoas”, disse.
Além das regiões metropolitanas, foram pesquisadas 9.825 unidades de Desenvolvimento Humano (UDHs), conceito próximo ao de bairros. Nessas UDHs, “é possível notar níveis significativos de desigualdades intrametropolitana”, aponta o atlas.