Páginas

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Pesquisa mostra vitória de Flávio Dino em 1º turno, apesar de subida de Edinho


Divulgada na noite desta quinta (08), pesquisa do Instituto Exata mostra que, se as eleições fossem hoje, o pré-candidato de oposição Flávio Dino venceria Lobão Filho, candidato do grupo Sarney, ainda no primeiro turno, com percentual de 56% contra 23% do peemedebista. Os pré-candidatos Marcos Silva (PSTU) e Luís Pedrosa (PSOL) aparecem cada um com 1% nas intenções de voto. 11% dos entrevistados disseram que não votariam em nenhum. Não sabem ou preferiram não responder somam 8% do eleitorado consultado.

A pesquisa mediu também a rejeição dos pré-candidatos ao governo. Quando os entrevistados eram perguntados em quem não votariam de jeito nenhum, Lobão Filho aparece na dianteira, com 38% de rejeição no eleitorado; Flávio Dino tem 12%, seguido de Saulo Arcângeli com 10%, Pedrosa 9%, Nenhum (14%) e “Não sabe” (17%).

A pesquisa da TV Guará/Exata foi realizada entre os dias 03 e 07 de maio e está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo 010/2014. Foram ouvidos dois mil eleitores em 45 municípios do Maranhão. A margem de erro é de 2,5% para mais ou para menos. Este é o primeiro levantamento do instituto Exata para as eleições de 2014, não havendo quadro comparativo com outros institutos.
Eleições para o Senado – No Senado, a disputa é liderada pelo ex-prefeito João Castelo, que teria 36% dos votos, seguido por Roberto Rocha, 24%; Gastão Vieira, 14%; Haroldo Sabóia, 8%. Votos brancos, nulos e de quem ainda não decidiu totalizaram 18%.
No segundo cenário, a Exata substituiu Gastão pelo presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo. Neste caso, João Castelo aparece com 39% das intenções de votos, seguido por Roberto Rocha, 27%; Haroldo Sabóia, 10%, e Arnaldo Melo, 4%. Votos brancos, nulos e de quem ainda não decidiu totalizaram 20%.
O levantamento também perguntou aos eleitores em quem eles não votariam de jeito nenhum. João Castelo teve a maior rejeição, com 16%, seguido por Arnaldo Melo (14%), Haroldo Sabóia (13%), Gastão Vieira (13%) e Roberto Rocha 8%.
Eleições presidenciais – Entre os três principais pré-candidatos à Presidência da República, a atual presente Dilma Rousseff (PT) é a favorita no Maranhão, com 66% da intenção de votos no estado. Em seguida a pesquisa apontou um empate técnico entre os candidatos de oposição do PSB, o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos e o pré-candidato do PSDB à Presidência, senador Aécio Neve, ambos com 10% dos votos. Votos brancos, nulos e de quem ainda não decidiu totalizaram 14%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário