Páginas

sexta-feira, 13 de junho de 2014

Câmara de vereadores torna boi tucum patrimônio cultural de Vitória do mearim


Seção plenária de sexta feira 13/06/2014 vereadores presentes: Helio Silva presidente, baito Maciel, George paz, Sandra, nego Mauro, Fátima Amorim, DD aboiador, Zé Maria e Cristiano Falcão e Biné Cardoso. O presidente Helio Silva iniciou  a seção pedindo um minuto de silêncio em homenagem à senhora Maria de Sousa Batalha (dona Cota), sua sogra que faleceu na semana passada. O presidente ainda destacou o inicio da obra de construção do novo hospital de Vitória do mearim, a recuperação de ruas no povoado coque.
O vereador DD aboiador elogiou o trabalho do governo do estado na área da saúde, e as oportunidades criadas pelo governo do PT.
 O presidente Helio Silva convidou o presidente da comissão de emancipação dos novos municípios, Augusto Cesar Serejo que falou da nova PLP nº 349/2014, que regulamenta a emancipação fusão e desmembramento de novos municípios do senado, aprovada pela câmara dos deputados.
Augusto Cesar garantiu que a alteração na população de 7 para 12 mil habitantes para a região nordeste não inviabiliza a emancipação de coque, porque a nova lei permite por exemplo tirar população e território de outros municípios, e não só do município mãe. Ele acrescentou ainda  que uma comissão será criada para fazer um levantamento populacional, e povoados de gameleira, e tarumã por exemplo. Ele ainda pediu o apoio dos vereadores para aprovação da comissão.
O vereador George paz levantou a preocupação de que esse processo posa causar conflitos entre o povo destes povoados por não concordaram a se incorporar a coque.
No pequeno expediente, o vereador Zé Maria denunciou um lixeiro formado por moradores próximo ao terreno em que esta sendo construído hospital, e pediu a recuperação da estrada da boa esperança.
O vereador Biné se mostrou indignado porque algumas pessoas não colaboram jogando lixo nas margens da BR, rios e igarapés, apesar de ter serviço de limpeza publica, e que isso é caso de polícia.
Ordem do dia:
Projeto de lei nº 449/ 2014 de autoria do poder executivo, que dispõe sobre as diretrizes para a elaboração da lei orçamentária do município para o exercício do ano de 2015. A comissão de legislação e orçamento deu parecer  favorável a aprovação. O plenário discutiu e aprovou a matéria.
Projeto de lei nº 450/ 2014 de autoria do poder executivo que altera os dispositivos da lei municipal nº 110 de 6 de dezembro de 1995 e lei municipal 198 de 13 de julho de 2001 do conselho tutelar de Vitória do mearim  que faz adequações salariais por exemplo. A matéria foi discutida e aprovada pelo plenário da casa.
Projeto de lei nº 453/2014 de autoria do vereador George Paz que torna o boizinho tucum como patrimônio cultural de Vitória do Mearim depois de discutida a matéria foi aprovada e segue para sanção da prefeita municipal.


Na discussão da matéria que torna o boizinho tucum patrimônio de Vitória do Mearim, o vereador DD aboiador lamentou a falta de uma homenagem ao cantador de boi rosa bobagem.
A vereadora Fátima Amorim falou da necessidade de atividades culturais diárias com a ampliação da biblioteca municipal, e uma homenagem ao maestro Vicente Braga.
O vereador Cristiano Falcão agradeceu ao poder executivo pelo trabalho de recuperação das ruas do povoado coque, e nos informou que estará realizando o segundo arraial do falcão no assentamento nos dias 25, 26, e 27 de junho com muitas atrações regionais.
O presidente informou a abertura de poços artesianos pela codevasp em alguns povoados.

Não tendo nada mais em nome de Deus o presidente encerrou a seção.





Nenhum comentário:

Postar um comentário