Páginas

terça-feira, 1 de abril de 2014

Aneel aprova modalidade pré-paga de energia


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje (1º) a possibilidade de as distribuidoras oferecerem energia pré-paga aos consumidores. A tarifa do pré-pagamento será igual à da pós-paga, mas a distribuidora poderá dar descontos para incentivar os consumidores a aderirem à novidade.
A modalidade só poderá ser colocada em prática depois que o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) certificar os medidores necessários para a implantação do novo recurso. É preciso também que os estados definam como será a tributação sobre a energia pré-paga.
“Para ser colocado em prática, é preciso vencer as etapas. Acho que não são condições que restringem a aplicação do pré-pagamento”, disse o diretor-geral da Aneel, Romeu Rufino. Ele estima que até o fim do ano o pré-pagamento de energia possa ser oferecido aos consumidores.
As distribuidoras vão definir quando e em qual área vão começar a oferecer o serviço. A adesão dos consumidores será opcional, e os custos da instalação dos medidores deverá ser pago pelas distribuidoras. Os créditos comprados não terão prazo validade e o retorno ao modelo convencional poderá ser solicitado a qualquer momento, e o pedido deve ser atendido em no máximo 30 dias.
Quem optar pelo sistema pré-pago, receberá um crédito inicial de 20 quilowatts-hora (kWh) e poderá comprar um crédito mínimo de 5 kWh. Quando os créditos estiverem perto de acabar, o consumidor vai ser notificado por meio de alarmes visual e sonoro no medidor, que terá que ficar dentro da unidade consumidora, para que haja tempo hábil para providenciar uma nova recarga.
Quando o crédito acabar, o consumidor poderá solicitar à distribuidora um crédito de emergência de 20 kWh, que deverá ser disponibilizado em qualquer dia da semana e horário, e será pago na próxima compra. Pela média do consumo dos brasileiros, essa energia deve ser suficiente para três dias de uso.
Segundo a Aneel, os principais benefícios da nova modalidade para os consumidores são a melhoria do gerenciamento do consumo de energia e a maior transparência em relação aos gastos diários, por meio de informações em tempo real. Outras vantagens, segundo a agência, são a flexibilidade na aquisição e no pagamento da energia e a eliminação da cobrança de multas, juros de mora e taxas de religação. É esperada também uma redução dos custos operacionais das distribuidoras, além da diminuição da inadimplência e a melhoria do relacionamento entre empresas e consumidores.


Maranhão continua com poucos médicos para habitantes

O número de médicos por habitante no Maranhão continua sendo um dos mais baixos do país. E isso reflete diretamente na qualidade da saúde pública.
Quem depende da rede pública do município sabe que é difícil encontrar médicos nas unidades, principalmente especialistas. Enquanto o setor debate as causas e os caminhos para mudar essa situação, a população continua sofrendo em busca de atendimento.
Além de poucos médicos, o Maranhão enfrenta ainda outro problema que reflete diretamente nas cidades do interior. Um médico para 1.260 pessoas, enquanto a proporção ideal é de dois médicos para cada mil habitantes.
De acordo com o Conselho Regional de Medicina, atualmente Imperatriz conta com 400 médicos para mais de 200 mil habitantes. Mas o principal problema é a demanda de outros municípios.
A cidade também conta com a deficiência de especialistas neurologistas e endocrinologistas.  Segundo o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina, essa carência existe por falta de estrutura no ambiente de trabalho.


Procon divulga lista de celulares problemáticos

A Motorola foi a marca de celular mais reclamada pelos consumidores na Fundação Procon-SP durante o ano passado. Foram mais de 419 queixas registradas no Cadastro de Reclamações do órgão, entre janeiro e dezembro de 2013.
Segundo o Procon, das 419 reclamações feitas por consumidores, 60% foram atendidas. Elas envolvem problemas relacionados à entrega de produtos, como não entrega ou atrasos, e defeitos de qualidade que não foram solucionados em fase preliminar, gerando reclamações para fornecedores do comércio e fabricantes. “Deste universo, destacamos os produtos mais reclamados por defeitos de qualidade e os fornecedores responsáveis”, afirmou o Procon.
Em segundo lugar, aparece a fabricante Nokia. Durante 2013, ela recebeu 239 reclamações. Destas 35% foram solucionadas. Entre as fabricantes de dispositivos móveis, a Samsung foi a que liderou entre as empresas com maior percentagem de solução. Das 72 queixas da fabricante coreana, 94% foram solucionadas. Procuradas pelo Portal InfoMoney, a Nokia, Samsung e LG não comentaram sobre o assunto até o fechamento desta matéria.
A Motorola afirmou, por nota enviada à imprensa, que seu maior compromisso é a satisfação de seus consumidores. "Desde o início de 2013, a Motorola vem investindo fortemente em amplo programa de melhoria do serviço de atendimento ao consumidor. Mais uma vez, a Motorola reforça o esforço e comprometimento de suas lideranças locais e globais no aprimoramento contínuo e atendimento de seus clientes."
Já a Sony Brasil disse que respeita a avaliação do órgão, mas que gostaria de ver o estudo em detalhes. "Para elaboração de uma análise mais detalhada, é necessário ter acesso aos critérios e dados que balizaram o estudo. A empresa destaca ainda que não figurou na lista das empresas mais reclamadas no ranking geral do PROCON em 2013 e tampouco na lista do SINDEC (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor)", mostra a empresa.


Revólver é encontrado no Centro de Detenção Provisória de Pedrinhas

 Um revólver calibre 38 foi encontrado por agentes penitenciários no Centro de Detenção Provisória de Pedrinhas, na madrugada desta terça-feira (1). De acordo com as primeiras informações da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Sejap), a arma estava escondida em um buraco.
Durante o fim de semana, quatro detentos fugiram do Presídio São Luís I, que faz parte do Complexo Penitenciário de Pedrinhas. A fuga aconteceu na madrugada deste domingo (30). Outros sete fugiram de delegacias do interior do entre sexta- feira (28) e sábado (29), totalizando 11 fugas em menos de uma semana.


Quem disse que a ditadura acabou? O povo continua oprimido pela miséria e pela 'ditadura da corrupção'


 Nestes 50 anos do golpe militar, que mergulhou o país nas trevas, perseguiu e matou opositores, é momento de lembrarmos que, neste instante, o Brasil vive sob égide da 'ditadura da corrupção'. Essa é a grande responsável pela miséria que se alastra por todo o país.

No Maranhão, não é diferente. Aqui, as desigualdades são maiores. A impunidade continua sendo a grande aliada dos 'donos do poder'. Esses constituíram, e constituem, grandes fortunas e impérios através do desvio de recursos públicos e ficam impunes. Essa pobreza extrema á a principal responsável pela violência que se alastra por todo o estado. 


Está chegando a hora de acabarmos com essa 'ditadura' perversa que, ainda, viceja no Maranhão.

Imagens valem mais que mil palavras.