Páginas

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Índios voltam a fechar BR-316 no município de Araguanã


Índios da etnia Kaapor suspenderam ontem (03) ao final do dia, o bloqueio na rodovia BR-316, no trecho que liga os municípios de Araguanã e Nova Olinda, no Maranhão. O protesto que pode ser repetido é contra os madeireiros que estariam desmatando a reserva ocupada por um grupo de cerca de 250 índios.

Nesta manhã, eles voltaram a fechar a estrada sobre a ponte do rio Turi, na região de Araguanã. Eles querem a presença de autoridades. Uma longa fila de carros e caminhões se formou nos dois lados da pista da 316.

A falta de assistência à saúde também afeta outras etnias.

Os índios protestam também contra a falta de estrutura na educação e saúde Para negociar com o grupo, foi necessário a presença de representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai), Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e Secretaria de Estado de Educação do Maranhão (Seduc).

Os Kaapor denunciam a ausência de políticas públicas voltadas à educação e saúde para os povos indígenas no Estado. De acordo com informações, a principal exigência do grupo é que a Funai providencie a retirada imediata dos madeireiros que estão dentro de suas terras, e que instale um Posto de Vigilância dentro da Terra Indígena Alto Turiaçu.
A instalação dos Postos de Vigilância na Terra Indígena foi determinada pela Justiça Federal, que havia estipulado a conclusão das obras até junho, porém nada foi feito. Foto/ Divulgação: Tânia Pacheco

Nenhum comentário:

Postar um comentário